28/05/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
Geografia é a ciência que se ocupa das questões contemporâneas. Concentração de renda, fome, desigualdades, no entanto, não são temas atuais. Ao contrário, ele nos acompanham historicamente. A temática selecionada nesta aula situa-se na interface das relações sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais das diferentes sociedades. Compreender seus fundamentos ajuda a desvendar a ordem mundial à qual estamos submetidos, proporcionando condições para a sua transformação.
Esta atividade permite a construção e exercício das cinco habilidades elencadas na matriz de referência para o ENEM: Dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problema; construir argumentação; elaborar propostas.(MEC, 2009) Oportuniza aos alunos a condição de se tornarem protagonistas do próprio conhecimento. Propõe também uma condição didático-pedagógica que favorece o conhecimento de um esforço universal, destacando o papel das pessoas e das instituições, especialmente da ONU, para a minimização de situações desfavoráveis em que vivem milhões de pessoas.
O caráter investigativo da aula está sintetizado no título, apresentado na forma interrogativa. A exploração dos oito subtemas propostos proporciona oportunidade para que os alunos desvendem parte da sua complexidade.
Sugere-se que esta atividade seja desenvolvida no terceiro ano do ensino médio, quando os alunos já conhecem conceitos de divisão internacional do trabalho, relações de poder, o papel das instituições, o lugar como uma das categorias de análise da geografia, e conflitos agrários.
Conteúdo programático sugerido para compreensão do fenômeno a ser estudado: A distribuição da população, da riqueza e da pobreza no mundo. Subtemas: Produção, concentração de renda e fome; Acesso aos bens produzidos.
Base teórica: Divisão internacional do trabalho; Relação entre fome e capitalismo; Concentração da riqueza; O papel da UNU.
A análise do mapa disposto na sequência facilita a visualização dos alunos e a explicação do professor.
Fonte:O mapa da fome. Infográfico. Acesso em 22/jan/2013.
Disponível em http://documents.wfp.org/stellent/groups/public/documents/communications/wfp229328.pdf
Atividade sugerida para a 3ª série do ensino médio.
- A professora fará a apresentação do tema aos alunos e explicará a base teórica;
- Em grupo de 5 alunos os temas serão pesquisados e apresentados à sala, em forma de slide, vídeo ou dramatização;
- Os temas serão distribuídos por sorteio;
- O desenvolvimento do trabalho seguirá a estrutura de um pré-projeto de pesquisa: tema, título, justificativa, problematização, objetivo, hipótese, metodologia, cronograma, referências bibliográficas;
- Fontes de pesquisa: livro didático, atlas geográfico, sites, jornais impressos, revistas etc.
- O resultado final será apresentado em forma de relatório de pesquisa.
Estrutura de um pré-projeto de pesquisa
Tema: Visão genérica do assunto. Neste caso, o tema é indicado pelo professor. título: Demonstra o recorte temático feito pelo grupo de alunos, sintetizando o enfoque priorizado. Justificativa:A relevância do assunto a ser tratado. Objetivos: O que o grupo pretende realizar com a investigação proposta. Hipóteses: Ideia inicial sobre o assunto. Metodologia: Como será desenvolvido o trabalho. Cronograma: Organização do tempo e das ações. Referências: Fontes de pesquisa utilizadas. |
Temas para pesquisa em grupo:
Subtemas |
Ilustrações |
Títulos |
1 | Adam Smith e a riqueza das nações: há atualidade em suas ideias? | |
2 |
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ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: o que é e para que serve?
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3 |
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A FAO na questão alimentar internacional: ela está em nosso cotidiano? |
4 |
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Minha cidade (cidade onde está localizada a escola ou de origem dos alunos), o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e a segurança alimentar: um estudo de caso. Qual é a importância do lugar? |
5 |
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A fome e os estoques internacionais de alimentos. Há conflito entre os artigos 170 e 184 da Constituição Federal de 1988? |
6 |
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José Graziano da Silva: do programa Fome Zero à diretoria internacional da FAO. Como um brasileiro chegou lá?
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7 |
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Agricultura familiar X agronegócio: o caso brasileiro. Como se explica essa dualidade?
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8 |
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Movimentos sociais de direito à terra e à alimentação: o caso do MST. Cidadania ou barbárie na luta pela terra?
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Observação: O tema 4 sugere uma investigação sobre a condição local relacionada à fome e à segurança alimentar. No site www.portalodm.com.br, no espaço Sistemas de indicadores municipais on-line, é possível encontrar informações sobre essa temática nos municípios brasileiros.
