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Projeto de Iniciação Científica Discente: a primavera em nosso cotidiano – vestuário/UCA

 

18/09/2012

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Introduzir o aluno no universo da pesquisa científica;
  • Buscar informações e consultas em diferentes fontes de pesquisa: internet, jornais, revistas, livros e outros;
  • Trabalhar com diferentes gêneros textuais dentre eles, texto instrucional;
  • Identificar a evolução do vestuário por meio de um resgate histórico.
  • Aprimorar as habilidades relativas à sociabilidade do trabalho em grupo: desfile de roupas; criação de peças;
  • Socializar os conhecimentos adquiridos com a pesquisa,  por meio da criação de um Blog.
Duração das atividades
Esse projeto de iniciação científica tem duração prevista de 5 meses, ou seja, um semestre letivo. Entretanto, conforme as necessidades apresentadas pela turma e professor, tendo em vista as atividades que forem desenvolvidas, este cronograma pode sofrer alterações. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana, mas como esta é uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Artes, Ética, dentre outras.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Tux Paint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar, nas atividades que necessitam destes recursos, o laboratório de informática ou adaptar para a não utilização de computadores.

Estratégias e recursos da aula

Eseba-UCA

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, o processo de ensino e aprendizagem fundamentado na Iniciação Científica para as séries iniciais do Ensino Fundamental pressupõe um trabalho dinâmico e interdisciplinar, em que os alunos são os autores, ou seja, participam ativamente; problematizando, levantando as hipóteses, as fontes de pesquisa, elaborando os objetivos, utilizando diferentes estratégias de pesquisa, registrando as descobertas, socializando os resultados e avaliando o percurso. Para isso, a atuação do professor enquanto mediador, orientador deste processo é fundamental, ele tem o papel de instigar e orientar e principalmente envolver os alunos em todas as etapas, pois um projeto que foge aos interesses dos alunos não é significativo. Nas séries iniciais, a metodologia científica não visa apenas o conteúdo trabalhado no projeto, mas ensinar as estratégias de pesquisa, para que o aluno busque novos conhecimentos.

É importante lembrar que não há um método ou uma fórmula pronta para desenvolver projetos de iniciação científica com alunos das séries iniciais no Ensino Fundamental, mas sim uma concepção diferenciada do professor em relação ao como ensinar e aprender. Para que possamos ter sucesso neste trabalho é necessário estabelecer uma relação de troca e de construções sociais interativas, nas quais todos sejam colaboradores e parceiros.

Alguns trabalhos contribuem com esta concepção de aprendizagem, como Hernandes (1998). Ele aponta que “a função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a: 1) o tratamento da informação, e 2) a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio”. (HERNANDEZ & VENTURA, 1998, p. 61).

Partindo deste pressuposto, optamos por uma organização do trabalho que propõe algumas etapas, que envolvem "uma variedade de ações de compreensão que mostrem uma interpretação do tema, e, ao mesmo tempo, um avanço sobre o mesmo". (Hernández, 2000, p. 184), são elas:

  1. Definição do tema;
  2. Justificativa do tema escolhido;
  3. Construção dos objetivos do trabalho;
  4. Elaboração da problematização;
  5. Levantamento das hipóteses,
  6. Cronograma das ações;
  7. Fontes de pesquisa;
  8. Exploração do material coletado
  9. Confrontação das hipóteses com os dados da pesquisa;
  10. Socialização dos resultados/culminância do projeto;
  11. Avaliação do projeto.

 

Professor, para organizar, acompanhar e avaliar a aprendizagem dos alunos, podemos utilizar o “Dossiê do projeto”. Ele pode ser montado em uma pasta catálogo ou em um caderno brochura grande. Outra possibilidade ainda mais interessante é a construção do “portfólio”, pelos alunos, pois eles vão acompanhando e avaliando o seu próprio crescimento.

 1ª Etapa: INTRODUZINDO: O QUE É PESQUISA?- uma de 60 minutos.

