24/05/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto; Luciana Soares Muniz; Mariane Éllen da Silva; Nádia Carvalho S. Fraga; Priscila Gervásio Teixeira; Rones Aureliano de Souza; Vaneide Corrêa Dornellas.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Para a realização das atividades propostas é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções básicas de escrita e de leitura e, demonstrem habilidade na resolução de problemas e na comunicação entre os pares.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar práticas docentes contemplando as ações e referências do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os municípios, que visa assegurar o direito de todos os alunos se alfabetizarem até os oito anos de idade. As ações do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informações sobre o Pacto, você poderá acessar os sítios abaixo:
www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa - Informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em 01/05/2013.
http://wlcaminha.blogspot.com.br/ - Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em 01/05/2013.
Os materiais formativos do Pacto já estão disponibilizados no site do MEC. Acesse o link: http://pacto.mec.gov.br (Acesso em 01/05/2013) e depois clique em "Cadernos de Formação".
1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Introduzindo o tema: escassez da água!!!
Professor, no dia 22 de março, comemora-se o “Dia Mundial da Água”. Que tal aproveitar esse momento, para conscientizar seus alunos sobre a importância de se preservar esse bem natural? Eles vão adorar! Crianças são essenciais para divulgarem conhecimentos e ensinamentos sobre preservação para os adultos, dessa forma, elas com certeza irão contribuir para conscientizar seus familiares sobre a preservação da água.
Nesse sentido, propomos esse tema que além de motivar o interesse das crianças, ainda possibilitará a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, de forma interdisciplinar, como:
Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização – Língua Portuguesa, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Inicie sua aula em uma roda de conversa, questionando os alunos sobre o tema:
Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opiniões e aproveite para aprofundar com eles o direito de aprendizagem que propõe “Planejar intervenções orais em situações públicas: exposição oral, debate, contação de história”. (BRASIL, 2012, p. 35).
Em seguida trabalhe com eles a música “Asa Branca” de Gonzaguinha. Embora a letra da música a ser trabalhada não siga a norma culta, utilizando uma linguagem coloquial, ela apresenta a temática relativa à escassez de água, mostrando as consequências reais, que podem ser próximas da realidade de algumas regiões do país, que muitos já viram em noticiários. Além do mais, a música também contribuirá para “Reconhecer a diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras”.(BRASIL, 2012, p. 35).
Asa Branca Composição : Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira |
|
1-Quando oiei a terra ardendo Eu perguntei, a Deus do céu, ai 2-Que braseiro, que fornaia Por falta d'água perdi meu gado 3-Inté mesmo a asa branca Entonce eu disse adeus Rosinha Guarda contigo meu coração(2x) |
4-Hoje longe muitas légua Espero a chuva cair de novo 5-Quando o verde dos teus olhos Se espalhar na prantação Eu te asseguro não chore não, viu |
Fonte: http://letras.terra.com.br/gonzaguinha/490928/ - Acesso em 03/05/2013.
Professor, no sítio acima, você encontrará também o vídeo desta música para reproduzi-la para os alunos.
Posteriormente, em rodinha, propicie a interpretação da música. Se necessário assistam mais de uma vez..
Neste momento, discuta sobre a necessidade da água para todos os seres vivos, plantas ou animais (o que nos inclui). Questione: o que acontecerá se a água acabar?
Para este levantamento, algumas questões seriam importantes, tais como:
- Do que fala esta música?
- Por que será que o autor da música fala assim?
- O que aconteceu com as plantas e animais deste lugar devido à falta de água?
- O que aconteceu com o personagem da música?
- Se ele ficasse naquela região, não fosse embora, o que poderia acontecer com ele?
- Com a gente, será que é igual ou diferente?
-O que pode acontecer se não cuidarmos da água?
-O que podemos fazer para economizar água?
Vale lembrar que estas são apenas sugestões e que outros questionamentos podem aparecer na aula.
Anote as falas dos alunos e finalize com a produção de um texto coletivo.
Veja abaixo outra sugestão de atividade:
|
|
FORNAIA |
FORNALHA |
PRANTAÇÃO |
PLANTAÇÃO |
INTÉ |
ATÉ |
VORTA |
VOLTA |
ENTONCE |
ENTÃO |
AGORA SEPARA AS SÍLABAS DAS PALAVRAS: |
CONTE QUANTASSÍLABAS CADA PALAVRA TEM E REGISTRE ABAIXO: |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Acervo da autora.
