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Aditivos químicos X Saúde: O que podemos descobrir?

 

19/02/2013

Autor e Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Relações da Química com as tecnologias, sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os aditivos químicos mais utilizados nos alimentos, a saber: Acidulantes, Antioxidantes, Aromatizantes e flavorizantes, Conservador, Corantes, Edulcorantes, Estabilizantes, Espessantes, Umectantes e Antiumectantes;

- Reconhecer os alimentos que possuem aditivos químicos;

- Compreender sobre as vantagens, os perigos do consumo de produtos adicionados de aditivos químicos e os benefícios do uso de aditivos naturais.

Duração das atividades
12 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Fórmulas químicas;

- Nomes das substâncias dos aditivos;

- Algumas doenças e termos relacionados a elas como, câncer e cancerígeno, diabetes entre outras.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: MAS, O QUE SÃO ESSES ADITIVOS ALIMENTARES?

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para a realização desta atividade será necessário caderno, lápis ou caneta, computador com acesso a internet e um projetor data-show.

O professor deverá acordar com os alunos algumas regras, como:

- Divisão da turma em dez grupos;

- Dedicação e concentração nos momentos de pesquisa;

- Atenção durante a apresentação dos colegas;

- Participação de todos no blog, gerando troca de ideias e compartilhando opinião.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

Aí tem Química! Conservação de Alimentos: Aditivos e embalagens,é o vídeo utilizado nesta atividade. Está disponível para livre acesso no Portal do Professor no link: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/13899/video.html?sequence=5>

 

 

 

 

O recurso possui duração de dez minutos e traz informações e exemplos sobre os aditivos alimentares. Para a visualização do objeto educacional é necessário que o computador possua o programa Media Player Classic ou RealPlayer.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor deverá fazer duas perguntas aos alunos:

- Qual a importância em armazenar alimentos?

- Vocês conhecem algum modo de fazer os alimentos durarem mais tempo?

As respostas dos alunos deverão ser registradas na lousa. O professor deverá observar no conjunto de respostas apresentadas qual o tempo máximo de conservação do alimento fornecido pelas técnicas apresentadas pelos alunos e chamar a atenção para este fato. Em seguida, o docente convidará os mesmos a assistirem ao vídeo Aí tem Química! Conservação de Alimentos: Aditivos e embalagens. Após a exibição do vídeo, o docente deverá questionar os alunos se eles conhecem outros tipos de aditivos químicos e a função de cada um deles. Dessa maneira, instigará os discentes ao conhecimento e compreensão das substâncias encontradas nos alimentos consumidos.

Em seguida, o professor deverá dividir a turma em 10 (dez) equipes que trabalharão em grupo até a conclusão desta aula. Nesta atividade, cada equipe terá que pesquisar sobre um tipo de aditivo químico, determinado pelo professor. A pesquisa buscará informações sobre os aditivos alimentares que respondam as seguintes perguntas:

- Qual é a função desse aditivo?

- Que substâncias são classificadas como esse tipo de aditivo e quais as fórmulas químicas?

- Que símbolo(s) podem ser encontrados nas embalagens dos alimentos identificando a presença destes aditivos?

A seguir, estão os aditivos a serem pesquisados:

1)      Acidulantes

Acidulantes: http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/acidulantes/

Acidulantes: http://pt.shvoong.com/writing-and-speaking/branded-content/2064551-acidulantes/

Dossiê Acidulantes: http://www.revista-fi.com/materias/196.pdf

2)      Antioxidantes

Aditivos alimentares, conservadores e antioxidantes: http://agrocanp.wordpress.com/2011/10/26/aditivos-alimentares-conservadores-e-antioxidantes/

Como funcionam os antioxidantes: http://saude.hsw.uol.com.br/antioxidantes1.htm

Dossiê Antioxidantes: http://www.revista-fi.com/materias/83.pdf

3)      Aromatizantes e Flavorizantes

Aromatizantes: http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/aromatizantes/