Professor, dialogue com seus alunos sobre esta nova forma de aprender. Vamos conversar sobre “pesquisa”, pois a ideia de iniciação científica é mais abstrata e ampla. Resgate os conhecimentos prévios que eles têm sobre o assunto, quais são as hipóteses deles. Organize-os na rodinha e, a fim de promover um debate, coloque as seguintes questões:

  • Quem sabe o que é pesquisa?
  • Será que somente os cientistas que ficam em laboratórios são pesquisadores?
  • Como os cientistas fazem para descobrir alguma coisa?
  • Como podemos pesquisar sobre o queremos saber?
  • Quem já viu algum filme ou desenho animado sobre “pesquisa”. Como era este filme?

 Depois de ouvi-los, diga-lhes que nós seremos os cientistas e vamos descobrir muitas coisas interessantes.

Posteriormente ao debate os estudantes poderão consultar no dicionário o significado da palavra “pesquisa” para que possam confrontar com a hipótese que acabaram de levantar na conversa com os coleguinhas.

Atividades  

Peça aos alunos que escrevam o que eles compreenderam do debate.

Elabore uma ficha para que os alunos possam padronizar o registro das atividades. Caso julgue necessário, você poderá fazer uma síntese sobre os principais aspectos discutidos, aqueles que devem ser registrados para facilitar as demais etapas do trabalho.

Professor, o sítio seguinte traz uma reportagem da revista Nova Escola -  Pesquisa como princípio educativo por Pedro Demo http://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw (acesso em 29/08/2012), que corrobora a importância da pesquisa na escola.

 

2ª Etapa: DESENCADEANDO O TEMA - Duas a quatro aulas de 60 minutos

 Professor, o tema pode ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos, de um fato ocorrido, de um texto, poesia, música ou história ouvida.

 Mas, o projeto também pode ser desenvolvido para atender a uma demanda do currículo, para isso o seu papel enquanto orientador, motivando, mediando e envolvendo o aluno em todas as etapas, desde a escolha do tema, é fundamental.

Se surgirem diversos temas, você poderá utilizar o sistema de votação para proceder a escolha, para isso, poderá utilizar atividades interdisciplinares que surgirão até a realização da eleição. O trabalho com a eleição contribui para que os alunos percebam a importância de exercermos nosso direito de escolha, de sermos cidadãos. Proporciona também autonomia e responsabilidade, além de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, tais como:

Ética: debates, diálogos, valores, respeito;

Língua Portuguesa: gêneros textuais (texto instrucional, relatórios);

Matemática: tratamento de informação (tabela e gráfico com o resultado da eleição), resolução de problemas a partir dos dados obtidos;

Artes: a relação da moda e o conhecimento de Artes.

Portanto, para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.

Como o tema do projeto proposto é  “A Primavera em nosso cotidiano – vestuáriosugerimos que se caracterize com um vestuário adequado à estação a ser estudada. Os alunos com certeza perceberão a diferença nas estampas, no tecido, cores, etc.

Em uma rodinha, explore com os alunos as estações do ano (primavera-verão-outuno-inverno) e como as pessoas se comportam na maneira de se vestirem e suas razões.

  • Quais as cores predominantes em cada estação?
  • Quais as estampas?
  • Quando se usa tecidos finos? E os pesados?
  • Alguém já assistiu um desfile de moda? Ao vivo ou pela TV/Internet?
  • O que a moda pode retratar em nossa sociedade?

 

Com a finalidade de despertar a curiosidade das crianças com relação ao tema,  diversos recursos podem ser utilizados:

  • Contar uma história;
  • Ler uma reportagem, discutir uma notícia;
  • Assistirem a um filme ou vídeo;
  • Dentre outras.

 Neste caso nós utilizamos uma música, pois a sua linguagem poética e lúdica é um grande atrativo para as crianças. Além disso, este gênero textual é muito rico, pois ele possibilita trabalhar com: rimas, produção de texto, releitura da poesia, tentativas de escrita, leitura, dentre outras.

