Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Adam Smith e a riqueza das nações: as economias de mercado, a produção de alimentos e a fome

 

27/05/2013

Autor y Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a biografia e os principais pensamentos de Adam Smith, um dos estruturadores do pensamento liberal, que constitui a base das economias de mercado;

- Identificar as características do modo capitalista de produção, investigando porque a produção de alimentos, sob esse modo de produção, não garante o acesso equitativo a esse bem essencial;

- Conceituar segurança alimentar e compreender os esforços universais para garanti-la à humanidade.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Modo capitalista de produção

Liberalismo econômico

Desigualdades e classes sociais

Segurança alimentar e estoques internacionais de alimentos

Estratégias e recursos da aula

Atividade sugerida para a terceira série do ensino médio.

Esta aula permite ao professor trabalhar com seus alunos as cinco competências elencadas na matriz de referência do ENEM para Ciências humanas e suas tecnologias: Dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problema; construir argumentação; elaborar propostas. O caráter investigativo da aula está sintetizado no título, apresentado na forma interrogativa.

Atividade 1

O professor, com o propósito de despertar o interesse pela investigação, deverá apresentar a seguinte situação problema aos alunos: Se a energia vital para o funcionamento do organismo humano vem dos alimentos que ingerimos, como se explica o fato de tantas pessoas não terem o que comer, inclusive muitas daquelas que vivem no campo?

Inicialmente, os alunos deverão expressar suas opiniões sobre a temática apresentada, fazendo fluir o senso comum e algumas hipóteses. Dois alunos deverão ficar responsáveis pelo registro escrito dos principais itens levantados durante o debate. Os registros ocorrerão livremente e as anotações serão feitas no caderno. Posteriormente, cada um desses alunos fará parte de um dos dois grandes grupos a serem formados (ver parágrafo seguinte).

Na sequência, o professor deverá dividir os alunos em dois grandes grupos  e apresentar algumas leituras previamente selecionadas, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o tema. Essas leituras deverão ser feitas no laboratório de informática, diretamente na matéria virtual, ou impressas e entregues em sala de aula. As leituras poderão ser feitas em voz alta, intercalando os alunos leitores, como forma de garantir que todos estejam envolvidos.

O primeiro grupo (metade da sala) deverá ler e responder as questões propostas para o texto 1  e o segundo grupo (a outra metade) deverá ler e responder as questões propostas paro texto 2. As anotações deverão ser feitas no caderno do aluno, servindo de subsídio para a etapa seguinte, quando o professor estimulará um debate com a turma. Objetivando cooperação e envolvimento, as perguntas inicialmente deverão ser respondidas em dupla e discutidas ao final, a fim de que cada grupo tenha uma opinião única sobre as respostas.

Sugestões de leitura

Texto 1:

       

Quase 870 milhões de pessoas no mundo estão subnutridas – novo relatório sobre a fome:

 https://www.fao.org.br/q870mpmesnrsf.asp   

Texto 2:             

Povos indígenas no Brasil: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/xingu/1545

 

 

Roteiro de leitura

OBS: Para facilitar a compreensão da leitura, sugere-se que o professor apresente alguns questionamentos:

Texto 1: Quase 870 milhões de pessoas no mundo estão subnutridas – novo relatório sobre a fome.  De acordo com o texto:

1- Qual é a finalidade do relatório O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2012 (SOFI)?

2- Quem o elaborou?

3- O que se espera dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) frente ao desafio mundial da desnutrição e da fome?

4- Quais as evidências apontadas pelo relatório em relação à:

a- Subnutrição crônica no mundo?

b- Distribuição espacial das áreas mais vulneráveis em relação à pobreza extrema e à

    fome?

5- Condição do Brasil frente à desnutrição crônica?

Texto 2: Povos indígenas no Brasil

De acordo com o texto:

1-      Em que se constitui a alimentação básica dos povos indígenas que habitam o Alto Xingu, no Estado de Mato Grosso?

2-      Qual a forma de organização social e produtiva que garante a produção de alimentos à população local.

3-      É possível identificar desnutrição e fome entre esses povos?

4-      Quais aspectos diferenciam a produção e a distribuição de alimentos entre os povos indígenas mencionados e a forma utilizada pela nossa sociedade?

Na sequência, o professor deverá iniciar o debate, sugerindo aos alunos destacados inicialmente que procedam à leitura das “opiniões” registradas, quando os alunos expuseram suas primeiras noções sobre a temática abordada, comparando as noções apresentadas antes da leitura com as opiniões que se formaram a partir da leitura feita coletivamente.

Atividade 2

O professor deverá formar grupos de cinco alunos para que aprofundem o tema em estudo. Após a relação dos temas apresentam-se as orientações quanto ao desenvolvimento do trabalho.