Aromatizantes: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aromatizantes/aromatizantes.php

Dossiê Aromas: http://www.revista-fi.com/materias/99.pdf

4)      Conservantes

Para Que Servem Os Conservantes? http://alimentese.net/para-que-servem-os-conservantes/

 Dossiê Conservantes: http://www.revista-fi.com/materias/186.pdf

5)      Corantes

A química dos corantes: http://alquimistaspontocom.blogspot.com.br/2008/05/em-breve.html

Corantes: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAnnsAL/corantes

Dossiê Corantes:  http://www.revista-fi.com/materias/106.pdf

6)      Edulcorantes

O que são edulcorantes: http://www.docearoma.com.br/pt/faq_det.asp?id_faq=10

O QUE SÃO EDULCORANTES? http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/42/artigo44750-1.asp

Dossiê Edulcorantes: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/voce-ef/98-saude-bem-estar/22199-dossie-do-adocante-conheca-os-beneficios-e-riscos-do-substituto-do-acucar

7)      Estabilizantes

Estabilizantes: http://transparenciaalimentar.wordpress.com/lista-de-aditivos/estabilizantes/

Estabilizantes: http://www.inbra.com.br/pt/estabilizantes.html

Dossiê Estabilizantes: http://www.revista-fi.com/materias/145.pdf

Estabilizantes

Tópico: Definição e funções, Tipos de estabilizantes: http://www.revista-fi.com/materias/145.pdf

8)      Espessantes

Espessante alimentar: http://www.infopedia.pt/$espessante-alimentar

Corantes e Espessantes

Tópicos abordando os espessantes: http://corantesespessantes.blogspot.com.br/

Espessantes Alimentares: http://www.obagastronomia.com.br/espessantes-alimentares/

9)      Umectantes

Umectantes: http://www.freedom.inf.br/artigos_tecnicos/hc54/ricardopedro.asp

Umectantes: http://quibioeua.blogspot.com.br/2010/09/umectantes.html

Dossiê umectantes: http://www.univates.br/files/files/univates/workshop/Umectantes_e_Antiumectantes.pdf

10)  Antiumectantes

Antiumectantes: http://transparenciaalimentar.wordpress.com/lista-de-aditivos/antiumectantes/

Antiumectantes: http://quibioeua.blogspot.com.br/2010/09/antiumectantes.html

Dossiê antiumectantes: http://www.univates.br/files/files/univates/workshop/Umectantes_e_Antiumectantes.pdf

*Todos os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

Sugere-se que os alunos registrem os dados que julgarem interessantes e pertinentes no caderno. Ao finalizar a pesquisa, cada equipe deverá organizar as informações coletadas e fazer um infográfico (gráfico de informações).

Para isto, um dos alunos da equipe deverá se registrar no software de acesso online “Pickto Chart” para ajudar na produção do infográfico. Nos recursos complementares desta aula encontra-se o site para a criação do mesmo. 

Cada equipe deverá fazer o download do seu infográfico para apresentá-lo ao restante da turma com o auxílio de um projetor data-show. 

O infográfico de cada equipe, e as respectivas legendas deverão ser postado no Blog da turma que será criado na Atividade 2.

MOMENTO DO ALUNO:

Este será o momento em que as equipes buscarão desenvolver a atividade proposta.

DISCUSSÃO:

Após as apresentações, o professor deverá iniciar uma discussão entre os alunos da seguinte maneira:

- Um mesmo alimento pode conter mais de um tipo de aditivo químico? (Pedir para o aluno exemplificar apresentando os aditivos químicos presentes no alimento.)

- Quais aditivos são mais comumente encontrados nos alimentos que nós consumimos?

- Vocês acham que esses aditivos são sempre necessários?

(Hipótese 1: Se a resposta for sim, o aluno deverá justificar apresentando argumentos.

