23/08/2012
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
A partir das atividades de pesquisa desenvolvidas nesta aula, o aluno poderá:
Compreender as principais razões relacionadas ao problema da fome no mundo atual.
Identificar a relação existente entre a fome e a configuração estrutural do sistema capitalista.
Refletir sobre os principais impactos sociais, políticos e econômicos da fome no mundo e, particularmente, no Brasil.
Não é necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios sobre a temática.
A pesquisa tem o objetivo de estimular os alunos para uma reflexão acerca das seguintes questões: por que existe fome no mundo? Por que tantas pessoas morrem diariamente por razões relacionadas à fome? O problema está na produção de alimentos, nas políticas sociais, nos fatores ambientais e/ou naturais, nas questões estruturais? Quais as principais causas da fome no mundo? E no Brasil, particularmente, quais são as principais razões? Quais os impactos sociais, políticos e econômicos da fome no mundo? Para a realização da pesquisa os alunos serão orientados a selecionar e analisar diversas fontes, oficiais e não oficiais, para que possam buscar respostas às questões propostas e definir ações a partir das mesmas.
Inicie as atividades propondo aos alunos a leitura atenta do poema O bicho, de Manuel Bandeira:
O bicho Vi ontem um bicho Quando achava alguma coisa; O bicho não era um cão, O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947 |
Roteiro para leitura e interpretação do poema:
a. Peça aos alunos que façam a leitura do poema em voz alta. Inicialmente, a leitura pode ser feita por um aluno que espontaneamente se disponha a ler para os colegas. Depois, proponha que todos juntos façam a leitura.
b. Oriente os alunos para que representem a ideia central do poema em forma de desenho. Os desenhos devem circular entre os alunos.
c. Proponha a interpretação de cada estrofe do poema, chamando a atenção para a frase final do poeta: "O bicho, meu Deus, era um homem". Qual o sentimento demonstrado pelo poeta nesta frase? Como ela se relaciona ao que foi dito anteriormente?
d. Pergunte aos alunos se a situação representada no poema é possível na realidade vivenciada por eles e/ou se já tiveram informação/contato com situação parecida.
e. Aproveite a oportunidade do trabalho para falar um pouco aos alunos a respeito do poeta Manuel bandeira, sua vida e obra.
f. Pergunte aos alunos: se você pudesse resumir a situação representada no poema em uma palavra, qual seria? Recolha as palavras sugeridas pelos alunos e faça um painel com as mesmas na sala de aula. Com certeza muitos deles falarão uma palavra fundamental para os objetivos desta aula: FOME.
Ao final da atividade desenvolvida no item I, proponha aos alunos que aprofundem as suas reflexões sobre o problema da fome no capitalismo a partir do desenvolvimento de uma pesquisa sobre o tema. Inicialmente, converse com os alunos sobre como se elabora um projeto de pesquisa e os itens que ele deve apresentar:
O problema da fome no capitalismo
A partir do desenvolvimento da pesquisa, com maior clareza a respeito do assunto abordado, os alunos poderão elaborar um título mais original, condizente com o objeto central de investigação, no âmbito do tema geral.
Por que queremos fazer uma pesquisa sobre o tema/assunto escolhido? Quais razões explicam a escolha do tema? É uma pesquisa relevante? A pesquisa pode trazer contribuições? Quais? Partindo dessas indagações os alunos devem elaborar a justificativa para a realização da pesquisa.
Inicie as atividades sobre o tema explicando aos alunos que, para definir os objetivos da pesquisa, é preciso ter clareza do que queremos saber a respeito do tema. Quais perguntas/questões os alunos querem responder a partir da pesquisa? Lembre a eles que uma verdadeira questão de pesquisa exige que o pesquisador selecione e interprete diversas fontes, aprofunde seus estudos lendo uma bibliografia sobre o assunto, fazendo entrevistas quando necessário, analisando cuidadosamente todo o material selecionado. Não basta uma consulta rápida a um sistema de busca na internet!
