Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Água nossa de cada dia: é preciso preservar!

 

24/05/2013

Autor y Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Nádia Carvalho S. Fraga; Priscila Gervásio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corrêa Dornellas.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Realizar entrevistas;
  • Interpretar informações;
  • Desenvolver habilidades de escuta e de respeito à fala dos colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Resolver situações-problema;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como músicas e textos expositivos;
  • Elaborar textos usando diferentes gêneros textuais como: lista, panfletos e entrevistas;
  • Organizar dados em gráficos;
  • Compreender a importância da água em nossas vidas;
  • Identificar maneiras de economizar a água;
  • Realizar intercâmbio com outras escolas.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos - seis (6) atividades de 60 minutos cada uma. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, Ética dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização das atividades propostas é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções básicas de escrita e de leitura e, demonstrem habilidade na resolução de problemas e na comunicação entre os pares.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todos os alunos se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar os sítios abaixo:

www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa - Informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em 01/05/2013.

http://wlcaminha.blogspot.com.br/ - Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em 01/05/2013.

Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 01/05/2013) e depois clique em "Cadernos de Formação".

 menina lapis

1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: escassez da água!!!

Professor, no dia 22 de março, comemora-se o “Dia Mundial da Água”. Que tal aproveitar esse momento, para conscientizar seus alunos sobre a importância de se preservar esse bem natural? Eles vão adorar! Crianças são essenciais para divulgarem conhecimentos e ensinamentos sobre preservação para os adultos, dessa forma, elas com certeza irão contribuir para conscientizar seus familiares sobre a preservação da água.

Nesse sentido, propomos esse tema que além de motivar o interesse das crianças, ainda possibilitará a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, como:

 

  • Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades com ajuda de escriba;
  • Revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes;
  • Organizar o texto dividindo-o em tópicos e parágrafos;
  • Segmentar  palavras em textos;
  • Planejar intervenções orais em situações como contação de história;
  • Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros;
  • Relacionar fala e escrita;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. (BRASIL, 2012, p. 32-37).

 

Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização – Língua Portuguesa, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Inicie sua aula em uma roda de conversa, questionando os alunos sobre o tema:

 

  • De onde vem a água?
  • Para que ela serve?
  • Vocês acham que podemos viver sem ela?
  • Será que a água pode acabar?

 

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para aprofundar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história”. (BRASIL, 2012, p. 35).

Em seguida trabalhe com eles a música “Asa Branca” de Gonzaguinha. Embora a letra da música a ser trabalhada não siga a norma culta, utilizando uma linguagem coloquial, ela apresenta a temática relativa à escassez de água, mostrando as consequências reais, que podem ser próximas da realidade de algumas regiões do país, que muitos já viram em noticiários. Além do mais, a música também contribuirá para “Reconhecer a diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras”.(BRASIL, 2012, p. 35).

  

Asa Branca

Gonzaguinha

Composição : Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira

1-Quando oiei a terra ardendo
com a fogueira de São João

Eu perguntei, a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação(2x)

2-Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação

Por falta d'água perdi meu gado
morreu de sede meu alazão(2x)

3-Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão

Entonce eu disse adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração(2x)

4-Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão

Espero a chuva cair de novo
Para mim vorta pro meu sertão(2x)

5-Quando o verde dos teus olhos

Se espalhar na prantação

Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração (2x)

Fonte: http://letras.terra.com.br/gonzaguinha/490928/ - Acesso em 03/05/2013.

 

Professor, no sítio acima, você encontrará também o vídeo desta música para reproduzi-la para os alunos.

Posteriormente, em rodinha, propicie a interpretação da música. Se necessário assistam mais de uma vez..

Neste momento, discuta sobre a necessidade da água para todos os seres vivos, plantas ou animais (o que nos inclui). Questione: o que acontecerá se a água acabar?

Para este levantamento, algumas questões seriam importantes, tais como:

- Do que fala esta música?

- Por que será que o autor da música fala assim?

- O que aconteceu com as plantas e animais deste lugar devido à falta de água?

- O que aconteceu com o personagem da música?

- Se ele ficasse naquela região, não fosse embora, o que poderia acontecer com ele?

- Com a gente, será que é igual ou diferente?

-O que pode acontecer se não cuidarmos da água?

-O que podemos fazer para economizar água?

Vale lembrar que estas são apenas sugestões e que outros questionamentos podem aparecer na aula.

Anote as falas dos alunos e finalize com a produção de um texto coletivo.

