24/05/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Nádia Carvalho S. Fraga; Priscila Gervásio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corrêa Dornellas.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todas as crianças se alfabetizarem até os oito anos de idade. As Ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar os sítios abaixo:
www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa - Informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Acesso em 01/05/2013).
http://wlcaminha.blogspot.com.br/ - Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Acesso em 01/05/2013).
Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 01/05/2013) e depois clique em "Cadernos de Formação".
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema: a água em nossa vida
Professor, a água é um tema muito importante na vida de todos nós, desperta muito interesse e curiosidade nas crianças. Além do mais, você poderá utilizar o tema para trabalhar alguns direitos de aprendizagem das crianças de forma interdisciplinar, como:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Organize os alunos em uma roda de conversa e inicie sua aula motivando-os sobre o tema, pergunte:
Deixe que os alunos exponham suas opiniões e troquem informações.
Depois, explore o tema com eles trabalhando a história em quadrinhos “Água boa pra beber” da Turma da Mônica.
Professor, se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem a história no sítio http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e realizem a leitura da história individualmente. Em seguida proponha a leitura coletiva. Caso sua escola não possua os laptops do Projeto UCA, leve os alunos até ao Laboratório de Informática, use um projetor multimídia para projetar ou faça a cópia impressa.
Fonte: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm . Acesso em 30/04/2013.
Essa história é muito interessante, ela aborda a importância de tratar a água, de economizá-la e preservá-la. Aponta também para questões de cidadania ao mostrar a necessidade do saneamento básico como um direito de todos.
REGISTRANDO
Proponha uma atividade de registro abordando as questões contempladas na história. Nessa atividade você poderá abordar direitos de aprendizagem contemplados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa como:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Sugerimos a seguinte atividade:
HISTÓRIA “ÁGUA BOA PRA BEBER” – TURMA DA MÔNICAApós ouvir a história assinale com X a alternativa correta:1) Portador de texto no qual encontramos esse tipo de história é:( ) livro literário ( ) gibi ( )livro de receita2) Caminho percorrido pela água até chegar em nossa casa:( ) Estação de tratamento, rio, casa.( ) Rio, estação de tratamento, casa.3) É importante tratar a água antes de beber para:( ) Tirar impurezas e bactérias que prejudicam a saúde.( ) Acrescentar sabor e cheiro na água.4) Usamos a água em nosso cotidiano para:( ) Escovar os dentes( ) Lavar os alimentos( ) Beber( ) Dormir5) São atitudes corretas para economizar a água:( ) Fechar a torneira enquanto escovamos os dentes.( ) Lavar a calçada com a mangueira de água.( ) Tomar banhos rápidos e fechar a torneira enquanto ensaboa o corpo.( ) Lavar o carro com a mangueira de água toda semana pra ele ficar limpinho. |
2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Como a água chega até nossas casas? Vamos pesquisar...
- Para responder essa pergunta, organize com seus alunos uma visita ao departamento de água e esgoto de sua cidade. Lá eles poderão ver como ocorre a captação da água, como ela é tratada para ir até nossas casas e por fim como é tratada depois de ser usada por nós.
- Fotografem o momento da visita. Vocês poderão utilizar laptops, tablets, máquinas fotográficas digitais ou outras ferramentas tecnológicas que dispuserem.
- No sítio http://www.addp.pt/topas/intro.htm (Acesso em 01/05/2013), seus alunos encontrarão uma sessão denominada “Tratamento da água”, que irá abordar esse tema de forma lúdica e criativa.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produção de texto - relatório de pesquisa:
Depois de realizar a pesquisa de campo, solicite que seus alunos façam um relatório retratando como foi o passeio e o que aprenderam com ele. Para tanto, planeje com eles a escrita do texto, conforme orienta os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: construa o roteiro, decidam o tipo de linguagem a ser utilizada para a finalidade desse tipo de texto, e utilize recursos coesivos para articular as ideias e fatos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Os alunos poderão produzir os textos em seus cadernos, mas se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops, por meio do programa KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos).
Faça a correção com os alunos de forma individual, em seguida oriente-os a socializarem seus relatórios, realizando a leitura para seus colegas.
