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Poluição atmosférica: substâncias poluentes e seus impactos

 

03/12/2012

Autor e Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Luciane Mara Cardoso Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•    Conceituar substâncias orgânicas e inorgânicas;
•    Identificar as características das substâncias poluentes;
•    Relacionar os impactos no meio ambiente, na saúde e na economia às suas respectivas atividades poluidoras.
 

Duração das atividades
7 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

•    Elementos químicos;
•    Fórmula molecular;
•    Ligações químicas;
•    Funções químicas.
 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – O que são substâncias orgânicas e inorgânicas?

MATERIAIS NECESSÁRIOS
Esta atividade ocorrerá no laboratório de informática educativa (LIE) e serão utilizados lápis, papéis para anotações e computadores com a animação É Tempo de Química! - Substâncias Poluentes.
                  

fdggf  Introdução

O professor deverá questionar os alunos da seguinte forma: “Você utiliza algum produto químico em seu cotidiano? Qual ou quais? Esse produto lhe traz benefícios ou malefícios? De que forma?”.

Em seguida, os alunos irão assistir ao vídeo É Tempo de Química! - Substâncias Poluentes. Esse vídeo, que tem duração de 12 minutos e 12 segundos, apresenta o conceito e exemplos de substâncias orgânicas, inorgânicas e poluentes, assim como formas de contaminação e poluição. O objeto educacional está disponível para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais através do seguinte endereço eletrônico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18475.

 

 

 

 

fdggf Pesquisa

Os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet a respeito de alguns temas apresentados no vídeo, com o intuito de facilitar a compreensão acerca da temática abordada nesta atividade. Dessa forma, o professor dividirá a turma em duplas, para as quais ele deverá distribuir os temas entre os pares, mesmo que haja repetições. Abaixo são apresentados os temas sugeridos:

•    Substâncias Orgânicas
•    Substâncias Inorgânicas
•    Fotossíntese
•    Efeito estufa
•    Chuva ácida
Seguem algumas sugestões de sites para a pesquisa:


- http://www.brasilescola.com/quimica/substancias-naturais.htm;

- http://www.zun.com.br/substancias-organicas-e-inorganicas-dos-seres-vivos/;

- http://www.canaldoestudante.com.br/templates/estudante/publicacao/publicacao.asp?cod_Canal=9&cod_Publicacao=1758&cod_grupo= ;

- http://www.infoescola.com/biologia/fotossintese/

- http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/processo-fotossintese.asp;

- http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica9.php;

- http://www.brasilescola.com/biologia/fotossintese.htm;

- http://www.brasilescola.com/geografia/efeito-estufa.htm;

- http://www.infoescola.com/geografia/efeito-estufa/;

- http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/efeito-estufa.htm;

- http://www.infoescola.com/quimica/chuva-acida/;

- http://www.brasilescola.com/geografia/chuvaacida.htm;

- http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-chuva-acida.

(Todos os sites foram acessados em 08/10/2012)

Logo após a pesquisa, o professor deverá pedir aos alunos que exponham a sua pesquisa com o objetivo de socializar as diversas informações e compreensões das duplas.

Após a visualização do recurso e a pesquisa na internet, o professor deverá organizar um jogo virtual que será realizado através da rede social Facebook.

 

fdggf Instruções do jogo

Preparação para o jogo: O professor deverá checar se todos os alunos possuem email e conta no Facebook, em caso negativo, deverá orientar a criação de ambos. Em seguida, professor e alunos deverão criar um grupo no Facebook. No campo “Recursos Complementares”, encontra-se um tutorial sobre a criação do grupo na rede social.

Observação: de acordo com a realidade local o professor acordará com os alunos quais os espaços em que estes poderão desenvolver as etapas do jogo.

1º passo: O docente dividirá a turma em quatro ou mais equipes que deverão elaborar cinco perguntas acerca do conteúdo do vídeo (os alunos poderão visualizar novamente o vídeo para elaborar as perguntas).

2º passo: A equipe 1 deverá postar a 1ª pergunta e a equipe 2 tentará responder. O professor deverá estabelecer um tempo máximo para que a equipe poste a resposta. Se a equipe 2 responder corretamente, ganhará 30 pontos. Caso esta não respeite o tempo limite, ou a resposta esteja incorreta, a equipe 3 deverá ser convocada para responder. Entretanto, a pergunta passará para a equipe 3 valendo apenas 20 pontos. Sempre que uma equipe não responder a tempo ou errar a resposta, a pergunta será repassada para a equipe seguinte valendo menos pontos. Caso nenhuma equipe consiga responder corretamente, o professor deverá recomeçar e propor a equipe seguinte uma nova pergunta.