Veja abaixo outra sugestão de atividade:

 

  1. PASSE AS PALAVRAS QUE ESTÃO ESCRITAS ABAIXO DA NORMA COLOQUIAL PARA A NORMA CONVENCIONAL.

FORNAIA

FORNALHA

PRANTAÇÃO

PLANTAÇÃO

INTÉ

ATÉ

VORTA

VOLTA

ENTONCE

ENTÃO

AGORA SEPARA AS SÍLABAS DAS PALAVRAS:

CONTE QUANTASSÍLABAS CADA PALAVRA TEM E REGISTRE ABAIXO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da autora.

 

2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

A quantidade de água em nosso planeta

Professor, se sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos acessem através de seus laptops o sítio http://www.redescola.com.br/software/uacf1083/uacf1083.swf. (Acesso em 03/05/2013) utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Nesse sítio eles encontrarão uma história abordando um diálogo entre um gato e uma cobra sobre a escassez de água doce (potável) no mundo, sua importância para vida e a de sua preservação. Ou então os leve até ao Laboratório de Informática de sua escola e projete-a para eles.

gato 

Fonte: http://www.redescola.com.br/software/uacf1083/uacf1083.swf - Acesso em 03/05/2013.

 

Depois de trabalhar a história, dialogue com eles verificando se perceberam que apesar de ter muita água em nosso planeta, a maioria é salgada, não sendo própria para o consumo.

Reproduza e distribua para eles o texto informativo abaixo. Realize a leitura coletiva e discuta sobre os dados observados. Assim, você poderá aprofundar direitos de aprendizagem com seus alunos como “Ler textos; compreender textos lidos; reconhecer finalidades de textos lidos; localizar informações explícitas no texto, dentre outros”. (BRASIL, 2012, p. 33).

 

 

Você sabia...

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas. A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:

- 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
- 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma:
- 29,7% aquíferos;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm - Acesso em 03/05/2013.

A partir dessas informações proponha aos alunos a construção de gráficos, representando a quantidade de água existente em nosso planeta, e como ela está distribuída no mesmo. Auxilie-os nesse processo.

Para a construção dos gráficos os alunos poderão utilizar o programa KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos), como no exemplo abaixo em que os alunos criaram os gráficos representando os valores aproximados, pois o nosso objetivo é mostrar a diferença entre a quantidade de água doce e de água salgada existentes em nosso planeta:

grafico agua

FONTE: Acervo da autora.

grafico agua no planeta

FONTE: Acervo da autora.

Os alunos também poderão criar os gráficos em seus cadernos. Para facilitar, distribua uma folha quadriculada e oriente passo a passo a elaboração do gráfico até que eles compreendam esta forma de tratamento de informação.

 

Professor, a partir das informações trabalhadas no gráfico, proponha situações-problema para que possam ser resolvidas pelos alunos. Como por exemplo:

a) Observe o gráfico 1 e responda: se juntarmos a quantidade de água salgada e doce, qual será a quantidade total de água existente no Planeta Terra?

b) No gráfico 2 se somarmos a quantidade de água doce existente nos rios e lagos com a das calotas polares, qual será o resultado?

c) O que há em maior quantidade no Planeta Terra, água doce ou salgada?

 

3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

SensibilizandoEconomizar é preciso: solicite que acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY (Acesso em 03/05/2013) utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e assistam ao vídeo musical “Economizar” da turma da Mônica. Ou então projete o vídeo para eles no Laboratório de Informática de sua escola.

economizar

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY  - Acesso em 03/05/2013.

Em seguida dialogue com eles sobre quais atitudes consideram importantes para a economia de água. Deixe que se expressem e dialoguem uns com os outros.

 

Socializando: elaborando lista e panfletos para divulgação

Posteriormente, proponha a construção coletiva na lousa, de uma lista com atitudes e hábitos favoráveis à economia de água em nosso cotidiano. Anote as dicas dos alunos na lousa, uma embaixo da outra, numerando-as, trabalhando assim outro gênero textual: lista.

Você poderá dividir sua turma em grupos de três alunos e propor que eles construam um panfleto com as dicas listadas na lousa, ilustrando cada uma delas.

Se optar por utilizar os laptops dos alunos para a construção dos panfletos, eles poderão utilizar o TuxPaint (Metasys < Edusyst < Arte e Música < Pintura Digital) para ilustrar, e o KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos), para escrever as dicas.

Depois de prontos, os panfletos poderão ser enviados via e-mail, para todos os alunos da escola, e ainda é possível realizar um intercâmbio entre outras escolas, enviando para elas também. Este trabalho além de promover intercâmbio entre os alunos de diferentes instituições possibilita que os alunos compreendam a função social da escrita.

