08/01/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Para a realização do Projeto é necessário que os alunos tenham habilidades relativas à leitura e escrita, já consigam diferenciar lugares e perceberem as diferenças e semelhanças entre eles. Além da utilização dos recursos do tablet, do celular e do laptop Classmate com o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, PowerPoint e Wiki. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, como se trata de um Projeto de Pesquisa Científica em sala de aula é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. O Projeto de Pesquisa busca evidências para o diálogo como base de desenvolvimento para atingir o conhecimento, através da Pesquisa com uma metodologia que propicie a troca de saberes, ao valorizar as participações dos alunos, dos professores e das ciências envolvidas, fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e da criticidade, incentivando a observação, o registro, a comparação, a investigação, que favorecem a solução de problemas reais de seu cotidiano, utilizando a linguagem para a generalização em diferentes situações e contextos das experiências vividas.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa:
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/como-ensinar-meio-pesquisa-607943.shtml. O texto aborda como ensinar por meio da Pesquisa. Acesso em 07/09/2012.
http://www.conteudoescola.com.br/colunistas/70. Este texto informativo aborda como ensinar com Pesquisa: ensinar/aprender/fazendo. Acesso em 10/09/2012.
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Neste sítio o texto apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula. Passos que o professor deve seguir na orientação do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Iniciação Científica até o relatório. Acesso em 01/09/2012.
Observação: Professor, o objetivo é fazer um Projeto/aula sobre como são organizados os diferentes espaços, as diferenças e semelhanças entre eles, além de algumas normas para seu funcionamento.
Ressalte para turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma, o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:
Faça uma Pesquisa nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog:
Utilize a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Aula do Portal - Criando um Blog. Acesso em 08/09/2012.
Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s, que corresponde/m ao nível dos seus alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. Neste sítio você encontrará um vídeo ensinando - Como criar um Blog.
http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. Este Blog traz informações e dicas sobre o Blog da turma.
Acessados em 08/09/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=Q5r46omRsrU. Vídeo que ensina passo a passo como montar uma Wiki. Acesso em 07/09/2012.
http://pplware.sapo.pt/tutoriais/como-montar-uma-wiki-dokuwiki/. Texto que explica como “montar” uma página Wiki. Acesso em 07/09/2012.
Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola, discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.
É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “Meu Espaço e Outros Espaços: Organização Espacial.”, que será desenvolvido nesta aula.
Estratégias e recursos da aula
1ª Momento: aproximadamente duas a três atividades de 60 minutos cada uma.
Professor, o tema poderá ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, uma aluna encontrou a letra da música: “Quero meu espaço” e trouxe para a sala de aula compartilhando com os colegas. O professor disponibilizou a cópia para cada aluno e juntos criaram um ritmo para a letra da música.
Música:
Quero meu espaço
Preciso de espaço para viver
Um ser humano tem necessidades
Das quais precisam ser respeitadas
Espaço para morar
Espaço para estudar
Espaço para alimentar
Espaço para pensar
Espaço para divulgar
Mesmo quando todas as forças
Atuam no sentido contrário
Mesmo quando é inevitável a derrota
Quero meu espaço
Espaço para se agrupar
Espaço para discordar
Espaço para apresentar
Novas formas de se organizar
Espaço físico e mental
Espaço real e virtual
Espaço sem preconceitos
Espaço que não é sideral
Espaço
Marcelo Torca
QUERO MEU ESPAÇO: http://multishow.globo.com/musica/marcelo-torca/quero-meu-espaco. Neste sítio você encontrará a letra da música "Quero meu espaço". Acesso em 07/09/2012.
Professor, organize uma roda de conversa com os alunos sobre os nomes dos espaços citados na letra da música, que conhecem e quais fazem parte da vida deles e costumam ir frequentemente. Por exemplo:
Espaço para morar – Nossa casa.
Espaço para estudar – Escola.
Espaço para alimentar – Restaurante/cozinha.
Espaço para pensar – Quarto.
Espaço para se agrupar – Sala de aula, quadras de esportes, praças, cinema.
Em seguida, a turma ficou interessada em pesquisar sobre o nosso espaço, os espaços de vivências: como a moradia, a sala de aula, a escola, o shopping, a rua e o quarteirão, entre outros. Promova um momento de sensibilização do Projeto utilizando recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudarem tal temática.
