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As plantas e a diversidade de sementes.

 

19/02/2013

Autor e Coautor(es)
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Francisco Borges Camilo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Yasmin Pinheiro Vidal

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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FRANCISCO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO NETO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Shara Macedo Fontenelle Teixeira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Marylia Albuquerque Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Relacionar as espécies aos respectivos grupos de plantas pertencentes ao Reino Plantae.
  • Compreender as fases reprodutivas de uma célula vegetal.
  • Identificar a distinção entre as três fases da reprodução de um vegetal: meiose zigótica, meiose gamética e meiose espórica.  
  • Reconhecer a importância da diversidade de sementes vegetais de diferentes regiões.
Duração das atividades
15 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O ciclo de vida dos seres vivos;
  • Estrutura da célula vegetal;
  • Sistema reprodutor dos animais;
Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1: Laboratório de informática

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para a realização dessa atividade será necessária a utilização de computadores para visualização do recurso Ciclo de Vida de Plantas e adaptações ao ambiente.

O professor deverá acordar coletivamente regras, que contribuam para o desenvolvimento da atividade, tais como:

·                    Participação e concentração na atividade;

·                    Divisão da turma em quatro grupos;

·                    Habilidades para ouvir e posicionar-se criticamente quanto ao posicionamento e atividades desenvolvidas pelos colegas.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE

A atividade será realiza da utilizando o software Ciclo de Vida de Plantas e adaptações ao ambiente,  disponível para download no Banco Internacional de Objetos Educacionais, através do seguinte endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14877

O recurso, desenvolvido pelo projeto EMBRIAO, da Universidade Estadual de Campinas,  apresenta, por meio de esquemas ilustrativos e pequenos textos, as adaptações e ciclos de vida de diferentes grupos vegetais. Estes esquemas interativos permitem que os alunos realizem comparações não só entre as adaptações desenvolvidas pelos vegetais, mas também acerca da influência das características dos grupos de vegetais neste processo.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

 

Introdução

O reino Plantae é representado por mais de 300 mil espécies, cujo processo evolutivo foi fortemente caracterizado pela imensa capacidade de adaptação ao meio terrestre.

Que tal conhecermos um pouco mais sobre estas adaptações?

Sugere-se que o professor inicie a uma conversa com os alunos, a fim de identificar os conhecimentos que os mesmos possuem acerca:

-                     Da história evolutiva dos vegetais;

-                     Dos aspectos que caracterizam os vegetais;

-                     Da classificação dos vegetais;

-                     Do ciclo reprodutor dos vegetais;

Esta conversa será fundamental, tendo em vista que deve não somente instigá-los a responder questionamentos, mas também a argumentar e relembrar conhecimentos adquiridos anteriormente. É a partir desta conversa, ainda, que o professor deve instigar a exploração do software Ciclo de Vida de Plantas e adaptações ao ambiente, como meio de os alunos confrontarem as informações oferecidas anteriormente com os ciclos e textos reproduzidos pelo recurso.

A elaboração de um Portfólio: que tal organizar o que aprendemos?

Após a exploração do software, o professor deve propor que os alunos dividam-se em 4 equipes para a realização da pesquisa.

Cada equipe pesquisará sobre uma das divisões do Reino Plantae e deverá coletar o máximo de informações sobre o grupo pesquisado – briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Todos deverão construir um Portfólio Virtual, utilizando a rede social Facebook. O Portifólio deverá ser composto por fotos de espécies, fotos do habitat (terrestre/aquático) da espécie, características  reprodutivas e morfológicas de cada grupo de planta. Cada grupo ficará responsável por um álbum dentro do Facebook, onde estes recursos (imagens com legendas, conforme a espécie pesquisada) deverão ser adicionados.

O professor deve ressaltar a importância de anexar ao portfólio as produções da própria equipe (vídeos, textos, ilustrações), ainda que estes utilizem como referência imagens   encontradas na internet.  A produção do material faz com que os alunos se apropriem mais do que está sendo pesquisado. Assim, os alunos devem encará-la como prioridade para a realização da atividade.

