09/01/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Comunicação indígena |
. Compreender a vida indígena no Brasil;
· Conhecer hábitos, costumes e brincadeiras indígenas;
· Identificar parques e terras indígenas no Brasil;
. Localizar dialetos e alimentos oriundos da tradição indígena;
· Confrontar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
· Localizar, registrar e analisar informações;
· Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
· Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
· Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
· Interagir com os pares;
· Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas habilidades relativas à leitura, escrita e utilização de recursos do tablet, celular, gravador de áudio, do laptop Classmate através do uso dos programas: Tux Paint, Mozilla Firefox, KWord, bem como algumas estratégias: WebQuest, WebGincana, Quiz, dentre outras. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Professor, acreditamos que o trabalho com Projetos de Pesquisa na Educação Básica valoriza a construção do conhecimento de forma significativa, uma vez que os alunos se envolvem no processo de aprendizagem.
Sugerimos que as atividades sejam realizadas a partir da Metodologia de Pesquisa Científica, incentivando os alunos a construírem seus próprios questionamentos, levantarem suas hipóteses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar coletivamente com os alunos algumas etapas, descritas a seguir.
Fonte: http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index. Acesso 13/09/2012.
Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos sobre como desenvolvê-lo. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa.
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm (Artigo - Projeto de Pesquisa.).
http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml (Texto - Quando usar Projetos, atividades permanentes e sequências didáticas.).
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383 (Slides - Como elaborar um Projeto de Pesquisa?).
Acessados em 09/08/2012.
Ressalte para turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas. Durante a exposição dessa aula, apresentaremos diferentes estratégias para cada etapa da Pesquisa, veja alguns exemplos abaixo:
Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informações significativas, organizar as memórias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados nos sítios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes “Ferramentas de Ensino”, que buscam incluir os alunos no mundo digital.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. (Artigo - Tecnologias na escola: Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem.).
http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. (Texto - Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades didáticas para um ensino construtivista.).
Acessados em 15/08/2012.
Professor, o tema poderá ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, os alunos assistiram uma reportagem no jornal sobre um incêndio em uma área próxima a aldeia onde habitavam os índios e manifestaram curiosidade de conhecerem mais sobre a vida indígena.
Se surgirem vários temas, realize uma votação para proceder à escolha, para isso, poderá utilizar atividades interdisciplinares que surgirão até a realização da eleição. O trabalho com a eleição contribui para que os alunos percebam a importância de exercerem o direito de escolha, garantindo responsabilidade e autonomia, além de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, tais como:
Ética: debates, diálogos, valores, respeito;
Língua Portuguesa: gêneros textuais (propagandas dos temas, reportagens, relatórios);
Matemática: tratamento de informação (tabela e gráfico com o resultado da eleição), resolução de problemas a partir dos dados obtidos.
Para que o Projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.
Com o tema “A experiência indígena no Brasil”, você poderá utilizar diferentes recursos:
Neste caso, utilizaremos um vídeo e um poema para convidar os alunos à Pesquisa.
Organize a turma e apresente um vídeo intitulado: Quem são eles? [Índios no Brasil] disponibilizado no portal do
professor.
Após o vídeo providencie uma cópia do poema abaixo para cada aluno.
SENTIR SER ÍNDIO
Eu sinto que sou índio,
porque meu pai é índio,
minha mãe é índia,
meu avô é índio, minha
avó é índia,
e meus parentes são todos
índios.
Sinto que sou índio
porque falo minha língua,
uso minha cultura e tenho um
outro costume,
[...]
Somos todos iguais: índios,
negros e brancos.
Sentir ser índio
é não ter vergonha de ser índio
no meio do branco.
É sentir ser o primeiro habitante desta terra.
[...]
Programa de Educação Indígena, Comissão Pró- Índio do Acre.
A partir das motivações converse com a turma:
· O que vocês acharam do vídeo?
· Por que a pessoa do poema sente “ser índio”?
· Vocês conhecem algum índio?
Em seguida, solicite aos alunos que façam um desenho representando como eles imaginam ser a vida de um índio. Os desenhos poderão ser feitos à mão em uma folha de papel ou se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Tux Paint acessando ((Metasys > Edusyst > Arte > Música > Pintura Digital) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis.
Professor, converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Organize os alunos e oriente-os a registrarem em uma folha de papel, a justificativa do Projeto.
Fonte da imagem: http://nossospequenosleitores.blogspot.com.br/2012/01/dia-do-leitor.html#!/2012/01/dia-do-leitor.html. Acesso 10/09/2012.
Após a realização da atividade, solicite que os alunos socializem suas justificativas e se preferir, organize um consolidado de todas as justificativas dos alunos.
Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre “A experiência indígena no Brasil”.
Professor, os alunos deverão registrar os objetivos em uma folha de papel A3 para ser anexada ao Dossiê ou realizar essa atividade diretamente no recurso tecnológico escolhido, caso seja essa a forma de registro. Você pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhará a escrita a partir de um contexto significativo.
Veja algum exemplo abaixo:
Escola de Educação Básica da UFU Projeto de Iniciação Científica Discente: A experiência indígena no Brasil Aluno (a): _____________________________________________________________________ Professor (a): __________________________________________________________________ Data: __/__/__ |
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Objetivos do Projeto: o que nós queremos com esta Pesquisa:
· Compreender a vida indígena no Brasil; · Conhecer hábitos, costumes e brincadeiras indígenas; · Identificar parques e terras indígenas no Brasil; . Localizar dialetos e alimentos oriundos da tradição indígena; . Aprender a realizar uma Pesquisa; . Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.
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Nesse momento da Pesquisa os alunos já sabem o tema a ser investigado, porém é o momento de descobrirem o que eles querem saber desse tema e quais dúvidas têm.