Defina um título para o Projeto: “Meu Espaço e Outros Espaços: Organização Espacial”.
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Por que vamos Pesquisar?
Escolhida a temática, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo. Professor, elabore com os alunos um texto coletivo, expondo as suas ideias. O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Geografia, Blog ou em cartaz.
Em seguida, prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Veja o exemplo abaixo:
Escola de Educação Básica da UFU Projeto de Iniciação Científica Discente Espaço e Outros Espaços: Organização Espacial. Aluno (a): _____________________________________________________________________ Professor (a): __________________________________________________________________ Data: __/__/__ |
Objetivos do Projeto: o que nós queremos com esta Pesquisa
|
O que queremos saber?
Em seguida, é necessário construir juntamente com os alunos os Problemas a serem definidos. Os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem a abrangência da Pesquisa. Faz-se necessário, portanto, que o problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interrogativa.
Quais são e para que servem os espaços de vivências? _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________
(DESENHO/RECORTES) |
Fonte: Acervo da autora.
Logo após, as questões elaboradas pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses, que deverão sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que serão testados por meio da Pesquisa.
Como exemplo, observe:
Hipótese: Eu ocupo um lugar na sala de aula, perto da minha amiga Maria.
Hipótese: Vários espaços: praça, parque, igreja, shopping.
Hipótese: Sim, existem regras, não podemos fazer só o que desejamos.
Hipótese: Podem, mas têm pessoas que não vão a certos lugares, porque não têm dinheiro.
Professor, não se esqueça de criar um momento para a socialização dos problemas levantados e as possíveis soluções.
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Registre na ficha e traga na próxima aula.
Atividade de Casa Pesquise com seus familiares onde podemos encontrar respostas para solucionarmos as questões problema levantadas sobre o nosso Projeto de Pesquisa. Responda a pergunta abaixo por meio da escrita e desenhos/recortes: Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas? ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ (DESENHO/RECORTES) |
Fonte: Acervo da autora.
2º momento: aproximadamente uma atividade de 60 minutos.
Onde e como podemos Pesquisar?
Professor, retome a discussão anterior e converse com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”
Solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas se repetiram, monte um cartaz, com os nomes dos recursos que os alunos destacaram na Atividade de Casa.
Professor, tabule os dados juntamente com os alunos na lousa, e transcreva para uma cartolina. Em seguida, proponha a construção de uma tabela que apresente os dados coletados.
A tabela poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua o laptop Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo:
FONTES DE PESQUISA |
NÚMERO DE PAIS QUE CITARAM |
01-Jornais |
03 |
02-Livros |
12 |
03-Revistas |
01 |
04-Internet |
16 |
05-Entrevista |
02 |
06-Fotografia |
10 |
Professor, você poderá criar situações problema elaboradas a partir da tabela.
Se possível, desenvolva esse trabalho com os professores de Português, História, Artes, Matemática e Ciências, visto que o espaço geográfico pode ser explicado de maneira interdisciplinar, além do trabalho em equipe enriquecer a construção do conhecimento.
Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades poderão ser desenvolvidas durante várias semanas.
3ª momento: aproximadamente sete a oito atividades de 60 minutos cada uma.
Professor, para os alunos perceberem que o seu corpo ocupa um lugar no espaço, apresente a eles a imagem de Leonardo Da Vinci, veja abaixo:
O Homem Vitruviano http://www.infoescola.com/desenho/o-homem-vitruviano/. Neste sítio você encontrará informações sobre a imagem do Homem Vitruviano, feito por Leonardo Da Vinci, no qual expõe o traçado e proporções do corpo humano. Acesso em 10/09/21012.
Apresente à turma a biografia de Leonardo Da Vinci, e depois oriente os alunos a perceberem os detalhes que existem na imagem. É o desenho de um homem que foi repetido ou sobreposto. Explique que as posições diferentes são percebidas nas pernas e nos braços. Essa criação de Da Vinci se transformou em um símbolo para representar o ser humano.
O corpo humano ocupa um lugar no espaço. Para provar isso desenhamos o contorno dele em um papel como fez Leonardo da Vinci. Leonardo da Vinci desenhou o ser humano e deu o nome de homem Vitruviano. Agora é sua vez, desenhe seu corpo em uma folha de papel A3 ou cartolina, utilize canetinhas, lápis de cor, giz de cera. Depois, faça e cole bolinhas de papel crepom em volta do traçado do corpo. Quando cada aluno terminar peça que apresente o seu desenho aos colegas e o exponha no mural da sala de aula.