Sugestões de sites para pesquisa:

-                     Briófitas

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/briofitas.php

http://www.brasilescola.com/biologia/briofitas.htm

http://www.algosobre.com.br/biologia/briofitas.html

http://www.criptogamas.ib.ufu.br/node/3

-                     Pteridófitas

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/pteridofitas.php

http://www.brasilescola.com/biologia/pteridofitas.htm

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/pteridofitas-caracteristicas-e-reproducao.htm

http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1249

-                     Gimnospermas

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas.php

http://www.infoescola.com/biologia/gimnospermas/

http://www.brasilescola.com/biologia/gimnospermas.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gimnosperma/gimnosperma.php

-                     Angiospermas

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/angiospermas.php

http://www.brasilescola.com/biologia/angiospermas.htm

http://www.infoescola.com/biologia/angiospermas/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/angiosperma/angiosperma.php

Sites visitados em 27 de dezembro de 2012

Compartilhando as experiências: o uso da rede social Facebook

O professor deverá criar um grupo na rede social Facebook, a fim de que a turma possa discutir as experiências adquiridas com a realização da atividade, bem como para socializar as produções e pesquisas realizadas.

Para criar um grupo nesta rede social, basta que o professor e os usuários tenham conta na mesma. Em seu perfil, basta que acesse o menu “Criar Grupo”, localizado na margem esquerda da tela. Segue o link: www.facebook.com

É importante acordar previamente com a turma a importância não só de postar suas produções, mas também de comentar as produções e experiências manifestadas pelos colegas, ressaltando que isso também contará na avaliação desta atividade.

MOMENTO DO ALUNO:

Esse será o momento em que os alunos irão realizar a atividade proposta utilizando o objeto educacional. O aluno poderá ter dificuldade em compreender as adaptações sofridas pelos vegetais ao longo do tempo. Com o intuito de minimizar esta dificuldade, o professor deverá pedir que os alunos identifiquem estas adaptações e, e seguida, deve ressaltar que, a partir destas, as plantas desenvolveram estruturas especiais que influenciaram inclusive no processo de fecundação, possibilitando às plantas a expansão no meio terrestre.

DISCUSSÃO:

Realizadas a pesquisa e a construção do portfólio, recomenda-se que o professor proponha um momento de discussão e socialização das pesquisas. Neste momento, os alunos deverão apresentar seus portfólios para as demais equipes, bem como para o professor. O objetivo deste momento é  socializar o aprendizado, ouvir as sugestões e aperfeiçoar o trabalho para a postagem em um grupo da turma, criado na rede social Facebook.

SISTEMATIZAÇÃO:

O docente deverá acompanhar diariamente as postagens, interferindo nas discussões quando necessário. As postagens deverão ser discutidas em sala ao final da data máxima para a postagem dos grupos, objetivando sistematizar o conteúdo abordado.

É importante identificar, neste momento, se os alunos conseguiram compreender as diferenças básicas entre briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, sobretudo no que diz respeito ao ambiente no qual estas plantas se desenvolvem.

SUGESTÃO DE CRONOGRAMA

Tabela 1: Sugestão de cronograma para atividade

ATIVIDADE

ETAPA

DURAÇÃO

LOCAL

SEMANA

1

A elaboração de um Portfólio: que tal organizar o que aprendemos?

 

3 HORAS/AULA

SALA DE AULA

Compartilhando as experiências: o uso da rede social Facebook

 

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

Momento do Aluno

A CRITÉRIO DO PROFESSOR

SALA DE AULA

Discussão

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

Sistematização

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

Fonte: Criação do autor

ATIVIDADE 2

 

Esta atividade consiste na construção de um jogo, abordando as características do ciclo dos grupos de vegetais, pelos próprios alunos.