1- O espaço econômico

espacoeconomicotocolando.blogspot.com.br/2010/04/o-capitalismo-e-construcao-do-espaco.html

2- Liberalismo econômico

http://www.brasilescola.com/economia/liberalismo-economico.htm

 3- Formação de classes sociais

http://www.eumed.net/librosgratis/2008a/372/FORMACAO%20DE%20CLASSES%20SOCIAIS.htm

4- Segurança alimentar 

www.forumsocialmundial.org.br/download/tconferencias_Maluf_Menezes_2000_por.pdf

5- Desnutrição, o que é?

http://www.abc.med.br/p/318450/desnutricao+o+que+e+o+que+acontece+com+uma+pessoa+desnutrida.htm

6- Fome e desperdício

http://www.revelacaoonline.uniube.br/geral03/fome.html

7- A absurda proposta de um estoque global de alimentos

http://blogs.estadao.com.br/sala-ao-lado/2011/01/24/a-absurda-proposta-de-um-estoque-global-de-alimentos/

8- "Pobreza rural e fome no campo só podem existir em uma sociedade desigual e injusta"

http://www.mst.org.br/A-pobreza-rural-e-fome-no-campo-so-podem-existir-em-uma-sociedade-desigual-e-injusta

Roteiro de pesquisa

Sugere-se que cada grupo leia dois textos, de modo que haja mais de um grupo lendo o mesmo conteúdo, o que deverá ampliar a capacidade de argumentação e confronto de ideias. As leituras em comum poderão apresentar interpretações diferentes, enriquecendo a visão do leitor. Assim, o grupo 1 deverá ler os textos 1 e 2; o grupo 2 deverá ler os textos 2 e 3; o grupo 3 deverá ler os textos 3 e 4; o grupo 4 deverá ler os textos 4 e 5, e assim sucessivamente.

OBS: A orientação do professor deverá ser no sentido de que os alunos procurem extrair as ideias centrais de cada texto lido, relacionando-as com a problematização apresentada no início da atividade 1: Se a energia vital para o funcionamento do organismo humano vem dos alimentos que ingerimos, como se explica o fato de tantas pessoas não terem o que comer, inclusive muitas daquelas que vivem no campo?

Atividade 3

Por se tratar de um tema complexo, o professor deverá apresentar os conceitos básicos de modo claro e objetivo, reportando-se aos temas relacionados no item Conceitos prévios trabalhados pelo professor. Esses conceitos deverão ser apresentados ao longo do debate, quando os alunos demonstram evidências de que têm alguma compreensão sobre o tema, necessitando, portanto, de aprofundamento.

Para concluir a atividade o professor dividirá a turma em oito grupos, distribuindo um questionamento para cada grupo. Esses questionamentos deverão ser respondidos oralmente, e sem a interferência do professor, pois a argumentação servirá para a redação de um texto conclusivo, por grupo.

1- Qual a relação entre as ideias de Adam Smith, em seu livro A riqueza das nações, e a pobreza em que vivem cerca de 800 milhões de habitantes no mundo?

2- Quais os mecanismos existentes para se quantificar a população que vive em situação de risco alimentar no Brasil, bem como a distribuição espacial dos grupos mais vulneráveis?

3- Por que, nas economias de mercado, existe fome mesmo em países produtores de alimentos?

4- Qual é o papel do Estado na busca de solução para reduzir a fome ou a desnutrição no país?

5- O que o Brasil tem feito para erradicar a fome e a pobreza?

6- Qual é o papel da iniciativa privada na busca de solução para reduzir a fome ou a desnutrição no país?

7- Qual é o papel da sociedade na busca na busca de solução para reduzir a fome ou a desnutrição no país?

8- Existem pessoas ou famílias que vivem em situação de risco alimentar em seu município? Em caso afirmativo, o que tem sido feito, localmente, para a superação dessa condição?

Na sequência, cada grupo elaborará uma síntese do assunto estudado, tendo como referência a pergunta que recebeu e a argumentação resultante da troca de ideias que acabou de vivenciar. As leituras, o debate e a exposição conceitual do professor, ao longo da atividade, constituirão a base teórica para a interpretação e a produção textual.

A produção textual dos alunos servirá como etapa semiconclusiva da aula, considerando que, dessa forma, registrarão a sua percepção sobre o tema. A articulação das ideias, condição necessária para a redação, constitui-se num esforço intelectual de análise e síntese.

A conclusão da aula acontecerá quando o professor, após a leitura e revisão dos textos produzidos pelos alunos, detectar e esclarecer equívocos ou lapsos conceituais. Alguns textos deverão ser selecionados para publicação no jornalzinho ou no site da escola.

Recursos Complementares

Matriz de referência para o ENEM: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310&msg=1

ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal:

www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CEAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.eng2012.org.br%2Ftrabalhos-completos%3Fdownload%3D1531%3Aodm-geogr-art-revisado%26start%3D1160&ei=4qVpUavwN6nQ0wGziYGYCw&usg=AFQjCNEBvJWjTsaqtxL2UlTTOt_MmQlY_A&sig2=9lDyS3u-20-Cy7vfTCVaRA

OBS: O artigo ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal remete aos anais de um Congresso de Geografia. Todavia, a página, às vezes fica fora do ar e se isso acontecer, volte a tentar mais tarde. Um outro caminho para acesso ao artigo pode ser obtido no site do Congresso:  http://www.eng2012.org.br/edp/edps-validos-educacao

O problema da fome no capitalismo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42338

Avaliação

O desenvolvimento da aula deve ser mediado pelo diálogo, valorizando a exposição das ideias, a participação e o interesse nas investigações e nos debates. O conteúdo dos textos, bem como as opiniões apresentadas oralmente, expõem o nível de percepção e a capacidade de síntese dos membros do grupo.

Nessa perspectiva, a avaliação da atividade procurará contemplar os aspectos comportamentais (participação, interesse), atitudinais (respeito às opiniões) e conceituais (domínio do conhecimento).

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.