DE OLHO NAS NOSSAS CARACTERÍSTICAS: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
Ao observar os desenhos do seu corpo e dos colegas você percebeu muitas diferenças? Quais? Quantos meninos têm na sua turma? E quantas meninas? Existem semelhanças? Quais?
Professor, anote na lousa as respostas e se necessário, peça que os alunos confrontem suas respostas.
Agora, para conhecerem melhor os espaços vivenciados, solicite aos alunos que façam a contagem de seus colegas de sala de aula e registrem as características físicas de cada um deles em dois gráficos.
Os gráficos poderão ser registrados no caderno ou caso sua escola possua o laptop Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo:
GRÁFICO 1 GRÁFICO 2
Fonte: Atividade realizada pelos os alunos, no ano de 2011. Acervo da autora.
No Gráfico 1, cada quadradinho corresponderá às características de uma pessoa e no Gráfico 2, o número de retângulos representará a quantidade de meninos e meninas.
Por meio dos gráficos, os alunos saberão se em sua sala de aula há maior quantidade de meninos ou de meninas. Em seguida deverão responder as seguintes questões:
Troque ideias com seu professor sobre o assunto e anote suas conclusões numa ficha.
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OS ESPAÇOS DA ESCOLA
A escola é um lugar onde você convive com diferentes pessoas todos os dias: colegas, amigos, professores e outros funcionários. É nesse espaço de vivência que você passa parte do seu dia e aprende muitas coisas.
Professor, promova uma roda de conversa sobre os cantinhos preferidos dos alunos no espaço da escola. Vocês devem ter um ponto de encontro dentro da escola. Questione - os:
Agora, cada um vai desenhar o seu lugar/espaço preferido na escola. Siga as orientações:
Em dupla
a) Forme dupla com um colega.
b) Cada um vai escolher o lugar da escola de que gosta mais e conversar sobre eles. Depois, cada um vai desenhar sozinho.
Sozinho
a) Feche os olhos e procure lembrar detalhes do lugar que você escolheu:
b) No caderno faça uma lista dos elementos construídos pelo ser humano e dos elementos da natureza presentes no lugar escolhido.
c) Em seguida, desenhe no caderno de Geografia ou em folha de papel. Utilize canetinhas, lápis de cor, giz de cera ou outros materiais como: massinha de modelar, sementes de girassol, serragem, papel crepom e etc. Não se esqueça de escrever o nome do lugar que você escolheu.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “O meu espaço preferido”.
Professor, organize um momento na sala de aula para cada aluno apresentar seu lugar escolhido e explicar porque gosta dele.
Em seguida, peça aos alunos para visitarem os lugares escolhidos e tirarem fotos desse espaço tão especial para cada um. Proponha que fotografem os espaços/lugares preferidos, utilizando a câmera digital, o tablet, ou até mesmo os laptops do Projeto UCA, acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).
Professor, separe uma caixa para os alunos guardarem suas produções e salve as fotos que podem ser selecionadas pelos próprios alunos para apresentarem no final da Pesquisa. |
Fonte da imagem: Clip Art do Word. (Acervo da autora.).
Agora, responda no caderno de Geografia às questões a seguir:
a) Que lugares da escola foram mais escolhidos pela turma?
b) O que esses lugares têm de especial?
c) De modo geral, os desenhos da turma são parecidos ou diferentes? Por quê?
d) Que elementos dos desenhos ajudam a identificar os lugares representados?
e) Os desenhos serviram para chamar a sua atenção para detalhes que você não havia notado antes? Explique.
Escreva um texto ou uma poesia sobre o seu lugar preferido na escola.
Fonte das atividades: MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene; VESENTINI, José William. Ápice Geografia. 3º Ano.São Paulo: Ática, 2011. p. 34 e 35.
Lembrete: Professor, a forma de registro das atividades poderão ser feitas no Blog, Wiki ou por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). |
Fonte da imagem: Clip Art do Word. (Acervo da autora.).
