19/12/2012
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Francisco Borges Camilo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
• Definir as propriedades gerais do carbono;
• Distinguir e conhecer as estruturas orgânicas;
• Recordar nomeação de estruturas orgânicas;
• Descrever as funções orgânicas;
• Conhecer os materiais desenvolvidos a partir das propriedades do átomo de carbono: polímeros e nanotubos de carbono.
- Ligações químicas, distribuição de elétrons e orbitais;
- Funções químicas;
- Reações químicas;
- Conhecer as teorias de origem da vida.
PREPARAÇÃO PARA A AULA
Para a realização das atividades, será criado um blog para a turma.
Como criar um Blog?
O professor deverá criar um blog com o auxílio dos alunos, utilizando o projetor data-show para que todos possam visualizar a tela do computador e opinar na criação da página do Blog. Os seguintes endereços eletrônicos apresentam orientações para a criação de um Blog: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA ou http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf.
É importante conscientizar os alunos acerca da linguagem a ser utilizada em uma página na internet, principalmente no que diz respeito à clareza e a objetividade, lembrando-os, ainda, do “alcance” que os escritos deles poderão ter através de um blog.
Sugere-se que o professor acompanhe os comentários postados no Blog com o objetivo de interferir no momento que julgar adequado durante o desenvolvimento das atividades que envolvem esse recurso.
1. PREPARAÇÃO DO AMBIENTE
Esta atividade será desenvolvida no LIE, na sala de aula e em espaços extrassala. Serão necessários caneta, caderno, projetor data-show, e o LIE deverá contar com acesso a internet para a produção e compartilhamento do material a ser produzido pelos discentes no blog.
Deverão ser acordadas entre professor e alunos as seguintes regras:
2. INSTRUÇÕES INICIAIS
Nesta atividade será utilizado o objeto educacional Aí tem química – Química orgânica – Química do carbono, que é um vídeo com duração de 12 minutos e 25 segundos. Este recurso apresenta abordagem superficial sobre cadeias carbônicas, suas representações estruturais planas e o modelo pau e bola (3 dimensões). O recurso também mostra a química orgânica no cotidiano e a tipologia das ligações que o carbono pode fazer. O vídeo está disponível para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais através do link http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12048 (ver figura 1).
Figura 1: Cena retirada do Objeto Educacional Aí tem química – Química orgânica – Química do carbono.
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12048.
Observação: para a visualização deste vídeo é necessário que o computador possua o programa Media Player Classic.
3. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Inicialmente, o professor deverá propor aos alunos os seguintes questionamentos:
·Por que a química precisa dividir-se em sub-áreas?
·Por que utilizamos o termo “Química Orgânica” se estudamos nesta apenas os compostos carbônicos?
·O que é o carbono?
·Qual a importância do carbono para a existência da vida?
·Como o carbono se comporta dentro das ligações químicas?
A princípio, o professor fará estes questionamentos sem se preocupar em obter respostas fundamentadas dos alunos, pois este é um momento de motivação para o tema abordado na aula. Em seguida, o docente organizará a turma em cinco equipes e sorteará entre estas os temas que serão abordados posteriormente. Após esse momento, os alunos assistirão ao vídeo Aí tem química – Química orgânica – Química do carbono.
3.1. Luz, câmera, filmando!
Após a exibição do recurso educacional, cada equipe pesquisará nos sites sugeridos abaixo os seus respectivos temas e, a partir do conteúdo abordado no vídeo e da pesquisa, irão elaborar um filme abordando o tema, com a participação de todos ou do maior número possível de integrantes na filmagem, conforme as habilidades de cada aluno para a construção desse material. Para o momento da sistematização, os grupos deverão escolher os aspectos mais curiosos ou interessantes que encontraram durante a pesquisa e anotarem em um papel, de maneira que um grupo não saiba os aspectos interessantes a serem ressaltados por outro grupo.