 

O grupo musical mineiro PatoFu fez um remake da música Primavera (autoria de Tim Maia) numa versão infantil: instrumentos e vozes de crianças. Vale a pena conferir com a criançada. Talvez seja uma sugestão para socialização do Projeto:

http://www.youtube.com/watch?v=6xTXnh1sNo0 (acesso em 28/08/2012)

 

 Primavera

Tim Maia

Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti

Porque (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo, meu amor

Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)

Meu amor...
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)

Fonte: http://letras.mus.br/tim-maia/48934/ (acesso em 28/08/2012)

 

 

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática ou utilize um projetor multimídia para projetar para eles.

 

Professor, depois dessa primeira audição, distribua a cópia da letra da música para que os alunos acompanhem a letra e grifem os aspectos que mais lhes chamaram a atenção. Ouçam a música novamente.

 

-Vocês conhecem esta música? Relatar que é de um cantor e compositor do estilo MPB (Música Popular Brasileira).

 -Qual a estação do ano que não foi mencionada na música? Anote na lousa o que os alunos disserem.

Sugira que os alunos consultem o dicionário para identificar o significado das palavras desconhecidas.

 

Sugestão de atividade:

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, e peça que cada um elabore um desenho sobre a estação Primavera utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

Certamente as crianças lembrarão que a grande característica dessa estação são as flores.

 

 

 3ª Etapa: JUSTIFICANDO O TEMA - Uma aula de 60 minutos.

 

Esta etapa tem como objetivo elaborar coletivamente a justificativa da pesquisa, ou seja, a importância em pesquisarmos sobre A Primavera em nosso cotidiano – vestuário.

Para envolver os alunos nesta construção, faça uma explicação sobre a importância de justificar a realização do projeto (por que ele é relevante?). Por trás de toda pesquisa existe um motivo, mesmo que seja  uma simples curiosidade. Solicite que registrem suas justificativas individualmente e depois façam um texto coletivo consolidando estas ideias. 

 

Moda Primavera

Pesquisar “A Primavera em nosso cotidiano – vestuário” é importante porque....

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  Fonte da imagem: http://mileyhappysong.blogspot.com.br/2011/11/roupas-para-primavera.html acesso em 30/08/2012

 

 4ª Etapa: CONSTRUINDO OS OBJETIVOS - Uma aula de 60 minutos.

 

Professor, nesta etapa os alunos devem elaborar, com a sua mediação, os objetivos que pretendem alcançar ao final do projeto. Para que eles compreendam, exemplifique com situações do cotidiano deles, questionando-os, por exemplo:

- Qual é o objetivo de almoçar e jantar, ou seja, o que queremos com isso?

  • Alimentar nosso corpo;
  • Crescer forte e saudável;
  • Evitar doenças.

 

- Então o que queremos com este projeto sobre a Primavera em nosso cotidiano - vestuário? Veja alguns dos objetivos elencados:

  • Conhecer o vestuário adequado para a estação;
  • Entender a relação da moda e a arte;
  • Compreender as formas de consumo e sua relação com o meio ambiente;
  • Analisar a influência da Primavera no vestuário, música, alimentação.

 

Registre os objetivos em uma folha e agregue ao Dossiê ou ao Portfólio do projeto.  Você pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhará a escrita a partir de um contexto significativo. Solicite que ilustrem a ideia.

 

 

Veja uma sugestão: 

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

A Primavera em nosso cotidiano - vestuário

Objetivos do projeto: o que nós queremos com esta pesquisa

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Ilustre o que você pensou

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5ª Etapa: ELABORANDO A PROBLEMATIZAÇÃO - Uma aula de 60 minutos.

 

Esta etapa consiste em elaborar com os alunos as questões que eles querem saber sobre o tema, ou seja, as perguntas que vão nortear as estratégias de pesquisa para que descubram as respostas. Para isso, instigue-os a pensarem sobre suas curiosidades sobre o tema.