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VOCÊ NA SALA DE AULA
É na sala de aula que o aluno costuma passar a maior parte do tempo quando está na escola. Nela existem pessoas, móveis, janelas e outros elementos ao seu redor.
Professor, converse com os aluno sobre a escola. Confirme se eles sabem o nome dela, se conhecem cada dependência, se identificam a sala onde estudam. Explore com eles as relações espaciais (direita, esquerda, em frente, atrás) oriente -os a utilizarem o corpo como ponte de referência para localizarem pessoas e objetos. Disponibilize as imagens abaixo para auxiliar nas discussões. Veja:
LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1º Ano. São Paulo: FTD, 2005. p. 34.
Observe a posição de Isabele na sala de aula em relação aos outros colegas.
Agora, observe a posição de Isabele em relação aos elementos da sala de aula.
LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1º Ano. São Paulo: FTD, 2005 p. 35.
Professor, faça bom uso dos livros didáticos.
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COMO PODEMOS REPRESENTAR UMA SALA DE AULA?
Professor, é importante que os alunos conheçam a sala de aula e os elementos que a compõem. Faça uma roda e converse com os alunos sobre a sala de aula e os elementos que existem nela. Vamos aprender a observar e analisar o espaço da sala de aula. Fechem os olhos e imaginem. Abram um olho e observem o que há na sala de aula. Idealizem um mapa mental para caminharem. Fechem novamente os olhos.
Observem a sala de aula: andem por ela e vejam onde fica a porta, as janelas, o quadro, o armário, a mesa do professor, as carteiras dos colegas, etc. Peça a cada aluno que descreva o seu mapa mental.
Professor, disponibilize as atividades a seguir para os alunos responderem.
1. Represente a sua sala de aula com um desenho. Observe bem os seus detalhes antes de desenhá-la.
Auxilie os alunos a refletirem sobre o seu espaço, utilizando as questões abaixo como roteiro:
a) Que forma a sala de aula tem?
b) Como os objetos e móveis estão dispostos?
c) Quais as formas e cores que esses objetos e os móveis têm?
d) Onde está localizada a janela? Quantas são? E a porta?
e) Como as carteiras estão organizadas?
f) Como você gostaria de organizar as carteiras da sua sala de aula? Por quê?
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus desenhos, utilizando, para isso, o laptop Classmate, a partir do programa Kolour Paint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Kolour Paint. Promova uma exposição dos desenhos, imprima e coloque no varal da sala de aula.
2. Observe ao seu redor e depois, responda:
a) Escreva o que está:
b) Compare as respostas com as de um colega e conclua:
( ) vemos ( ) não vemos
os mesmos elementos e as mesmas pessoas da sala de aula na posição em que estamos.
( ) a mesma posição ( ) posições diferentes
LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1º Ano. São Paulo: FTD, 2005 p. 37.
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VOCÊ NOS ESPAÇOS DA ESCOLA
Para esse momento prepare uma Contação de História: “A Escola de Marcelo” de Ruth Rocha.
Neste livro, vamos acompanhar um dia de aula numa escola muito divertida: a do Marcelo. Tomara que ela seja como a sua, cheia de amigos e atividades interessantes para fazer. No final, ainda é possível se divertir com as brincadeiras preparadas especialmente para os leitores dessa série.
Fonte:http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/424800/ESCOLA-DO-MARCELO,-A.aspx. Neste sítio você encontrará o livro: A Escola do Marcelo disponível para a compra. Acesso em 10/09/2012.
Logo após a história, converse com os alunos sobre a sua escola:
Professor, faça um passeio dentro da sua escola para os alunos reconhecerem as várias dependências do espaço escolar. Depois, apresente as imagens em projeção para levantar uma discussão com os alunos sobre os espaços vivenciados dentro da escola.
Durante o passeio os alunos poderão fotografar os espaços/lugares preferidos, utilizando a câmera digital, o tablet, ou até mesmo os laptops do Projeto UCA, acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). Selecione e imprima as fotos para a construção de um painel para a exposição no final da Pesquisa.
Você conhece os espaços da escola mostrados nas fotos?
Sabem para que cada espaço serve?
LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1º Ano. São Paulo: FTD, 2005. p. 54 e 55.
Atividade Complementar
Professor, caso sinta necessidade de complementar com outras atividades sobre esses espaços, segue sugestões abaixo:
LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1º Ano. São Paulo: FTD, 2005. p. 56 e 57.