Hipótese 2: Se a resposta for não, o aluno deverá identificar o que pode substituir o aditivo, como por exemplo os corantes.)

SISTEMATIZAÇÃO:

Neste momento, o professor deverá formalizar o conteúdo abordado. Para isso, o docente deverá desenhar a Tabela 1 no quadro branco e junto com os alunos preencher os espaços vazios. Recomenda-se que a cada preenchimento feito pelos alunos, o professor revise o conteúdo com os alunos.

Tabela 1 – Sistematização da Atividade 1

                      Aditivos

Definição

Exemplo de aditivo

Acidulantes

 

 

Ácido cítrico- Ácido acético

 

Compostos que previnem a deterioração dos alimentos por mecanismos oxidativos.

Vitamina C-  Betacaroteno

 

 

Compostos naturais (origem animal ou vegetal) ou artificiais (sintéticos) que dão cheiro e sabor característico aos produtos comestíveis.

 

Conservantes

 

 

 Sal – Vinagre- Nitrito de sódio - Nitrato de sódio

Corantes

 

 

 

Edulcorantes

 

 

Aspartame - Sucralose

Estabilizantes

 

Favorecem e mantêm as características físicas de emulsões e suspensões, evitando que fases dispersas no produto se separem ou se desestabilizem.

 

 

É uma macromolécula que sedissolve ou dispersa facilmente na água, provocando um grande aumento da viscosidade e produzindo deste modo emefeito gelificante.

 

Umectantes

 

 

 

 

Antiumectantes

 

 

 

MgCo3 - Sorbitol

Fonte: Criação do autor

ATIVIDADE 2: DE OLHO NOS ALIMENTOS

Instruções iniciais:

  • Está atividade acontecerá fora na sala de aula e em espaços extrassala;
  • Serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, projetor data-show, câmera digital ou celular com câmera, caneta e lápis.
  • O professor deve combinar com os alunos algumas regras para a execução da atividade, como:

1)      Todos os participantes devem colaborar com a atividade;

2)      É de responsabilidade do grupo o registro das informações;

Inicialmente, o professor deverá apresentar no projetor data-show as figura 1 e 2. E começar uma conversa introdutória com os alunos. Vocês já pararam algum dia para ler os rótulos dos alimentos são vendidos em supermercados? Vocês fazem ideia do que comem? Será que nos rótulos são informados todos os aditivos alimentares presentes naquele alimento? Que tal fazermos uma pesquisa nos produtos industrializados que consumimos?

Figura 1: Supermercado

fonte: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/6169-diferenca-entre-aditivos-e-conservantes/

Figura 2: Alimento em conserva

Fonte: http://www.dicascaseiras.com/2012/03/02/cuidados-ter-com-aditivos-na-alimentacao-alimentos/

O objetivo desta atividade é que cada equipe identifique os aditivos estudados anteriormente, em uma atividade extrassala, podendo fazer suas buscas em casa ou no supermercado.

Em primeiro momento, o professor deverá orientar ao grupo que selecione alguns alimentos e verifique as embalagens ou rótulos, a fim de identificar os aditivos químicos utilizados para a fabricação dos mesmos (cada equipe deverá procurar alimentos que contenham a substância estudada na atividade 1). O próprio professor pode levar alguns rótulos para serem utilizados como exemplo no momento da explicação.

2.2 Momento fora da classe:

Os alunos devem selecionar e registrar o nome do alimento e coletar dados como: os aditivos encontrados e o tempo de duração, pois alguns alimentos podem durar anos. Podendo também registrar com imagens (fotografias).

Quando primeira etapa (coleta dos dados) estiver concluída, os alunos deverão expor seus alimentos e os demais dados para a turma.

Os dados da pesquisa deverão ser expostos em um Blog da turma.

2.3 Criando um Blog

O docente deverá propor aos alunos a criação de um Blog. Este será utilizado durante dois meses para que professor e alunos possam discutir sobre os aditivos alimentares que será abordado durante as três atividades.

