27/05/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos |
- Conhecer a biografia e os principais pensamentos de Adam Smith, um dos estruturadores do pensamento liberal, que constitui a base das economias de mercado;
- Identificar as características do modo capitalista de produção, investigando porque a produção de alimentos, sob esse modo de produção, não garante o acesso equitativo a esse bem essencial;
- Conceituar segurança alimentar e compreender os esforços universais para garanti-la à humanidade.
Modo capitalista de produção
Liberalismo econômico
Desigualdades e classes sociais
Segurança alimentar e estoques internacionais de alimentos
Atividade sugerida para a terceira série do ensino médio.
Esta aula permite ao professor trabalhar com seus alunos as cinco competências elencadas na matriz de referência do ENEM para Ciências humanas e suas tecnologias: Dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problema; construir argumentação; elaborar propostas. O caráter investigativo da aula está sintetizado no título, apresentado na forma interrogativa.
Atividade 1
O professor, com o propósito de despertar o interesse pela investigação, deverá apresentar a seguinte situação problema aos alunos: Se a energia vital para o funcionamento do organismo humano vem dos alimentos que ingerimos, como se explica o fato de tantas pessoas não terem o que comer, inclusive muitas daquelas que vivem no campo?
Inicialmente, os alunos deverão expressar suas opiniões sobre a temática apresentada, fazendo fluir o senso comum e algumas hipóteses. Dois alunos deverão ficar responsáveis pelo registro escrito dos principais itens levantados durante o debate. Os registros ocorrerão livremente e as anotações serão feitas no caderno. Posteriormente, cada um desses alunos fará parte de um dos dois grandes grupos a serem formados (ver parágrafo seguinte).
Na sequência, o professor deverá dividir os alunos em dois grandes grupos e apresentar algumas leituras previamente selecionadas, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o tema. Essas leituras deverão ser feitas no laboratório de informática, diretamente na matéria virtual, ou impressas e entregues em sala de aula. As leituras poderão ser feitas em voz alta, intercalando os alunos leitores, como forma de garantir que todos estejam envolvidos.
O primeiro grupo (metade da sala) deverá ler e responder as questões propostas para o texto 1 e o segundo grupo (a outra metade) deverá ler e responder as questões propostas paro texto 2. As anotações deverão ser feitas no caderno do aluno, servindo de subsídio para a etapa seguinte, quando o professor estimulará um debate com a turma. Objetivando cooperação e envolvimento, as perguntas inicialmente deverão ser respondidas em dupla e discutidas ao final, a fim de que cada grupo tenha uma opinião única sobre as respostas.
Sugestões de leitura
Texto 1:
Quase 870 milhões de pessoas no mundo estão subnutridas – novo relatório sobre a fome: |
Texto 2:
Povos indígenas no Brasil: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/xingu/1545
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Roteiro de leitura
OBS: Para facilitar a compreensão da leitura, sugere-se que o professor apresente alguns questionamentos:
Texto 1: Quase 870 milhões de pessoas no mundo estão subnutridas – novo relatório sobre a fome. De acordo com o texto:
1- Qual é a finalidade do relatório O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2012 (SOFI)?
2- Quem o elaborou?
3- O que se espera dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) frente ao desafio mundial da desnutrição e da fome?
4- Quais as evidências apontadas pelo relatório em relação à:
a- Subnutrição crônica no mundo?
b- Distribuição espacial das áreas mais vulneráveis em relação à pobreza extrema e à
fome?
5- Condição do Brasil frente à desnutrição crônica?
Texto 2: Povos indígenas no Brasil
De acordo com o texto:
1- Em que se constitui a alimentação básica dos povos indígenas que habitam o Alto Xingu, no Estado de Mato Grosso?
2- Qual a forma de organização social e produtiva que garante a produção de alimentos à população local.
3- É possível identificar desnutrição e fome entre esses povos?
4- Quais aspectos diferenciam a produção e a distribuição de alimentos entre os povos indígenas mencionados e a forma utilizada pela nossa sociedade?
Na sequência, o professor deverá iniciar o debate, sugerindo aos alunos destacados inicialmente que procedam à leitura das “opiniões” registradas, quando os alunos expuseram suas primeiras noções sobre a temática abordada, comparando as noções apresentadas antes da leitura com as opiniões que se formaram a partir da leitura feita coletivamente.
Atividade 2
O professor deverá formar grupos de cinco alunos para que aprofundem o tema em estudo. Após a relação dos temas apresentam-se as orientações quanto ao desenvolvimento do trabalho.