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OUTROS LUGARES DE VIVÊNCIA
Professor, converse com os alunos sobre outros lugares de vivências que eles frequentam. Induza-os a refletirem sobre em quantos lugares vão todos os dias? Faça uma lista dos nomes deles na lousa (shopping, praças, bairro, supermercado, cinema dentre outros). Discuta um pouco isso e peça que façam uma Pesquisa de outros espaços que frequentam fora da escola.
Faça um bom uso dos acervos digitais. |
Fonte da imagem: Office Microsoft: http://office.microsoft.com/pt-br/images/results.aspx?qu=computadores&ex=1&origin=FX010132103#pg:4|. Neste sítio você encontrará várias imagens do Clip Art para inserir nas aulas. Acesso em 12/09/2012.
Vejam alguns sítios para Pesquisa:
1 – Praça 2 - Supermercado
3 – Shopping 4- Banco
1 imagem: Brinquedos na praça pública http://porondeandamnossospassos.blogspot.com.br/2009/08/laura-cecilia-e-as-pracas-da-redencao.html. Neste sítio você encontra fotos de vários brinquedos em praça pública. Acesso em 10/09/2012.
2 imagem: Supermercado http://www.fotosmaisimagens.com.br/supermercado.html. Neste sítio você encontrará várias imagens do mesmo supermercado. Acesso em 10/09/2012.
3 imagem: Shopping de Uberlândia http://www.brasmix.com.br/interna.php?referencia=obras&sit=&obra=179. Neste sítio você encontrará outras fotos do Shopping de Uberlândia. Acesso em 10/09/2012.
4 imagem: Caixa apresenta crescimento http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/caixa-apresenta-crescimento-superior-a-70/. Este sítio traz informações sobre o crescimento da Caixa Econômica Federal. Acesso em 10/09/2012.
Professor, caso perceba que os alunos querem outras imagens, oriente-os a continuarem a Pesquisa e buscarem mais imagens.
Vocês acabaram de descobrir que além da escola existem outros espaços que conhecem em sua cidade. Já sabem que existem dias e horários específicos para frequentá-los. Não pode ser a qualquer hora ou quando vocês quiserem, pois cada local tem suas regras.
Faça bom uso dos acervos digitais. |
Fonte da imagem: Office Microsoft: http://office.microsoft.com/pt-br/images/results.aspx?qu=computadores&ex=1&origin=FX010132103#pg:4|. Neste sítio você encontrará várias imagens do Clip Art para inserir nas aulas. Acesso em 12/09/2012.
As Regras dos Espaços de Vivências
Vocês aprenderam que diferentes espaços são frequentados pelas pessoas durante a semana e nos mais diferentes horários.
Professor, converse com os alunos que tanto na escola, como em casa, na rua, nos parques, nos centros comerciais ou nos shoppings convivemos com outras pessoas e realizamos vários tipos de atividades. Nesses lugares, existem regras, que devem ser respeitadas para que as pessoas possam conviver em harmonia.
Você já parou para pensar como as regras são importantes? Pense nisso e pesquise nos sítios abaixo:
Caso a escola possua os laptops ou tablets, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=_YW_f3y-764. Neste sítio encontramos a descrição de algumas regras na escola. Acesso em 10/09/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=x2r_Fxrdf6c&feature=related. Neste sítio encontramos descrição de algumas regras no trabalho, que também podem ser aplicadas em outros espaços. Acesso em 10/09/2012.
Observe as imagens abaixo e crie regras de convivências para cada uma.
Fonte: Regras de convivências na sala de aula http://mundomagicoprofjuliana.blogspot.com.br/2012/01/as-regras-de-convivencia-em-sala-de.html. Neste sítio encontramos a descrição de algumas regras na sala de aula. Acesso em 10/09/2012.
http://interessantte.blogspot.com.br/2009/10/regras-de-boa-convivencia.html. Neste sítio encontramos a descrição de algumas regras de boa convivência seja em qualquer espaço ou lugar. Acesso em 10/09/2012.
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=3124. Neste sítio encontramos a descrição de algumas regras básicas de convivência em qualquer espaço ou lugar. Acesso em 10/09/2012.