Inicialmente, o professor criará o Blog com o auxílio dos alunos, utilizando o projetor data-show para que todos possam visualizar e ajudá-lo a criar a página do Blog. Seguem instruções necessárias para a criação de um Blog: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA. Na seção Recursos Complementares outros tutorias de como criar um Blog.

Os alunos devem ter cuidado com a linguagem utilizada na internet, principalmente em relação à clareza e a objetividade. Recomenda-se que o professor acompanhe os comentários postados no Blog com o objetivo de interferir no momento adequado durante o desenvolvimento de atividades utilizando esse recurso.

2.3 Publicando no Blog

A exposição da pesquisa no Blog deverá ser feita da seguinte maneira: Os alunos deverão postar a Imagem/Nome do alimento, juntamente com o seu tempo de duração. Apresentar também quais os aditivos presentes no produto escolhido. E mencionar a função do aditivo selecionado. Os alunos no final de todas as postagens devem responder no Blog as seguintes perguntas: Qual aditivo é mais utilizado e quais os alimentos que mais possuem essas substâncias?

2.3. Finalizando a atividade

Para a conclusão da atividade o professor deverá questioná-los da seguinte maneira no Blog da turma: “Encontramos em alguns alimentos mais de um aditivo. Vocês acham que alimentos com aditivos químicos podem ser prejudiciais a nossa saúde? Em algum caso eles podem trazer benefícios? Esses aditivos poderiam ser evitados nos alimentos? Alimentos com aditivos podem ser evitados ou substituídos? Como?”

Tabela 2 - Cronograma da atividade 2

Cronograma da atividade 2

Etapas

Ações

Duração

Local

1° etapa

Orientação sobre a atividade

1 hora/aula

Sala de aula

2° etapa

Pesquisa de campo

10 dias

Extrassala

3° etapa

Criação do Blog

1 hora/aula

Lie

4° etapa

Postagens da pesquisa no Blog

10 dias

Extrassala

5° etapa

Discussão temática no blog

5 dias

Extrassala

 

Fonte: Criação do autor

ATIVIDADE 3: EM QUE OS ADITIVOS INTERFEREM NA NOSSA SAÚDE

Instruções iniciais:

Serão utilizados computadores com acesso à internet, projetor data-show, caderno para anotações, caneta e lápis. O professor deverá dividir a turma em quatro grupos.

Inicialmente, o professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem os riscos causados pelo uso de aditivos alimentares. Será que existem vantagens do uso desses aditivos na produção de alimentos, ou apenas desvantagens? Vocês conhecem doenças causadas pelos aditivos? O professor deverá apresentar para os alunos o vídeo Associação quer alerta sobre uso de aditivos através do uso do projetor data- show, o vídeo tem duração de 2 minutos e 11 segundos e está disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=nZmum34rgRs

3.1. Afinal, os aditivos são vilões ou mocinhos?

Após a conversa introdutória, os alunos serão orientados a pesquisar sobre os riscos e os benefícios que cada um dos aditivos pode trazer a nossa saúde, sobre como podemos evitá-los na nossa alimentação e sobre as doenças que estão relacionadas com o uso de aditivos alimentares.

Cada equipe deverá elaborar um texto dissertativo sobre o seu respectivo tema (que será dado posteriormente).

A estrutura do texto deverá ser: Introdução – Desenvolvimento – Conclusão.

Na secção Recursos Complementares, sites com dicas sobre como fazer textos dissertativos.

Os textos deverão ser postados no Blog da turma, cada equipe ficará responsável pela publicação do seu texto.

3.2 É hora de pesquisar!!!

O professor deverá apresentar aos alunos como deve ser feita a atividade:

  • Orientar que a pesquisa deve ser feita na internet, além dos sites indicados, os alunos poderão pesquisar em outros sites.

