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Letra maiúscula ou minúscula: Eis a questão.

 

20/05/2013

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reforçar seus conhecimentos sobre o alfabeto da Língua Portuguesa e os diferentes tipos de letras;
  • Fazer a distinção entre letras maiúsculas e minúsculas;
  • Apropriar-se do sistema de escrita alfabética, compreendendo o uso das letras maiúsculas e minúsculas;
  • Distinguir, como leitor, diferentes tipos de letras;
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou assunto desenvolvido;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades lúdicas;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos, de forma contextualizada, atividades que envolvam as letras do alfabeto, bem como o reconhecimento das vogais e das consoantes. Além disto, é preciso que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e de se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, de acordo com a proposta do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa:  "Além dos jogos e as alternativas de trabalho já mencionadas, para ajudar os alunos no domínio das correspondências letra-som, podemos lançar mão de: [...] escrita de palavras que possuam uma determinada letra (adedonha, lista de palavras): esse tipo de atividade possibilita aos alunos vivenciarem a escrita de palavras (animal, fruta,pessoa, lugar, dentre outros agrupamentos) iniciadas com uma determinada letra, o que permite às crianças pensarem nas relações letra-som no início das palavras". (CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira;  PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. A consolidação das correspondências letra-som no último ano do ciclo de alfabetização.  Brasília: MEC,SEB, ano 3, unidade 3, p. 6-19, 2012.). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_3_MIOLO.pdf> Acesso em: 02 maio 2013.

Dessa forma, esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca do alfabeto e o uso das letras maiúsculas e minúsculas. Por meio de atividades lúdicas programadas, os alunos poderão identificar letras isoladas ou palavras escritas com diferentes tipos de letras: maiúscula, minúscula; cursiva; reconhecer letras do alfabeto apresentadas isoladamente, em sequência de letras ou no contexto de palavras.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Motivando os alunos:

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre as letras do alfabeto, pergunte, por exemplo: Quais são as letras do nosso alfabeto? Quantas são? Alguém conhece a ordem alfabética, ou seja, como as letras aparecem no alfabeto? 

Ouça as respostas e faça novos questionamentos.

Em seguida, proponha uma brincadeira com algumas letras do alfabeto. Veja como fazer:

Providencie dois dados de seis faces, sendo um contendo em suas faces letras maiúsculas e o outro letras minúsculas. Explique que cada um, na sua vez, irá lançar os dados e que quando estes caírem deverá escrever palavras que iniciam com as letras que caírem.

Para o registro, entregue a cada aluno uma ficha, veja exemplo a seguir. (É importante que registrem a letra obedecendo o critério- maiúscula e minúscula)

Letra: 

_____________

Letra:

___________

Palavras:

_____________________

_____________________

 

Palavras:

_____________________

______________________

Aluno: ________________________________________________________

Data: _________________________________________________________

Fonte: Acervo da autora.

Observação: Você poderá escrever as mesmas letras nas faces dos dados, desde que sejam, letras maiúsculas em um e letras minúsculas em outro. É importante que você fique atenta ao registro dos alunos quanto ao uso da letra maiúscula e minúscula. Recolha as fichas e analise-as. Esta atividade será mais um elemento para que você possa diagnosticar os conhecimentos de seus alunos. Com base nela, é possível elaborar um mapa dos saberes da turma e planejar suas ações, os agrupamentos e as intervenções. Em momento oportuno iremos utilizá-lo.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, reúna os alunos em duplas ou trios. Faça com eles o Jogo STOP, também conhecido como "Adedonha".

Providencie para cada membro do grupo uma folha de papel avulsa, contendo as orientações e os nomes de: pessoas, animais, frutas, brinquedos. Esta folha poderá ser organizada pelos alunos. Você passa na lousa eles copiam ou se os alunos possuírem laptops do Projeto UCA poderão digitá-la por meio do programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos ) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).

Peça, aos alunos para criarem uma tabela com colunas, veja exemplo a seguir.  Não se esqueça do título.

 LetrasMn

Fonte da imagem: http://www.blogdajulieta.com.br/?p=7974 Acesso em 01/05/2013.

Nomes de:

Pessoas Frutas Animais Brinquedos Total de pontos
         
         
         
         
         

Fonte: Acervo da autora.

Os comandos abaixo determinarão os nomes a serem escritos em cada linha: 

Palavras que comecem ou que tenham as letras t/d

 

Palavras que comecem ou que tenham as letras p/b

 

Palavras que comecem ou que tenham as letras f/v

 

Palavras que comecem ou que tenham as letras r/l

 

Palavras que comecem ou que tenham as letras x/ch

Fonte: Acervo da autora

Passos para realização do jogo:

1- O primeiro grupo que completar a linha grita STOP.