Seguem agora os temas para cada equipe e as sugestões de links para a pesquisa:
a) A origem da Química Orgânica:
História da química orgânica
http://www.algosobre.com.br/quimica/historia-da-quimica-organica.html
A origem da química orgânica
http://quimicanaoedificil.webnode.com.br/news/a%20origem%20da%20quimica%20org%C3%A2nica/
Histórico da química orgânica
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/historico-da-quimica-organica.html
História da química orgânica
http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=1925&idC=38421#
Carbono, um elemento muito especial
http://www.edicoessm.com.br/backend/public/recursos/Reproducao_SP_Quimica_3_unidade_1_capitulo_1.pdf
Orientação: o grupo deverá abordar a origem e a história da química orgânica.
b) A Química Orgânica hoje e a Química e suas especialidades:
Química orgânica do século XXI
http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-organica-seculo-xxi.htm
Química orgânica
http://www.alunosonline.com.br/quimica/quimica-organica.html
Substâncias Naturais Orgânicas e Inorgânicas
http://www.brasilescola.com/quimica/substancias-naturais.htm
Divisões da Química - A Química e suas especialidades
http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/intro/dvquimica
Química Orgânica: presente nos alimentos
http://quimicanoceat.flogbrasil.terra.com.br/foto16939530.html
Substâncias orgânicas
https://sites.google.com/site/amigodomagrao/17-1
Utilidade da Química Orgânica
http://www.soq.com.br/conteudos/em/introducaoquimicaorganica/p1.php
Orientação: os alunos deverão abordar a química orgânica hoje, os seus usos, exemplos de compostos orgânicos e também as especialidades da química.
c) O carbono e a Química Orgânica:
Carbono
http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/pe_carbonoqo.html
Estudo do Carbono
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/estudo-carbono.htm
Classificação do carbono
http://www.brasilescola.com/quimica/classificacao-carbono.htm
Postulados de Kekulé
http://www.soq.com.br/conteudos/em/introducaoquimicaorganica/p2.php
Orientação: o grupo deverá abordar os princípios, estrutura e as características do átomo de carbono.
d) Compostos orgânicos e inorgânicos:
Química Orgânica
http://www.infoescola.com/quimica/quimica-organica/
Composto Inorgânico
http://www.infoescola.com/quimica/composto-inorganico/
Química Inorgânica
http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-inorganica.htm
Substâncias orgânicas e inorgânicas
http://portalmisto.blogspot.com.br/2010/03/substancias-organicas-e-inorganicas.html
Orientação: o grupo deverá abordar as diferenças entre os compostos orgânicos e inorgânicos, e seus exemplos.
e) Propriedades e características dos compostos orgânicos:
Características dos Compostos Orgânicos
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/caracteristicas-dos-compostos-organicos.html
Características Gerais
http://www.brasilescola.com/quimica/caracteristicas-gerais-dos-compostos-organicos.htm
Propriedades dos compostos orgânicos
http://www.infoescola.com/quimica/propriedades-dos-compostos-organicos/
Orientação: os alunos deverão abordar as principais características presentes nos compostos orgânicos.
*Todos os sites tiveram acesso em 11/novembro/2012.
3.1.1. Instruções sobre a produção dos vídeos
A produção dos vídeos deverá ser feita no LIE e em ambientes extrassala.
Os alunos deverão adicionar aos seus vídeos, imagens, ilustrações, filmagens, frases informativas e curiosidades sobre os respectivos temas. Os vídeos poderão seguir um dos três modelos sugeridos abaixo:
MODELO 1:Vídeo em formato de um documentário.
Nesse modelo, a equipe deverá contextualizar o tema em forma de um documentário. Os alunos poderão se basear nos modelos de documentários produzidos pela BBC dos Estados Unidos da América.
MODELO 2:Vídeo em formato de um telejornal.