Para o desenvolvimento da atividade, o professor deverá acordar previamente com os alunos regras coletivas tais como:

·                    Participação e concentração na atividade;

·                    Divisão da turma em quatro grupos;

·                    Respeito à opinião do colega.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Introdução

“O modo como ocorreu a evolução dos processos sexuados e dos ciclos de vida nas plantas foi de fundamental importância para a conquista do ambiente terrestre” (LOPES & ROSSO, 2005).

Neste sentido, que tal conhecermos um pouco mais sobre o ciclo de vida dos vegetais? Será que existe diferença quanto ao ciclo de vida entre os grupos de vegetais? O que caracteriza este processo?

É essencial que o professor incentive os alunos a posicionar-se diante de tais questionamentos, tendo em vista que eles devem nortear a conversa inicial desta atividade, sobretudo porque os alunos já possuem algumas informações adquiridas com a pesquisa realizada na atividade anterior.

Aprendendo um pouco mais sobre o ciclo de vida dos vegetais: a construção dos jogos

Após a conversa inicial, o professor deve explicar que os grupos formados na atividade anterior se manterão os mesmos na realização desta. Contudo, as equipes não poderão ficar com os mesmos grupos de vegetais. Para tanto, deverão realizar uma pesquisa a fim de nortear a construção do jogo. Desta vez, a pesquisa deverá estar centrada no ciclo de vida de cada grupo de vegetais, ressaltando suas especificidades.

As equipes deverão criar um jogo (jogos de tabuleiro, quebra-cabeças) onde possam apresentar as características do grupo de vegetais pelos quais ficaram responsáveis.  É importante que cada integrante da equipe tenha funções pré-estabelecidas para que todos possam contribuir para a construção dos jogos de sua equipe.

O professor deverá apresentar os critérios de avaliação, para que os alunos saibam que aspectos abordar. Recomendam-se as seguintes orientações:

- Regras pré-estabelecidas;

- Tempo máximo de jogo: 20 minutos;

- Todos os participantes do grupo deverão estar inclusos tanto na elaboração, quanto na participação dos jogos;

- Relação com o conteúdo que deve ser abordado;

- Elaboração de um manual de instruções.

O professor pode alternar estes momentos com intervenções a fim de esclarecer possíveis dúvidas e possibilitar orientação e acompanhamento das equipes, conforme a necessidade.

Sugestões de sites para pesquisa:

Ciclo de vida das Briófitas

http://www.mundovestibular.com.br/articles/392/1/Briofitas/Paacutegina1.html

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reino-plantae/briofitas.php

Ciclo de vida das Pteridófitas

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pteridofitas/pteridofitas.php

http://www.pauloferraz.com.br/trab_reproducaodasplantas.htm

Ciclo de vida das Gimnospermas

http://vestibular.uol.com.br/revisao-de-disciplinas/biologia/botanica---reproducao-vegetal.jhtm http://gimnosperma305.blogspot.com.br/

Ciclo de vida das Angiospermas

http://dicasdeciencias.com/2012/09/08/angiospermas-reproducao-sexuada/

Pondo em prática os conhecimentos adquiridos: é hora de jogar!

Sugere-se que neste momento, o professor busque um espaço amplo de modo que as equipes possam apresentar o jogo construído e, em seguida, disponibilizá-lo para uso.

É neste contexto também que a ordem das apresentações deve ser acordada.

Após todas as apresentações, é hora de jogar!

As equipes devem socializar os jogos construídos, de modo que cada equipe fique com um jogo diferente do seu.

VAMOS CONVERSAR?

Recomenda-se que, ao fim dos jogos, o professor proponha um momento de socialização das experiências os questionamentos a seguir, podem nortear a conversa proposta:

- Como foi a elaboração do jogo? De onde surgiu a ideia?

- Dificuldades?

- O que aprenderam?

- O que poderia melhorar?

- Afinal, existem diferenças entre o ciclo de vida dos grupos de vegetais? Quais?

O professor deve aproveitar esta discussão para observar se os alunos conseguiram sistematizar o conteúdo, ressaltando sempre a importância de apresentarem suas dúvidas e partindo destas para explanar ainda melhor o conteúdo, instigando sempre a contribuição de outros alunos.