Solicite que registrem individualmente ou se forem alunos de 1º ano que estejam na fase silábica da escrita, utilize esta atividade para que façam a tentativa de escrita e depois faça a reescrita com eles. Outra possibilidade é solicitar a colaboração de um monitor ou estagiário para que faça o registro das questões que eles forem apresentando e depois você faz um consolidado com todas as questões levantadas e quem foi o autor da pergunta.

 

 

 

Atividades

Lembre-se!

Sempre que terminar o registro de alguma etapa do projeto organize ou anexe ao Dossiê do Projeto ou Portfólio!!! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja o exemplo de uma problematização dos alunos do 2º ano da Eseba:

   

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

A Primavera em nosso cotidiano – vestuário

Alunos

Problematização

1- Henrique Miranda

Por que as crianças atualmente se vestem diferente de quando meu avô era criança?

2 – Giovanni Ferreira

Por que nas roupas das meninas têm mais flores que dos meninos?

3 – Myllena Bernardes

Podemos fazer roupas com materiais recicláveis?

4 – Gabriela Alves

Por que as flores são símbolos da Primavera?

5 – Arthur Jacó

O que a moda e as artes têm em comum?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6ª Etapa: LEVANTANDO AS HIPÓTESES - Uma aula de 60 minutos.

 

Professor, as hipóteses dos alunos são referências importantes, pois além de direcionarem a pesquisa elas revelam os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema pesquisado.

Uma interessante forma de explicar sobre o que são as hipóteses é por meio de exemplos. Você pode usar diferentes recursos, como questioná-los sobre coisas do cotidiano ou situações, tal como: questione-os sobre o lanche da escola:

- Alguém sabe o que é o lanche da escola hoje?

- Quais os ingredientes que as cantineiras utilizaram?

- Qual a quantidade que elas fizeram de lanche?

 Diga-lhes que o que eles disseram são as hipóteses, mas para sabermos se estas respostas  estão corretas, temos que pesquisar, investigar, sobre elas e ao final da pesquisa nós vamos descobrir se nossas hipóteses são pertinentes ou não. Para descobrir estas respostas podemos utilizar diversas estratégias de pesquisa:

  • Entrevistar as cantineiras e perguntar-lhes;
  • Ir até a cantina e observá-las na preparação do lanche;
  • Consultar as anotações e receitas que elas utilizam, dentre outras.

Em seguida, solicite que cada aluno elabore uma hipótese sobre sua problematização (sua pergunta) ou, se preferirem, sobre a problematização levantada pelo coleguinha. Veja um exemplo:

  

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

A Primavera em nosso cotidiano – vestuário

Alunos

Problematização

Hipótese

1- Henrique Miranda

Por que as crianças atualmente se vestem diferente de quando meu avô era criança?

Carlos: Porque hoje faz mais calor.

2 – Giovanni Ferreira

Por que nas roupas das meninas têm mais flores que dos meninos?

Márcio: Porque flores são de mulheres.

Larissa: Porque as meninas gostam mais.

3 – Myllena Bernardes

Podemos fazer roupas com materiais recicláveis?

Walesca: Eu já vi roupas de garrafa PET.

4 – Gabriela Alves

Por que as flores são símbolos da Primavera?

Flávio: Porque é nesta estação que elas nascem.

5 – Arthur Jacó

O que a moda e as artes têm em comum?

Lucas: Acho que é uma forma das pessoas se expressarem.

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7ª Etapa: CRONOGRAMA - Uma aula de 60 minutos.

 

Apesar de a execução de um projeto de iniciação científica não seguir um planejamento rígido, um bom planejamento das etapas a serem realizadas é fundamental para o sucesso do trabalho. O cronograma pode ser construído mesmo depois de iniciado o trabalho, assim você terá um parâmetro sobre o andamento da pesquisa.