3º passo: A equipe 2 postará a sua 1ª pergunta para a equipe 3 responder. Caso não responda, a pergunta será repassada.

Fim do jogo: O jogo terminará quando cada equipe realizar as três perguntas. Como foi proposto que os alunos elaborassem 5 perguntas, as duas restantes serão consideradas como reserva, caso ocorra alguma repetição de perguntas.

O professor deverá controlar a pontuação de cada equipe e julgar as respostas para que seja eleito a vencedora.

Observações:
1.    As equipes deverão reunir-se para elaborar e responder as perguntas do jogo. Para isso, sugere-se que os alunos conversem através do bate-papo da rede social. Para cada pergunta e resposta, um representante do grupo deverá ser responsável pela postagem, mas a escolha do representante deverá ser alternada;
2.    As perguntas deverão ser entregues ao professor antes do início do jogo (antes até mesmo de serem postadas no facebook), será nesse momento que o docente verificará a repetição de perguntas;
3.    Se as equipes não conseguirem responder corretamente, o professor anunciará o fim da rodada e pedirá que seja feita uma nova pergunta.

 

fdggf Depois do jogo...

Na sala de aula, o professor deverá formalizar o conteúdo desta atividade relembrando principalmente as respostas incorretas e, juntamente com os alunos, respondendo-as, agora, de forma correta. Após a correção das questões, o professor deverá propor os seguintes questionamentos: “Foi importante estudar as substâncias orgânicas e inorgânicas?” e “Por quê?”.

 

Atividade 2 – Divulgando informações sobre poluentes atmosféricos em uma revista online

MATERIAIS NECESSÁRIOS
Para a realização desta atividade, será necessário um projetor data-show, computadores com acesso à internet e as seguintes animações: Poluição Atmosférica e Saúde - Poluição Atmosférica e Smog fotoquímico - Poluição atmosférica.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DOS OBJETOS EDUCACIONAIS
A animação Poluição Atmosférica e Saúde - Poluição Atmosférica apresenta situações de emissão de poluentes atmosféricos e seus efeitos na saúde humana. Já Smog fotoquímico - Poluição atmosférica apresenta os conceitos de smog e inversão térmica, a diferença entre o smog industrial e o fotoquímico, assim como as consequências desses fenômenos.
Os objetos estão disponíveis para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais, através dos respectivos links:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19432

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19431

Após realizar o download dessas animações, o usuário deverá extrair o arquivo para o seu computador, em seguida, abrir o arquivo denominado “objeto”. Desta vez, o arquivo para ser escolhido será o que apresentar o símbolo do navegador de internet. (Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Observação: para que as animações sejam executadas, são necessários o software Flash player e um navegador de internet (sem necessariamente ter acesso à internet).

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE

1º Momento (Laboratório de Informática Educativa)

Para iniciar esta atividade, o professor deverá anunciar o seguinte título de uma notícia:

Diminuição da poluição do ar causa benefícios imediatos
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/diminuicao-da-poluicao-do-ar-causa-beneficios-imediatos-30052012-32.shl Acesso: 22/06/2012

Em seguida, o docente deverá propor o seguinte questionamento aos alunos: “A poluição do ar pode trazer quais danos para a saúde humana?”

Após essa introdução, os alunos irão visualizar as animações Poluição Atmosférica e Saúde - Poluição Atmosférica e Smog fotoquímico - Poluição atmosférica.

Em seguida, formarão duplas ou trios, nos quais cada grupo ficará com uma substância poluente para realizar uma pesquisa. Os compostos são: monóxido de carbono, benzeno, butano, metano, xileno, propano, ozônio, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e dióxido de carbono. Abaixo é apresentado o roteiro de pesquisa que os alunos deverão seguir:

•    Identificação dos elementos químicos;
•    Fórmula molecular;
•    Tipos de ligações químicas;
•    Função química pertencente (Classificação);
•    Toxicidade;
•    Atividades em que são utilizados e produzidos;
•    Vantagens e desvantagens de utilização;
•    Destino após emissão.