Incentive os alunos a levantarem questões suscitadas no desenvolvimento da primeira atividade, a respeito do problema da fome no mundo. Quando os próprios alunos são incentivados a criarem as questões de pesquisa, o tema investigado passa a ter uma maior relevância e significado para eles. O professor poderá colaborar nesse processo, orientando os alunos a definirem as suas questões a partir de eixos fundamentais relativos ao tema geral, como por exemplo:
1. As principais razões relacionadas ao problema da fome no mundo atual.
2. A relação entre a fome e a configuração estrutural do sistema capitalista.
3.Os principais impactos sociais, políticos e econômicos da fome no mundo e, particularmente, no Brasil.
Oriente os alunos no processo de definição das fontes e dos procedimentos para a realização da pesquisa. Inicialmente, discuta com os alunos a respeito dos diferentes tipos de fontes que eles podem utilizar na pesquisa: fontes orais, escritas, imagéticas ou iconográficas, materiais, arquitetônicas.
Para auxiliar neste trabalho de rememoração dos diferentes tipos de fontes históricas, tema já discutido com os alunos em anos anteriores, proponha a consulta a links que tratam da temática, como por exemplo:
Aula "Fontes históricas: diferentes tipos": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28832
Texto "As fontes históricas": http://conviteahistoria.webnode.com.br/ahistoria/as-fontes-historicas/
Os alunos devem organizar um cronograma para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, apontando o tempo previsto para cada uma delas:
1. Elaboração do Projeto de Pesquisa 2. Levantamento das fontes e definição dos procedimentos de pesquisa 3. Análise do material selecionado a partir das questões de pesquisa 4. Escrita do texto de conclusão da pesquisa 5. Apresentação dos resultados da pesquisa |
Como atividade introdutória, proponha aos alunos a análise do Infográfico do Programa Alimentar Mundial (PAM), da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre a fome. Confira:
http://documents.wfp.org/stellent/groups/public/documents/communications/wfp229328.pdf
O Infográfico é interessante porque permite visualizar as áreas que mais sofrem o problema da fome no mundo. Embora a interpretação dos dados seja relativamente fácil, o Infográfico está em inglês. Desta forma, é importante solicitar a colaboração do professor de Inglês nesta atividade.
A partir da interpretação do recurso, oriente os alunos a sistematizarem, por escrito, as suas conclusões.
Além do Infográfico que traz um panorama mundial da fome, para que os alunos aprofundem as suas reflexões sobre o problema, proponha a leitura, interpretação e debate dos dois textos abaixo:
Principalmente os efeitos da crise econômica mundial teriam contribuído para o agravamento do problema, adverte o relatório de 2009 sobre a fome no mundo, divulgado nesta quarta-feira (14/10) em Roma pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Segundo o relatório, a quantidade de famintos em todo o planeta aumentou para 1,02 bilhão de pessoas. Este é o maior número desde 1970, informou a FAO. Em termos estatísticos, uma em cada seis pessoas no planeta não dispõe de alimentação suficiente. Em relação ao ano passado, aumentou em 100 milhões o número de pessoas que não têm o suficiente para comer. A maioria dos subnutridos e famintos vivem em países em desenvolvimento, explicou o relatório.
Link: |
"Aproximadamente 925 milhões de pessoas no mundo não comem o suficiente para serem consideradas saudáveis. Isso significa que uma em cada sete pessoas no planeta vai para a cama com fome todas as noites". (Fonte: FAO, 2012) Confira o texto na íntegra em: http://www.onu.org.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-fome-em-2012/ |
Roteiro de Atividades:
a. Oriente os alunos a procurarem termos, expressões, palavras desconhecidas e organizarem um vocabulário para esclarecimento/definição das mesmas.
b. Peça que façam anotações no caderno a respeito das ideias centrais dos dois textos.
c. Em seguida, promova um debate entre os alunos para que possam expor as suas primeiras considerações a respeito dos textos propostos.
Dinâmica - DEBATE:
I- O professor deve ser o coordenador do debate, colocando as regras para a dinâmica, fazendo a inscrição dos alunos que desejam falar, controlando o tempo das falas, levantando questões que devem ser priorizadas na discussão, intervindo se houver eventuais problemas, como alunos que fugirem da temática ou que não respeitarem a fala dos colegas, anotando questões que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da dinâmica, entre outros.
II- No decorrer do debate a participação é livre e todos os alunos podem pedir a palavra sempre que julgarem necessário. Cabe ao coordenador (professor) administrar as falas para que todos que solicitaram um tempo sejam contemplados e possam expor as suas considerações sobre o tema.