Segue abaixo sugestão de sites para a pesquisa:

- Equipe 1: Tema: Os benefícios dos aditivos

Sites para pesquisa:

Aditivos, será que precisamos mesmo deles? 

 http://www.eufic.org/article/pt/seguranca-e-qualidade-alimentar/aditivos-alimentares/artid/aditivos-precisamos-mesmo-deles/                   

Saiba os Benefícios e Malefícios causados pelos Aditivos utilizados nos alimentos  

http://www.cidadesaudavel.com.br/2009/alimentacao/mostra.php?id=13

Vantagens e Desvantagens dos Conservantes de Alimentos Artificiais

http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/vantagens-e-desvantagens-dos-conservantes-de-alimentos-artificiais/

Aditivos alimentares: apesar da má fama, são indispensáveis para os alimentos.

http://maisequilibrio.terra.com.br/aditivos-alimentares-apesar-da-ma-fama-sao-indispensaveis-para-os-alimentos-2-1-1-250.html

Conheça os edulcorantes calóricos

http://www.sodietas.com/conheca-os-edulcorantes-caloricos/

Observação: os alunos deverão abordar as vantagens e os benefícios do uso dos aditivos

*Os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

- Equipe 2: Tema: Os riscos dos aditivos

Sites para pesquisa:

Saiba os Benefícios e Malefícios causados pelos Aditivos utilizados nos alimentos

http://www.cidadesaudavel.com.br/2009/alimentacao/mostra.php?id=13

Aditivos alimentares e seus malefícios

http://www.saudevital.org/2012/01/aditivos-alimentares-e-seus-maleficios.html

ADITIVOS QUÍMICOS ALIMENTARES – TOXICOLOGIA

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/205720

Vantagens e Desvantagens dos Conservantes de Alimentos Artificiais

http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/vantagens-e-desvantagens-dos-conservantes-de-alimentos-artificiais/

Observação: os alunos deverão abordar as os riscos e as desvantagens do uso de aditivos.

*Os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

- Equipe 3: Tema: Como não usar aditivos?                                   

Alimentos orgânicos e convencionais

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aditivos-quimicos/alimentos-organicos-e-convencionais.php

Corantes Naturais em Alimentos

http://www.cintiapenso.com.br/coluna.php?codigo=12

Corantes naturais dão vida à comida e afastam doenças

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/5498-corantes-naturais-dao-vida-a-comida-e-afastam-doencas

Edulcorantes/adoçantes naturais

http://www.esmeraldazul.com/pt/sugestoes/edulcorantes-adocantes-naturais/          

Lecitina: uma substância muito especial

http://www.yellow-egg.com/wPortugal/eierinfos/lecithin_ein_ganz_besonderer_Stoff.shtml?navid=14

Beterraba

http://alimentos-saude.blogspot.com.br/2009/07/beterraba.html

Observação: a equipe deverá abordar os sobre alguns aditivos naturais e sobre os seus benefícios.

*Os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

- Equipe 4: Tema:  Doenças e o os aditivos.

Doenças Causadas Pelo Uso de Aditivos Químicos

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/chemistry/1907878-doen%C3%A7as-causadas-pelo-uso-aditivos/                                  

Como os Aditivos Químicos afetam nossa saúde? 

http://quimicosaditivos.blogspot.com.br/2011/11/como-os-aditivos-quimicos-afetam-nossa.html            

Doenças causadas pelo uso de aditivos químicos

http://aditivosqmicos.blogspot.com.br/2011/11/doencas-causadas-pelo-uso-de-aditivos.html

Corante alimentar provoca problemas de saúde

http://www.iesb.br/moduloonline/napratica/?fuseaction=fbx.Materia&CodMateria=6608

Observação: os alunos deverão abordar as doenças causadas pelo uso dos aditivos alimentares.

*Os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

3.3. Divulgando e alertando!!!

Após as postagens de todos os textos no Blog, o professor poderá propor aos alunos a realizarem uma Campanha Virtual alertando sobre os riscos do uso de aditivos. Os alunos deverão postar a campanha no Blog da turma, sendo necessário divulgar a página entre amigos e familiares.