Professor, organize com os alunos cartazes sobre as regras de convivência que devemos respeitar nos mais variados espaços. Para isso, solicite que os alunos formem grupos. Cada um ficará responsável por elaborar as regras de cada um desses espaços pesquisados: em casa, na escola, no trabalho, nas ruas e em outros locais que julgarem necessários. Proponha que utilizem diversos materiais para a construção dos cartazes: cartolina, papel kraft, revistas, cola, tesouras, canetinhas, lápis de cor.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “As regras de convivência”.
Escolha um lugar de vivência ( aonde você vai durante a semana) e represente-o por meio de desenho, se tiver oportunidade fotografe e traga as fotos para a escola.
Com a ajuda de seus familiares observe por uma semana os locais frequentados por você e sua família e registre no quadro de acordo com as informações que se pede. Preencha a ficha abaixo:
LUGAR DE VIVÊNCIA
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HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO |
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS |
REGRAS |
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Fonte: Acervo da autora.
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ASSISTINDO AO VÍDEO
Professor, converse com os alunos sobre os lugares que cada um pesquisou em casa com os seus familiares. Promova um espaço onde todos os alunos se sintam a vontade para socializar os desenhos ou as fotos que trouxeram.
Após a discussão, monte um gráfico, juntamente com os alunos, sobre os lugares mais frequentados por eles, destacando os lugares em comum e se teve algum diferente.
Os gráficos poderão ser registrados no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo:
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1 |
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PRAÇAS |
PARQUE |
SHOPPING |
SUPER MERCADO
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LOJAS |
CINEMA |
IGREJA |
FARMÁ CIA |
Fonte: Acervo da autora.
EXPLORANDO O VÍDEO
Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos ao assistirem o vídeo. Peça à eles, que façam anotações que respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais para a Pesquisa.
Depois dessa conversa, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no tablet ou laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo para que assistam ao vídeo:
Chico Bento no shopping
http://www.youtube.com/watch?v=ntXCiB0Ehfk. Este vídeo apresenta um menino do interior, que visita a cidade grande e o seu primo o convida para conhecer o shopping, o centro das compras e um espaço de convivência). Acesso em 08/05/2012.
Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse com os alunos, sobre as considerações feitas por eles.
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VOCÊ E SUA CASA
A casa é o espaço onde as pessoas se abrigam e convivem. Assim, como existem diferentes pessoas e famílias, há diferentes espaços de moradia e de convivência.
MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene; VESENTINI, José William. Vivência e construção: Geografia. 1º Ano. São Paulo: Ática, 2001 p. 45.
Professor, faça um bom uso dos livros didáticos.
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NOSSA MORADIA, NOSSO ABRIGO
As pessoas sempre procuram abrigo, elas precisam se proteger do calor, do frio, do vento e da chuva. As moradias são o nosso abrigo. Nelas dormimos, comemos, cuidados da nossa higiene. Na moradia convivemos com nossa família e nossos amigos.
Professor, disponibilize o texto abaixo aos alunos e faça a leitura juntamente com eles.
Pedro é um garoto de 7 anos. A mãe de Pedro se chama Ângela. Ela é professora e trabalha na escola em que Pedro estuda. O pai de Pedro se chama Matheus. Ele é mecânico e trabalha em uma fábrica. Gabriela é irmã de Pedro e tem 15 anos e estuda na mesma escola de Pedro. Pedro e sua família moram em uma casa que tem quintal e jardim. No piso térreo ficam a cozinha, a sala e o banheiro. No andar superior, estão os quartos. Quando as casas possuem dois andares elas são chamadas de sobrado.A casa de Pedro fica perto da escola onde ele estuda.
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DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitanguá: Geografia 2º Ano. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2008 p.10 e 11.
Professor, com esse exemplo que envolve um personagem de 7 anos, os alunos irão identificar e reconhecer aspectos da sua própria moradia.
Formule para os alunos, os questionamentos sobre o texto, se achar necessário leia novamente.
Professor, ressalte aos alunos a importância da moradia, suas funções, entre elas de fornecer abrigo. Aproveite e discuta com os alunos se todas as pessoas têm moradias ou se há pessoas que não têm moradia em condições dignas.
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitanguá: Geografia 2º Ano. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2008.p.13.
Conte aos alunos que Pedro e sua família moram em um bairro da cidade.