III- Ao final do debate, o coordenador deve estipular um tempo mínimo (por exemplo, 1 minuto) para que cada um dos membros participantes do debate possam expor as suas últimas considerações sobre o tema. Portanto, aqueles que falaram menos ou que não falaram nada durante o debate também terão a oportunidade de colocar as suas conclusões.
IV- Para fechar a dinâmica, o professor/coordenador apresenta as questões que anotou durante o debate, as quais necessitam de esclarecimentos, colocando as suas próprias considerações sobre o tema.
a. Incentive os alunos a reunirem fontes que relacionem o problema da fome no mundo com a configuração estrutural do sistema capitalista. Para introduzir a discussão, apresente a eles o recurso abaixo:
"O áudio apresenta brevemente a problemática em torno do desenvolvimento social no Brasil, mostrando que a má distribuição de renda é uma das causas da desigualdade social do país. O programa traz a canção "País da fome" do grupo de hip hop "Sabotage", que ilustra essa situação brasileira."
Disponível no Portal do professor, no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23067
b. Reproduza o áudio para os alunos em sala de aula e promova uma discussão a respeito de como a má distribuição de renda está relacionada à desigualdade social no capitalismo. Em seguida, proponha a interpretação da música "País da fome". As conclusões da atividade devem ser anotadas no caderno.
c. Para que a relação entre a configuração estrutural do capitalismo e a fome seja de fato compreendida e aprofundada pelos alunos, é preciso que outras leituras sejam realizadas. Confira abaixo a indicação de links para acesso a textos que poderão ser explorados na discussão da temática:
Textos:
A distribuição de renda pobreza e fome. http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-distribuicao-de-renda--a-pobreza-e-a-fome.html
Fome de dignidade. http://super.abril.com.br/alimentacao/fome-dignidade-443836.shtml
Combate à fome e à miséria – no Brasil texto bom analisa a falta de redistribuição de renda. http://www.dinamicapublica.com.br/Revista/?p=418
Roteiro para leitura dos textos:
a. Incentive os alunos a formarem grupos de leitura, onde possam trocar informações e socializar conclusões sobre o material selecionado para a pesquisa.
b. A boa leitura é fundamental no processo de pesquisa. Fontes mal lidas e interpretadas não permitem a aquisição de conceitos e o aprofundamento do tema focalizado no estudo. Desta forma é importante que os alunos:
I- Dividam as fontes que serão lidas e interpretadas por cada grupo.
II- Procurem termos, expressões, palavras desconhecidas e organizem um vocabulário para esclarecimento/definição do texto de cada fonte.
III- Façam anotações no caderno a respeito das ideias centrais das fontes trabalhadas.
IV- Discutam no grupo suas dúvidas e conclusões sobre as fontes de pesquisa selecionadas.
V- Socializem as leituras com todos os colegas da turma.
I- Os objetivos do Milênio e a questão da fome no mundo
Pergunte aos alunos:
Você já ouviu falar nos Objetivos do Milênio?
Roteiro:
1. No Laboratório de Informática, ou em sala de aula utilizando os computadores do Projeto Um computador por aluno (UCA), oriente cada aluno a acessar o seguinte link do IBGE: http://www.ibge.gov.br/7a12/especiais/objetivos_do_milenio/index.htm.
2. Na página indicada, os alunos terão contato com uma animação que explica sobre os "objetivos de desenvolvimento do milênio". Ela está dividida em duas partes:
a. Primeira Parte - INTRODUÇÃO: explicação sobre o evento "Cúpula do Milênio" promovido pela ONU em 2000 e algumas de suas deliberações.
b. Segunda Parte - CLIQUE E CONHEÇA OS OBJETIVOS: explicação dos cinco primeiros objetivos de desenvolvimento do milênio.
3. Para explorar a primeira parte (Introdução), peça aos alunos que sigam as orientações abaixo:
a. Em silêncio e individualmente, cada aluno deve fazer uma leitura atenta de cada quadro da animação, primeira parte (Introdução).
