27/10/2011
Professoras ÂNGELA, LUZANI
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
- Analisar as causas e consequências do problema da fome sob diversos pontos de vista (político, ético, social etc). - Posicionar-se diante do problema sob o ponto de vista social, econômico, político e outros, assumindo a responsabilidade individual e cobrando a responsabilidade de governantes e outros que possuem mecanismos institucionais capazes de transformação das condições desumanas ora vivenciadas. - Identificar questões locais adotando atitudes favoráveis a sua resolução.
Modelos econômicos de produção:
.
Atividade 1:
- Pesquisa no laboratório de informática: em duplas ou grupos os alunos vão realizar pesquisa prévia sobre os temas indicados (feudalismo, socialismo e capitalismo);
- Orientação prévia da pesquisa e verificação do cumprimento das regras a sere m seguidas para atividades no LABIN (Laboratório de Informática).
- Divida os alunos em grupos com quatro (04) ou se a sua escola dispõe de laboratório bem equipado será interessante se cada aluno estiver , individualmente, fazendo sua própria pesquisa;
- Roteiro de orientação para os alunos utilizarem no momento da pesquisa;
Sites apresentados previamente aos alunos (para que os grupos pesquisem em fontes distintas):
http://www.coladaweb.com/economia/modos-de-producao
http://www.portaldaeconomia.com.br/artigos/socialismo-capitalismo/ocapitalismo_fim.html
http://www.slideshare.net/camos72/karl-marx-e-a-histria-da-explorao-atualizado
http://www.slideshare.net/demetriosobrinho/modos-de-produo
http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/a-formacao-sociologia.htm
Atividade 2
- Estudo de textos pelos grupos de alunos em sala de aula cujo tema sejam os clássicos da sociologia, para que os alunos compreendam o porquê de determinadas formas de pensar e agir observadas hoje, relacionando assim a teoria à prática vivenciada.
- Discussão com os alunos sobre a pesquisa e sistematização das definições estudadas em sala de aula por todo o grupo, com a mediação docente.
Referências(textos):
- Textos:
- Jornal Mundo Jovem: http://www.mundojovem.pucrs.br/entrevista-02-2010.php
-ARANHA, Maria Lúcia A. Filosofando.: http://textosfilo.blogspot.com/2008/09/o-consumo-alienado.html
http://pt.wikibooks.org/wiki/Sociologia_no_Ensino_M%C3%A9dio/Propostas_tem%C3%A1ticas/Rela%C3%A7%C3%A3o_indiv%C3%ADduo_e_sociedade
- Referência para fundamentação do PROFESSOR.
- Os textos, que contêm conteúdos distintos, serão lidos por pequenos grupos (no máximo de quatro componentes) e para estimular essa atividade, os grupos deverão socializar a ideia central para o restante da turma (essa atividade faz com que os alunos realmente leiam e compreendam, já que precisam comunicar seu conhecimento a outrem).
- os alunos assistirão ao filme com a orientação de observarem atentamente os aspectos abordados no filme que já tenham sido objeto de estudo nas aulas;
Atividade 3:
-Exibição do filme "Amor sem fronteiras" - http://www.baixefilmesgratis.org/2010/02/download-filme-amor-sem-fronteiras-dublado.html;
Outros filmes sugeridos:
* Fome no mundo! Será se isso acabará? - http://www.youtube.com/watch?v=Hwu1floRDmk
*Tá Chovendo Hamburger - http://www.baixeaquigratis.net/download-filme-ta-chovendo-hamburger-dublado
-Técnica para exploração do filme: GVGO - grupo de verbalização e grupo de observação: a classe será dividida em dois grupos com funções definidas (um grupo irá verbalizar e outro observar, anotando); após 20 min. os papéis se invertem, para que todos tenham a oportunidade de participar;
-Discussão sobre os conhecimentos adquiridos com os estudos e a dinâmica, e complementação do docente, ampliando a visão dos educandos para aspectos que tenham sido omitidos e ressaltando a importância de se estudar a teoria para melhor compreensão das relações humanas e adoção de determinado modelo econômico.
Exibição do vídeo sobre a fome no Brasil:
http://www.brasilescola.com/geografia/a-fome-no-mundo-atual.htm
Reflexões sobre o vídeo:
Divisão da turma em equipes de quatro (04) alunos para analisarem o problema da fome na perspectiva local. Os grupos poderão aprofundar sua pesquisa em dados da realidade e apresentar de forma expressiva (com música, dramatização, painel com imagens etc).
Apresentação de alguns dados sobre a fome (após as apresentações dos alunos) disponíveis no link abaixo (do Portal do Professor):
Conclusão:
Após as apresentações, discussão sobre o que aprenderam com o estudo da temática, se houve alguma modificação na maneira de ver e agir no mundo e que proposta de ação consideram viável para, se não resolver, pelo menos amenizar as graves questões sociais que assolam o nosso País e o mundo.
-Livros e revistas da biblioteca. -Computadores do LABIN. -Xérox dos textos pesquisados. -DVD e TV. -Data show.
- Roda reflexiva para análise dos pontos comuns e divergentes observados nas apresentações dos grupos.
- Leitura dos relatórios produzidos verificando a coerência entre as discussões e os estudos teóricos realizados.
- Avaliação oral das atividades desenvolvidas e aprendizagens proporcionadas.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/11/2011
Quatro estrelasParabéns está aula é muito interessante! Gostei e vou adaptá-la para os pequeninos.Posso?
02/11/2011
Quatro estrelasA aula proposta oferece uma possibilidade de reflexão de mundo confrontando períodos históricos com a atualidade e gerar bons debates e uma aprendizagem signifiativa. Sucesso!
01/11/2011
Quatro estrelasGostei muito da sua aula, além de rica, muito bem explicativa, o aluno terá condições de buscar o conhecimento sobre o assunto atraves dos varios questionamentos/perguntas sugeridas por vc. Parabéns pela sua contribuição
29/10/2011
Cinco estrelasÓtimo o material, recomendo a professores que desejam trabalhar de forma crítica e produtiva. Parabéns meninas!
27/10/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula. Certamente os alunos terão amplo material e oportunidades para refletir sobre os diferentes modos de produção e as diferenças sociais.