Essa é a etapa da Problematização. É preciso destacar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.
Solicite que os alunos registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou.
Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre “A experiência indígena no Brasil”.
· Represente sua curiosidade por meio de desenho/recortes e escrita:
O que eu quero saber sobre a experiência indígena no Brasil é...
_________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
(DESENHO/RECORTES)
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Se preferir os alunos poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do programa Tux Paint (Metasys > Edusyst > Arte > Música > Pintura digital) no laptop. Eles também poderão utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.
Professor, no próprio quadro ou em uma tabela do programa KWord, faça o agrupamento dos questionamentos levantados.
ALUNO
|
QUESTIONAMENTO |
Sofia
|
· Onde os índios moram?
|
Guilherme |
· O que os índios comem? |
Bianca |
· Todos os índios falam a mesma língua? |
Se optar por registrar a Pesquisa em um Blog, sugira que cada aluno insira seu questionamento.
Utilize a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. (Aula do Portal - Vamos criar um Blog da turma?).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. (Aula do Portal - Criando um Blog.).
Acessados em 08/09/2012.
Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. (Vídeo - Cursos de Blogs - Aula 1.).
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY. (Vídeo - Cursos de Blogs - Aula 2.).
http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. (Vídeo - Como criar um Blog.).
http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. (Blog que traz o texto sobre o Blog da turma.).
Acessados em 12/09/2012.
Professor, é importante que os alunos percebam a função do Blog e a sua relevância para o registro e a divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que a turma deverá acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com o seu acompanhamento e observação.
Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hipóteses você deverá ter em mente a seguinte pergunta:
“O que os alunos já sabem sobre a vida indígena?”.
É o momento ideal para os alunos dizerem os conhecimentos prévios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.
Ao final do Projeto os alunos terão, por meio das hipóteses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema.
- Como pensávamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?
- O que aprendemos com a Pesquisa?
Para tanto, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma Hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Se preferir troque a problematização para que os colegas tentem responder a questão do outro. Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja o exemplo a seguir:
ALUNO
|
QUESTIONAMENTO |
HIPÓTESES |
Sofia
|
· Onde os índios moram?
|
Guilherme – Na floresta. |
Guilherme |
· O que os índios comem? |
Bianca – Frutas e peixe. |
Bianca |
· Todos os índios falam a mesma língua? |
Sofia – Sim. |
Professor, discuta com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”.
O envolvimento dos pais é muito importante, pois além da parceria enriquece o trabalho e é também um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta atividade, solicite que os alunos investiguem com seus familiares, se eles sabem como poderão descobrir as respostas para suas questões, ou seja, as Fontes de Pesquisa.
ATIVIDADE DE CASA PARA A FAMÍLIA
________________________________________________________ ________________________________________________________ _______________________________________________________
|
No dia da aula organize uma rodinha com os alunos e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas se repetiram. A partir das respostas você pode trabalhar algumas atividades, oralmente ou mesmo registrando, tais como:
Matemática - tratamento da informação: gráficos, tabelas, situações-problema envolvendo as operações que está trabalhando.
Para isso, à medida que forem relatando, registre na lousa o resultado. Veja um exemplo:
FONTES DE PESQUISA |
NÚMERO DE PAIS QUE CITARAM |
01-Jornais |
12 |
02-Livros |
16 |
03-Revistas |
08 |
04-Internet |
15 |
05-Entrevista |
07 |
06-Trabalho de Campo |
03 |
07-Fotos |
03 |
08-Vídeos |
06 |
Para montar o gráfico, verifique se os alunos já sabem elaborar gráficos e fazer a leitura dos mesmos. Se necessário leve para sala de aula jornais ou revistas usadas que tenham gráficos e solicite que os analisem, depois explore com eles o objetivo do gráfico. Outra possibilidade é pedir que acessem na internet um sitio sobre gráficos.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis. Se não participam deste projeto, leve-os ao Laboratório de Informática e solicite que acessem (um artigo sobre a construção de diferentes tipos de gráficos.):
http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx. Acesso em 15/08/2012.
Veja a seguir um exemplo de gráfico criado a partir das respostas dos pais, para isso utilizamos uma tabela, na qual os alunos foram colorindo de acordo com a tabulação dos dados, na tabela. Você pode utilizar também uma folha de papel quadriculada.
Fonte: Acervo da autora.
Situações-problema elaboradas a partir do gráfico:
Estimativa Resolução
|
Estimativa Resolução
|
Estimativa Resolução
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Professor, disponibilize uma cópia do poema abaixo para cada aluno. Peça inicialmente para fazerem uma leitura silenciosa e em seguida coletiva. Se preferir, alterne a leitura dos versos entre meninos e meninas.
Índio menino
É curumim.
Curumim que pula
Curumim que chora
Curumim que ri.
Índio menino
que pesca no rio
e corre com o vento,
que brilha com o sol
e chora na chuva,
que vive na mata
e dorme com a lua,
dê um pouquinho
do seu Curumim
para mim,
que o meu menino
quer ser Curumim.
MACHADO, Mônica Versiani. De três em três, de reis em reis. Belo Horizonte: Miguilim, 1989.
Em seguida, organize a turma em grupos e dialogue sobre as questões abaixo:
Disponibilize para cada grupo 2 folhas de papel A3 ou 2 cartolinas, tinta de cores variadas, canetinhas, lápis de colorir e peça para o grupo fazer na primeira folha um desenho e/ou pintura sobre a vida do Curumim e na segunda um desenho e/ou pintura sobre o dia a dia de cada aluno.
Ao final da atividade exponha os trabalhos no mural da sala de aula.
Adiante, dialogue com os alunos:
Provável resposta: Quando falamos em natureza, geralmente pensamos nas árvores, nas flores, nos pássaros, nos animais, nos rios, nas montanhas e em vários outros elementos naturais.