Perto da casa deles há padaria, açougue, farmácia, supermercado, banco e algumas lojas. Pedro conhece todo o quarteirão da casa dele e você conhece o que existe no seu quarteirão?
Pesquise com seus familiares o nome do local de trabalho de cada um, as principais atividades que realizam e como chegam ao local de trabalho. Veja como fazer e onde registrar.
Faça as perguntas da Ficha de Pesquisa aos seus familiares e anote as respostas no caderno de Geografia.
Ficha de Pesquisa
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Fonte: Acervo da autora.
Observação: Ao terminar a Pesquisa, procure com seus familiares uma foto que representa a sua moradia e traga para a próxima aula.
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ELABORANDO OFICINAS
Professor, converse com os alunos sobre a Ficha de Pesquisa de cada pessoa que foi entrevistada em casa. Promova um espaço onde todos os alunos se sintam a vontade para socializar suas respostas e as fotos da casa onde moram trazidas pelos alunos. Crie com os alunos um mural com as fotos das casas da turma.
OFICINAS
Divida os alunos em grupos e eleja três lugares de vivência que eles costumam frequentar. Shopping, cinema, Parque do Sabiá, praça, bairro, sala de aula e outros. Proponha aos alunos, a criação de maquetes para representarem esses espaços de vivência que conhecem.
Professor, se achar necessário faça uma visita com os alunos a alguns desses lugares. Depende da vivência e do conhecimento dos seus alunos sobre o espaço a ser representado.
MAQUETE
Professor, disponibilize o pequeno trecho abaixo e converse com a turma sobre uma maquete.
A maquete da sala de aula é a sua representação por meio de construções em miniatura. Representando a sala de aula com uma maquete, podemos visualizar o seu espaço em tamanho reduzido.
Na maquete podemos observar como os móveis e os demais objetos estão organizados na sala de aula. Com a maquete podemos representar diversos lugares.
Observe a foto da maquete de uma sala de aula.
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitanguá: Geografia 2º Ano. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2008. p.81
Organize com o seu grupo a lista dos materiais necessários para a construção das maquetes. Liste os elementos e os materiais de sucata que vão representá-los. Veja o modelo abaixo:
Objeto/Elementos |
Material a ser usado |
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A tabela poderá ser registrada no caderno de Geografia ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).
MAQUETE DA SALA DE AULA
Veja o que podemos usar para construir a maquete da sala de aula.
LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1º Ano. São Paulo: FTD, 2005. p. 40 e 41.
PASSOS PARA MONTAGEM:
Em grupo, observem e anotem no caderno de Geografia, quais e quantos móveis e objetos existem na sua sala de aula para serem representados:
Essa é a maquete da sua sala de aula.
MAQUETE DA RUA
PASSOS PARA MONTAGEM:
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitanguá: Geografia 2º Ano. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2008. p.132.
MAQUETE DA CASA
PLANEJAMENTO: em grupo planejem a maquete de uma moradia.
MODO DE FAZER:
Observação: a moradia não terá telhado.
LEMOS, Maria da Conceição. Geografia em Questão 2º Ano. Belo Horizonte: Dimensão, 2001. p. 53 e 54.
Peça aos grupos que quando terminarem tirem fotos das maquetes de vários ângulos: de cima para baixo, de lado e de frente. Utilizando a câmera digital, o tablet, ou até mesmo os laptops do Projeto UCA, (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). Monte uma exposição com as fotos tiradas.
Professor, organize um momento para apresentação das maquetes, peça que cada grupo explique os espaços representados.
Se possível filme as construções das maquetes e depois assista com os alunos para que analisem suas construções.
Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Obs.: Professor, converse com os alunos que a partir da maquete de um lugar podemos fazer a planta desse lugar. Veja abaixo um exemplo:
A partir da maquete de um lugar podemos fazer a planta desse lugar.
Vamos fazer a planta da sua sala de aula usando a maquete que você e seu grupo fizeram.
Materiais necessários: plástico transparente um pouco maior que a maquete e canetinhas coloridas.
ETAPAS:
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitanguá: Geografia 2º Ano. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2008. p.87.
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Professor, crie uma forma de registro para expor as conclusões a que os alunos chegaram. Nesse momento espera-se que os alunos estejam preparados para registrarem as conclusões dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as questões levantadas no início da Pesquisa, a fim dos alunos verificarem a comprovação ou refutação das mesmas.