SUGESTÃO DE CRONOGRAMA

Tabela 2: Sugestão de cronograma para atividade

ATIVIDADE

ETAPA

DURAÇÃO

LOCAL

SEMANA

2

Aprendendo um pouco mais sobre o ciclo de vida dos vegetais: a construção dos jogos

3 HORAS/AULA

SALA DE AULA

Pondo em prática os conhecimentos adquiridos: é hora de jogar!

 

2 HORAS/AULA

SALA DE AULA

Vamos Conversar?

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

Fonte: Criação do autor

ATIVIDADE 3

A atividade será realizada com a utilização de computadores com acesso à internet, impressora colorida, scanner, papel e caneta para que os alunos registrem suas anotações, um caderno capa dura e pincéis para a construção de um portfólio.

Para o desenvolvimento da atividade, devem-se acordar algumas regras, como:

·                    Participação ativa na atividade;

·                    Atenção ao visualizar o vídeo;

·                    Divisão da turma em 6 grupos;

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Introdução

Considerando-se a importância da biodiversidade não só para o estudo científico, mas também para compreender as características que influenciam no desenvolvimento dos vegetais, esta atividade propõe-se a apresentar a diversidade de sementes originárias dos biomas do Brasil.

Sugere-se que o professor incentive a participação dos alunos neste momento. Para tanto, apresentamos os seguintes questionamentos:

- Em sua opinião, o que é Biodiversidade?

- O que causa a extinção de uma espécie de planta?

- Quais as características mais peculiares das espécies encontradas nas diferentes regiões do Brasil?

- Que influência as sementes têm sobre a preservação das espécies de plantas?

Em seguida, o docente deverá apresentar conceitos de biodiversidade, preservação e reprodução das espécies junto aos alunos.  Para tanto, recomenda-se a reportagem realizada na cidade de Belém do Pará, exibida pelo SBT Brasil, que fala sobre um homem que decide fazer um repositório de mudas da floresta amazônica na sua propriedade localizada em um bairro na periferia da capital paraense e que já possui mais de 500 espécies de plantas. Disponível no endereço:http://www.youtube.com/watch?v=804zCxklrF8.

Mão na massa: construindo um berçário de plantas!

Após este momento introdutório, o docente dividirá a turma em seis grupos e designará para cada grupo um tema para que seja realizada uma pesquisa na internet.

Os grupos irão pesquisar sobre os componentes das espécies distribuídas dentre os biomas brasileiros: caatinga, cerrado, mata atlântico, campos, floresta amazônica e pantanal. Cada componente deverá conter informações e características da espécie e a sua classificação morfológica que será exposta nas folhas do caderno com as informações solicitadas abaixo de cada figura.

Foto 1: Mapa que apresenta os biomas brasileiros.

Fonte:http://ampligeo.files.wordpress.com/2011/08/biomas-brasileiros.jpg

A seguir, o professor deverá propor a construção de um berçário de plantas, como meio de apresentar para a escola o resultado da pesquisa realizada com a elaboração do portfólio. O objetivo é fazer os alunos criarem espírito cientista. Passando pelas mesmas fases que um cientista passa ao observar um fenômeno, neste caso, o desenvolvimento dos diversos tipos de semente. O ideal é conseguir o maior numero de sementes diferentes possível!

 

Segue o passo-a-passo:

1.                  Coletar garrafas pet ou de leite, ou até mesmo sacos pequenos para servirem como pequenos jarros;

2.                  Conseguir terra e adubo para encher os jarros;

3.                  Cada aluno ajudará conseguindo sementes de plantas diferentes. Podendo ser estas frutíferas ou ornamentais;

4.                  Os alunos farão o portfólio registrando as diferenças entre os tipos de semente e o desenvolvimento destas ao germinar desenhando com detalhes sua estrutura e fazendo observações;

5.                  Ao final do projeto, quando as plantas estiverem maiores, os alunos as plantarão pela cidade, ou até mesmo na escola.

