24/05/2013
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecimentos básicos sobre o conteúdo do Esporte, especificamente, sobre Atletismo e suas modalidades.
Num primeiro momento, o professor anunciará o tema de estudo "Jogos Olímpicos" e convidará os alunos a fazer uma viagem no tempo em direção a antiguidade clássica. Deve ficar claro que o objetivo, nas próximas aulas, será compreender a evolução dos jogos olímpicos daquela época até os dias atuais.
1. Identificação do conhecimento prévio dos alunos: o professor dialogará com os alunos sobre o que eles conhecem sobre Jogos Olímpicos e suas ideias em relação a origem dos mesmos. Essa discussão será desencadeada pelas seguintes perguntas:
a) Vocês conhecem os Jogos Olímpicos? O que sabem sobre esse grande evento?
b) Vocês sabem onde e quando eles surgiram?
- A discussão será conduzida pelo professor para que os alunos que se sintam à vontade para opinar tenham a oportunidade de fazê-lo. É importante que eles sejam orientados a respeitar, em todo momento da conversa, as respostas dos colegas, assim como as fontes das informações que os alunos mencionarem sobre suas respostas (viagens que fizeram, documentários de televisão, sites de internet, etc.).
- Após a conversa descrita acima, o professor apresentará um vídeo de 10 minutos, com o objetivo de instigar suas curiosidades para a pesquisa (tarefa de casa) que será apresentada na sequência. Os alunos serão orientados a observarem no vídeo as características dos atletas, dos locais das provas e dos movimentos realizados no contexto da origem dos Jogos Olímpicos.
Sugestão de vídeo :
https://www.youtube.com/watch?v=KQC-Xw5VjpE, acesso em 10/05/2013.
2. Em seguida, o professor solicitará aos alunos, como tarefa de casa, uma pesquisa na internet sobre a origem dos Jogos Olímpicos. A pesquisa deverá ter um instrumento orientador - roteiro - que será seguido pelos alunos. Esse instrumento deverá contemplar: locais, modalidades e épocas em que ocorreram as manifestações originais do que hoje, modernamente, conhecemos como Jogos Olímpicos.
Segue sugestão de Instrumento da Pesquisa sobre Origem Jogos Olímpicos:
Roteiro de Pesquisa: A Origem Jogos Olímpicos |
|
Considere os itens a serem pesquisados nas colunas abaixo e preencha-os com as informações que você encontrar. Atenção! Após inserir as informações, registre as fontes de pesquisa entre parênteses (sites, artigos, livros, revistas, etc.). | |
Principais Locais e épocas em que aconteciam os Jogos | Modalidades
|
_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ (FONTE: _____________________________) |
_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ (FONTE: _____________________________) |
_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ (FONTE: _____________________________) |
_____________________________________ _____________________________________ _____________________________________ (FONTE: _____________________________) |
Sugestão de uma lista de sites de pesquisa a serem indicados para os alunos:
Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/origem-dos-jogos-olimpicos.htm, acesso em 10/05/2013.
Comitê Olímpico Brasileiro: http://www.cob.org.br/movimento-olimpico/jogos-olimpicos/antiguidade, acesso em 10/05/2013.
Info Escola: http://www.infoescola.com/esportes/jogos-olimpicos-da-antiguidade/, acesso em 10/05/2013.
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos, acesso em 10/05/2013.
3. Socialização dos dados da pesquisa: Após a pesquisa, já na aula seguinte, o professor solicitará que os alunos organizem-se em grupos (máximo 05 componentes) para socializarem as informações para os demais colegas.
- O professor deverá informar os procedimentos dessa atividade, da seguinte forma:
1º) Os grupos deverão eleger uma das modalidades indicando sua origem e local, para apresentá-la à turma;
2º) Cada uma das modalidades escolhidas (no caso de 05 grupos, geraria uma rol de 05 modalidades) seria objeto de votação para a escolha da apenas duas que seriam vivenciadas pela turma na próxima aula.
4. Vivência da modalidade pesquisada: depois de construído o rol de modalidades, o professor procederia a votação, e as duas atividades mais votadas seriam praticadas pela turma. Sugerimos que o professor, em relação às modalidades eleitas, complemente as informações pesquisadas pelos alunos, de modo que a vivência se aproxime o máximo possível da prática original, conforme dados históricos revelados nas fontes de pesquisas que o professor deverá identificar.
