Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vigilância sanitária! De olho na higiene! UCA/Metodologia Científica

 

21/09/2012

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir o que é Vigilância Sanitária;
  • Conhecer o trabalho realizado pela Vigilância Sanitária;
  • Investigar a importância da Vigilância Sanitária para a higiene e a saúde;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de investigação científica pautado no diálogo com ênfase na observação e na experimentação;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas à higiene e saúde. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Saúde é assunto sério!

Professor, orientação e conscientização são palavras fundamentais para um trabalho com o tema “Vigilância Sanitária”. Atualmente, somos convidados a refletir sobre nossas ações cotidianas, que envolvem, dentre outros, os cuidados com o lixo, com a água, com os alimentos que consumimos, dentre outros aspectos, que fazem parte do nosso dia a dia. Por isso, nosso dever é mais que informar é contribuir com a formação de hábitos saudáveis na vida em sociedade.

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 Sensibilização:

Valorizando o que já sabemos e o que queremos descobrir

Professor, para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos em torno do tema “Saneamento Básico”, sugerimos que o seu estudo tenha como princípio a própria motivação da turma. Desta forma, propomos que seja feito um trabalho de sensibilização para o estudo, o qual só poderá ser realizado considerando o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. É importante destacar a importância do seu envolvimento e da sua motivação, professor, para a concretização do próprio estudo com a turma. Por isso, alguns aspectos precisam ser considerados:

Vigilancia1.1

Fonte: Acervo da autora.  
 

Vigilancia2 Autoria

Professor, o processo de autoria constitui a base sobre a qual o aluno consolida, constrói e gera conhecimentos novos. Sendo assim, torna-se fundamental a valorização destes processos por meio de diferentes registros: escrita, desenho, recorte/colagem, pintura, dentre outros.

  Vigilancia3

Para a reflexão sobre o tema, acreditamos que a roda de conversa é sempre um momento que possibilita a participação de todos, a partir da dinâmica interativa proposta pelo professor. Desta forma, sugerimos um diálogo com a turma sobre algumas questões:

  • O que precisamos observar para comprar nossos alimentos?
  • O que é saneamento básico? Para que serve?
  • O que acontece com os lugares que vendem produtos com a data de validade vencida?
  • Como a Vigilância Sanitária contribui para a nossa saúde?

Neste momento, a participação de todos é fundamental para o envolvimento no trabalho. Nosso papel é instigar esta participação, valorizando todas as opiniões. Registre as ideias de cada aluno em uma cartolina, a qual deverá ser afixada no mural da sala de aula.

 vigilancia4

 

Agora, converse com a turma sobre o que acham de conhecerem mais sobre a Vigilância Sanitária e como ela contribui para a higiene e a saúde. A partir da expressão de cada um podemos saber o interesse pelo tema e como precisamos intervir na sua singularidade de cada um.

O que já sabemos sobre Vigilância Sanitária

Aproveite este momento para fazer uma sondagem sobre o que os alunos já sabem sobre Vigilância Sanitária. Você poderá construir um cartaz com as ideias iniciais e registrá-las na lousa para que copiem no caderno de Ciências.

O que queremos saber sobre Vigilância Sanitária

Em seguida, a turma poderá expressar o que gostaria de saber sobre Vigilância Sanitária, sendo que este momento se constituirá em todo o decorrer do trabalho, uma vez que novas dúvidas e novas curiosidades surgem. Também sugerimos que seja feito um cartaz com a turma das suas dúvidas e hipóteses sobre as mesmas, bem como seja registrada no caderno de Ciências.

Criando um canal de comunicação

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “Vigilância Sanitária”. Sendo assim, convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso em 06/09/2012.

Com a aula proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizarem passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que percebam a função do Blog e a sua importância para o registro e a divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com o seu acompanhamento e observação.

Por que vamos pesquisar?

Escolhida a temática, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo da “Vigilância Sanitária”. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo. O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Ciências. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

Professor, as etapas descritas acima, poderão compor o rol de publicações do Blog dos alunos. Para isso, auxilie os alunos a organizarem estas postagens, observando os possíveis erros na digitação, para garantir a qualidade da produção.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Nossas metas!

Professor, nosso trabalho pedagógico com os alunos, necessita ser permeado por Objetivos, claros e definidos coletivamente pelos seus participantes. Neste sentido, organize a turma para uma roda de conversa e solicite que expressem sobre o que querem descobrir, desenvolver e compreender sobre o tema. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos e depois a afixe no mural da sala de aula. Os alunos deverão registrar no caderno de Ciências. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir o que é Vigilância Sanitária;
  • Conhecer as funções da Vigilância Sanitária;
  • Aprender sobre a importância da Vigilância Sanitária para nossa saúde;
  • Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

Onde e como podemos pesquisar?

Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Em seguida, solicite que cada aluno registre no caderno de Ciências as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Pesquisa, torna-se condição primordial a busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compondo uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a busca de materiais contidos na Pesquisa, que possam interessar a outras pessoas. Sugerimos as seguintes Fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas, que podem enriquecer o trabalho com a turma:

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestra
  • Trabalho individual e em grupo
  • Experiência
  • Observação

Professor, um trabalho com uma proposta de Pesquisa, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execução quanto na sua elaboração. Por isso, recorra às sugestões dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar, a partir do tema. Sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam a presente aula:

Matemática: Explorar o tratamento da informação, recorrendo à organização de dados obtidos na investigação.

Português: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetização dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espontânea e coletiva com a turma.

Ciências: Explorar o conhecimento da importância do saneamento básico, do tratamento da água, dos cuidados no consumo de alimentos, e da importância da Vigilância Sanitária.

Ética: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizam vivências individuais e coletivas na construção do conhecimento, visando observar e trabalhar com as possíveis contradições e dificuldades de relações interpessoais.

Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão a investigação. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do trabalho. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros momentos. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com os alunos facilita sua vivência com o conhecimento da Pesquisa como um todo e facilita o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Ciências, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Vigilante1.2

Procedimentos do trabalho de Estudo/Pesquisa: mãos a obra!

 

Geral 6  

Fonte da imagem: http://creajrpr.wordpress.com/2011/06/08/acervo-digital-da-unesp/ Texto sobre acervo digital. Acesso em 15/09/2012.

Professor, para iniciar, indicamos uma investigação do que significa Vigilância Sanitária. Para isso, a turma poderá utilizar o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o sítio sugerido abaixo:

vigilancia5 

Fonte: http://www.anvisa.gov.br/institucional/snvs/coprh/cartilha.pdf. Cartilha da Vigilância Sanitária. Acesso em 06/09/2012.

 

Pontos chaves a serem identificados pelos alunos:

  • História do surgimento da Vigilância Sanitária;
  • Conceito de Vigilância Sanitária: como um conjunto de ações que contribuem para eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde;
  • Significado de ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O registro desta atividade poderá ser realizado com a utilização do laptop Classmate, a partir do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet. Sendo assim, organize os alunos em duplas e solicite que elaborem um resumo contendo as ideias principais expostas anteriormente.

Elaborado o conceito de Vigilância Sanitária com a turma, construa um cartaz sintetizando as ideias apresentadas, para que fique exposto no mural da sala de aula e seja de fácil acesso para os alunos.

Professor, no sítio sugerido anteriormente, a turma poderá descobrir, também, as atribuições de um Vigilante Sanitário, compreendendo a sua função e importância.

Vigilancia6 

Fonte: http://www.anvisa.gov.br/institucional/snvs/coprh/cartilha.pdf . Texto sobre Vigilantes Sanitários. Acesso em 06/09/2012.

 Divulgando o que aprendemos: Vigilante Voluntário

Após a leitura do texto, a turma poderá criar uma propaganda, divulgando o que os alunos aprenderam sobre o tema. O trabalho poderá ser realizado em duplas. Sendo assim, a criatividade será o foco, a partir da possibilidade de expressam por meio de diferentes linguagens, como:

  • Produção de um texto jornalístico: aqui a turma poderá criar um texto ou mesmo uma charge sobre a importância do Vigilante Voluntário e posteriormente distribuir à comunidade escolar, ou mesmo colocar na página da Web da escola;
  • Vídeo: as duplas poderão criar uma propaganda recorrendo ao vídeo. Para isso, poderão acessar no laptop Classmate o programa WxCam, a partir do caminho: Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). O vídeo poderá ser apresentado à comunidade escolar e também disponibilizado na página Web da escola;
  • Recorte/colagem e pintura: as duplas poderão optar pela construção de cartazes, recorrendo a recorte/colagem e pintura, de forma que fique bem ilustrativo. O material produzido poderá ser afixado nos murais da escola.

Após todos terminarem, proponha um momento de troca de ideias e de apresentação dos trabalhos. Neste momento, a participação de todos é fundamental.

Pesquisa com os familiares

Vigilancia 1.3 

Professor, proponha uma Pesquisa da turma com um de seus familiares buscando compreender os seguintes aspectos:

  • Quais as características que observam nos produtos, no momento de comprá-los?
  • O que fazem quando identificam um produto com a data de validade vencida?
  • Quais os riscos de se consumir um produto com a data de validade vencida?