Depois de prontos os panfletos, poderão ser fixados nos murais da escola ou entregues para conscientizar os alunos sobre a importância de economizar água.

 

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Entrevista com familiares: como você tem cuidado da água em sua casa?

Proponha aos alunos que realizem uma entrevista com seus familiares sobre a utilização da água. Para tanto, elabore com eles a entrevista, formulando perguntas.

Nesse momento é interessante que aprofunde com eles os direitos de aprendizagem como “Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades” se for necessário poderão contar com a ajuda de um escriba. (BRASIL, 2012, p. 34).

Em seguida, solicite que eles realizem uma pesquisa com os pais e familiares.

 

Entrevista com familiares

Nome do entrevistado:___________________________________________________

1. Quando você está escovando os dentes deixa a torneira da pia:

( ) Aberta, pois vai utilizar a água para enxaguar a boca daqui a pouco.

( ) Fechada, para não gastar água enquanto escova os dentes.

2. Ao tomar banho você:

( ) Fica muito tempo embaixo do chuveiro, pois adora cantar tomando banho.

( ) Toma um banho rápido e fecha a torneira enquanto está se ensaboando.

3. Para limpar a casa você utiliza a água:

( ) Que usou para lavar roupa.

( ) Da torneira que está limpa e não suja a casa.

4. Para limpar o quintal você:

( ) Usa a vassoura.

( ) Usa a mangueira de água.

5. Quando está lavando louça você:

( ) Ensaboa tudo e depois enxágua de uma vez.

( ) Fica com a torneira ligada o tempo todo.

Agora é sua vez entrevistador - De acordo com a sua opinião, a pessoa que você entrevistou pode ser avaliada como:

( ) Muito econômica e ecologicamente correta.

( ) Precisa melhorar, mas está no caminho da economia.

( ) Está contribuindo para a água do planeta acabar.

Fonte: Acervo da autora.

 

Solicite também que os alunos levem seus laptops para casa e acessem o sítio http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2012/03/rede-das-aguas-recomenda-os-10.html  utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e faça a leitura do texto “Os dez mandamentos para economizar água” com seus pais e familiares, depois dialogue com eles sobre o que acharam. Você também poderá reproduzir o texto para eles levarem para casa, caso sua escola não participe do Projeto UCA.

Segue abaixo o texto:

 

Os dez mandamentos para economizar água

1. No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2. Ao escovar os dentes: Escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

10. Na limpeza de quintal e calçada use vassoura - Se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.

Fonte: http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2012/03/rede-das-aguas-recomenda-os-10.html - Acesso em 06/05/3013

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Socialização da pesquisa

Proponha um momento em roda de conversa para que os alunos socializem o resultado das entrevistas que realizaram com seus familiares. Aproveite para aprofundar o seguinte direito de aprendizagem “Participar de interações orais em sala de aula questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. BRASIL, 2012, p. 35).

 

6ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

Jogando com a água

Professor, realize com os alunos alguns jogos educativos sobre a água. Solicite que acessem os sítios abaixo utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e escolham os jogos que querem realizar.

Caso sua escola não participe deste programa, leve-os até ao Laboratório de Informática, pois esta é uma atividade lúdica que colabora para consolidar as aprendizagens adquiridas ao longo do trabalho.

  • Teste da água – questões testando seu conhecimento sobre a água.

 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/5910/Teste%20Seu%20Conhecimento%20sobre%20a%20%c3%81gua.swf?sequence=1. Acesso em 03/05/2013.

   

  • Jogo da Forca

jogo 1

 

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html. Acesso em 03/05/2013.

 

  • Gota D’água

 

jogo2  

http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=patrulha_dagua/base_patrulha_dagua|w=760|h=440 Acesso em 03/05/2013.

  • Quebra cabeça

quebra cabeças

http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=quebra_cabeca/quebra_cabeca|w=700|h=500. Acesso em 03/05/2013.

Professor, terminados os jogos, discuta com os alunos o que foi possível aprender com esses jogos, sobre a importância de se preservar a água. Registre as principais ideias na lousa e peça que copiem em seus cadernos.

Recursos Complementares

Nos Links no portal abaixo você encontra sugestões de aulas e atividades sobre o tema água:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23652 - Acesso em 05/06/2013.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22526  - Acesso em 05/06/2013.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21501  - Acesso em 05/06/2013.

Música da água:

http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/  - Acesso em 05/06/2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se: realizaram leituras interpretando as informações do texto; resolveram situações-problema; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como músicas, textos expositivos, e entrevista; souberam organizar dados em gráficos; e exploraram a temática da água, compreendendo sua importância para nossas vidas, e a relevância de preservá-la economizando. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.