Confira, abaixo, imagens relativas à primeira parte da animação:
http://www.ibge.gov.br/7a12/especiais/objetivos_do_milenio/index.htm. Acesso em 18/07/2012
b. Após a leitura, os alunos devem registrar, por escrito, as principais informações obtidas no recurso. Sugira que as informações sejam anotadas em forma de esquema, como proposto no quadro abaixo:
4. A segunda parte do recurso traz a explicação sobre os cinco primeiros objetivos do milênio. Oriente os alunos a clicarem no primeiro objetivo:
http://www.ibge.gov.br/7a12/especiais/objetivos_do_milenio/index.htm. Acesso em 18/07/2012
5. Para explorar o 1o Objetivo, oriente os alunos a seguirem as instruções abaixo:
a. Os alunos devem fazer a leitura e interpretação das duas metas relacionadas à erradicação da pobreza e da fome no mundo, as quais foram aprovadas no evento "Cúpula do Milênio", no ano 2000. Os alunos também devem observar atentamente os mapas explicativos, os quais trazem informações sobre a situação da pobreza e da fome, evidenciando as regiões mais carentes, como no exemplo abaixo:
b. Após a observação atenta, oriente os alunos a sistematizarem, por escrito, as principais informações dos mapas apresentados em cada uma das duas metas, em forma de esquema, como no exemplo abaixo:
META 1 Reduzir para metade, entre 1990 e 2015, a proporção das pessoas cujo rendimento é menor que 1 dólar PPC por dia. |
META 2 Reduzir para metade, entre 1999 e 2015, a proporção das pessoas que sofrem de fome. |
Mapa 1: | Mapa 1: |
Mapa 2: | Mapa 2: |
Mapa 3: | Mapa 3: |
Mapa 4: | Mapa 4: |
Mapa 5: | Mapa 5: |
Mapa 6: | |
Mapa 7: |
c. Ainda com a intenção de explorar ao máximo o primeiro objetivo definido no encontro de 2000, o professor deve orientar os alunos a acessarem o site organizado pela REDE BRASIL VOLUNTARIO, no link: http://www.objetivosdomilenio.org.br/. Neste site, os alunos encontrarão informações importantes a respeito das ações, campanhas e projetos que estão sendo realizados no Brasil para o cumprimento dos 8 objetivos definidos na "Cúpula do Milênio", entre eles, o objetivo que se relaciona à questão da fome. Confira uma imagem do site:
http://www.objetivosdomilenio.org.br/ . Acesso em 01/08/2012
A pesquisa deve motivar os alunos a buscarem respostas e também estimular ações que permita aos estudantes participarem ativamente da história construída no seu bairro, na sua cidade, no seu estado e no seu país. Desta forma, a proposta é que eles reúnam informações sobre a questão da fome e da miséria em seu município.
Roteiro de Atividades:
a. Oriente os alunos, individualmente, a acessarem o Portal ODM - Acompanhamento Municipal dos Objetivos do Milênio. Confira o link:
http://www.portalodm.com.br/ Acesso em 10/08/2012
b. No espaço "Sistemas de Indicadores Municipais on-line", cada aluno deve selecionar o Estado e o Município onde vive e clicar em acessar.
c. Ao acessar, o aluno poderá escolher um dos seguintes itens apresentados: Perfil, 1. Acabar com a fome e a miséria, 2. Educação Básica de Qualidade para todos, 3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher, 4. Reduzir a mortalidade infantil, 5. Melhorar a saúde das gestantes, 6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças, 7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, 8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento:
d. Ao fazer a escolha, o aluno terá acesso aos dados relativos ao tema escolhido. No caso do tema central da pesquisa, ao escolher o item 1, o aluno terá acesso às seguintes informações relacionadas ao tema da fome e da miséria:
e. Os dados encontrados para o seu município devem ser organizados em um aplicativo do computador que estarão utilizando. Em seguida, os alunos devem escolher outros municípios para que possam comparar os dados, segundo critérios definidos por eles mesmos, os quais podem ser, por exemplo:
f. Após a captura das informações dos municípios selecionados, os alunos podem pedir a orientação do professor de Matemática para tabular os dados relacionados aos seguintes itens: Proporção de moradores abaixo da linha da pobreza e indigência – 2010, Percentual da renda apropriada pelos 20% mais pobres e 20% mais ricos da população – 2000, Proporção de crianças menores de 2 anos desnutridas - 1999-2011. Para tabular os dados, existem gráficos de diferentes tipos: de colunas, de barras, de setores ou pizza, de linha etc. Com a orientação do professor, os alunos podem escolher o modelo mais adequado. Confira alguns exemplos:
g. Outras possibilidades de organização dos dados podem ser discutidas e apresentadas pelos alunos, sob a orientação do professor.