Os alunos poderão registrar estas e outras informações no caderno de Atividades de Casa.

Em sala de aula, proponha um momento de diálogo sobre as informações que cada aluno conseguiu, a partir da atividade de casa.

Trabalho de Campo

Organize um Trabalho de Campo com a turma. Este tipo de atividade pedagógica requer planejamento conjunto com a turma e a autorização dos familiares. É essencial a clareza quanto aos objetivos de tal metodologia de trabalho, tendo em vista o que os alunos poderão aprender. Para isso, escolha com a turma um supermercado em sua cidade, no qual vocês possam observar a forma como os alimentos são embalados, bem como a data de validade dos produtos. Escolhido o local, elabore com a turma os objetivos desta visita, se atentando para as seguintes questões:

  • Qual o motivo da atividade?
  • O que queremos descobrir?
  • O que poderemos aprender?

Após, a construção dos objetivos, é necessário criar com o grupo, um roteiro de observação, contendo aspectos importantes relacionados ao tema em estudo.

Faça um levantamento com a turma dos combinados que envolvem um comportamento que viabilize um real aprendizado, para que todos possam aproveitar da melhor forma a atividade. Esta organização prévia, provida de coletividade, firma uma responsabilidade mútua com o aprender.

Depois, organize um bilhete a ser enviado aos familiares, relatando os objetivos do trabalho, data, local, horário, meio de transporte a ser utilizado e o trajeto, solicitando a autorização dos mesmos para a participação do aluno. Lembre-se que o objetivo principal do trabalho é descobrir mais sobre a validade dos produtos e a forma como são organizados no supermercado, tendo em vista a composição de cada um.

Também sugerimos que seja feito um contato prévio com algum responsável pelo local a ser visitado, expondo os objetivos do trabalho e contando com o apoio para orientação no local.

Após o trabalho de campo, possibilite um momento de troca de informações sobre o que observaram. Depois, construa com a turma um relatório coletivo da atividade desenvolvida. Para isso, solicite a participação de todos os alunos, expressando oralmente as ideias, e na medida em que vão participando, você deverá registrar na lousa. Em seguida, todos deverão copiar o relatório no caderno de Ciências.

Geral 4 

Professor, assista com a turma o vídeo sugerido abaixo e explore o texto online logo a seguir:

Reportagem: "Os cuidados na hora de comprar alimentos frescos" - imagens Paulo Rios

 vigilancia7

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=EEoyFEJGmWc.  Vídeo sobre os cuidados que se deve ter na compra de alimentos frescos. Acesso em 06/09/2012.

vigilancia8

Fonte: http://www.alimentosonline.com.br/arquivos/426/Cuidados_alimentos_MSr.pdf.  Texto sobre os cuidados com os alimentos. Acesso em 06/09/2012.

Após assistirem ao vídeo e realizarem a leitura do texto, crie uma cartilha com a turma sobre dicas de como escolher os alimentos no supermercado. Esta cartilha poderá ser exposta na Biblioteca da escola, para que toda a comunidade escolar possa ter acesso para fins de Pesquisa.

Entrevista

Professor, elabore com a turma um roteiro de entrevista, para descobrir mais como é feita a higienização na cozinha de sua escola, tendo em vista o preparo dos alimentos. Agende um horário e um local com a pessoa responsável pelo setor. Após a entrevista, os alunos poderão construir uma lista, com os pontos destacados pelo entrevistado, que são positivos e negativos em relação às exigências da Vigilância Sanitária. Esta lista poderá ser discutida com o pessoal do próprio setor, bem como com coordenadores e direção, com o intuito de contribuir com a qualidade da saúde de todos da escola.

Agora, proponha à turma o jogo online sugerido abaixo, para os alunos testarem seus conhecimentos sobre Vigilância Sanitária:

vigilancia9

Fonte: http://www.ccms.saude.gov.br/visa/jogos_erros.html . Jogo online sobre Vigilância Sanitária. Acesso em 06/09/2012.

Após o jogo faça uma lista com os erros encontrados e possibilite um diálogo sobre as vivências dos alunos. Em seguida, os alunos poderão utilizar o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint, ou o próprio tablet. O objetivo é elaborar um desenho que tenha as condições corretas de uma cozinha e de um cozinheiro, contrapondo ao desenho do jogo anterior. Depois de pronto, os desenhos poderão ser impressos e serem afixados no mural da escola, juntamente com a imagem do jogo anterior, para que a comunidade escolar descubra os erros e como podemos agir corretamente.