Nesse modelo, o tema exposto deverá ser abordado como uma notícia ou reportagem. Os alunos deverão editar os vídeos inserindo um fundo musical de telejornais nacionais como, por exemplo, o “Jornal Nacional” ou “Jornal Hoje”, entre outros.
MODELO 3:Vídeo em formato de novela.
Nesse modelo, os alunos deverão explicar o tema dentro de um drama de novela. Neste estilo, deve prevalecer a narração. Os alunos poderão inserir, nos vídeos, imagens ou cenas de algumas novelas famosas que guardem relação com o tema abordado.
O professor deverá indicar esses modelos, mas deixar os alunos à vontade para criarem outros estilos para a produção dos vídeos, estimulando, assim, a criatividade da turma.
Os alunos terão o prazo de três semanas para produzirem os vídeos, que deverão ser publicados no Blog da turma. Lembrando que todas as equipes, e também o professor, deverão comentar os vídeos postados.
3.1.2. Criando os vídeos
Seguem abaixo tutoriais com as instruções necessárias para a produção e edição de vídeos:
- Windows Movie Maker para Windows:
http://www.youtube.com/watch?v=K1Q5GBXcUCk
- Kdenlive para Linux:
http://www.youtube.com/watch?v=oDm6RHZxTQA
-Kdenlive está disponível para download em: http://www.baixaki.com.br/linux/download/kdenlive.htm.
*Todos os sites tiveram acesso em 06/novembro/2012.
4. MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos buscarão desenvolver a atividade proposta.
5. DISCUSSÃO
Na sala de aula, após a publicação dos vídeos no Blog e visualização/comentário de todos os alunos, o professor deverá propor uma discussão com as seguintes perguntas:
- Quais os riscos na manipulação do carbono?
- Seria possível acabar com o carbono do planeta?
- Quais os efeitos da grande dependência do uso do carbono na sociedade atual?
Buscando responder estas questões, o professor deve gerar uma conversa com os discentes na qual ele chamará a atenção para as características dos compostos carbônicos que lhes dão importância e versatilidade, como a capacidade de gerar cadeias com ligações entre si ou mesmo a grande afinidade com um grande número de elementos químicos.
6. SISTEMATIZAÇÃO
Após a discussão, o professor deverá formalizar o conteúdo com os alunos na sala de aula. O professor deverá organizar a turma em um círculo e orientar que os alunos exponham os aspectos curiosos do seu tema em forma de pergunta.
Atenção: não poderá haver perguntas repetidas. Caso surjam dúvidas sobre alguma resposta, o professor deverá explicar/revisar o conteúdo no final.
Sugestão: o professor também poderá fazer perguntas aos alunos.
2.1 AMBIENTES E MATERIAIS
Esta atividade será desenvolvida no laboratório de informática, como também em espaços extrassala. Usaremos massinha de modelar, caneta, lápis, caderno, computadores com acesso à internet e máquina digital ou celular com câmera.
2.2. INTRODUÇÃO
Inicialmente, o professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem o que são funções orgânicas (não confundir com compostos orgânicos!) e, em caso afirmativo, solicitar que os discentes indiquem os exemplos mais comuns destes compostos no dia-a-dia. Após esse momento, o professor deverá disponibilizar a seguinte reportagem para os alunos Petróleo e derivados disponível em http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/energia/petroleo-gas-natural-e-derivados. Após a leitura da reportagem, além de conversar sobre a relevância da notícia no contexto atual, o docente deverá levantar as seguintes questões:
- Quais os derivados do petróleo?
- De que é constituído o petróleo e os seus derivados?
- Em quais funções orgânicas eles se classificam?
- Vocês conhecem as fórmulas químicas dessas funções?
Em seguida, o professor deverá convidar os alunos a observarem exemplos mais comuns de hidrocarbonetos: o petróleo e seus derivados. Os discentes deverão atentar para a quantidade de carbonos presentes nas equações químicas e como isso se relaciona à sua nomenclatura.
