23/08/2011
Essa coleção foi organizada para possibilitar que os alunos dominem tabelas e gráficos. Produzir gráficos e tabelas faz parte do que se considera alfabetização matemática. Trabalhar com essa linguagem, que utiliza números, palavras e recursos gráficos, envolve também saber ler dados numéricos e ter familiaridade com medidas, bem como ter noções de porcentagem. Com esse enfoque, essa coleção parte de aulas que possibilitam a apresentação do uso de tabelas e gráficos em situações de resumo e classificação de dados coletados na escola, para que os alunos percebam que, em geral, essas ferramentas de tratamento de informações permitem uma rápida leitura visual dos dados obtidos. Nesse processo, os alunos devem progressivamente: • Distinguir tabelas de gráficos (aulas 1 e 2). • Compreender o uso de legendas (aula 3). • Fazer a leitura de linhas e colunas em tabelas (aula 4). • Apropriar-se de situações mais complexas, tais como tabelas de dupla entrada e diferentes tipos de gráficos (aulas 5 a 9). • Compreender os dados apresentados envolvendo outros conceitos matemáticos, como a porcentagem (aulas 10 e 11). O domínio da linguagem das tabelas e gráficos favorece a leitura de gêneros informativos e o desenvolvimento de uma compreensão mais ampla e crítica da realidade. Para isso, nas atividades finais indicadas nessa coleção os alunos irão participar de situações de coleta de dados relativos à problemática socioambiental, farão o processamento das informações coletadas, a apresentação e a análise das mesmas por meio de gráficos e tabelas (aula 12).
Eliane Candida Pereira - Universidade de São Paulo - SP
gráficos, tabelas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Aprendendo a ler gráficos de barra a partir do quadro de chamada
Ensino Fundamental Inicial | Matemática As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula: Participar da construção de tabelas e gráficos para registrar dados sobre a freqüência da turma. Perceber a diferença entre tabelas e gráficos. Realizar leituras de dados contidos em tabelas e gráficos. 07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14351 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
2 |
Uso de gráficos
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Consultar gráficos para responder a questões apresentadas. - Construir gráfico a partir de levantamento de dados. - Comparar gráficos, identificando semelhanças e diferenças entre dados. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11920 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
3 |
Troca – Troca e Criação da legenda para o gráfico dos livros.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno deverá perceber que o mote da sala de aula é a leitura, o texto, a literatura. O aluno mais que aprender vai internalizar um gosto prazeroso pela leitura pelo livro. O aprendizado vai acontecer a partir da literatura. Para que a sala de aula tenha esse tom ela deve ser... 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3871 acesso(s) |
Maria Teresa Lopes da Cruz COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
Uso de tabelas
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Iniciar o trabalho de introdução ao uso de tabelas. - Consultar dados em tabela para responder a questões apresentadas. - Completar tabelas a partir de desafios. - Comparar tabelas, identificando semelhanças e diferenças entre os dados. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8000 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
5 |
Utilizando gráficos em situações práticas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Elaborar e interpretar gráficos de barra; Resolver problemas aditivos (combinação, equiparação e comparação) com “barras de blocos”; Identificar gráficos de barras dentre outros tipos (tabelas, segmentos e setores). 11/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18702 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
A escola através de gráficos e tabelas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ler, selecionar informações e usar gráficos e tabelas; Conhecer os tipos e as diversas utilizações de gráficos; Reconhecer a importância do uso de gráfico e tabelas no seu cotidiano; Construir gráfico e tabela.. 16/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 11050 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
7 |
Estatística: Construção e leitura de gráficos.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Organizar dados em tabelas. Utilizar os dados de uma tabela para a construção do gráfico de colunas. Interpretar o gráfico de colunas. Utilizar o gráfico de colunas para relacionar o conteúdo estatístico com outros conteúdos matemáticos: comparação de números naturais... 26/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13172 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
8 |
Aula 5: O jardim dos encantos – Ideia combinatória da multiplicação.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática -Utilizar a árvore das possibilidades e a tabela de dupla entrada como estratégia de solução de problemas. -Resolver problemas envolvendo a idéia combinatória da multiplicação. 21/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 21198 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
9 |
A família e suas novas configurações - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Pesquisar os tipos de grupos familiares dos alunos da sala; Organizar e tabular as informações resultantes da pesquisa com os alunos e seus grupos familiares; Elaborar um gráfico com os dados da pesquisa; Refletir e socializar o resultado da pesquisa por meio de produção textu... 16/05/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 19269 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Criança não trabalha! Brincar, estudar, ou trabalhar?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Interpretar gráficos. Relatar os direitos das crianças desrespeitados a partir das análises de um gráfico de barras. Criar solução para a situação-problema apresentada no gráfico. 28/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4309 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
11 |
Raio X da Turma
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Objetivos: Gerais: - Predisposição para usar os conhecimentos matemáticos como recursos para interpretar, analisar e resolver problemas em contextos diversos. - Desenvolvimento da capacidade de investigação e da perseverança na busca de resultados, valorizando o uso de estraté... 13/05/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8025 acesso(s) |
MARCOS ALBERTO BARBOSA ESCOLA MUNICIPAL JOAO MENDONCA TEIXEIRA DE FREITAS BA Matemática |
12 |
Questões ambientais e Matemática em uma pesquisa sobre Lixo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Matemática Promover uma reflexão sobre o problema da geração de lixo e da coleta seletiva; desenvolver competências para buscar, selecionar e organizar informações em uma pesquisa; utilizar cálculos de porcentagem e a produção de gráficos. 24/10/2008 Quatro estrelas 10 comentário(s) 21527 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 7582 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!