2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
A quantidade de água em nosso planeta
Professor, se sua escola participa do Projeto UCA, solicite que os alunos acessem através de seus laptops o sítio http://www.redescola.com.br/software/uacf1083/uacf1083.swf. (Acesso em 03/05/2013) utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Nesse sítio eles encontrarão uma história abordando um diálogo entre um gato e uma cobra sobre a escassez de água doce (potável) no mundo, sua importância para vida e a de sua preservação. Ou então os leve até ao Laboratório de Informática de sua escola e projete-a para eles.
Fonte: http://www.redescola.com.br/software/uacf1083/uacf1083.swf - Acesso em 03/05/2013.
Depois de trabalhar a história, dialogue com eles verificando se perceberam que apesar de ter muita água em nosso planeta, a maioria é salgada, não sendo própria para o consumo.
Reproduza e distribua para eles o texto informativo abaixo. Realize a leitura coletiva e discuta sobre os dados observados. Assim, você poderá aprofundar direitos de aprendizagem com seus alunos como “Ler textos; compreender textos lidos; reconhecer finalidades de textos lidos; localizar informações explícitas no texto, dentre outros”. (BRASIL, 2012, p. 33).
Você sabia... Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas. A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra: |
A partir dessas informações proponha aos alunos a construção de gráficos, representando a quantidade de água existente em nosso planeta, e como ela está distribuída no mesmo. Auxilie-os nesse processo.
Para a construção dos gráficos os alunos poderão utilizar o programa KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos), como no exemplo abaixo em que os alunos criaram os gráficos representando os valores aproximados, pois o nosso objetivo é mostrar a diferença entre a quantidade de água doce e de água salgada existentes em nosso planeta:
FONTE: Acervo da autora.
FONTE: Acervo da autora.
Os alunos também poderão criar os gráficos em seus cadernos. Para facilitar, distribua uma folha quadriculada e oriente passo a passo a elaboração do gráfico até que eles compreendam esta forma de tratamento de informação.
Professor, a partir das informações trabalhadas no gráfico, proponha situações-problema para que possam ser resolvidas pelos alunos. Como por exemplo:
a) Observe o gráfico 1 e responda: se juntarmos a quantidade de água salgada e doce, qual será a quantidade total de água existente no Planeta Terra?
b) No gráfico 2 se somarmos a quantidade de água doce existente nos rios e lagos com a das calotas polares, qual será o resultado?
c) O que há em maior quantidade no Planeta Terra, água doce ou salgada?
3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Sensibilizando – Economizar é preciso: solicite que acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY (Acesso em 03/05/2013) utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e assistam ao vídeo musical “Economizar” da turma da Mônica. Ou então projete o vídeo para eles no Laboratório de Informática de sua escola.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY - Acesso em 03/05/2013.
Em seguida dialogue com eles sobre quais atitudes consideram importantes para a economia de água. Deixe que se expressem e dialoguem uns com os outros.
Socializando: elaborando lista e panfletos para divulgação
Posteriormente, proponha a construção coletiva na lousa, de uma lista com atitudes e hábitos favoráveis à economia de água em nosso cotidiano. Anote as dicas dos alunos na lousa, uma embaixo da outra, numerando-as, trabalhando assim outro gênero textual: lista.
Você poderá dividir sua turma em grupos de três alunos e propor que eles construam um panfleto com as dicas listadas na lousa, ilustrando cada uma delas.
Se optar por utilizar os laptops dos alunos para a construção dos panfletos, eles poderão utilizar o TuxPaint (Metasys < Edusyst < Arte e Música < Pintura Digital) para ilustrar, e o KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos), para escrever as dicas.
Depois de prontos, os panfletos poderão ser enviados via e-mail, para todos os alunos da escola, e ainda é possível realizar um intercâmbio entre outras escolas, enviando para elas também. Este trabalho além de promover intercâmbio entre os alunos de diferentes instituições possibilita que os alunos compreendam a função social da escrita.
Depois de prontos os panfletos, poderão ser fixados nos murais da escola ou entregues para conscientizar os alunos sobre a importância de economizar água.
4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Entrevista com familiares: como você tem cuidado da água em sua casa?