Para auxiliar o professor neste momento, poderá ser solicitada a visita ao site http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/composicao-dos-derivados-petroleo.htm, que trás como assunto a “Composição dos derivados do petróleo”.
Após essa conversa inicial, deverão ser formadas seis equipes, cada uma responsável por um conjunto de funções orgânicas que serão indicadas posteriormente. Nesta atividade, o docente deverá propor aos alunos uma “Gincana Virtual”. Quem tiver mais pontos será a equipe campeã!
2.3 PREPARANDO-SE PARA A “GINCANA VIRTUAL”
Todas as equipes irão pesquisar sobre o conjunto de funções e buscar responder as seguintes indagações:
Seguem as sugestões de funções orgânicas e seus respectivos sites de pesquisa:
Equipe 1: Hidrocarbonetos (Alcanos, Alcenos, Alcinos, Alcadienos, Alceninos, Cicloalcanos, Cicloalcenos).
Hidrocarbonetos
http://www.infoescola.com/quimica/o-que-sao-hidrocarbonetos/
Hidrocarbonetos
http://www.brasilescola.com/quimica/hidrocarbonetos.htm
Nomenclatura de Hidrocarbonetos cíclicos e ramificados
http://www.brasilescola.com/quimica/nomenclatura-hidrocarbonetos-ciclicos-ramificados.htm
Funções Orgânicas
http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/
Poluentes do ar
http://www.feam.br/component/content/80?task=view
Causas, efeitos e tratamento das agressões por hidrocarbonetos em animais marinhos e de estuários
Alcanos
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/alcanos.html
Equipe 2: Haleto; Álcool; Enol.
Enóis
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/enois.htm
Função Álcool
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-alcool/
Haletos orgânicos
http://www.brasilescola.com/quimica/haletos-organicos.htm
Funções Orgânicas
http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/
Haletos orgânicos
http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p24.php
Uso de haletos orgânicos em armas químicas
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/uso-haletos-organicos-armas-quimicas.htm
Estudo de alguns Haletos
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/estudo-alguns-haletos.htm
Álcool versus Gasolina
http://www.brasilescola.com/quimica/alcool-versus-gasolina.htm
Equipe 3: Fenol; Éter; Éster.
Funções Orgânicas
http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/
Função Fenol
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-fenol/
Função Éter
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-eter/
Função Éster
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-ester/
Ésteres
http://www.brasilescola.com/quimica/esteres.htm
Sobre o biodiesel
http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/biodiesel.htm
Fenóis
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/fenois.htm
Equipe 4: Aldeído; Cetona; Ácido carboxílico.
Função Aldeído
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-aldeido/
Função Cetona
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-cetona/
Funções Orgânicas
http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/
Automóveis: as armas do ar
http://super.abril.com.br/ecologia/automoveis-armas-ar-438811.shtml
Aldeídos e cetonas
http://www.qieducacao.com/2011/11/aldeidos-e-cetonas.html
Ácido Carboxílico
http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p19.php
Principais Ácidos Carboxílicos
http://www.brasilescola.com/quimica/principais-acidos-carboxilicos.htm
Ácidos Carboxílicos
http://www.infoescola.com/quimica/acidos-carboxilicos/
Equipe 5: Aminas; Amida; Nitro compostos.
Função Amida
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-amida/
Amidas
http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p23.php
Ureia
http://www.alunosonline.com.br/quimica/ureia.html
Função Amina
http://www.infoescola.com/quimica/funcao-amina/
Aminas estimulantes
http://www.alunosonline.com.br/quimica/aminas-estimulantes-.html
Nitrocompostos
http://www.brasilescola.com/quimica/nitrocompostos.htm
TNT – Trinitrotolueno
http://www.brasilescola.com/quimica/tnt-trinitrotolueno.htm
Funções Orgânicas
http://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/
Equipe 6: Nitrilas; Isonitrila; Compostos de Grignard.
