Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Gráficos e tabelas: que linguagem é essa?

 

23/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

Essa coleção foi organizada para possibilitar que os alunos dominem tabelas e gráficos. Produzir gráficos e tabelas faz parte do que se considera alfabetização matemática. Trabalhar com essa linguagem, que utiliza números, palavras e recursos gráficos, envolve também saber ler dados numéricos e ter familiaridade com medidas, bem como ter noções de porcentagem. Com esse enfoque, essa coleção parte de aulas que possibilitam a apresentação do uso de tabelas e gráficos em situações de resumo e classificação de dados coletados na escola, para que os alunos percebam que, em geral, essas ferramentas de tratamento de informações permitem uma rápida leitura visual dos dados obtidos. Nesse processo, os alunos devem progressivamente: • Distinguir tabelas de gráficos (aulas 1 e 2). • Compreender o uso de legendas (aula 3). • Fazer a leitura de linhas e colunas em tabelas (aula 4). • Apropriar-se de situações mais complexas, tais como tabelas de dupla entrada e diferentes tipos de gráficos (aulas 5 a 9). • Compreender os dados apresentados envolvendo outros conceitos matemáticos, como a porcentagem (aulas 10 e 11). O domínio da linguagem das tabelas e gráficos favorece a leitura de gêneros informativos e o desenvolvimento de uma compreensão mais ampla e crítica da realidade. Para isso, nas atividades finais indicadas nessa coleção os alunos irão participar de situações de coleta de dados relativos à problemática socioambiental, farão o processamento das informações coletadas, a apresentação e a análise das mesmas por meio de gráficos e tabelas (aula 12).

Autoria

Eliane Candida Pereira - Universidade de São Paulo - SP

Palavras-chave

gráficos, tabelas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Lista de aulas da coleção (12 aulas)
# Aula Autoria
1 Aprendendo a ler gráficos de barra a partir do quadro de chamada

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula: Participar da construção de tabelas e gráficos para registrar dados sobre a freqüência da turma. Perceber a diferença entre tabelas e gráficos. Realizar leituras de dados contidos em tabelas e gráficos.

07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14232 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

2 Uso de gráficos

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Consultar gráficos para responder a questões apresentadas. - Construir gráfico a partir de levantamento de dados.  - Comparar gráficos, identificando semelhanças e diferenças entre dados.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11681 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

3 Troca – Troca e Criação da legenda para o gráfico dos livros.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno deverá perceber que o mote da sala de aula é a leitura, o texto, a literatura. O aluno mais que aprender vai internalizar um gosto prazeroso pela leitura pelo livro. O aprendizado vai acontecer a partir da literatura. Para que a sala de aula tenha esse tom ela deve ser...

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3763 acesso(s)

Maria Teresa Lopes da Cruz

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

4 Uso de tabelas

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Iniciar o trabalho de introdução ao uso de tabelas. - Consultar dados em tabela para responder a questões apresentadas. - Completar tabelas a partir de desafios. - Comparar tabelas, identificando semelhanças e diferenças entre os dados.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7836 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

5 Utilizando gráficos em situações práticas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Elaborar e interpretar gráficos de barra; Resolver problemas aditivos (combinação, equiparação e comparação) com “barras de blocos”; Identificar gráficos de barras dentre outros tipos (tabelas, segmentos e setores).

11/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18266 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 A escola através de gráficos e tabelas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Ler, selecionar informações e usar  gráficos e tabelas;  Conhecer os tipos e as  diversas utilizações de gráficos;  Reconhecer a importância  do  uso de  gráfico e tabelas  no seu cotidiano; Construir gráfico e tabela..

16/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10808 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

7 Estatística: Construção e leitura de gráficos.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

  Organizar dados em tabelas.   Utilizar os dados de uma tabela para a construção do gráfico de colunas.   Interpretar o gráfico de colunas.   Utilizar o gráfico de colunas para relacionar o conteúdo estatístico com outros conteúdos matemáticos: comparação  de números naturais...

26/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12859 acesso(s)

Marcia Aparecida Mendes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

8 Aula 5: O jardim dos encantos – Ideia combinatória da multiplicação.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-Utilizar a árvore das possibilidades e a tabela de dupla entrada como estratégia de solução de problemas. -Resolver problemas envolvendo a idéia combinatória da multiplicação.

21/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20969 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

9 A família e suas novas configurações - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Pesquisar os tipos de grupos familiares dos alunos da sala; Organizar e tabular as informações resultantes da pesquisa com os alunos e seus grupos familiares; Elaborar um gráfico com os dados da pesquisa; Refletir e socializar o resultado da pesquisa por meio de produção textu...

16/05/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 19125 acesso(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 Criança não trabalha! Brincar, estudar, ou trabalhar?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Interpretar gráficos. Relatar os direitos das crianças desrespeitados a partir das análises de um gráfico de barras. Criar solução para a situação-problema apresentada no gráfico.

28/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4192 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

11 Raio X da Turma

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Objetivos: Gerais: - Predisposição para usar os conhecimentos matemáticos como recursos para interpretar, analisar e resolver problemas em contextos diversos. - Desenvolvimento da capacidade de investigação e da perseverança na busca de resultados, valorizando o uso de estraté...

13/05/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7895 acesso(s)

MARCOS ALBERTO BARBOSA

ESCOLA MUNICIPAL JOAO MENDONCA

TEIXEIRA DE FREITAS BA

Matemática

12 Questões ambientais e Matemática em uma pesquisa sobre Lixo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Promover uma reflexão sobre o problema da geração de lixo e da coleta seletiva; desenvolver competências para buscar, selecionar e organizar informações em uma pesquisa; utilizar cálculos de porcentagem e a produção de gráficos.

24/10/2008 Quatro estrelas 10 comentário(s) 21321 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 7413 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.