Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Você tem fome de quê?" - Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais

 

27/10/2011

Autor e Coautor(es)
Luzani Cardoso Barros
imagem do usuário

DIANOPOLIS - TO NTE - DIANOPOLIS

Professoras ÂNGELA, LUZANI

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Analisar as causas e consequências do problema da fome sob diversos pontos de vista (político, ético, social etc). - Posicionar-se diante do problema sob o ponto de vista social, econômico, político e outros, assumindo a responsabilidade individual e cobrando a responsabilidade de governantes e outros que possuem mecanismos institucionais capazes de transformação das condições desumanas ora vivenciadas. - Identificar questões locais adotando atitudes favoráveis a sua resolução.

Duração das atividades
5h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Modelos econômicos de produção:

  • definição de modelo econômico;
  • como se caracteriza cada um dos modelos econômicos (feudalismo, socialismo e capitalismo) quanto às classes sociais; formas de trabalho; distribuição dos bens produzidos; acesso à educação e outros benefícios sociais.

.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

- Pesquisa no laboratório de informática: em duplas ou grupos os alunos vão realizar pesquisa prévia sobre os temas indicados (feudalismo, socialismo e capitalismo);

- Orientação prévia da pesquisa e verificação do cumprimento das regras a sere m seguidas para atividades no LABIN (Laboratório de Informática).

- Divida os alunos em grupos com quatro (04) ou se a sua escola dispõe de laboratório bem equipado será interessante se cada aluno estiver , individualmente, fazendo sua própria pesquisa;

- Roteiro de orientação para os alunos utilizarem no momento da pesquisa;

  • Quanto aos Modos de Produção feudal, socialista e capitalista pesquise:
  1. Relações de trabalho (como acontece; de que forma o trabalhador é remunerado; há exploração do trabalhador?).
  2. Propriedade dos fatores de produção (de quem são a terra e os instrumentos de produção?)
  3. Há produção de excedente nesse modo de produção? Como isso ocorre? Que consequências tem para o trabalhador e para o patrão?
  4. Como a sociedade está organizada em cada um dos modos de produção pesquisados?
  5. Há relação entre o modo de produção e a organização da sociedade?
  6. Identifique em que lugares do mundo existiram ou estão em prática os modos de produção estudados.
  7. Descreva como, em cada um dos modos de produção, as pessoas são assistidas quanto a: saúde, educação, segurança, alimentação, emprego e outros questões sociais.
  8. A partir da pesquisa explique qual o modo de produção vivenciado no Brasil e quais as consequências do mesmo para a sociedade brasileira.
  9. Para o grupo, qual o modo de produção que mais se adequaria a uma sociedade menos desigual socialmente? Ou indiquem uma alternativa viável para uma organização social que se caracterizasse pelo equilíbrio social. Explique a sua resposta.
  10. Organizem uma apresentação das conclusões obtidas pelo grupo durante a pesquisa, para ser realizada na sala de aula, utilizando uma das sugestões seguintes: utilização de um editor de apresentação (impress, power point, movie maker ou outro); uso de um filme pesquisado em alguns dos sites indicados; uso de um esquema ou mapa conceitual com as conclusões do grupo.

Sites apresentados previamente aos alunos (para que os grupos pesquisem em fontes distintas):

http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-producao

 

 

http://www.portaldaeconomia.com.br/artigos/socialismo-capitalismo/ocapitalismo_fim.html

 

http://www.slideshare.net/camos72/karl-marx-e-a-histria-da-explorao-atualizado

http://www.slideshare.net/demetriosobrinho/modos-de-produo

 

http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/a-formacao-sociologia.htm

 

Atividade 2

- Estudo de textos pelos grupos de alunos em sala de aula cujo tema sejam os clássicos da sociologia, para que os alunos compreendam o porquê de determinadas formas de pensar e agir observadas hoje, relacionando assim a teoria à prática vivenciada.

- Discussão com os alunos sobre a pesquisa e sistematização das definições estudadas em sala de aula por todo o grupo, com a mediação docente.

Referências(textos):

- Textos:

- Jornal Mundo Jovem: http://www.mundojovem.pucrs.br/entrevista-02-2010.php

-ARANHA, Maria Lúcia A. Filosofando.: http://textosfilo.blogspot.com/2008/09/o-consumo-alienado.html

   http://pt.wikibooks.org/wiki/Sociologia_no_Ensino_M%C3%A9dio/Propostas_tem%C3%A1ticas/Rela%C3%A7%C3%A3o_indiv%C3%ADduo_e_sociedade

  - Referência para fundamentação do PROFESSOR.