Proponha aos alunos que realizem uma entrevista com seus familiares sobre a utilização da água. Para tanto, elabore com eles a entrevista, formulando perguntas.
Nesse momento é interessante que aprofunde com eles os direitos de aprendizagem como “Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades” se for necessário poderão contar com a ajuda de um escriba. (BRASIL, 2012, p. 34).
Em seguida, solicite que eles realizem uma pesquisa com os pais e familiares.
Entrevista com familiares Nome do entrevistado:___________________________________________________ 1. Quando você está escovando os dentes deixa a torneira da pia: ( ) Aberta, pois vai utilizar a água para enxaguar a boca daqui a pouco. ( ) Fechada, para não gastar água enquanto escova os dentes. 2. Ao tomar banho você: ( ) Fica muito tempo embaixo do chuveiro, pois adora cantar tomando banho. ( ) Toma um banho rápido e fecha a torneira enquanto está se ensaboando. 3. Para limpar a casa você utiliza a água: ( ) Que usou para lavar roupa. ( ) Da torneira que está limpa e não suja a casa. 4. Para limpar o quintal você: ( ) Usa a vassoura. ( ) Usa a mangueira de água. 5. Quando está lavando louça você: ( ) Ensaboa tudo e depois enxágua de uma vez. ( ) Fica com a torneira ligada o tempo todo. Agora é sua vez entrevistador - De acordo com a sua opinião, a pessoa que você entrevistou pode ser avaliada como: ( ) Muito econômica e ecologicamente correta. ( ) Precisa melhorar, mas está no caminho da economia. ( ) Está contribuindo para a água do planeta acabar. |
Fonte: Acervo da autora.
Solicite também que os alunos levem seus laptops para casa e acessem o sítio http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2012/03/rede-das-aguas-recomenda-os-10.html utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e faça a leitura do texto “Os dez mandamentos para economizar água” com seus pais e familiares, depois dialogue com eles sobre o que acharam. Você também poderá reproduzir o texto para eles levarem para casa, caso sua escola não participe do Projeto UCA.
Segue abaixo o texto:
Os dez mandamentos para economizar água 1. No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros. 2. Ao escovar os dentes: Escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água. 3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário. 4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras. 5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros. 6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada. 7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia. 8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador. 9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa. 10. Na limpeza de quintal e calçada use vassoura - Se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar. Fonte: http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2012/03/rede-das-aguas-recomenda-os-10.html - Acesso em 06/05/3013 |
5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Socialização da pesquisa
Proponha um momento em roda de conversa para que os alunos socializem o resultado das entrevistas que realizaram com seus familiares. Aproveite para aprofundar o seguinte direito de aprendizagem “Participar de interações orais em sala de aula questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala”. BRASIL, 2012, p. 35).
6ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
Jogando com a água
Professor, realize com os alunos alguns jogos educativos sobre a água. Solicite que acessem os sítios abaixo utilizando o programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e escolham os jogos que querem realizar.
Caso sua escola não participe deste programa, leve-os até ao Laboratório de Informática, pois esta é uma atividade lúdica que colabora para consolidar as aprendizagens adquiridas ao longo do trabalho.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/5910/Teste%20Seu%20Conhecimento%20sobre%20a%20%c3%81gua.swf?sequence=1. Acesso em 03/05/2013.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html. Acesso em 03/05/2013.
http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=patrulha_dagua/base_patrulha_dagua|w=760|h=440 Acesso em 03/05/2013.
http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=quebra_cabeca/quebra_cabeca|w=700|h=500. Acesso em 03/05/2013.
Professor, terminados os jogos, discuta com os alunos o que foi possível aprender com esses jogos, sobre a importância de se preservar a água. Registre as principais ideias na lousa e peça que copiem em seus cadernos.
Nos Links no portal abaixo você encontra sugestões de aulas e atividades sobre o tema água:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23652 - Acesso em 05/06/2013.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22526 - Acesso em 05/06/2013.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21501 - Acesso em 05/06/2013.
Música da água:
http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/ - Acesso em 05/06/2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se: realizaram leituras interpretando as informações do texto; resolveram situações-problema; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como músicas, textos expositivos, e entrevista; souberam organizar dados em gráficos; e exploraram a temática da água, compreendendo sua importância para nossas vidas, e a relevância de preservá-la economizando. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!