Fonte: www.portalodm.com.br. Acesso em janeiro de 2013.
Outra opção é a consulta ao site da prefeitura municipal local, onde geralmente estão disponibilizados informações e endereços de órgãos, departamentos ou entidades afins.
Cronograma (2 aulas por semana)1ª semana: Apresentação e orientação sobre o trabalho a ser desenvolvido. Sorteio dos temas. Início das pesquisas, com continuidade em casa; 2ª semana: Embasamento teórico (feito pela professora); 3ª semana: Uso do tempo para acertos finais dos trabalhos, pelos membros do grupo; 4ª semana: Apresentação de 4 grupos (slides, videoclips, dramatizações etc). Solicitação de redação de um texto dissertativo, por grupo, sobre a temática desenvolvida. Ao final das apresentações deve ser promovido um debate para melhor socialização das informações relatadas; 5ª semana: Apresentação oral de 4 grupos. Entrega dos textos dissertativos (até 2 laudas), sintetizando o aprendizado do grupo com as pesquisas sobre o subtema sorteado e desenvolvido. Solicitação da professora para que cada aluno encontre uma questão de vestibular, ENEM ou concurso público referente ao subtema em estudo. Essas questões devem ser enviadas a dois alunos voluntários para que identifiquem aquelas repetidas e façam um arquivo com as restantes para envio eletrônico à professora, com os referidos gabaritos. 6ª semana: Devolução das sínteses, com as devidas observações para refação. Comentários da professora sobre algumas questões relevantes surgidas durante o desenvolvimento do trabalho e apresentações dos grupos. Estas sínteses comporão o relatório final a ser elaborado pelos alunos. 7ª semana: Resolução de algumas questões enviadas pelos alunos e pré-selecionadas pela professora, reforçando conceitos ou aspectos relevantes. O banco de questões será utilizado para elaboração de uma parte da prova institucional, se ela for obrigatória pela coordenação pedagógica da escola. Orientação para a elaboração de um relatório de pesquisa, que será apresentado na semana seguinte. 8ª semana: Recolhimento dos relatórios de pesquisa e comentários individualizados aos grupos sobre os mesmos. |
Relatório de pesquisaUm relatório de pesquisa deve ser organizado de modo a citar a atividade proposta, as fontes, os procedimentos, o cronograma, as principais informações coletadas e as conclusões do grupo sobre o tema pesquisado. Trata-se de um texto narrativo-dissertativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Orientações básicas de como elaborar um relatório de pesquisa podem ser encontradas em http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf |
Agricultura familiar, PRONAF: www.mda.gov.br
Constituição Federal Brasileira, art. 170 e 184. www.planalto.gov.br
Dez novos caminhos para a produção responsável e o consumo consciente: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/12_12_19_decalogo_akatu_final.pdf
Divisão internacional do trabalho: http://geoincognita.blogspot.com.br/2012/04/divisao-internacional-do-trabalho-dit.html
Fome. http://www.infoescola.com/sociologia/fome/
Fome no Brasil. http://www.brasilescola.com/brasil/fome-no-brasil.htm
Informações sobre a temática agrária brasileira: http://www2.fct.unesp.br/nera/index.php
Matriz de referência para o ENEM:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM: www.pnud.org.br/ODM
O mapa da fome. http://documents.wfp.org/stellent/groups/public/documents/communications/wfp229328.pdf
O problema da fome no capitalismo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42338
ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal.
OBS: O artigo ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal remete aos anais de um Congresso de Geografia. Todavia, a página, às vezes fica fora do ar e se isso acontecer, volte a tentar mais tarde. Um outro caminho para acesso ao artigo pode ser obtido no site do Congresso: http://www.eng2012.org.br/edp/edps-validos-educacao
AM- Programa Alimentar Mundial. http://www.wfp.org/
Projeções do agronegócio brasileiro: www.mapa.gov.br
Site do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Brasil: www.mds.gov.br
Envolvimento nas atividades propostas; apresentações orais (slide, conteúdo e comunicação oral); texto dissertativo (síntese da temática estudada); resumo acadêmico; garimpagem e resolução de questões relacionadas ao tema em diferentes situações: ENEM, vestibulares e concursos.
Quatro estrelas 2 classificações
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18/05/2014
Cinco estrelasÓtima aula. Professora nota 1000!
02/10/2013
Quatro estrelassou aposentada (ex bancária) e estou em busca de conhecimento, creio que encontrei um caminho aqui. gostei muito dessa aula e vou pesquisar os subtemas