Providencie jornais, livros usados, revistas e solicite que os alunos façam recortes e colagens sobre alguns elementos da natureza que eles conhecem e gostam.
A seguir explique que os diversos elementos que compõem a natureza fazem parte das paisagens dos lugares.
Existem paisagens que são formadas somente por elementos da natureza e são chamadas de Paisagens Naturais.
Apresente à turma algumas paisagens naturais brasileiras.
Fonte das imagens:
Imagem 1 - Paisagem floresta Amazônica - http://paisagensdobrasill.blogspot.com.br/.
Imagem 2 - Paisagem de Mata de Araucárias - http://www.ra-bugio.org.br/mataatlantica_03.php.
Imagem 3 - Paisagem de Cerrado - http://alfonsin.com.br/expanso-agrcola-e-nova-lei-ameaam-o-resto-do-cerrado/.
Imagem 4 - Paisagem do Pantanal - http://funbio-biotica.blogspot.com.br/2010_04_06_archive.html.
Imagem 5 - Paisagem de Caatinga - http://meioambientetecnico.blogspot.com.br/2011/10/caatinga.html.
Acesso 16/09/2012.
CONECTANDO INFORMAÇÕES
Professor, solicite aos alunos que se organizem em duplas e conversem a respeito das imagens apresentadas seguindo o seguinte roteiro:
Responda:
Professor, caso queira aprofundar um pouco mais sobre as características de algumas paisagens brasileiras, sugerimos para leitura a coleção: “Terras brasileiras” da autora Paula Saldanha.
Fonte das imagens:
Os Litorais - http://www.livrariacultura.com.br/scripts/busca/busca.asp?palavra=SALDANHA,+PAULA&modo_busca=A.
Os pantanais - http://www.cotacota.com.br/os-pantanais--ediouro_1269_850062986X_oferta.html.
Os Cerrados - http://www.cotacota.com.br/os-cerrados-paula-saldanha-_1269_8500229888_oferta.html.
Mata Atlântica - http://www.fnlij.org.br/principal.asp?texto=PNBE&arquivo=/pnbe/texto/mata_atlantica.htm.
Acesso 16/09/2012.
Diga à turma que hoje em dia, é comum encontrarmos paisagens sendo modificadas pelo ser humano. Apresente a imagem abaixo:
Fonte: http://www.fazendasaofrancisco.com.br/index2.htm.
Indague à turma:
As paisagens que, de alguma forma, foram modificadas, ou seja, transformadas pelo ser humano recebem o nome de Paisagens Humanizadas.
Os índios foram os primeiros habitantes do território que hoje é o Brasil. Eles vivem em lugares onde a paisagem é formada por variados tipos de plantas, diferentes espécies de animais, rios e outros elementos da natureza.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, o território já era habitado por vários povos. Eram os indígenas ou índios, como são frequentemente chamados.
Providencie um mapa-múndi e esclareça à turma porque os portugueses deram o nome “Índios” para os habitantes que encontraram aqui.
Explique que nas primeiras viagens que os portugueses fizeram ao continente americano (onde situa o Brasil), os navegadores europeus pensavam estar chegando às Índias, nome dado ao continente asiático na época da chegada dos portugueses ao Brasil.
Fonte: http://www.portalconsular.mre.gov.br/.
Por causa desse engano, os portugueses usavam a palavra “Índios” para designar os povos que encontraram aqui. Mais tarde, mesmo tendo sido desfeito o engano, os nativos da América continuaram sendo chamados de índios.
Solicite aos alunos que se organizem em grupos e façam uma Pesquisa online, para descobrirem como é a paisagem onde os índios se habitam.
Sugerimos os seguintes sítios:
http://pib.socioambiental.org/pt/povo/waimiri-atroari/print. (Artigo que retrata a documentação e Memória do Programa Waimiri Atroar.).
http://tarefaescolares.blogspot.com.br/2008_05_01_archive.html. (Blog que fala sobre os povos indígenas.).
http://pensandomelhorgeo.blogspot.com.br/2009/05/como-o-homem-pode-aproveitar-os.html. (Blog que aborda a temática: Como o homem pode aproveotar os recursos naturais sem destrir a natureza?).
http://culturasindigenas09.blogspot.com.br/2009/03/aldeias-indigenas.html. (Blog que mostra tipos de aldeias indígenas.).
http://oglobo.globo.com/blogs/bordo/posts/2007/04/07/infelizmente-acabou-53799.asp. (Sítio que oferece imagem de uma"aldeia indígena" nas terras dos potiguares.).
Acessados em 03/09/2012.
Exemplo:
Fonte: http://correiogourmand.com.br/roteiros_nacionais_01_brasil_povo_indios.htm.
A partir das imagens encontradas, questione a turma:
Professor, o objetivo dessa atividade é sondar os alunos sobre os seus conhecimentos prévios, no que diz respeito às transformações das paisagens, mais adiante, durante a Pesquisa, os alunos identificarão mais precisamente como alguns povos indígenas, de acordo com o seu modo de vida, se relacionam com a natureza e transformam as paisagens dos lugares onde vivem.
Organize a turma em grupos e peça para confeccionarem uma maquete mostrando diferenças arquitetônicas e estruturais entre moradias urbanas e indígenas, mais orientações de como confeccionar ver sítios abaixo:
Fonte das imagens:
Imagem 1 - http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/06/especial-maquetes.html.
Imagem 2 - http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2009/08/maquete-oca-indigena.html.
A partir dessa Pesquisa online, os alunos entrarão em contato com diferentes aldeias indígenas, nesse sentido, proponha que investiguem a quantidade de tribos indígenas pelo Brasil, analisando o mapa abaixo:
Fonte: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/04/mapa-areas-indigenas.gif. Acesso 03/09/2012.