Nitrilas ou Cianetos
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/nitrilas-ou-cianetos.htm
Triagem de Nitrilas Frente a Micro-Organismos Marinhos
http://sec.sbq.org.br/cdrom/33ra/resumos/T1126-1.pdf
Funções Orgânicas
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/funcoes-organicas/funcoes-organicas-9.php
Compostos Organometálicos
http://www.brasilescola.com/quimica/compostos-organometalicos.htm
Contaminação por mercúrio
http://www.brasilescola.com/quimica/contaminacao-por-mercurio.htm
Funções Orgânicas
*Todos os sites tiveram acesso em 11/novembro/2012.
2.4. INSTRUÇÕES PARA A “GINCANA VIRTUAL”
O professor deverá publicar no blog da turma como pontuará o desempenho das equipes (Tabela 1), lembrando que todas as atividades da Gincana serão realizadas virtualmente através desse recurso.
Nesta gincana todas as equipes deverão buscar realizar os desafios sugeridos. Para determinar a equipe vencedora serão considerados os seguintes aspectos: o tempo (a ser determinado pelo professor), o desempenho, a adequação, a criatividade e a participação dos alunos em cada atividade. Segue uma tabela com sugestão de pontuação:
Tabela 1: Critério de pontuação por tarefa.
Critério |
Pontos por tarefa |
- Realização da tarefa no período estipulado. |
10 pontos |
- Participação de toda a equipe. |
15 pontos |
- Adequação a tarefa proposta. |
20 pontos |
- Criatividade no desempenho da tarefa. |
15 pontos |
Fonte:Produção do autor.
2.4. TAREFAS DA GINCANA VIRTUAL
Segue a descrição das tarefas propostas para a “Gincana Virtual”:
A. Elaborar esboços, ilustrações ou diagramas que descrevam o processo de determinação da nomenclatura dos compostos químicos (postar no blog).
B.Elaborar uma maquete de massinha de modelar demonstrando a estrutura química de uma função orgânica e do seu conjunto de funções, incluindo todos os átomos e ligações químicas na maquete, esta deve ser fotografada e as fotos postadas no blog.
C.Escolher uma segunda função orgânica do conjunto e desenhar a molécula em três dimensões com o uso do programa Avogadro.
Instruções para a utilização do programa Avogadro:
O programa está disponível para download no site http://www.baixaki.com.br/download/avogadro.htme as instruções necessárias para a criação da molécula tridimensional podem ser vistas no vídeo Tutorial Avogadro - Como Construir Moléculas em 3D, disponível no endereço http://www.youtube.com/watch?v=L7IvSuxlC2U. As imagens deverão ser salvas e postadas no blog.
D.Criar uma paródia musical explicando as características, usos e exemplos mais comuns de uma das funções orgânicas. A paródia deverá ser elaborada a partir de músicas conhecidas por todos os alunos. Os alunos deverão produzir as paródias em casa ou nos intervalos das aulas, filmá-las e, em seguida, postar no blog.
E. Elaborar uma resenha, com no mínimo 15 linhas, relacionando os compostos orgânicos com o meio ambiente.
Na Seção Recursos Complementares há dicas sobre como produzir paródias e resenha.
Após todas as publicações, o professor e os alunos deverão comentar as produções dos seus colegas respondendo as seguintes perguntas: “Qual função orgânica chamou mais a sua atenção?”, “Qual composto orgânico é mais prejudicial ao meio ambiente?”, “Qual foi a nomenclatura mais difícil de aprender?”. Professor e alunos devem descrever como foi a experiência de participar da Gincana Virtual.
Segue abaixo uma sugestão de cronograma para a realização da “Gincana Virtual”:
Tabela 2: Sugestão de cronograma para a atividade 2.
