Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A FAO na questão alimentar internacional: ela está em nosso cotidiano?

 

12/06/2013

Autor y Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a estrutura organizacional da ONU;

- Conhecer o histórico, a função e a estrutura operacional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)como um dos organismos da ONU;

- Identificar projetos internacionais e brasileiros patrocinados pela FAO ou que contam com a sua contribuição, voltados ao atingimento da meta 1 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A ONU e seus organismos: histórico, importância, funcionamento

O Brasil na ONU e a ONU no Brasil: histórico, ações, conquistas, contribuições

       Divisão internacional do trabalho e fome: conceituação 

Estratégias e recursos da aula

Atividade proposta para a 3ª série do ensino médio.

Esta atividade permite a construção e exercício das cinco habilidades elencadas na matriz de referência para o ENEM: Dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problema; construir argumentação; elaborar propostas.(MEC, 2009) Oportuniza aos alunos a condição de se tornarem protagonistas do próprio conhecimento. Propõe também uma condição didático-pedagógica que favorece o conhecimento de um esforço universal, destacando o papel das pessoas e das instituições, especialmente da ONU, para a minimização de situações desfavoráveis em que vivem milhões de pessoas.

O caráter investigativo da aula está sintetizado no título, apresentado na forma interrogativa. Por se tratar de um organismo internacional que trabalha por meio de parcerias e cooperação, sua presença não é diretamente percebida no cotidiano da maior parte dos alunos, daí a necessidade de investigar suas formas de ação, bem como alguns projetos em que ele atua.

Devido a consultas em sites publicados em língua inglesa e ao desenvolvimento de uma temática relacionada à alimentação e nutrição, esta atividade poderá ser realizada de modo interdisciplinar, envolvendo os professores de Geografia, Inglês e Biologia.

Atividade 1

Após selecionar algumas imagens da sede central da ONU (www.onu.org.br), em Nova Iorque, e das sedes dos seus organismos, em vários países, o professor poderá escolher entre projetar as imagens em Datashow ou imprimi-las em transparência para retroprojetor. A ideia é demonstrar a distribuição espacial das mesmas.

                                                                                                                                                                      Fonte: http://www.onu.org.br/onu-no-brasil/

Os grupos devem ser formados previamente, pois terão tarefas a cumprir. Neste caso, serão oito grupos, sendo que cada um deles procurará investigar respostas para um dos oito questionamentos propostos. Antes das tarefas descentralizadas, o professor deverá buscar o envolvimento de todos os alunos, a partir de uma indagação central: Como age um organismo internacional, que abriga quase duas centenas de países membros?

O professor e os alunos encontrarão o organograma do sistema de funcionamento da ONU, facilitando a sua compreensão.

                                                                                                                                                       Fonte: http://www.onu.org.br/img/organograma.png

Atividade 2

Na sequência o professor deverá apresentar os seguintes questionamentos, sendo um deles para cada grupo:

1- Como funciona a ONU?

Fonte para pesquisa: FAO ONU Brasil: http://www.onu.org.br/onu-no-brasil/fao/

 

2- Qual é a finalidade da FAO? Onde se localiza a sua sede? Como e onde atua?

Fonte para pesquisa: Organograma do sistema ONU:

http://unic.un.org/imucms/rio-de-janeiro/64/264/organograma-do-sistema-onu.aspx

 

3- Como age a ONU para desenvolver, mundialmente, a meta 1 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)?

Fonte para pesquisa: Objetivos de Desenvolvimento do Milênio– ODM:  www.pnud.org.br/ODM

 

4- O Brasil pode contribuir mundialmente reproduzindo experiências nacionais bem sucedidas em outros países?

Fonte para pesquisa: O Brasil e os ODM: http://www.odmbrasil.gov.br/odmbrasil/o-brasil-e-os-odm

 

5- Há projetos internacionais de combate à fome que poderiam ser aplicados no Brasil?

Fonte para pesquisa: O mapa da fome.

http://documents.wfp.org/stellent/groups/public/documents/communications/wfp229328.pdf

 

6- Por que há fome em países produtores de alimentos?