 Proponha à turma uma discussão sobre a intoxicação alimentar. Para isso, assista ao vídeo sugerido abaixo como forma de ampliar os conhecimentos sobre o assunto:

 Alerta para os riscos da “Intoxicação alimentar”

 vigilancia10

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XcvsUjZO_to . Vídeo sobre alertas de Intoxicação Alimentar. Acesso em 06/09/2012.

Possibilite um momento de troca de ideias sobre o que compreenderam do vídeo e as vivências de cada aluno.

Agora, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo, para que descubra os cuidados necessários exigidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para a fabricação e controle de produtos nas empresas:

Boas Práticas de Fabricação e Controle - HPPC

vigilancia11

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jczmL7w927Y . Vídeo sobre práticas interessantes e corretas de fabricação e controle de produtos. Acesso em 06/09/2012.

Em seguida, construa com a turma outra lista, contendo as “Boas práticas de fabricação e controle dos produtos” destacadas no vídeo. Esta lista poderá ser afixada no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha oportunidade de novas descobertas sobre o tema.

Agora, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha que explorem o sítio da ANVISA, acessando o programa Mozilla Firefox no laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou mesmo o tablet, acessando o sítio sugerido abaixo:

vigilancia12

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/home. Sítio oficial da ANVISA. Acesso em 06/09/2012.

Após a exploração do sítio, proponha um momento de diálogo com os alunos, sobre o que acharam interessante, as dúvidas e outros pontos necessários.

Depois, cada grupo deverá ficar responsável pela Pesquisa de uma das ações realizada pela ANVISA. Os alunos deverão pesquisar sobre o tema e organizar uma apresentação, das descobertas, para a turma. Sugerimos o trabalho com as seguintes ações:

Agrotóxicos e Toxicologia

vigilancia13

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Agrotoxicos+e+Toxicologia. Agrotóxicos e Toxicologia. Acesso em 06/09/2012.

 Alimentos

 vigilancia14

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Alimentos. ANVISA – Alimentos. Acesso em 06/09/2012.

Cosméticos

vigilancia15

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Cosmeticos. ANVISA - Cosméticos. Acesso em 06/09/2012.

 

Insumos Farmacêuticos

vigilancia16  

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Insumos+Farmaceuticos . ANVISA – Insumos farmacêuticos. Acesso em 06/09/2012.

Saneantes

 vigilancia17  

Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Saneantes. ANVISA - Saneamento. Acesso em 06/09/2012.

Geral 3  

Após o trabalho de Pesquisa, possibilite um momento de organização das informações e apresentação dos grupos. Os grupos poderão optar, dentre outras opções por:

  • Apresentação em slides;
  • Dramatização;
  • Construção de cartazes;
  • dentre outras sugestões.

Professor, as atividades que poderão compor o Blog deverão ser escolhidas conjuntamente com a turma. É importante criar no Blog, uma forma de divulgação dos sítios pesquisados pela turma.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, nesta etapa do trabalho de Pesquisa, é fundamental retomar o que os alunos elegeram para descobrir. O objetivo principal deste momento é possibilitar que a turma descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do trabalho até o momento atual de conclusão do mesmo.

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Compreensão do processo de Pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno de Ciências.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Jogos sobre Vigilância Sanitária, no site da Mostra Cultural Vigilância Sanitária – http://www.ccms.saude.gov.br/visa/jogos.html. Acesso em 06/09/2012.

Sugestões de links para professores:

Texto “Curso para professores", no site da Mostra Cultural Vigilância Sanitária - http://www.ccms.saude.gov.br/visa/curso.html. Acesso em 06/09/2012.

Avaliação

Avaliar significa acompanhar o processo e intervir nas possíveis dificuldades de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido com o tema “Vigilância Sanitária” a observação e o registro do professor frente ao envolvimento, o desenvolvimento e as possíveis dúvidas que possam surgir, são fundamentais para acompanhar e perceber o real interesse e a participação do aluno em relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ALCIELE SANTOS DE ALMEIDA, EMEI SININHO , Rondônia - disse:
    giovane_alciele@hotmail.com

    02/10/2012

    Quatro estrelas

    Muito importante a forma clara e popular que a professora Luciana explora este assunto de suma importancia e tão pouco respeitado como direito de nós cidadãos.Muitos de nós nem temos conhecimentos desta tão importante secretaria que busca auxiliar nas questões que compete a mesma.Parabéns professora.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.