Outra questão importante que você deve prever é a sua duração: em semestre ou um ano? Assim, você poderá determinar a quantidade de aulas necessárias, tendo em mente que as atividades extraescolares geralmente são desenvolvidas no contra turno. Como o projeto tem caráter interdisciplinar, em uma aula podemos trabalhar com mais de uma área do conhecimento o que pode muitas vezes acarretar um desdobramento da aula. Para facilitar faça um cronograma prévio e apresente aos alunos para que os mesmos opinem. Exemplo:

  

 

QUANDO

O QUE

QUEM

 

Agosto

1ª aula: aprender o que é pesquisa.

 

Professor orientador e alunos

2ª e 3ª aula: Definição do Tema.

4ª aula: Justificativa.

 

 

Setembro

5ª aula: Construção dos objetivos.

Professor orientador e alunos

6ª aula: Elaboração da problematização.

7ª aula: Levantamento das hipóteses.

8ª aula: Cronograma das ações.

 

Outubro / Novembro

9ª e 10ª aula: As fontes de pesquisa.

Professor orientador e alunos

11ª aula: As equipes de pesquisadores.

12ª a 21ª aula: Realização de diferentes estratégias de pesquisa.

 

Dezembro

22ª aula: Confrontação das hipóteses e dos dados pesquisados.

Professor orientador e alunos

23ª aula: Socialização dos resultados/culminância do projeto.

24ª aula: avaliando o trabalho.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8ª Etapa: AS FONTES DE PESQUISA - Duas aulas de 60 minutos.

Professor, as fontes são definidas de acordo com as questões que pretendemos responder. Como os alunos estão envolvidos com o projeto, com certeza o assunto já extrapolou os muros da escola e chegou até as famílias. O envolvimento dos pais é muito importante, pois além da parceria enriquecer o trabalho é também um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta aula, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como poderão descobrir as respostas para suas questões, ou seja, as fontes de pesquisa que podem ser úteis para suas pesquisas.

Organize os alunos em rodinha e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa.

Nessa aula deverão ser discutidos os seguintes temas:

  • A tipologia das fontes:

Jornais, livros, revistas, entrevistas, fotografias, arquitetura, artefatos arqueológicos, mapas, cartas, obras de arte, dentre outras.

  • Onde consegui-las?

Arquivos, Bibliotecas, colecionadores, etc.

Surge aqui um ótimo recurso para você, professor. Um ponto positivo trazido pela internet no campo da pesquisa histórica é o surgimento dos acervos digitais. Tais acervos são formados com a  disponibilização, em páginas da internet, dos conteúdos existentes nos acervos físicos de instituições de preservação de acervos, sejam arquivos, bibliotecas ou museus. Utilizaremos alguns deles nesta fase da pesquisa. 

 

 Faça bom uso dos acervos digitais!!!

 

 

 

9ª e 10ª  Etapas: Pesquisa e análise das fontes coletadas – cinco a oito aulas de 60 minutos

 

 

FORMANDO AS EQUIPES DE PESQUISA E SUBDIVIDINDO OS TEMAS

Professor, após estruturar o projeto, vamos buscar as respostas para os questionamentos dos alunos. Para isso, retome com eles as questões e organize-as de acordo com o tema. Para abarcar todas as questões levantadas que, em muitos casos, podem requerer pesquisas diferentes, você poderá dividir os alunos em equipes de pesquisa. Cada equipe seria, então, incumbida de pesquisar um único tema.

Agrupe os alunos de acordo com o objetivo da atividade. Não permita apenas o agrupamento por afinidade, pois este é um excelente momento para trabalhar o respeito ao outro, a tolerância e a solidariedade.

Escreva as questões e as hipóteses em uma folha, recorte-as e distribua para as equipes. Estabeleça regras:

  • Os grupos poderão discutir apenas entre os membros da equipe;
  • Cada equipe deverá estabelecer; quem será o coordenador do grupo, quem será o relator ou relatores, como farão a socialização.