Fonte para pesquisa: Brasil é destaque internacional no Dia Mundial da Alimentação:

http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/10/16/brasil-e-destaque-internacional-no-dia-mundial-da-alimentacao

 

7- Quais as consequências da fome no organismo humano?

Fonte para pesquisa: Desnutrição:http://www.brasilescola.com/saude/desnutricao.htm

 

8- A FAO está presente em meu município? (considere a presença direta e a presença indireta)

Fonte para pesquisa: A fome: desafio ético e político: http://www.mst.org.br/node/14032

 

Além dessa seleção de fontes os alunos poderão investigar em outros sites e em outras fontes confiáveis de livre escolha, como livros didáticos, jornais, revistas e outros.

Para responder as questões cada grupo deverá ler ao menos duas matérias elencadas no item Fontes sugeridas para pesquisa e o professor deverá distribuí-las da seguinte maneira: o grupo 1 lê as fontes 1 e 2; o grupo 2 lê as fontes 2 e 3; o grupo 3 lê as fontes 3 e 4; o grupo 4 lê as fontes 4 e 6; o grupo 5 lê as fontes 2 e 7; o grupo 6 lê as fontes 5 e 8; o grupo 7 lê as fontes 4 e 7; o grupo 8 lê as fontes 5 e 7. As leituras repetidas contribuem para confrontar as diferentes percepções dos alunos ampliando a compreensão dos temas.

As informações deverão ser socializadas por meio de uma apresentação de slides, podendo ser ilustradas com algum vídeo selecionado durante as investigações. Ao final, abre-se um espaço para debate, questionando aspectos relevantes para a compreensão do tema.

Caso haja algum projeto patrocinado pela FAO no município em que a atividade está sendo desenvolvida, ou próximo a ele, o professor poderá agendar uma visita para que os alunos o conheçam in loco.

Atividade 3 

Para concluir esta atividade, além das apresentações realizadas, o professor poderá sugerir a garimpagem de questões sobre a ONU e seus organismos em diferentes situações: ENEM, vestibulares e concursos.

Cada aluno deverá selecionar ao menos uma questão sobre o tema FAO/ONU e encaminhá-la a dois colegas, que atuarão voluntariamente como catalisadores das mesmas, excluindo as repetidas. O encaminhamento deverá ser virtual, por e.mail, facilitando a compilação. O arquivo final deve ser encaminhado ao professor, que selecionará algumas delas para discussão em sala. Ao mesmo tempo, terá formado um interessante banco de questões, que poderão ser aplicadas na prova institucional do bimestre letivo.

Recursos Complementares

Matriz de referências do ENEM: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13318&Itemid=310&msg=1

ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal.  A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal. 

www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CEAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.eng2012.org.br%2Ftrabalhos-completos%3Fdownload%3D1531%3Aodm-geogr-art-revisado%26start%3D1160&ei=4qVpUavwN6nQ0wGziYGYCw&usg=AFQjCNEBvJWjTsaqtxL2UlTTOt_MmQlY_A&sig2=9lDyS3u-20-Cy7vfTCVaRA

OBS: O artigo ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A educação pela pesquisa na abordagem de um tema universal remete aos anais de um Congresso de Geografia. Todavia, a página, às vezes fica fora do ar e se isso acontecer, volte a tentar mais tarde. Um outro caminho para acesso ao artigo pode ser obtido no site do Congresso: http://www.eng2012.org.br/edp/edps-validos-educacao

O problema da fome no capitalismo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=42338

Esta aula também faz parte de uma proposta maior, apresentada na coletânea de aulas de Geografia denominada “Erradicar a fome e a pobreza”: utopia universal ou possibilidade real? O link de acesso é http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=45856

Avaliação

O professor deverá considerar o envolvimento dos alunos em cada uma das etapas propostas. Outra forma de avaliar a apreensão dos mesmos pode ocorrer durante a aplicação das provas bimestrais institucionais, observando os acertos e erros em relação às questões sobre a ONU e seus organismos, selecionadas entre aquelas enviadas pelos alunos (ver item fechamento da atividade).

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.