Para isso, lembre – se de que sua problematização era:
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Conclusões:
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Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno de Geografia.
Ao concluir a Pesquisa, deve ser feita a Indicação das Referências, trata-se de todos os documentos que lhe serviram de fonte de informação, sejam eles expressos por meio eletrônico (sítio), livros, periódicos, documentos internos, fichário de biblioteca, entre outros.
4º Momento: aproximadamente uma a duas aulas de 60 minutos.
Chegou o momento para “Socializar os Resultados da Pesquisa” para a comunidade escolar.
Convide os pais e familiares para conhecerem todo o trabalho construído pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresentação, juntamente com os alunos, agende a data e os horários e providencie os materiais que julgar necessários.
Elabore juntamente com os alunos o convite para a apresentação, que poderá ser feito no tablet ou no laptop.
Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Não se esqueça de colocar data, horário e local da apresentação.
Ao terminar, salve em um pendrive o convite que os alunos digitaram e imprima-o para ser divulgado e distribuído para a comunidade escolar e seus usuários.
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Professor, organize os alunos em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. A forma da apresentação do Projeto deverá ser construída com a participação dos alunos e de acordo com sua faixa etária. Organize o espaço no qual será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola, pátio, ou até mesmo a sala de aula. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:
Construa um vídeo utilizando o programa Movie Maker com as fotos de todas as ações realizadas no decorrer da Pesquisa.
Como criar um vídeo no Movie Maker do Windows http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related. O vídeo informa os passos de como construir um vídeo utilizando o programa Movie Maker. Acesso 10/09/2012.
Passo a passo windows Movie Maker http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. Neste sítio você encontrará informações de como montar um vídeo no Movie Maker. Acesso 10/09/2012.
Ao final da apresentação é fundamental agradecer ao público e o envolvimento da família e dos demais colaboradores.
No dia posterior, peça aos alunos, que registrem no caderno de Geografia, no tablet e ou no laptop suas opiniões sobre: o que aprenderam, o que a Pesquisa contribuiu para conhecer mais sobre o tema, o que foi fácil e difícil realizar, enfim, suas descobertas sobre “Meu Espaço e Outros Espaços: Organização Espacial”.
Sugestões de links para os alunos:
Obras Literárias Infantis
ROCHA, Ruth. A Rua do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2011.
http://www.travessa.com.br/O_BAIRRO_DO_MARCELO/artigo/32326d27-cb6f-4513-bfae-65d9f95fd16b. Neste sítio você encontrará informações e as referências do livro. Acesso em 12/09/2012.
http://www.superkid.com.br/jogos/03_jardim.php. Neste sítio você encontrará um jogo chamado Jardim Smartkids, no qual você deverá compor a cena arrastando as imagens. Acesso em 12/09/2012.
Sugestões de links para os professores:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-sitio-localizacao-objetos-relacoes-espaciais-619031.shtml . Neste sítio da Revista Nova Escola você encontrará um plano de aula com a sugestão de um jogo de localização de objetos ou coisas. Acesso em 12/092012.
Os projetos de Iniciação Científica transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:
Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da Metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, se reconheceram como indivíduo e membro de diferentes grupos sociais; descobriram seus espaços de vivência, como a moradia, a sala de aula, a escola, a rua, o quarteirão entre outros; entraram em contato com diferentes regras aplicadas em distintos espaços onde vivem; pensaram em seu papel como membro de um grupo social, sua responsabilidade com esse grupo e com a natureza; adquiriram noção de orientação e localização: direita esquerda; frente e atrás; em cima e embaixo e se utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Quatro estrelas 4 calificaciones
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15/03/2014
Cinco estrelasGostei muito das atividades. Verifiquei que estão de acordo com a matriz curricular. Agradeço por compartilhar.
28/02/2013
Cinco estrelasMaravilha !Gostei e vou repassar as sugestões para as minhas colegas de trabalho!!Parabéns!!
16/02/2013
Quatro estrelasParabéns,este tema é muito rico e dinâmico, nunca pensei que o espaço fosse tão impressionante. Valeu!
05/02/2013
Cinco estrelasParabéns! Atividades interessantes e bastante significativa coerente com a realidade dos nossos alunos. Vou colocar em prática algumas sugestões. Obrigada! Saúde e paz, Eliete Macêdo