 

Agrupando as questões em subtemas.

 

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

A Primavera em nosso cotidiano - vestuário

PROBLEMATIZAÇÃO

HIPÓTESES

Equipe 1 – As roupas: passado X atualidade

Por que as crianças atualmente se vestem diferente de quando meu avô era criança?

Carlos: Porque hoje faz mais calor.

Equipe 2 – Estilo das roupas

Por que nas roupas das meninas têm mais flores que dos meninos?

Márcio: Porque flores são de mulheres.

Larissa: Porque as meninas gostam mais.

Equipe 3 – Roupas e meio ambiente

Podemos fazer roupas com materiais recicláveis?

Walesca: Eu já vi roupas de garrafa PET.

Equipe 4 – Características da Primavera

Por que as flores são símbolos da Primavera?

Flávio: Porque é nesta estação que elas nascem.

Equipe 5 – Moda e Arte

O que a moda e as artes têm em comum?

Lucas: Acho que é uma forma das pessoas se expressarem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor, faremos  a pesquisa de conteúdos específicos. É ela que nos fornecerá as referências gerais sobre o tema estudado. Ou seja: são as análises já existentes sobre o tema em questão.

Depois de organizá-los em equipes, solicite que utilizem seus laptops UCA, por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet)  ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem os links a seguir.

  1. Mas, para isso é necessário algumas orientações quanto a utilização de informações de outras fontes. Lembre-os de registrar: o sítio pesquisado, a data de acesso, o nome do autor ou autora da informação coletada.
  2. Cada equipe deverá pesquisar informações relativas a sua ou suas questões  buscando verificar se as hipóteses que levantaram são verdadeiras ou não, para isso deverão fazer um relatório da pesquisa e apresentar posteriormente para a sala. Eles poderão utilizar a ferramentas do Kword, Tux Paint, do laptop Uca, para registrar e depois, organizá-las  em uma apresentação do Kpresenter (power point) . Mas, se a sua escola não participa deste projeto utilize a apresentação por meio de cartazes. Veja as sugestões a seguir:

 

Pesquisa de conteúdo específico.

 

As roupas: passado X atualidade

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-moda/moda.php

http://todaela.uol.com.br/moda/stylesight-indica-as-principais-tendencias-da-primavera-verao-2013

Acessos em 30/08/2012

 

Estilo das roupas

http://manequim.abril.com.br/moda/quiz-descubra-seu-estilo.shtml

http://consultoriodemoda.blogs.sapo.pt/7265.html

Acessos em 30/08/2012

 

Roupas e meio ambiente

http://moda.culturamix.com/tendencias/a-moda-e-o-meio-ambiente

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4621

Acessos em 30/08/2012

 

Característica da Primavera

http://www.brasilescola.com/geografia/primavera.htm

http://es.wikipedia.org/wiki/Primavera

Acessos em 31/08/2012

 

Moda e Arte

http://dialogofashion.wordpress.com/2009/04/30/a-arte-e-a-moda/

http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/artigo252.shtml

Acessos em 31/08/2012

 

 

Mantenha e, até mesmo, privilegie o contato das crianças com o LIVRO!

 Programe também consultas ao acervo da BIBLIOTECA!!!

 ATIVIDADE DE CASA

Professor, dentre as fontes de pesquisa, é importante valorizar os livros, enquanto portadores de textos e fontes confiáveis de informações. Por isso, instigue-os a pesquisarem nos livros da biblioteca ou solicite como tarefa de casa que busquem livros, revistas ou jornais impressos sobre o tema. Veja uma sugestão:

 

 

 Tarefa de Casa

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

A Primavera em nosso cotidiano - vestuário

Pesquise em casa, com familiares ou amigos quem possui livros, revistas ou jornais que falam sobre vestuário na Primavera e podem nos ajudar a encontrar as respostas para estas questões:

  • Por que as crianças atualmente se vestem diferente de quando meu avô era criança?
  • Por que nas roupas das meninas têm mais flores que dos meninos?
  • Podemos fazer roupas com materiais recicláveis?
  • Por que as flores são símbolos da Primavera?
  • O que a moda e as artes têm em comum?