A partir da observação no mapa, dialogue e registre as questões abaixo:
· Onde encontramos informações no mapa?
· Que símbolo é utilizado para identificar as terras indígenas?
· Que símbolo é utilizado para identificar os parques indígenas?
· Em qual região do Brasil existe maior concentração de parques indígenas?
· Em quais estados estão concentrados esses parques indígenas?
· Em qual região do Brasil existe maior concentração de terras indígenas?
· Quais estados compõem essa região?
· No seu estado existe ocupação indígena? Qual?
Professor, esclareça à turma que nos primeiros momentos de contato, os indígenas se pareciam, para os portugueses, uns com os outros. Afinal, a maioria deles não usava roupas, pintava a pele em ocasiões especiais, vivia em aldeias e usava arco e flecha para caçar e lutar.
A semelhança, no entanto, era quase só aparência. Os vários grupos indígenas não falavam todos, a mesma língua. Além disso, a busca de alimento, a formação da família, o tipo de moradia, as crenças religiosas, dentre outros, variavam de uma comunidade indígena para outra.
As diferenças permanecem até hoje entre os diversos grupos indígenas do Brasil.
Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitosdoindio.htm.
Organize a turma em grupos e solicite que cada grupo pesquise 5 tribos indígenas e investigue as informações, que constam no seguinte roteiro:
ROTEIRO
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Abaixo, sugerimos diversos sítios para consulta.
No sítio: http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/casas os alunos encontrarão os seguintes links para pesquisar:
( Acessado em 12/09/2012.).
No sítio: http://yanomami.paginas.sapo.pt/ os alunos encontrarão os seguintes links para pesquisar:
No sítios: http://triboxavante.blogspot.com.br/ os alunos encontrarão os seguintes links para pesquisar:
No sítio: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/kayapo os alunos encontrarão os seguintes links para pesquisar:
· Nome
· Língua
· Subgrupos, migrações e contato
· História e ocupação da região
( Acessados em 12/09/2012.).
Professor, se preferir, oriente os alunos a realizarem essa atividade de Pesquisa por meio de uma WebQuest.
A WebQuest é uma atividade didática para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.
O principal objetivo da WebQuest é orientar a Pesquisa dos alunos em sítios da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.
Os sítios abaixo ajudarão a compreender melhor sobre WebQuest.
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233. (Texto - O que é WebQuest?).
http://www.slideshare.net/marise/o-que-webquest. (Slides - O que é WebQuest.).
http://webeduc.mec.gov.br/webquest/. (Portal do Ministério da Educação - Recursos da internet para a educação.).
Acesso 15/09/2012.
O sítio abaixo mostra como criar uma WebQuest:
http://www.youtube.com/watch?v=Hgz8lZgNJMM. Acesso 15/09/2012.
A seguir, o exemplo de uma WebQuest sobre "Diversidade Cultural Indígenas”, com as seguintes orientações: INTRODUÇÃO - TAREFAS - PROCESSO - AVALIAÇÃO – CONCLUSÕES.
Fonte das imagens:
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=10932&id_pagina=1. (WebQuest - Introdução)
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=10932&id_pagina=2. (WebQuest - Tarefas)
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=10932&id_pagina=3. (WebQuest - Processo)
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=10932&id_pagina=4. (WebQuest - Avaliação)
http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=10932&id_pagina=5. (WebQuest - Conclusões)
Acessadas em 03/09/2012.
Providencie uma cópia do texto abaixo para os alunos realizarem a Tarefa de Casa.
Ele está disponível no livro “O livro das árvores” e foi escrito por índios da tribo Ticuna, que vivem no estado do Amazonas. Nesse texto, eles contam como aproveitam os recursos da natureza e como transformam a paisagem do lugar em que vivem. O livro traz sobre a vida dos índios Ticunas e belos desenhos feitos pelos próprios índios.
Fonte: http://www.ogptb.org.br/matdid.htm.
A nossa riqueza está na terra.
Na terra podemos formar nossas aldeias.
Podemos cultivar nossas roças.
Nos rios, igarapés e lagos podemos pescar.
Na floresta que cobre a terra tem
caça, remédios, frutas.
Tem madeira para construir casa.
E madeira para construir a canoa.
Tem materiais para fabricar
os objetos da casa,
os brinquedos e os enfeites,
as tintas para pintar.
Tem materiais para fazer a festa,
as máscaras e os instrumentos musicais,
para fazer música.
Da floresta vêm as histórias para contar
e os espíritos que ajudam a curar.
Nossa vida anda junto com a floresta.
GRUBER, Jussara Gomes (Org.). O livro das árvores. Organização Geral dos professores Ticuna Bilíngues, 1997.
1) Segundo o texto, de que forma os índios aproveitam a terra?
2) O que os índios fazem com a madeira retirada da floresta?
3) O que significa igarapés?
4) Explique como os índios retiram seus alimentos:
5) O que os índios fazem com os materiais que retiram da floresta?
6) Faça uma ilustração sobre o texto.
7) Qual conclusão é possível chegar a respeito da importância da natureza para os índios? Converse com os colegas.
8) Para você, a natureza também é importante? Por quê?
Fonte: Fonte: SIMIELLI, Maria Elena. Asas para voar: história: ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
Para se alimentarem, os povos indígenas contam com os recursos da natureza.
Alguns índios vivem da coleta de alimentos, da pesca e da caça de alguns animais. Eles coletam nas matas alimentos como guaraná, erva-mate, cacau, castanha do Pará e açaí.
Fonte das imagens:
Açai - http://coisasdeumachef.blogspot.com.br/2011/02/da-lenda-de-iaca-delicia-do-acai.html.