Proponha uma pesquisa para os alunos realizarem com seus familiares, sobre a importância do tratamento da água, as etapas do tratamento e suas funções. Entregue para eles uma ficha para que preencham com os dados obtidos na pesquisa.
PESQUISA COM A FAMÍLIA |
|
1. Fonte |
|
2. Qual é a importância do tratamento da água? |
|
3. Quais são as etapas desse tratamento? |
|
4. Descreva cada etapa e sua função |
|
Fonte: Acervo da autora.
Veja abaixo uma sugestão de texto que aborda esses aspectos:
Tratamento da Água Definição Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas: - Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila. - Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores. - Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água. - Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. - Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças. - Fluoretação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças. - Correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição. Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/tratamento_agua.htm. Acesso em 01/05/2013. |
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Realizando algumas atividades:
Você poderá propor aos alunos que façam por escrito, algumas atividades de registro, que abordem as etapas de tratamento da água e suas funções.
Veja abaixo algumas sugestões:
Fonte: Acervo da autora.
Fonte: Acervo da autora.
OBSERVE O DESENHO ABAIXO: Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_6SjrQ3n9yeE/S_W8FGW22DI/AAAAAAAAAL4/n5YLs31w5Cs/s1600/agua-potavel.jpg - Acesso em 01/05/2013.
1.RESPONDA: QUAIS SÃO AS ETAPAS DE TRATAMENTO DA ÁGUA? _______________________________________________________________________________________________________________________________
2. EXPLIQUE O QUE SIGNIFICAM AS ETAPAS ABAIXO: FLOCULAÇÃO:___________________________________________________________________________________ DECANTAÇÃO: __________________________________________________________________________________ FILTRAÇÃO:_____________________________________________________________________________________
3. CIRCULE NO DESENHO TRÊS PALAVRAS QUE CONTENHAM ENCONTROS CONSONANTAIS, E ESCREVA-AS ABAIXO:
_______________________________________________________________________________________________________________________
4. CONTE QUANTAS SÃO AS ETAPAS DE TRATAMENTO DA ÁGUA E REGISTE ABAIXO: ___________________________________________________________
5. AGORA VOCÊ É O ARTISTA: FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO O CAMINHO DA ÁGUA ATÉ NOSSA CASA.
|
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Construindo uma maquete: Um trabalho em equipe
Professor, proponha aos seus alunos a construção de uma maquete representando como a água chega até a casa de cada um. Para tanto, solicite que contribuam com objetos e elementos que serão utilizados na construção da maquete. Utilize objetos recicláveis. Planeje coletivamente a atividade. Devem constar no planejamento:
Depois de pronta a maquete, vocês poderão guardá-la para apresentar na exposição.
Veja abaixo a maquete construída por alunos do 1º ano "A" da Eseba/UFU em 2011:
Fonte: Acervo da autora.
6ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Exposição
Que tal envolver a família nesse processo? Organize uma exposição com fotos da visita dos alunos à estação de tratamento de água de sua cidade e também com a maquete que eles construíram representando o que aprenderam.
Para tanto, você poderá confeccionar com os alunos, convites para os pais. Aproveite para abordar as características desse gênero textual, suas funções e particularidades.
Solicite aos alunos que tragam para próxima aula alguns modelos de convites: aniversário, casamento e outros. Oriente-os, que observem as informações contidas neste gênero textual, e logo em seguida discuta sobre as informações que vão colocar no convite:
Confeccionem os convites utilizando recursos diversos, tais como: pinturas, desenhos recortes ou outras formas de ilustrá-los.
Veja no sítio a seguir algumas sugestões de convites: http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2011/01/modelos-de-convites.html.Acesso em 01/05/2013.
Links no portal:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23652 - Sugestão de aula para auxiliar no trabalho com o tema água. Acesso em 03/05/2013.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22526 - Sugestão de aula para auxiliar no trabalho com o tema água. Acesso em 03/05/2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: compreenderam como se realiza uma pesquisa, realizaram leituras interpretando as informações do texto; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como história em quadrinhos, textos expositivos, convites e relatórios; e se compreenderam a importância da água, o seu processo de tratamento e sua relevância para nossa saúde. Registre suas observações para orientar seu planejamento de ações futuras.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!