Sugestões de sites:

1)      http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0304/Benzeno/benzeno.htm  Acesso: 29/02/12

2)      http://educacao.uol.com.br/quimica/metano-fontes-de-metano-combustao-e-aquecimento-global.jhtm Acesso: 29/02/12

3)      http://www.gamagases.com.br/propriedades_propano.htm Acesso: 29/02/12

4)      http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/procie/dez14/angelina/index.htm Acesso:29/02/12

5)      http://www.gamagases.com.br/propriedades_metano.htm Acesso: 24/09/2012

6)      http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ar_polinorg.html Acesso: 29/02/12

7)      http://www.eco-usa.net/toxics/quimicos-p/benzeno.shtml Acesso: 24/09/2012

8)      http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ozonio/ozonio.php Acesso: 24/09/2012

9)      http://www.lindegas.com.br/international/web/lg/br/likelgbr.nsf/repositorybyalias/pdf_msds_c/$file/Carbon%20Monoxide.pdf Acesso: 24/09/2012

10)  http://www.valefertilizantes.com/mda/modulos/conteudo/relInvestidores/fispq/docs/FISPQ%20-%20DI%C3%93XIDO%20DE%20ENXOFRE%20(SO2).pdf Acesso: 24/09/2012


Após a pesquisa, é importante que o professor reserve um momento para os alunos tirarem dúvidas sobre o que encontraram. Desse modo, sugere-se que os discentes anotem em um papel o que não compreenderam bem em sua pesquisa, e em seguida, o professor sorteará cada uma das perguntas, às quais, inicialmente, qualquer aluno, a partir da curiosidade por pesquisar sobre o composto ou mesmo por conhecimentos prévios sobre o assunto, poderá responder. Caso isso não aconteça, o professor deverá explicar o que gerou dúvidas na pesquisa proposta.

2º Momento (Extraclasse)
Os grupos irão produzir uma revista online na qual será apresentado o conteúdo pesquisado no momento anterior através dos seguintes gêneros textuais: artigo de opinião, editorial, reportagem, entrevista e propaganda. O professor poderá distribuir revistas ou solicitar o auxílio do professor de produção textual para orientar os alunos na elaboração dos textos que irão compor a referida revista online. Em “Recursos complementares” são apresentadas sugestões de sites para auxiliar essa produção.
Observações:
1.    O professor deverá definir qual dos gêneros se repetirá para que cada grupo produza o seu texto;
2.    A capa e o índice da revista deverão ser construídos coletivamente.

Para a produção da revista, os alunos irão utilizar o programa editor de texto disponível no LIE. Ao fim da elaboração, o professor deverá reunir todo o material e realizar um upload no site http://pt.calameo.com/, através do qual a revista será estruturada.

Instruções de uso do site “Calaméo”
1.    Criar um email para a turma e realizar o cadastro no site seguindo as orientações de criação de conta;
2.    Entrar na conta do Calaméo;
3.    Clicar nas opções: “Criar uma publicação” e “Carregar um documento”;
4.    Procurar o documento para iniciar o upload;
5.    Colocar o título da publicação;
6.    No campo “Formato”, escolher a opção “Revistas”, e no campo Categoria, escolher a opção “Ciência”;
7.    Clicar em “Iniciar carregamento” e aguardar.

Após seguir as instruções propostas, o professor fornecerá no grupo do facebook o link da revista e orientará os alunos a lerem e comentarem as produções uns dos outros. Sugere-se uma votação, no facebook, entre professores e alunos da escola para escolher o texto mais interessante produzido pela turma, esta votação tem por objetivo divulgar o material produzido para outros professores e alunos da escola.

3º Momento (Laboratório de Informática Educativa)
Com o intuito de formalizar o conteúdo abordado nesta atividade, o professor deverá apresentar imagens de alguns fenômenos relacionados à poluição atmosférica, e os alunos deverão dizer quais as substâncias poluentes que influenciam esses fenômenos, bem como suas características e formas de evitar tais fenômenos. Seguem abaixo algumas sugestões de imagens que o professor poderá apresentar aos alunos através do projetor data-show:

Figura 1
 FGF
Disponível em: http://proascg25.pbworks.com/w/page/18658906/Chuva%20%C3%81cida
Acesso: 27/03/12

Figura 2

fdggfGF
 
Disponível em: http://www.petvale.com.br/meio-ambiente/efeito-estufa.asp
Acesso: 27/03/2012

Figura 3

GF
 
Disponível em: http://noticias.limao.com.br/geral/ger166452.shtm
Acesso: 31/03/2012

Figura 4

FHH
 
Disponível em: http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=5&id=604
Acesso: 27/03/2012
 

Atividade 3 – Identificando impactos de ações poluidoras


PREPARAÇÃO DO AMBIENTE
Para o desenvolvimento desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet e as animações da atividade anterior: Poluição Atmosférica e Saúde - Poluição Atmosférica e Smog fotoquímico - Poluição atmosférica

 Os objetos estão disponíveis para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais, através dos respectivos links:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19432

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19431

O professor deverá combinar com os alunos as seguintes regras:
-A turma será dividida em duplas;
-Todos os alunos participarão dos diversos momentos da atividade.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Os alunos deverão visualizar novamente as animações da atividade anterior (Poluição Atmosférica e Saúde - Poluição Atmosférica e Smog fotoquímico - Poluição atmosférica).