A Campanha deve ter imagens, frases informativas, vídeos, enfim, os alunos deverão usar a criatividade e os seus conhecimentos sobre o assunto!

Todos os alunos deverão se juntar para elaborarem a Campanha virtual, o professor também deverá auxiliar os alunos. Nesse momento os alunos poderão se reunir no LIE para realizarem a atividade.

  • Após a elaboração e divulgação da Campanha Virtual, o professor deverá postar no Blog o seguinte comentário: “Se esse estudo sobre os conservantes fez com que eles tivessem mudanças alimentares e quais/como foram essas mudanças”. Todos os alunos deverão comentar e postar sua opinião na rede social da turma.

Tabela 3 - Cronograma da atividade 3

Cronograma da atividade 3

Etapas

Ações

Duração

Local

1° etapa

Orientação sobre a atividade

1 hora/aula

Sala de aula

2° etapa

Pesquisa nos sites sugeridos

3 hora/aula

LIE

3° etapa

Elaboração dos textos dissertativos

1 semana

Extrassala

4° etapa

Postagens dos textos no Blog

3 dias

Extrassala

5° etapa

Elaboração e divulgação da Campanha Virtual

1 semana

LI E

Extrassala

5° etapa

Comentário do professor e alunos

5 dias

Extrassala

 

Fonte: Criação do autor

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aí tem química! - Conservação de alimentos - Aditivos e embalagens Vídeo
Recursos Complementares

Sugestão de links para os alunos

Site para a produção do infográfico.

Pickto Chart (infográfico)

http://app.piktochart.com/users/sign_in#_=_

Aditivos

http://www.cca.ufscar.br/~vico/Aditivos.pdf

Galeria de aditivos dos alimentos artificiais

http://pat.feldman.com.br/2007/08/15/galeria-de-aditivos-dos-alimentos-artificiais/

Aditivos alimentares

http://www.isa.utl.pt/daiat/INT-EngAlimentar/trabalhos%20alunos/trabalho%202%20tema%20livre/Turma%207/7A%20aditivos.pdf

Texto Dissertativo / Argumentativo

http://www.algosobre.com.br/redacao/texto-dissertativo-argumentativo.html

Como construir um texto dissertativo

http://www.algosobre.com.br/redacao/como-construir-um-texto-dissertativo.html

A viagem de Kemi – Conservação de alimentos – Alimentos industrializados – Você sabe o que está comendo?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28514

A viagem de Kemi – Conservação dos alimentos – Conservando a saúde

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36982

 

Sugestão de links para o professor

- Criador do blog História Digital dá dicas de como o professor pode usar o blog como ferramenta de ensino:

https://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/criador-do-blog-historia-digital-da-dicas-de-como-o-professor-pode-usar-o-blog-como-ferramenta-de-ensino/

Aditivos

http://www.cca.ufscar.br/~vico/Aditivos.pdf

Site para a criação do blog

https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&passive=1209600&continue=http://www.blogger.com/home&followup=http://www.blogger.com/home&ltmpl=start#s01

Tutorial para a criação do blog

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf

 

Links do Portal que podem ser usados pelo professor no planejamento de sua aula

Use o blog educativo em aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.html?busca=blog&categoria=&x=0&y=0

Como escrever na internet

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=50

*Os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

Avaliação

AVALIAÇÃO

Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos compreenderam sobre os diferentes tipos de aditivos alimentares. Na atividade 2, o docente deverá averiguar se os alunos identificaram os aditivos alimentares presentes em alimentos industriais a partir  da pesquisa em supermercados e em casa. Já na atividade 3, o professor deverá verificar se os discentes compreenderam as vantagens, os riscos do uso de aditivos alimentares e o beneficio dos aditivos naturais a partir da elaboração de textos e postagens no Blog da turma.

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