Castanha do Pará - http://soparamulheresbytalita.blogspot.com.br/2012/02/poderosa-castanha-do-para.html.
Também fazem parte da alimentação desses povos diversos tipos de peixe e de animais, como capivaras, tatus, algumas espécies de aves, dentre outros.
Peixes assando. Terra indígena Enawenê-Nawê, Mato Grosso. Foto: Vicent Carelli, 2009.
Fonte: http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/alimentacao.
Muitos povos indígenas também costumam cultivar em pequenas roças próximas às aldeias produtos, como mandioca, milho, amendoim, abóbora, batata-doce e cará. Eles também plantam algumas frutas como pequi, bacaba, castanha, buriti, macaúba, mangaba, murici, pinhão, pupunha, açaí, mamão, abacaxi, caju, dentre outras.
Pergunte à turma:
Existem várias plantas encontradas na natureza ou cultivadas, que são aproveitadas de diferentes maneiras na alimentação dos povos indígenas.
Eles utilizam a mandioca para fazer várias comidas: exemplo: fazem farinha, da farinha a tapioca, beiju (bolo feito com mandioca), paçoca (que é uma mistura de farinha de mandioca com carne), mingau e algumas bebidas.
Assim como a mandioca, o milho também é bastante empregado na alimentação dos índios.
Apresente o texto a seguir aos alunos, ele retrata como o milho é aproveitado por uma família de índios Wari que vive no estado de Rondônia.
“Na casa de Nakom e Torein, todos acordam bem cedinho, às vezes antes das seis da manhã, com o canto dos galos. O café da manhã é um pedaço de pamonha de milho, ou o resto do peixe ou da caça do dia anterior. O milho é, para os Wari, algo como nosso feijão-com-arroz, pois acompanha quase todas as refeições e pode mesmo servir de refeição quando não há mais nada para se comer. Ele é comido assado, na forma de farinha, de pamonha, ou amassado e cozido em água, na forma de bebida chamada chicha, de que os Wari gostam muito.” [...]
Fonte: PEREIRA, André; VILAÇA, Aparecida. Nós e os índios. São Paulo: Moderna, 2000.
Diga que a nossa alimentação recebeu grande influência dos povos indígenas. Muitos dos produtos que eram próprios da alimentação dos índios passaram a fazer parte do nosso dia a dia, como a mandioca, o milho, o inhame, o cará e também algumas frutas, como a melancia e o açaí.
Organize uma exposição desses produtos e peça aos alunos que identifiquem a utilidade de cada um deles. Depois, organize com a ajuda da turma, uma lista com o nome dos produtos e suas utilidades.
http://comofas.com/como-fazer-tapioca/ (Receita - Como fazer tapioca.).
http://gororobasdobrasil.blogspot.com.br/2008/04/tapioca-o-alimento-bsico-dos-ndios.html. (Blog que fala sobre: a tapioca, o alimento básico dos índios brasileiros.).
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/144-tapioca-de-leite-condensado.html (Receita - tapioca de leite condensado.).
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/6584-tapioca.html (Receita de tapioca.).
Acessados em 03/09/2012.
Por meio do trabalho, os povos indígenas transformam em objetos de uso diário alguns materiais que encontram na natureza. Apresente aos alunos o que conta o texto abaixo:
Nós trabalhamos as coisas da terra.
Nós usamos o barro assim: nós pegamos o barro, trabalhamos o barro, e com o barro fazemos panelas, fazemos bonecas, fazemos pote.
Nós usamos o buriti.
Tem povo de índio que pega o talo de buriti para fazer cesto, fazer peneira.
Pega a folha de buriti para fazer esteira, cobrir casa, fazer enfeite, fazer abano.
Muitos povos usam o buriti para fazer a roupa de dançar!
Nós usamos uma porção de coisas da natureza.
PAULA, Eunice D. de. Histórias dos povos indígenas: 500 anos de luta no Brasil. Petrópolis: Vozes/Cimi, 1986.
Observação: Professor, se os alunos ficarem com dúvida sobre alguma palavra, procure juntamente com eles o significado e apresente imagens para visualizarem.
Exemplo:
BURITI – Palmeira mais alta do Brasil chega a atingir 50 metros de altura. É uma planta de múltiplos usos: do broto é retirado o palmito, do fruto é extraído o óleo e o tronco pode ser utilizado como material de construção. As folhas servem para cobrir moradias e também fazer cordas, redes e esteiras.
Fonte das imagens:
Palmeira: http://guiaecologico.wordpress.com/tag/buriti/.
Cesto: http://kraxkurum.com.br/cesto-com-tampa-karaja/.
Professor, diga que além do barro e do buriti, os índios usam outros matérias da natureza e constroem manualmente seus objetos. Entre esses materiais estão cascas e sementes de plantas, ossos, couro e penas de animais.
O trabalho de transformar manualmente materiais da natureza em diversos objetos é chamado de ARTESANATO.
Alguns dos materiais encontrados na natureza são utilizados pelos índios para enfeitar seus corpos.
Com as penas e plumas de algumas espécies de aves e com palhas de plantas, eles fazem cocares, brincos e outros objetos com o quais se enfeitam.
Com o urucum (fruto de uma árvore chamada urucuzeiro), os povos indígenas preparam uma tinta vermelha e com o jenipapo (fruto da árvore chamada jenipapo), uma tinta azul-escura. Essas tintas geralmente são utilizadas para pintar a pele e colorir alguns objetos. Cada povo indígena tem uma maneira própria de pintar e enfeitar o corpo.
Professor, organize a turma em 3 grupos e solicite que cada grupo produza um mural fotográfico sobre artesanato.