Em seguida, elaborarão uma tabela apontando os aspectos (extraídos dos objetos educacionais) e seus impactos positivos e negativos para a saúde, economia e meio ambiente. É importante ressaltar que as informações da tabela deverão ser baseadas no conteúdo das animações. Abaixo está ilustrado um exemplo de tabela que os alunos deverão preencher:

 

Tabela 1

Ação humana
(atividade)
Aspectos Meio ambiente Saúde Economia
Impactos Positivos Impactos Negativos Impactos Positivos Impactos Negativos Impactos Positivos Impactos Negativos
               
             
               
             
               
             

Fonte: Criação do autor


MOMENTO DO ALUNO
Os alunos deverão assistir às animações e preencher a Tabela 1. Eles poderão ter dúvidas em identificar a célula que poderão alocar determinada informação, células dos aspectos ou células dos impactos. O termo “aspectos” refere-se a elementos da atividade, por exemplo, para a atividade (ação humana) de torragem da castanha de caju, um aspecto a ser apontado é a emissão de gases e um impacto seria a poluição do ar. O professor poderá ajudá-los propondo os seguintes questionamentos: “O que você entende por impacto?” e “Tal informação é resultante da alteração da qualidade de algum recurso ambiental (água, ar, solo) ou esta é um elemento da atividade que é capaz de gerar a modificação da qualidade do recurso?”.

DISCUSSÃO
Os alunos apresentarão a atividade realizada por cada dupla a todos. Em seguida, o professor deverá provocar um debate a partir do seguinte questionamento: “Como aliar o desenvolvimento econômico (progresso) à diminuição da poluição atmosférica?”.

SISTEMATIZAÇÃO
Com o objetivo de formalizar o conteúdo abordado nesta atividade, os alunos deverão dividir-se em grupos de cinco alunos, nos quais cada uma das formações deverá construir um “alerta” sobre o(s) impacto(s) que produz(em) mais malefícios nos campos da saúde, economia e meio ambiente, bem como possíveis maneiras de minimizá-los. Esta produção deverá ser postada no facebook, objetivando divulgar a um grande número de integrantes da comunidade escolar os impactos estudados pela turma.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
É Tempo de Química! - Substâncias Poluentes Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos
Objetos educacionais:

Poluição em casa - Poluição atmosférica: Este objeto apresenta uma animação sobre as formas de poluição e contaminação em casa. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19328

Acesso: 27/03/2012

Conversa Periódica - Química na Atmosfera - Os Poluentes Atmosféricos
: Este vídeo apresenta informações a respeito da poluição atmosférica como: definição, substâncias poluentes, fenômenos resultantes, entre outras. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/18637
Acesso: 27/03/2012

Sites de consulta:
O editorial
http://www.brasilescola.com/redacao/o-editorial.htm
Acesso: 24/09/2012

Artigo de opinião
http://www.brasilescola.com/redacao/artigo-opiniao.htm
Acesso: 24/09/2012

Sugestões de links para professores


Vídeo:
“Efeitos da poluição no corpo”
http://www.youtube.com/watch?v=Y9dEN1IFzYM
Acesso: 25/05/2012

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula


Tutorial:
“Grupos no Facebook, para que eles servem e como criá-los”
http://www.tudosobrefacebook.com.br/index.php/2011/03/grupos-no-facebook-para-que-eles-servem-e-como-cria-los/
Acesso: 25/05/2012

Aula:
“Práticas de leitura e produção textual: trabalhando com Revistas Globo Rural, Caras e Superinteressante”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21051
Acesso: 22/06/2012

Revista online:
http://veja.abril.com.br/acervodigital/
Acesso: 25/05/2012

Avaliação

Na atividade 1, o professor poderá averiguar se os alunos entenderam os conceitos de substâncias orgânicas e inorgânicas através das respostas deles durante o jogo virtual. Na atividade 2, poderá ser verificado se os alunos conseguiram compreender as diversas características que identificam as substâncias poluentes da atmosfera, a partir da qualidade das informações e dos textos produzidos para a revista online. Já na atividade 3, o professor poderá averiguar se os alunos conseguiram relacionar os aspectos das atividades humanas e seus impactos a partir das opiniões emitidas no momento da discussão, bem como das informações contidas na tabela proposta e no “alerta” postado no facebook.

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