Peçam aos familiares uma peça de roupa antiga que retrata o tempo (estação) da primavera.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os materiais coletados deverão ser alvo de pesquisa, para isso, organize-os e distribua nos grupos. Oriente os alunos sobre a importância  em registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto conste o referencial bibliográfico consultado no decorrer da pesquisa.

- Explique-lhes também  sobre a importância em respeitar a autoria do trabalho, ou seja, ao citar algum trecho escrito por outra pessoa é fundamental que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem referência bibliográfica em seus trabalhos, veja um exemplo:

CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. São Paulo: Gaia Editora, 1962.

Tendo em vista que esta é uma pesquisa de iniciação científica com crianças do ensino fundamental inicial, o rigor acadêmico não deve ser nosso foco, mas é importante utilizar a terminologia adequada e a metodologia científica para que eles se familiarizem.

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática e solicite que acessem a aula postada no Portal: Vestuário na Arte

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26443 (acesso em 27/08/2012)

 

 Professor, a pesquisa de conteúdo específico digital e a tarefa de casa poderão ser enriquecidas com atividades lúdicas como um quebra-cabeça e jogos.

Sítio sugestivo sobre peças de vestuário:

Jogo 1

  http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/vestuário.htm (acesso em 29/08/2012)

 

Sítios sobre vestuário da primavera:

http://jogos360.uol.com.br/moda_flores_da_primavera.html (acesso em 29/08/2012)

http://www.girlsgogames.com.br/jogos/jogos_de_vestir_para_a_primave/jogos_de_vestir_para_a_primave.html (acesso em 29/08/2012)

 

ENTREVISTA

Professor, sabendo que apenas estas pesquisas não são suficientes para trabalhar com o tema a Primavera em nosso cotidiano - vestuário sugerimos que você convide um profissional da Moda. Pesquisem se nas faculdades de sua cidade ofertam o curso Superior em Moda, em caso afirmativo, convidem-no para proferir uma palestra/entrevista com os alunos. Mas, caso não tenha este curso superior em alguma universidade de sua cidade convide alguém de uma loja de modas que entenda sobre o assunto.

Construa o convite e a problematização com os alunos. Para o convite os alunos poderão usar o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura), recursos que possibilita o uso de desenhos e manuscritos. É conveniente enviar anexo ao convite a problematização para que o profissional traga o maior número de respostas. Esta problematização deverá ter sido construída com os alunos. Utilize novamente o  recurso kWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos), para os alunos copiarem  suas dúvidas num único texto.

No dia da palestra não se esqueça de registrar o momento, através de fotos e/ou filmagem. Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) ou utilize uma máquina digital

Professor, a entrevista necessita de um bom planejamento, para isso envolva os alunos nessa elaboração. Veja alguns itens importantes:

  • Quem vamos entrevistar;
  • Data, horário e local;
  • O que queremos saber.
  • Como vamos registrar;
  • Como devemos nos comportar.

 

MÃO NA MASSA

Professor,  a Equipe 3 está responsável pela pesquisa sobre roupas confeccionadas com materiais recicláveis, indicamos uma pesquisa no sitio do portal do professor do MEC, a exposição de um Instituto Federal que confeccionou e expôs  material semelhante.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1937 (acesso em 01/09/2012)

Após conhecerem o trabalho, a proposta é que vocês façam o mesmo, ou seja, construa algumas peças a partir de material reciclado. Na socialização do projeto, as roupas poderão ser expostas.