1º GRUPO: MURAL FOTOGRÁFICO INDÍGENA OBJETOS COM BARRO
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2º GRUPO: MURAL FOTOGRÁFICO INDÍGENA OBJETOS COM BURITI
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3º GRUPO: MURAL FOTOGRÁFICO INDÍGENA OBJETOS COM CASCAS E SEMENTES DE PLANTAS
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4º GRUPO: MURAL FOTOGRÁFICO INDÍGENA OBJETOS COM OSSOS, COURO E PENAS DE ANIMAIS
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5º GRUPO: MURAL FOTOGRÁFICO INDÍGENA PINTURA E ENFEITE SOBRE A PELE
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Exponha os trabalhos no mural da escola, mas lembre-se de usá-lo no dia da apresentação da Pesquisa.
Professor, a mais famosa das línguas indígenas é a tupi, que os portugueses conheceram quando chegaram pela primeira vez ao Brasil. Muitos povos indígenas, além da língua materna, falam também português. Alguns falam apenas português. Muitas línguas indígenas estão desaparecendo.
Providencie a letra da música abaixo e leia com os alunos, se souber, cante.
Tu Tu Tu Tu
Tu Tupi
Todo mundo tem
um pouco de índio
dentro de si
dentro de si
Todo mundo fala
língua de índio
Tupi Guarani
Tupi Guarani
E o velho cacique já dizia
tem coisas que a gente sabe
e não sabe que sabe
e ô e ô
O índio andou pelo Brasil
deu nome pra tudo que ele viu
Se o índio deu nome, tá dado!
Se o índio falou, tá falado!
Se o índio chacoalhou
tá chacoalhado!
e ô e ô
Chacoalha o chocalho
Chacoalha o chocalho
vamos chacoalhar
vamos chacoalhar
Chacoalha o chocalho
Chacoalha o chocalho
que índio vai falar:
Jabuticaba Caju Maracujá
Pipoca Mandioca Abacaxi
é tudo tupi
tupi guarani
Tamanduá Urubu Jaburu
Jararaca Jibóia
Tatu
Tu Tu Tu
é tudo tupi
tupi guarani
Arara Tucano Araponga Piranha
Perereca Sagüi Jabuti Jacaré
Jacaré Jacaré
quem sabe o que é que é?
- ...aquele que olha de lado...
é ou não é?
Se o índio falou tá falado
se o índio chacoalhou
tá chacoalhado
e ô e ô
Maranhão Maceió
Macapá Marajó
Paraná Paraíba
Pernambuco Piauí
Jundiaí Morumbi Curitiba Parati
É tudo tupi
Butantã Tremembé Tatuapé
Tatuapé Tatuapé
quem sabe o que é que é?
- ...caminho do Tatu...
Tu Tu Tu Tu
Todo mundo tem...
Disponível em: http://letras.mus.br/helio-ziskind/387577/. Acesso 04/09/2012.
Dialogue com a turma sobre o nome de frutas e animais que eles conhecem, citados nessa canção.
Além das palavras indígenas da canção, apresente mais palavras ou peça para os alunos investigarem.
Disponível no sítio: http://povodearuanda.wordpress.com/2007/12/03/mini-dicionario-tupi-guarani/. Acesso em 04/09/2012.
Fonte: SIMIELLI, Maria Elena. Asas para voar: história: ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2008.
NOME DE ANIMAIS
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NOME DE VEGETAIS
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NOME DE LUGARES OU PESSOAS
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Professor, aproveite as palavras do quadro acima e faça o seguinte jogo com a turma:
Professor, as lendas indígenas são histórias fantásticas cheias de mistério sobrenatural, ligadas à feitiçaria e à magia.
Explique à turma que nas nações indígenas essas histórias são muito importantes, possuem o poder de doutrinar os índios jovens e arredios. Algumas dessas histórias foram criadas a partir de fatos verídicos, acontecidos nas regiões onde viveram seus heróis antepassados, que se sobressaíram dentre os membros de sua tribo, pelo poder, beleza, bondade, caridade, ou outros feitos, e tornaram-se encantados.
Outras referem-se à flora e fauna da região, pois segundo suas crenças, tanto as plantas como os animais, os rios, os igarapés, os lagos, as cachoeiras e o mar, possuem os seus protetores que exigem respeito e inspiram temor. Dentre as lendas mais conhecidas estão:
ANHANGÁ
O BOITATÁ
O BOTO
O CAIPORA
O CAIRARA
A CIDADE ENCANTADA
O CURUPIRA
A GALINHA GRANDE
O GUARANÁ
IARA OU UIARA
O LOBISOMEM
A MANDIOCA
A PRINCESA DO LAGO
SACI PERERÊ
O UIRAPURU
O VELHO DA PRAIA
O VELHO E O BACURAU
A VITÓRIA-RÉGIA
Solicite que os alunos investiguem algumas lendas indígenas. Nos sítios abaixo veja um exemplo de atividade sobre lendas indígenas por meio da WebQuest.
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=19725&id_pagina=1. (WebQuest - Lendas Indígenas - Introdução.).
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w2.php?id_actividad=19725&id_pagina=2. (WebQuest - Lendas Indígenas - Tarefas.).
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w3.php?id_actividad=19725&id_pagina=3. (WebQuest - Lendas Indígenas - Processo.).
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w4.php?id_actividad=19725&id_pagina=4. (WebQuest - Lendas Indígenas - Avaliação.).
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w5.php?id_actividad=19725&id_pagina=5. (WebQuest - Lendas Indígenas - Conclusões.).
Acessados em 04/09/2012.
Como culminância dessa atividade, sugerimos:
· TEATRO - cada grupo encenaria uma lenda indígena pesquisada.