Atividade 2 |
|||
Etapas |
Desafios Propostos |
Duração |
Local |
1ª Etapa |
Pesquisa nos sites sugeridos |
4 horas/aula |
LIE |
2ª Etapa |
Postagem dos desafios e critérios de pontuação da “Gincana Virtual” no Blog (Professor) |
1 dia |
Extrassala |
3ª Etapa |
Realização da Etapa A da “Gincana Virtual” e postagem no Blog |
3 dias |
Extrassala |
4ª Etapa |
Realização da Etapa B da “Gincana Virtual” e postagem no Blog |
3 dias |
Extrassala |
5ª Etapa |
Realização da Etapa C da “Gincana Virtual” e postagem no Blog |
1 semana |
Extrassala |
6ª Etapa |
Realização da Etapa D da “Gincana Virtual” e postagem no Blog |
1 semana |
Extrassala |
7ª Etapa |
Realização da Etapa E da “Gincana Virtual” e postagem no Blog |
2 dias |
Extrassala |
8ª Etapa |
Comentários sobre as produções postadas no Blog (professor e alunos) |
4 dias |
Extrassal |
Fonte:Produção do autor.
3.1. INSTRUÇÕES INICIAIS
Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa e na sala de aula. Serão utilizados computadores com acesso à Internet, caderno para anotações, projetor data-show, máquina digital ou celular com câmera, caneta e lápis. O docente deverá manter a turma dividida ainda em seis grupos,destacando que é fundamental para a realização da atividade a participação de todos os alunos.
3.2. INTRODUÇÃO – CONHECENDO (MAIS) SOBRE POLÍMEROS E NANOTECNOLOGIA
Inicialmente, o professor deverá perguntar aos alunos se eles já ouviram falar em Nanotecnologia. Em caso afirmativo, ele pedirá aos alunos para comentar o que eles conhecem sobre essa tecnologia. Após essa conversa inicial, o docente deverá apresentar no projetor data-show o vídeo Globo Vídeos - VIDEO - Nanotecnologia já apresenta resultados surpreendentes, disponível para acesso no endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?v=7rKDfpzGhnU&feature=related. Este vídeo tem duração de 4 minutos e 47 segundos e apresenta a importância da Nanotecnologia para a sociedade e para a medicina.
Após ouvir a opinião dos discentes sobre o vídeo exibido, o professor deverá apresentar as figuras 2 e 3 para os alunos através do projetor data-show e perguntá-los:
- Vocês sabem o que está ilustrado nesta imagem?
- Vocês já ouviram falar em polímeros?
- Qual a importância e influência deles na sociedade e no meio ambiente?
- Qual a relação dos polímeros com as garrafas PET?
- Serão eles os vilões da poluição ambiental?
Com essas perguntas, o professor deverá introduzir o assunto polímeros na aula, buscando considerar a relação dos polímeros com a economia e os seus danos ao meio ambiente.
Figura 2: Polímeros
Fonte:
http://acentelha-morenope.blogspot.com.br/2010/06/moreno-na-era-dos-polimeros.html
FigurA 3: Garrafas PET
Fonte: http://lavienville.blogspot.com.br/2010/07/principio-gerador-pagador-para.html
Após a conversa introdutória, o professor deverá propor aos alunos conhecer mais sobre os polímeros e sobre a Nanotecnologia, através da realização de seminários e de experiências químicas. A sala será dividida em seis grupos, ficando dois destes responsáveis pela realização dos seminários e os outros pelas experiências. Os grupos apresentarão os seminários e as experiências na sala de aula, devendo o professor filmar as apresentações e, posteriormente, postá-las no Blog da turma.
Objetivando proporcionar uma maior interação entre os alunos, sugere-se que os grupos desta atividade sejam diferentes daqueles que foram formados na atividade 2.
