06/02/2013
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
|
![]() |
![]() |
![]() |
Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Apresentar hipóteses sobre os valores dos produtos;
Realizar comparação entre valores;
Produzir uma lista de compras saudável.
Conhecimento básico das operações matemáticas (soma e subtração), das medidas de massa grama (g) e quilograma (kg) e de capacidade litro (l) e mililitro (ml).
Recomenda-se que o professor indague “Quanto custa uma lata de leite?”, “Qual o valor de um pacote de biscoito? E de doze pães?” e anote as respostas dos alunos na lousa. O docente deverá organizar a turma em duplas e entregar uma lista de produtos para cada dupla. O professor deverá solicitar que os alunos desenhem a tabela 1 no caderno e apresentem o valor dos produtos da sua lista.
LISTA DE PRODUTOS 1 – pacote de macarrão 500g; pacote de feijão 1kg; lata de achocolatado; farinha de trigo 1kg; lata de refrigerante de 350 ml.
LISTA DE PRODUTOS 2 – pacote de café 500g; pacote de arroz 1kg; bebida láctea 1litro; pote de maionese 250g; macarrão instantâneo 80g.
LISTA DE PRODUTOS 3 – pacote de açúcar 1kg; pacote de macarrão 500g; farinha de milho 500g; pote de maionese 500g; refrigerante de 2 litros.
LISTA DE PRODUTOS 4 – pacote de arroz 1kg; pacote de café 500g; lata de achocolatado; pote de manteiga de 500g; garrafa de suco de 500 ml.
LISTA DE PRODUTOS 5 – pacote de feijão 1kg; pacote de açúcar 1kg; bebida láctea 1litro; pote de manteiga de 200g; frasco de óleo de 900ml.
TABELA 1 - VALORES DOS PRODUTOS
PRODUTO |
VALOR (R$) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Criação da autora
As duplas estarão completando a tabela com os valores dos produtos da sua lista.
Neste momento, as duplas estarão apresentando os valores dos produtos da sua lista. Sugere-se alguns questionamentos para iniciar o debate “Houve alguma diferença nos valores dos produtos? Qual produto teve um valor muito divergente?”.
O docente deverá desenhar no quadro branco a tabela 2 e com o auxílio dos alunos apresentar os valores dos produtos expostos durante a atividade. Propõe-se que o professor juntamente com os alunos realizem os cálculos para encontrarem a variação dos produtos relativo ao preço através do maior e menor preço apresentado.
TABELA 2 - VALORES GERAIS DOS PRODUTOS
PRODUTO |
MAIOR PREÇO |
MENOR PREÇO |
VARIAÇÃO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Criação da autora
● encartes de supermercados.
O professor deverá explicar que os alunos nas mesmas duplas irão analisar encartes e depois fazer a comparação com os produtos da sua lista da atividade 1. O docente deverá solicitar que os alunos desenhem a tabela 3 no caderno e apresentem comentários sobre os valores dos produtos expondo se houve alguma diferença e as resoluções feitas para encontrar a diferença nos valores.
TABELA 3 - COMPARAÇÃO DOS VALORES DE PRODUTOS COM OS ENCARTES
PRODUTOS |
VALOR (R$) - ALUNOS |
VALOR (R$) - ENCARTES |
COMENTÁRIO SOBRE OS VALORES |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Criação da autora
Recomenda-se que o professor questione “Vocês já acompanharam seus pais durante às compras no supermercado? Quais são os alimentos que não devem faltar nas compras de sua família na sua opinião?”. Após as respostas dos alunos, o docente deverá exibir o vídeo “Alimentação saudável crianças” (IMAGEM 1) <http://www.youtube.com/watch?v=AyU98y69_ic> (Acesso: 19/09/2012) para os alunos responderem em duplas os seguintes questionamentos “O que é uma alimentação saudável?”, “Quais alimentos devemos diminuir o consumo? Quais alimentos não podem faltar na nossa alimentação?”, “O que o consumo de doces pode ocasionar na nossa saúde? Devemos excluir os doces da nossa alimentação ou podemos preferir outros tipos de doces?”.
IMAGEM 1 – VÍDEO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL CRIANÇAS
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=AyU98y69_ic (Acesso: 19/09/2012)
Após as duplas responderem os questionamentos sobre o vídeo, o professor deverá questionar “Os alimentos que vocês consideraram inicialmente como importantes na lista de compras da sua família eram saudáveis? Quais alimentos podem ser inclusos na lista de compras para substituir suas preferências?”.
O docente deverá solicitar que ainda em duplas os alunos produzam uma lista de compras saudável para uma família formada por 4 pessoas utilizando os produtos da atividade 1, como também outros itens encontrados nos encartes de supermercados. O docente deverá explicar que terão uma quantia em dinheiro para montar sua lista de compras.
1ª lista de compra – R$ 1.500,00
2ª lista de compra – R$ 400,00
3ª lista de compra – R$ 900,00
4ª lista de compra – R$ 300,00
5ª lista de compra – R$ 700,00
Terminada a produção da lista de compras as duplas deverão apresentar suas listas de compras e suas dificuldades. Propõe-se alguns questionamentos para iniciar o debate “Com quanto de dinheiro vocês acreditam que uma família precisa para se alimentar de forma saudável?”, “Será que dar para realizar uma alimentação saudável com um salário mínimo? O docente juntamente com os alunos deverão montar a lista de compras utilizando como referência o salário mínimo.
§ O pesado custo da alimentação saudável http://www.parana-online.com.br/editoria/economia/news/468784/?noticia=O%2BPESADO%2BCUSTO%2BDA%2BALIMENTACAO%2BSAUDAVEL Acesso: 24/09/2012
§ Vamos às compras
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/vamos-compras-427218.shtml Acesso: 24/09/2012
§ Cesta básica e salário minímo http://www.ensp.fiocruz.br/radis/revista-radis/08/reportagens/cesta-basica-e-salario-minimo Acesso: 24/09/2012
§ Vamos às compras para coletar, registrar e analisar informações? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40511 Acesso: 24/09/2012
§ Operação de adição http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36607 Acesso: 24/09/2012
Na atividade 1, recomenda-se averiguar as hipóteses apresentadas pelos alunos sobre os preços dos produtos. Na atividade 2, sugere-se verificar se os alunos conseguiram apresentar o preço exato ou aproximado dos produtos da sua lista. Na atividade 3, recomenda-se verificar se os alunos conseguiram produzir sua lista de compras saudável de acordo com o valor estabelecido.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/05/2013
Três estrelasmuito interessante
02/03/2013
Quatro estrelasVou tentar com meus alunos.