- Os textos, que contêm conteúdos distintos, serão lidos por pequenos grupos (no máximo de quatro componentes) e para estimular essa atividade, os grupos deverão socializar a ideia central para o restante da turma (essa atividade faz com que os alunos realmente leiam e compreendam, já que precisam comunicar seu conhecimento a outrem).

- os alunos assistirão ao filme com a orientação de observarem atentamente os aspectos abordados no filme que já tenham sido objeto de estudo nas aulas;

Atividade 3:

-Exibição do filme "Amor sem fronteiras"  - http://www.baixefilmesgratis.org/2010/02/download-filme-amor-sem-fronteiras-dublado.html;

Outros filmes sugeridos:

* Fome no mundo! Será se isso acabará? - http://www.youtube.com/watch?v=Hwu1floRDmk

*Tá Chovendo Hamburger - http://www.baixeaquigratis.net/download-filme-ta-chovendo-hamburger-dublado

 

-Técnica para exploração do filme: GVGO -  grupo de verbalização e grupo de observação: a classe será dividida em dois grupos com funções definidas (um grupo irá verbalizar e outro observar, anotando); após 20 min. os papéis se invertem, para que todos tenham a oportunidade de participar;

-Discussão sobre os conhecimentos adquiridos com os estudos e a dinâmica, e complementação do docente, ampliando a visão dos educandos para aspectos que tenham sido omitidos e ressaltando a importância de se estudar a teoria para melhor compreensão das relações humanas e adoção de determinado modelo econômico.

Exibição do vídeo sobre a fome no Brasil:

http://www.brasilescola.com/geografia/a-fome-no-mundo-atual.htm

Reflexões sobre o vídeo:

  • semelhanças e diferenças entre o filme e as informações  contidas no site;
  • quais os objetivos de cada um?
  • a forma de comunicar a questão da fome cumpriu melhor o seu papel em algum dos materiais? Por quê? Explique.

Divisão da turma em equipes de quatro (04) alunos para analisarem o problema da fome na perspectiva local. Os grupos poderão aprofundar sua pesquisa em dados da realidade e apresentar de forma expressiva (com música, dramatização, painel com imagens etc).

Apresentação de alguns dados sobre a fome (após as apresentações dos alunos) disponíveis no link abaixo (do Portal do Professor):

http://www.ecodebate.com.br/2009/10/15/relatorio-da-onu-adverte-que-seculo-21-podera-ser-seculo-da-fome/

Conclusão:

Após as apresentações, discussão sobre o que aprenderam com o estudo da temática, se houve alguma modificação na maneira de ver e agir no mundo e que proposta de ação consideram viável para, se não resolver, pelo menos amenizar as graves questões sociais que assolam o nosso País e o mundo.

Recursos Complementares

-Livros e revistas da biblioteca. -Computadores do LABIN. -Xérox dos textos pesquisados. -DVD e TV. -Data show.

Avaliação

- Roda reflexiva para análise dos pontos comuns e divergentes observados nas apresentações dos grupos.

- Leitura dos relatórios produzidos verificando a coerência entre as discussões e os estudos teóricos realizados.

- Avaliação oral das atividades desenvolvidas e aprendizagens proporcionadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Elisete, DRE , Tocantins - disse:
    er.cabrinha@yahoo.com.br

    08/11/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns está aula é muito interessante! Gostei e vou adaptá-la para os pequeninos.Posso?


  • Maria Gorete R. Vieira, Escola Estadual Prof Mª Escolástica P. Brito , Tocantins - disse:
    mgrv10@hotmail.com

    02/11/2011

    Quatro estrelas

    A aula proposta oferece uma possibilidade de reflexão de mundo confrontando períodos históricos com a atualidade e gerar bons debates e uma aprendizagem signifiativa. Sucesso!


  • Claudia Andrade, CEM Professor Florencio Aires , Tocantins - disse:
    claudiaacruz3@hotmail.com

    01/11/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sua aula, além de rica, muito bem explicativa, o aluno terá condições de buscar o conhecimento sobre o assunto atraves dos varios questionamentos/perguntas sugeridas por vc. Parabéns pela sua contribuição


  • Marília, DRE , Tocantins - disse:
    mariliaampovoa@hotmail.com

    29/10/2011

    Cinco estrelas

    Ótimo o material, recomendo a professores que desejam trabalhar de forma crítica e produtiva. Parabéns meninas!


  • Waner Gonçalves Lima, IBAMA , Minas Gerais - disse:
    wanerglima@gmail.com

    27/10/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula. Certamente os alunos terão amplo material e oportunidades para refletir sobre os diferentes modos de produção e as diferenças sociais.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.