· VIDEOAULA - Cada grupo pesquisaria mitos, lendas, sobre alguma comunidade indígena e planejariam uma videoaula sobre o material coletado (fotos, vídeos, elementos lexicais de origem indígena presentes na língua portuguesa brasileira, textos orais ou transcrições feitas a partir da linguagem da população escolhida.).
Os textos pesquisados e respectivos links serão enviados por e-mail ao professor, que fará as devidas correções ortográficas. O grupo organizaria a apresentação do conteúdo estudado e produzido. Essa atividade pode ser divulgada numa perspectiva jornalística (telejornal ou programa que tenha como foco a reportagem.). O material será filmado, avaliado pelo professor e postado no YouTube.
Como postar vídeo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=cpDxbWLEq_0&feature=related. Acesso em 04/09/2012.
Professor, como registro e arquivo, os alunos poderão fotografar ou filmar, uma vez que, o laptop os acompanha em diferentes espaços, por exemplo, em casa. É uma forma de lembrança e registro da vivência realizada por eles.
Para fotografar utilize a câmera dos laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez.
Se preferir, registre em forma de vídeo. ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.
Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Professor, outro fator característico da vida indígena são as brincadeiras. As crianças indígenas vivem em diversas aldeias. Geralmente, elas se divertem com brincadeiras que foram ensinadas por seus pais e avós. Com as brincadeiras, elas aprendem sobre a sua vida na comunidade.
Peça para os alunos acessarem os vídeos abaixo no tablet ou no laptop do projeto UCA, a partir do programa Mozilla Firefox, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).
Vídeos brincadeiras:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=NRGHiB8jdpE.
http://www.youtube.com/watch?v=BoWMXmfDaZY. (Programa da TV Cultura que ensina a fazer e brincar de peteca.).
http://vimeo.com/5641782. (Vídeo que mostra indíos adultos brincando.).
Acessados em 04/09/2012.
A seguir,converse com os alunos sobre as brincadeiras apresentadas e promova o diálogo relacionando/comparando com as brincadeiras da turma.
Após esse momento, apresente imagens de crianças indígenas brincando. É importante nesse momento explicar para os alunos que as nossas brincadeiras fazem parte de uma herança cultural; aproveite para exemplificar apresentando as brincadeiras das crianças indígenas.
Durante a apresentação das imagens peça para os alunos destacarem as semelhanças com as suas brincadeiras, os elementos que as crianças indígenas costumam usar para brincar e os lugares aonde as elas brincam.
O sítio http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/brincadeiras oferece uma gama de bricadeiras indígenas.
Fonte:
Imagem 1 - http://criandocriancas.blogspot.com/2008/04/jogos-brinquedos-e-brincadeiras.html.
Imagem 2 - http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/noticias/id041203_01.shtml.
Acessadas 15/09/2012.
Professor, providencie textos e imagens sobre as brincadeiras de origem indígena e organize a turma em grupos. Cada grupo recebe um texto para fazer a leitura com as regras de uma brincadeira. As crianças deverão ler e compreender sobre as regras para que no momento da brincadeira respeitem os combinados.
JOGO DO GAVIÃO
Todas as crianças, meninos e meninas, formam uma grande fila, cada um agarrando o corpo do colega da frente com as mãos. A brincadeira pode começar com a criança mais alta do grupo, representando o gavião. Este se posta a frente da fila e grita piu. Esse som representa a chamada do Gavião que quer dizer “estou com fome”. O primeiro jogador da fila estende a perna direita depois a esquerda para a frente e pergunta: quer isso? O gavião responde negativamente, repetindo a brincadeira com cada jogador até chegar à última criança. A esta o gavião diz sim e parte para sua perseguição, correndo para qualquer lado da fila. Os demais jogadores tentam impedir que o gavião pegue o último da fila, contorcendo a “corrente” para a esquerda e para direita. Nesse momento os menores acabam caindo no chão, criando um grande alvoroço. Se o gavião conseguir atingir o seu objetivo, volta a seu posto para fazer uma nova tentativa. Quando conseguir pegar a presa, leva-a para um lugar escolhido como seu ninho, prosseguindo o jogo até que o último da fila tenha sido pego.
Fonte: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=174. Acesso em 04/09/2012.
JOGO DA ONÇA
Este jogo é jogado no chão, com o tabuleiro traçado na areia. No lugar de peças, os índios utilizam pedras. Uma pedra representa a onça e outras 14, bem parecidas, representam os cachorros. Ele é jogado por dois jogadores. Um deles atua como onça, com o objetivo de capturar os cachorros do adversário. A captura é feita como no jogo de damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.
Disponível em: http://criancas.uol.com.br/novidades/ult2367u73.jhtm. Acesso em 04/09/2012.
No sítio http://www.motricidade.com/index.php?option=com_content&view=article&id=135:brincadeiras-e-jogos-da-crianca-indigena-da-amazonia-algumas-brincadeiras-da-crianca-tikuna&catid=48:docencia&Itemid=90 existem várias brincadeiras indígenas:
SOL E LUA - üacü rü tawemüc’ü
CABAS - Maë
GAVIÃO E GALINHA - O’ta i inyu.
MELANCIA - Woratchia
VIDA
CURUPIRA
Em seguida, os componentes do grupo irão apresentar as brincadeiras para os demais grupos.
Professor aproveite para apresentar às crianças a diversidade dos brinquedos que os povos indígenas usam. Comente com a turma que as crianças indígenas usam materiais da natureza para confeccionarem seus brinquedos. Proponha a confecção de brinquedos indígenas usando material natural ou reciclável. Um brinquedo indígena que é bastante comum no universo das crianças é a peteca, proponha a confecção de uma peteca e a pesquisa de informações sobre como se brinca de peteca. As crianças irão ler as informações e destacar as variações da brincadeira da peteca.