3.3. SUGESTÕES DE SUBTEMAS E SITES DE PESQUISA PARA OS SEMINÁRIOS SOBRE POLÍMEROS E NANOTECNOLOGIA
Equipe 1: Polímeros
Polímeros
http://www.brasilescola.com/quimica/polimeros.htm
Polímeros
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/polimeros/polimeros-2.php
Polímeros
http://www.culturamix.com/cultura/curiosidades/polimeros
Polímeros e Poluição
http://www.brasilescola.com/quimica/polimeros-poluicao.htm
Utilização dos Polímeros sintéticos
http://www.brasilescola.com/quimica/utilizacao-dos-polimeros-sinteticos.htm
Biopolímeros, Polímeros Biodegradáveis e Polímeros Verdes
http://www.dema.ufcg.edu.br/revista/index.php/REMAP/article/viewFile/222/204
Orientação: a equipe deverá abordar definição, curiosidades e o uso de polímeros, biopolímeros, polímeros degradáveis e verdes.
*Todos os sites tiveram acesso em 11/11/2012.
Equipe 2: Nanotecnologia
O que são nanotubos de carbono?
http://www.tecmundo.com.br/nanotecnologia/2640-o-que-sao-nanotubos-de-carbono-.htm
Nanotubos
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/meta.php?meta=Nanotubos
O que é nanotecnologia?
http://www.nanotechdobrasil.com.br/o-que-e-nanotecnologia/
Trunfos do futuro - Nanotecnologia
http://supertrunfonet.tripod.com/trunfonticiadofuturo/id3.html
Conheça os nanotubos de carbono, uma das tecnologias mais promissoras http://www.techninja.com.br/ciencia/conheca-nanotubos-carbono-tecnologia-mais-promissoras/
Cientistas desenvolvem o primeiro ecrã OLED “elástico” http://www.wikienergia.pt/~edp/index.php?title=Cientistas_desenvolvem_o_primeiro_ecr%C3%A3_OLED_%E2%80%9Cel%C3%A1stico%E2%80%9D
Energia que vem do papel http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/energia_que_vem_do_papel.html
Nanotubes made simple - single wall nanotubes (SWNT)
https://www.ccs.uky.edu/~ernst/carbontubes/structure.html (Este site possui um software que possibilita ao usuário “brincar” criando estruturas de nanotubos de carbono e visualizar sua estrutura em 3D).
Orientação: o grupo deverá abordar a definição de nanotecnologia, o seu mecanismo e as suas aplicações.
*Todos os sites tiveram acesso em 11/11/2012.
3.4. SUGESTÕES DE SUBTEMAS E SITES DE PESQUISA PARA OS EXPERIMENTOS SOBRE POLÍMEROS E NANOTECNOLOGIA
Equipe 3: Experimento “Bioplástico”
http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=729&BIOPLASTICO#top
Equipe 4: Experimento “Mão de espuma” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27807
Equipe 5: Experimento “Aprendendo a sintetizar e a modelar um polímero” http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=118
Equipe 6: Experimento “Amoeba”
http://abcdopolimero.wordpress.com/category/polimeros/08-curiosidades/
*Todos os sites tiveram acesso em 09/11/2012.
Orientação: os alunos deverão apresentar as reações químicas que acontecem no experimento, assim como, mostrar as fórmulas das moléculas que estão reagindo e dos produtos.