1- O espaço econômico
espacoeconomicotocolando.blogspot.com.br/2010/04/o-capitalismo-e-construcao-do-espaco.html
2- Liberalismo econômico
http://www.brasilescola.com/economia/liberalismo-economico.htm
3- Formação de classes sociais
http://www.eumed.net/librosgratis/2008a/372/FORMACAO%20DE%20CLASSES%20SOCIAIS.htm
4- Segurança alimentar
www.forumsocialmundial.org.br/download/tconferencias_Maluf_Menezes_2000_por.pdf
5- Desnutrição, o que é?
http://www.abc.med.br/p/318450/desnutricao+o+que+e+o+que+acontece+com+uma+pessoa+desnutrida.htm
6- Fome e desperdício
http://www.revelacaoonline.uniube.br/geral03/fome.html
7- A absurda proposta de um estoque global de alimentos
8- "Pobreza rural e fome no campo só podem existir em uma sociedade desigual e injusta"
Roteiro de pesquisa
Sugere-se que cada grupo leia dois textos, de modo que haja mais de um grupo lendo o mesmo conteúdo, o que deverá ampliar a capacidade de argumentação e confronto de ideias. As leituras em comum poderão apresentar interpretações diferentes, enriquecendo a visão do leitor. Assim, o grupo 1 deverá ler os textos 1 e 2; o grupo 2 deverá ler os textos 2 e 3; o grupo 3 deverá ler os textos 3 e 4; o grupo 4 deverá ler os textos 4 e 5, e assim sucessivamente.
OBS: A orientação do professor deverá ser no sentido de que os alunos procurem extrair as ideias centrais de cada texto lido, relacionando-as com a problematização apresentada no início da atividade 1: Se a energia vital para o funcionamento do organismo humano vem dos alimentos que ingerimos, como se explica o fato de tantas pessoas não terem o que comer, inclusive muitas daquelas que vivem no campo?
Atividade 3
Por se tratar de um tema complexo, o professor deverá apresentar os conceitos básicos de modo claro e objetivo, reportando-se aos temas relacionados no item Conceitos prévios trabalhados pelo professor. Esses conceitos deverão ser apresentados ao longo do debate, quando os alunos demonstram evidências de que têm alguma compreensão sobre o tema, necessitando, portanto, de aprofundamento.
Para concluir a atividade o professor dividirá a turma em oito grupos, distribuindo um questionamento para cada grupo. Esses questionamentos deverão ser respondidos oralmente, e sem a interferência do professor, pois a argumentação servirá para a redação de um texto conclusivo, por grupo.
1- Qual a relação entre as ideias de Adam Smith, em seu livro A riqueza das nações, e a pobreza em que vivem cerca de 800 milhões de habitantes no mundo?
2- Quais os mecanismos existentes para se quantificar a população que vive em situação de risco alimentar no Brasil, bem como a distribuição espacial dos grupos mais vulneráveis?
3- Por que, nas economias de mercado, existe fome mesmo em países produtores de alimentos?
4- Qual é o papel do Estado na busca de solução para reduzir a fome ou a desnutrição no país?
5- O que o Brasil tem feito para erradicar a fome e a pobreza?
6- Qual é o papel da iniciativa privada na busca de solução para reduzir a fome ou a desnutrição no país?
7- Qual é o papel da sociedade na busca na busca de solução para reduzir a fome ou a desnutrição no país?
8- Existem pessoas ou famílias que vivem em situação de risco alimentar em seu município? Em caso afirmativo, o que tem sido feito, localmente, para a superação dessa condição?
Na sequência, cada grupo elaborará uma síntese do assunto estudado, tendo como referência a pergunta que recebeu e a argumentação resultante da troca de ideias que acabou de vivenciar. As leituras, o debate e a exposição conceitual do professor, ao longo da atividade, constituirão a base teórica para a interpretação e a produção textual.
A produção textual dos alunos servirá como etapa semiconclusiva da aula, considerando que, dessa forma, registrarão a sua percepção sobre o tema. A articulação das ideias, condição necessária para a redação, constitui-se num esforço intelectual de análise e síntese.
A conclusão da aula acontecerá quando o professor, após a leitura e revisão dos textos produzidos pelos alunos, detectar e esclarecer equívocos ou lapsos conceituais. Alguns textos deverão ser selecionados para publicação no jornalzinho ou no site da escola.
Matriz de referência para o ENEM: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310&msg=1
ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal:
OBS: O artigo ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal remete aos anais de um Congresso de Geografia. Todavia, a página, às vezes fica fora do ar e se isso acontecer, volte a tentar mais tarde. Um outro caminho para acesso ao artigo pode ser obtido no site do Congresso: http://www.eng2012.org.br/edp/edps-validos-educacao
O problema da fome no capitalismo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42338
O desenvolvimento da aula deve ser mediado pelo diálogo, valorizando a exposição das ideias, a participação e o interesse nas investigações e nos debates. O conteúdo dos textos, bem como as opiniões apresentadas oralmente, expõem o nível de percepção e a capacidade de síntese dos membros do grupo.
Nessa perspectiva, a avaliação da atividade procurará contemplar os aspectos comportamentais (participação, interesse), atitudinais (respeito às opiniões) e conceituais (domínio do conhecimento).
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/09/2013
Cinco estrelasAula muito produtiva, muito boa mesmo.
06/06/2013
Três estrelasO desenvolvimento da aula está bom, com vários endereços de sites para pesquisa.