 

Como produto desta pesquisa, cada equipe produzirá uma coleção de desenhos mostrando a germinação de sementes de diferentes espécies e fotos de seus demais componentes como folhas e flores quando adultas colando as respectivas imagens nas folhas de um caderno. A produção deste material poderá ser arquivada na biblioteca da escola para fonte de pesquisa. Também terá sido produzido um berçário de plantas para que os demais alunos da escola possam observar o resultado da pesquisa.

Sugestões de sites para pesquisa:

http://www.simbiotica.org/ciclosdevida.htm(Acesso em19/09/2011)

http://www.infoescola.com/biologia/ciclos-de-vida-haplobionte-diplobionte/ (Acesso em 19/09/2011)

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reino-plantae/briofitas.php (Acesso em 21/09/2011)

http://freewebs.com/rapinibot/encobio/aula3.htm (Acesso em 21/09/2011)

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/plantas.php(Acesso em 02/05/2012)

FINALIZANDO A ATIVIDADE

O professor deverá marcar a data de entrega e apresentação do portfólio de cada grupo que será feita para o restante da turma, estimulando um debate coletivo procurando levantar algumas questões importantes acerca do assunto para formalizar o conteúdo estudado a fim de obter uma avaliação de todo o processo de execução da tarefa desde a coleta de fotos e dados até a produção do portfólio. Este é um momento adequado para o docente chamar a atenção dos alunos para a relação existente entre o formato das folhas e o clima da região, por exemplo.

SUGESTÃO DE CRONOGRAMA

Tabela 3: Sugestão de cronograma para atividade

ATIVIDADE

ETAPA

DURAÇÃO

LOCAL

SEMANA

3

Introdução

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

 

Mão na massa: construindo um berçário de plantas!

3 HORAS/AULA

SALA DE AULA/

EXTRA SALA

Finalizando a atividade

1 HORA/AULA

SALA DE AULA

Fonte: Criação do autor

Recursos Complementares

RECURSOS COMPLEMENTARES:

Sugestões de links para alunos

Este apresenta informações, dicas e leituras acerca do tema abordado. Acesse através do endereço: http://www.brasilescola.com/biologia/botanica.htm(Acesso em 22/09/2011)

Sugestões de links para professores:

Nessa coleção o aluno terá disponíveis recursos para trabalhar com seus alunos desde a plantação de árvores (sementes) até sua estrutura física (folhas, raízes) como também a importância destas para o homem e para o meio ambiente. Endereço a seguir:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=364(Acesso em 03/05/2012)

Sugestão de links para o professor no planejamento de sua aula:

Sugere-se um tutorial que dará ao professor o passo-a-passo para a criação do blog, segue endereço do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA

Avaliação

AVALIAÇÃO:

Seguem algumas sugestões para a avaliação das atividades realizadas: na primeira atividade, é importante que o professor observe se os alunos conseguiram relacionar as espécies aos respectivos grupos de plantas pertencentes ao Reino Plantae. Para tanto,  terá como instrumento o Portifólio Virtual, bem como as participações dos alunos nos comentários destinados ao Portifólio dos demais grupos. Na atividade 2,  sugere-se que o docente observe se, ao longo da atividade, os alunos compreendem as fases reprodutivas de uma célula vegetal, bem como se identificam a distinção entre as três fases da reprodução de um vegetal: meiose zigótica, meiose gamética e meiose espórica.    

Como instrumento auxiliar desta observação, tem-se o acompanhamento da proposta de  construção dos jogos. Na atividade 3, sugere-se avaliar se os alunos reconhecem a importância da diversidade de sementes vegetais de diferentes regiões. Para a avaliação deste momento, sugere-se que o professor observe a construção do Berçário de Plantas, bem como da coleção de desenhos, propostas na atividade. Por fim, é importante que  professor incentive e ressalte que a participação de todos é essencial para o desenvolvimento da atividade e também para o processo de avaliação.

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