O sítio http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/brincadeiras# traz essas informações.( Acessado em 12/09/2012.).
Fonte: http://sercriancahoje.blogspot.com/2007_09_01_archive.html. Acesso 04/09/2012.
Material para confecção da Peteca: Para confeccionar a peteca escolha alguns materiais de fácil acesso em sua escola/cidade. Pode-se usar folha de jornal, papel celofane de cores diversas, tecido, barbante, fita, penas coloridas, folhas secas grandes, areia, pedras pequenas, sementes, canudos, EVA etc. Após a escolha do material inicie a confecção da peteca. Recorte em círculo o papel ou tecido ou outro material para fazer a parte debaixo, coloque no meio areia ou pedra ou outro e encaixe as penas ou outro material em pé. Depois, segure a parte de cima e prenda com fita ou barbante.
PETECA DA TRIBO XAVANTE
Fonte: http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/brincadeiras.
Outra sugestão de confecção de petecas:
Fonte das imagens: http://gavetinhadeatividades.blogspot.com/2010_07_01_archive.html.
Professor, apresentaremos a seguir jogos que oportunizarão aos alunos apreender e verificar seus conhecimentos indígenas.
1 - O jogo: A Aldeia Virtual, é um espaço criado a partir de referências reais sobre alguns dos povos indígenas que vivem no País. Cada jogador escolhe um entre os sete avatares de um povo (Yanomami, Ashaninka, Xikrin Kayapó, Karajá, Krahô, Matis e Asurini do Xingu) e passa a participar com ele das atividades da aldeia, podendo conversar e jogar com outros participantes. Nessa aldeia, todos se encontram, fazendo disso uma oportunidade para trocar impressões sobre os diferentes modos de vida dos povos no Brasil. Acesse o seguinte sítio: http://pibmirim.socioambiental.org/jogos.
Fonte: http://pibmirim.socioambiental.org/jogos.
Nesse mesmo sítio os alunos encontrarão mais 7 jogos que abordam especificidades indígenas.
2 – No seguinte sítio http://www.slideshare.net/africanidades/webgincana-vida-de-ndio está disponível a Web-Gincana: Vida de índio.
3 - O sítio http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/indio-quiz.html traz um Quiz sobre a vida indígena, o qual é uma espécie de jogo de perguntas e respostas, que estimula diversas habilidades dos participantes.
Acessados em 12/09/2012.
Fonte das imagens: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/indio-quiz.html.
Professor, depois de realizar as investigações, retome com seus alunos as hipóteses que eles levantaram no início da Pesquisa e solicite que as confrontem com os dados obtidos, assim vão perceber quais hipóteses são verdadeiras e quais são falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hipóteses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.
Escola de Educação Básica da UFU – Projeto de Iniciação Científica Discente: A experiência indígena no Brasil |
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Hipóteses |
Descobertas |
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Retome com os alunos se todas as questões foram respondidas, se houver alguma dúvida solicite aos alunos, que busquem outras fontes e concluam o trabalho.
Esta etapa é tão importante quanto a realização das Pesquisas, pois ela proporcionará ao aluno perceber que a Pesquisa é importante e que todo conhecimento só tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:
É importante lembrar que esta culminância deve envolver a família e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realização:
Defina com os alunos, o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo.
Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.
Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
Conhecimento do tema estudado;
Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
Participação nas atividades propostas;
Compreensão do processo de Pesquisa.
Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.
Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estratégias de Pesquisa e os conhecimentos que construíram. Prepare um pequeno questionário avaliativo sobre o processo da Pesquisa.
Exemplo:
Ou se preferir, prepare uma ficha para os alunos responderem sobre o projeto.
· QUE BOM (O que foi interessante)
· QUE PENA (O que não deu certo ou poderia ser revisto)
· QUE TAL (Sugestões)
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Nome | Tipo |
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Quem são eles? [Índios no Brasil] | Vídeo |
Sobre algumas heranças da cultura indígena e sobre algumas comunidades indígenas no Brasil: http://indigena-grupo.blogspot.com/2010_06_01_archive.html. Acesso em 04/09/2012.
A Fundação Nacional do Índio - FUNAI é o órgão do governo brasileiro que estabelece e executa a Política Indigenista no Brasil, dando cumprimento ao que determina a Constituição de 1988.
http://www.funai.gov.br/. Acesso em 04/09/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=Ziaagexe5t8. ( Vídeo que mostra informações interessantes das principais tribos indígenas do Brasil.)
http://www.suapesquisa.com/indios/. (Sítio de pesquisa sobre a vida indígena.).
Acesso em 04/09/2012.
http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/. (Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu currículo, sua didática, seus mecanismos de avaliação e controle). Acesso 04/09/2012.
http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/projeto-didatico-o-indio-brasileiro/. (Projeto didático: Os índios brasileiros.) Acesso 15/09/2012.
A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto/Aula “A experiência indígena no Brasil”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/05/2016
Cinco estrelasAMEI, MUITO CRIATIVO E COMPLETO ESTE PROJETO! PARABÉNS!!!
29/10/2015
Quatro estrelasParabéns, adorei a forma passo a passo para se trabalhar esta etnia tão importante para a formação do Brasil.
28/08/2014
Cinco estrelasexcelente aula, muito criativa!
21/08/2013
Quatro estrelasBoa Aula
15/04/2013
Cinco estrelasAchei este trabalho excelente. Ele ajuda na elaboração de aulas diversificadas sobre os povos indígenas no Brasil. Convivemos com os povos Maxakali, assim fica mais fácil o entendimento dos nossos alunos sobre os índios brasileiros.
09/04/2013
Cinco estrelasAchei dez. Quanta diversidade podemos trabalhar sobre um mesmo assunto. Quantas dicas ao professor.... adorei todas principalmente na utilização das tecnologias.