h. O professor deve orientar os alunos para que, após as apresentações dos gráficos às turmas, discutam os resultados e sistematizem as suas conclusões, por escrito.
a. A proposta é a realização de um seminário, a partir do qual os alunos possam aprofundar as suas reflexões e socializar as suas conclusões com os colegas, a respeito do tema estudado.
b. Os alunos devem ser divididos em grupos para que possam apresentar e discutir as ideias centrais dos textos, buscando responder as questões de pesquisa formuladas no início do processo de investigação.
c. Cada grupo deverá preparar a apresentação para o restante da turma e poderá utilizar o aplicativo de apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual terá acesso.
d. Os alunos devem procurar solucionar possíveis dúvidas em relação ao conteúdo das fontes pesquisadas com o professor, antes da realização do Seminário.
e. Na organização da apresentação por meio da produção de slides, cada grupo poderá elaborar gráficos, tabelas, quadros e utilizar dados numéricos e/ou estatísticos, além de áudio, vídeos, etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclusões do grupo, ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se recursos e procedimentos variados forem utilizados.
f. É fundamental que durante a apresentação de cada grupo seja reservado um tempo para que os demais colegas levantem questões e considerações acerca das ideias apresentadas.
g. Cada grupo poderá enviar a apresentação produzida para o email do professor e dos colegas, para que seja salva em arquivo de computador e acessada sempre que necessário.
1. Oriente os alunos a elaborarem um relatório de pesquisa no qual organizem as fontes, os procedimentos, os dados e as conclusões sobre o tema pesquisado.
a. Os alunos devem descrever as atividades desenvolvidas durante a pesquisa, o que inclui o passo a passo para a elaboração do projeto e, por conseguinte, a definição dos procedimentos de pesquisa e as conclusões obtidas durante a análise e discussão das fontes. É importante que os alunos apresentem no Relatório as suas conclusões sobre as questões de pesquisa.
b. O texto deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.
c. Para auxiliar os alunos na organização do Relatório de Pesquisa, sugira a seguinte leitura: RELATÓRIO DE PESQUISA: O QUE É E COMO SE FAZ.
http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf
Atenção: nesta etapa de elaboração do Relatório de Pesquisa é importante contar com a colaboração do professor de Português, o qual poderá orientar os alunos na redação do texto final.
d. Os relatórios devem ser individuais e podem ser digitalizados para que possam circular entre os alunos. Caso haja possibilidade, os próprios alunos podem selecionar um ou mais relatórios para publicar no jornal da escola.
e.Para a apresentação dos resultados de pesquisa, o professor deve definir uma data e um espaço para que os alunos façam uma COMUNICAÇÃO aos colegas, expondo as suas conclusões sobre a pesquisa realizada.
Nome | Tipo |
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País da fome [Canta cantos] | Áudio |
Fome. http://www.infoescola.com/sociologia/fome/
Fome no Brasil. http://www.brasilescola.com/brasil/fome-no-brasil.htm .
Site do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Brasil. http://www.mds.gov.br/
PAM - Programa Alimentar Mundial. http://www.wfp.org/
Aula: "Você tem fome de quê?" - Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=615
Aula: "Ilha das Flores". http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26976
Aula: "Ilha das Flores: debatendo questões sociais no curta metragem". http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25427.
Áudio. Erradicação da pobreza e da fome. Disponível no Portal do Professor, no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=340
Todos os links foram acessados em 10/08/2012.
A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa do trabalho de pesquisa, a partir das atividades desenvolvidas e dos recursos utilizados: atividades de interpretação de artigos, músicas, mapas e infográficos; debates, elaboração de gráficos, relatório de pesquisa, entre outros. A avaliação deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos na pesquisa foram efetivamente alcançados pelos alunos.
Cinco estrelas 2 classificações
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17/09/2014
Cinco estrelasMuito boa!
29/08/2012
Cinco estrelasAs orientações são ótimas e sei que serão uteis para muitas aulas sobre o assunto.