Toda confecção exige instrução. Dessa forma, siga os passos para a construção das roupas, por meio de um texto instrucional, ou seja, que mostre os materiais utilizados e o modo como foi confeccionado.:

 

Vejam roupas recicladas:

http://www.youtube.com/watch?v=oziHTZf7MKQ (acesso em 03/09/2012)

 

 

 Desfile

Fonte imagem: http://bielvulcao.blogspot.com.br/2011/05/plastico-reciclavel-vira-artigo-fashion.html  (acesso em 03/09/2012)

 

 11ª Etapa: CONFRONTANDO AS HIPÓTESES COM OS DADOS PESQUISADOS - uma aula de 60 minutos.

 

Professor, depois de realizar as pesquisas, retome com seus alunos as hipóteses que eles levantaram no início da pesquisa e solicite que confrontem com os dados obtidos, assim vão perceber quais hipóteses são verdadeiras e quais são falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hipóteses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.

  

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

A primavera em nosso cotidiano – vestuário

Hipóteses

Descobertas

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Retome com eles se todas as questões foram respondidas, se houver alguma dúvida busquem outras fontes e concluam o trabalho.

 

12ª Etapa: SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS/CULMINÂNCIA DO PROJETO 

 

Esta etapa é tão importante quanto à realização das pesquisas, pois ela proporcionará ao aluno perceber que a pesquisa é importante e que todo conhecimento só tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:

  • Exposição: materiais coletadas e elaborados  ao longo do projeto, como as peças de roupas usadas antigamente.

A exposição necessita de uma boa organização e planejamento envolvendo toda a turma. Além de exporem devem também divulgar na escola e convidar as famílias para que conheçam o resultado da pesquisa.

  • Comunicação sobre as pesquisas realizadas e os resultados.

Qualquer que seja a forma de socialização os alunos devem divulgar o que aprenderam com a pesquisa, isto pode ser feito oralmente, em forma de cartazes ou mesmo vídeos produzidos por eles.

  • Desfile com as roupas confeccionadas com material reciclado;

Se optarem por esta estratégia de socialização, faça o planejamento coletivamente. Decidam:  data, horário, local, decoração, quem vai desfilar, ensaios, convites, cartazes.

  •  Construção de um blog para divulgação do trabalho.

O Blog além de promover o intercâmbio virtual entre alunos da escola, socializando a pesquisa também possibilita o intercâmbio com alunos de outras escolas. Para isso você pode utilizar o recurso do Portal do Professor acessando: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84 , depois, clicar em "Produção de Textos Colaborativos usando a internet".

BlogOutra opção: http://www.criarumblog.com/pt/  acesso em 26/08/2012

 

 

  • Bazar beneficente de roupas em prol da população carente do entorno da escola.

Esta é outra opção, que também requer o envolvimento de todos os alunos e que tem como principal objetivo socializar as descobertas da pesquisa e também despertar nos alunos a solidariedade.

 

É importante lembrar que esta culminância deve envolver a família e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realização:

Planejamento

  • Como vamos socializar o que descobrimos?
  • Onde será?
  • Quando?
  • Elaborar convites;
  • Divulgar no jornal da escola;
  • Confeccionar cartazes;

 

13ª Etapa: AVALIANDO O PROJETO

Professor, o Portfólio ou Dossiê do Projeto oferecerá um bom material para avaliação, mas é importante reservar um espaço para que os alunos possam conversar e avaliar, não só os resultados, mas o processo, assim você terá elementos para aprimorar seu próximo trabalho.

Eles poderão fazer por escrito:

 

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE:

A Primavera em nosso cotidiano - vestuário

AVALIAÇÃO

Eu aprendi que....

Eu achei mais interessante...

 

 

O que eu não gostei....

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a  avaliação deve ser processual e permear  todas as atividades, para isso é necessário ficar atento as diferentes manifestações dos alunos. Verifique se eles se envolveram com as atividades propostas; se compreenderam as diferentes estratégias de pesquisa; se descobriram a influência da estação na moda e se utilizaram os recursos tecnológicos disponíveis. Registre estas observações para que possa subsidiar seu próximo trabalho.

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