Exemplo de atividade de vivência de uma modalidade eleita pela turma: Lampedromía ou Corrida com tocha
Lampedromía |
"Competição, muito famosa em diversas festas religiosas, sobretudo nas festas atenienses em honra da deusa Atena, era uma prova de corrida com revezamento, disputada por cinco grupos de 40 cidadãos cada um. Em Atenas os corredores percorriam um caminho de 1000 metros, da muralha da acrópole ao altar de Prometeu na periferia da cidade. Postados a uma distância de 25 metros um do outro, o desafio era correr com uma tocha acesa e passá-la ao companheiro de revezamento sem que ela se apagasse. A vitória pertencia ao grupo cujo último corredor chegasse primeiro ao altar com a tocha acesa" |
Fonte da Imagem: http://tugasemdublin.blogspot.com.br/2012/06/tocha-olimpica-vem-dublin.html, acesso em 10/05/2013.
1. O professor reservará a sala de vídeo da escola, ou irá preparar para apresentação do vídeo em sala de aula caso haja um projetor digital (data show) disponível. Em seguida, ele apresentará o vídeo "Campeões de Olímpia: o enigma do Dardo" disponível no site TV Escola/MEC (tempo 55 minutos).
- Para acessar o vídeo, clique na imagem abaixo:
Fonte: Tv Escola/MEC ou acesse aqui, acesso em 10/05/2013
- Os alunos deverão assistir o vídeo com muita atenção, para atingir os seguintes objetivos:
1º ) Complementar seus conhecimentos sobre origem dos Jogos Olímpicos;
2º) Cultivar ideias e propostas para uma vivência dos mesmos na escola, para além do "Enigma do Dardo": sugestão de novos enigmas
- Em seguida, o professor solicitará que os grupos de socialização da pesquisa se reúnam novamente (os mesmos grupos organizados nas aulas anteriores) para que possam formular propostas para reviverem os jogos originais de Olímpia.
2. Na aula seguinte, o professor provocará a discussão em relação a seguinte pergunta: como poderemos reviver os Jogos Olímpicos da Antiguidade?
- Para responder satisfatoriamente a essa pergunta os alunos deverão contemplar, pelo menos, os seguintes pontos:
Sugestões de links que indicam possibilidades de materiais alternativos:
- Material didático Mini-Atletismo da IAAF: Acesse apostila clicando aqui, acesso em 10/05/2013.
- Aula "Confecção de implementos do Atletismo" (Portal do Professor): http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19222, acesso em 10/05/2013.
1. Após a organização do evento na aula anterior, os "novos campeões de Olímpia" poderão celebrar os Jogos com a prática das modalidades eleitas.
2. Sugestões de rol de modalidades que reproduzem a descrição dos Jogos Olímpicos originais:
a) Corrida a pé (Dromos): Corrida simples ou stádion, Corrida dupla ou díaulos, Corrida de fundo ou dólikhos, dentre outras.
b) Lançamento de Disco (Dískos)
c) Lançamento de Dardo (Ákon)
d) Luta (Pále)
e) Salto (Pédema)
f) Pentatlo (Péntatlhon)
Sugestões de sites que apresentam explicação das modalidades acima:
http://olimpia776.warj.med.br/txt05.html, acesso em 10/05/2013.
http://olympicstudies.uab.es/brasil/pdf/78.pdf, acesso em 10/05/2013.
Sugestões de outros vídeos que atenderiam a primeira atividade a aula:
http://www.youtube.com/watch?v=iHx8GccG0SY, acesso em 10/05/2013.
http://www.youtube.com/watch?v=i5AG61nVJeQ, acesso em 10/05/2013.
1. A avaliação deverá ocorrer em todo processo, no qual os alunos registrem e reflitam sobre as situações problemas, as informações de suas pesquisas e sobre as indagações levantadas pelo professor e pelos colegas. Essa avaliação deve captar o feedback sobre dois pontos principais: a) o processo de aquisição de conhecimento sobre os Jogos Olímpicos numa perspectiva histórica; b) Se os alunos demonstraram competências para lidar com o conhecimento científico utilizando ferramentas de pesquisa de forma autônoma;
2. Ao final da estratégia o professor deverá solicitar que os alunos avaliem o evento organizado por eles em função dos seguintes critérios:
- Como foi sua participação nas provas individuais?
- Como foi o envolvimento da turma na garantia das condições planejadas para a execução do evento: local e espaços adequados, organização e desenvolvimento das provas e materiais adequados?
3. Diante dos registros acumulados, poderá ser elaborado um portfólio sobre Origem dos Jogos Olímpicos como parte do processo avaliativo.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/05/2014
Quatro estrelasMuito boa e criativa a aula!! Parabéns!!