3.5. INSTRUÇÕES ACERCA DOS SEMINÁRIOS E EXPERIMENTOS
Seguem algumas instruções acerca dos seminários e experimentos:
- Deverá ser marcado um ou mais dias para todas as apresentações: seminários e experimentos;
- O tempo destinado para as apresentações dos grupos será entre 15 e 20 minutos. Esta será a duração dos vídeos gravados pelo professor a serem postados no blog;
- Cada seminário deve conter introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão;
- Os alunos deverão contextualizar o tema de acordo com a orientação dada ao grupo;
- Nos seminários, a exposição temática será através de slides com o uso do projetor data-show;
- As equipes responsáveis pela realização de experimentos deverão seguir as instruções fornecidas nos sites indicados. Os experimentos deverão ser realizados primeiramente na casa dos alunos (fase de teste). Depois, eles apresentarão o experimento na sala de aula para os colegas e para o professor no dia combinado;
- As informações sobre o experimento deverão ser apresentadas durante a execução do mesmo;
- Após cada apresentação, deverá ser disponibilizado um tempo para perguntas dos colegas e do professor;
- Ao final dos seminários e das apresentações dos experimentos, os grupos deverão fornecer a bibliografia utilizada. O professor deverá propor duas problemáticas a serem analisadas e discutidas entre os alunos no blog:
Problemática1: Qual a importância de produzir bioplástico? Quais as suas vantagens em relação aos derivados de petróleo? Quais as diferenças químicas entre o bioplástico e os derivados do petróleo? (Experimento 1)
*Problemática2: A nanotecnologia é de grande importância para a medicina e para a sociedade. Mas, por que esta ciência ainda é tão desconhecida pela maioria das pessoas? Por que ainda são poucos os países que investem nesse tipo de tecnologia? Será que entre as infinitas vantagens do uso da nanotecnologia, existe alguma desvantagem? (Seminário sobre Nanotecnologia)
Para auxiliar o professor a orientar a discussão sobre nanotecnologia, sugere-se o texto Vantagens e riscos da Nanotecnologia apresentado no site http://proavirtualg36.pbworks.com/w/page/18672373/Vantagens%20e%20riscos%20da%20Nanotecnologia, pois este aborda resumidamente alguns riscos desta tecnologia.
Um cronograma para a atividade 3 é sugerido na tabela 3:
Tabela 3: Cronograma para a atividade 3.
Atividade 3 |
|||
Etapas |
Desafios Propostos |
Duração |
Local |
1° Etapa |
Pesquisa nos sites sugeridos |
4 horas/aula |
LIE |
2° Etapa |
Elaboração dos seminários e dos experimentos |
1 semana |
Extrassala |
3° Etapa |
Apresentação dos seminários e dos experimentos |
3 horas/aula |
Sala de aula |
4° Etapa |
Discussão no Blog |
5 dias |
Extrassala |
Fonte: Produção do autor.
Nome | Tipo |
---|---|
Aí tem química! - Química do Carbono - Química Orgânica | Vídeo |
Sugestões de links para alunos
Como fazer uma paródia
http://www.historiadigital.org/tutoriais/como-fazer-uma-parodia-musical/
Como elaborar uma resenha?
http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php
Química Orgânica
http://www.youtube.com/watch?v=uNoWVH17Lw0
Nanotecnologia com legendas
http://www.youtube.com/watch?v=MA2mW_EVU9A&feature=related
- Objetos educacionais:
Aí tem química – Nomenclatura dos compostos orgânicos http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12049
Aí tem química – Representações dos compostos orgânicos http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12050
- Outros Tutoriais sobre Blog
http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA
http://www.comocriar.net/como-criar-paginas-blogger
- Como escrever na internet
http://webinsider.uol.com.br/2010/11/08/como-escrever-para-internet-em-10-dicas/
Sugestões de links para professores
- Blog: diário (de aprendizagem) na rede
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml
- Criador do blog História Digital dá dicas de como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula
- Como escrever na internet
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=50
- Como fazer um vídeo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387
Na atividade 1, o professor poderá verificar se houve entendimento dos alunos em relação aos fundamentos da química orgânica através da relevância dos conteúdos abordados nos vídeos produzidos. Na atividade 2, o professor poderá averiguar se os alunos compreenderam a nomenclatura, as principais características, os usos e aplicações das funções orgânicas a partir do material produzido pelos discentes na “Gincana Virtual”. Na atividade 3, recomenda-se avaliar se os discentes compreenderam o que é nanotecnologia e o que são polímeros, como também, sua importância e utilidade para a sociedade a partir do conteúdo apresentado nos seminários e das informações abordadas nos experimentos, e nos comentários postados no blog da turma.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/02/2014
Cinco estrelasVou promover isso com meus alunos, adorei!
11/07/2013
Cinco estrelasexcelente