2- Imediatamente todos param de escrever e riscam a coluna que não conseguiram completar.

3- Um membro de cada grupo, na sua vez, vai até a lousa e registra as palavras descobertas.

4- Verifique, com a participação da turma, as palavras que foram escritas corretamente. Cada uma delas vale um ponto. Conte os pontos e anote o total ao lado de cada linha.

5- Depois das rodadas, faz-se a soma da pontuação para saber quem fez mais pontos.

Importante: Se nenhum grupo gritar STOP, depois de certo tempo, você encerra a rodada. Se algum grupo escreveu uma palavra igual à dos outros, todos ganham um ponto. Se algum grupo escreveu uma palavra que ninguém tenha escrito, ganha dois pontos. É fundamental que antes do início do jogo, os alunos sejam apresentados às regras e concordem com elas. Lembre-se, após a concordância de todos, as regras não serão modificadas ao longo do jogo.

Quando os alunos terminarem de jogar, observem as palavras na lousa e, dialogue com a turma questionando:

  • Ao escreverem as palavras de cada rodada, vocês tiveram dúvidas quanto ao uso de uma ou outra letra? Por quê?
  • O que devemos fazer quando temos dúvidas ao escrever uma palavra?

Observação: Os comandos que utilizamos para realizar a atividade se devem ao fato do trabalho com uso de letra maiúscula e minúscula, aliado a possíveis dificuldades ortográficas no início da alfabetização. A troca das letras (p/b, f/v, t/d, r/l, x/ch), na maioria das vezes ocorre, por serem muito parecidas (têm quase os mesmos pontos de articulação no Aparelho Fonador). Se não for corrigida nos primeiros anos escolares pode chegar à fase adulta. Para que os conceitos aqui trabalhados sejam consolidados, é interessante que os alunos sejam incentivados a fazerem muita leitura, pois o ato de ler exige a reflexão contextualizada das palavras o que auxilia também nessas dificuldades ortográficas.

Variações da atividade: Você poderá escolher o tema do jogo a partir das necessidades de seu planejamento. Poderá ser um conteúdo específico que está sendo trabalhado em sala de aula, por exemplo, municípios, estados e países. Com os temas definidos, sorteia-se uma letra e inicia-se a rodada. A validade da resposta poderá ser conferida de forma coletiva, com a participação da turma ou poderá deixar para que o próprio grupo o faça.

Aproveite para trabalhar conteúdos de Matemática a partir das palavras escritas. Por exemplo: escrever por extenso o número correspondente à quantidade de palavras escritas, identificar se eles são números pares ou ímpares, quais são os vizinhos, elaboração de situações problemas, dentre outros.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome a atividade anterior, peça que cada aluno pegue a folha com o registro do jogo.

Solicite que os alunos usem o caderno de Língua Portuguesa para realizarem as seguintes atividades: (Professor, fique atento e reforce quando necessário: as frases devem  iniciar com letra maiúscula e terminar com um ponto final.).

Pensando no jogo STOP, faça o que se pede:

1- Cole a folha com o registro do jogo.

2- Observando a ficha do jogo, responda:

a- Todas as palavras que você usou no jogo são nomes. Para que servem os nomes?

_____________________________________________________________________

b- Em algumas das palavras você precisou usar a letra maiúscula? Por que isso foi necessário?

_____________________________________________________________________

c- Das palavras que você registrou quais são nomes de pessoas? Quais são nomes de lugares?

_____________________________________________________________________

d- Escreva o nosso alfabeto usando letra maiúscula e minúscula:

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

MarchinhascarnavalUtilizando a informática

 

Professor, para aprofundar o estudo sobre uso das letras maiúsculas e minúsculas, leve os alunos até o Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo. Juntamente com os alunos acesse os sítios:

http://www.escolakids.com/maiuscula-e-minuscula.htm. Letra maiúscula e minúscula (Informações sobre o fato de que ao escrevermos usamos letras maiúsculas e minúsculas, que variam de acordo com as palavras.). Acesso em 2/5/2013.

http://www.escolakids.com/letras-maiusculas-e-minusculas-quando-devemos-utilizalas.htm. Letras maiúsculas e minúsculas – quando devemos utilizá-las? Acesso em 2/5/2013.

Durante a utilização de cada sítio peça que os alunos leiam as informações e digam o que entenderam. Aproveite para (re)conhecer nomes próprios e comuns, utilize o sítio http://www.escolakids.com/nomes-proprios-e-nomes-comuns.htm. Acesso em 2/5/2013.

Agora, proponha aos alunos que realizem alguns jogos sobre a temática estudada. Utilize o sítio:

http://www.redescola.com.br/software/oapp1007/oapp1007.swf  ou

http://www.redescola.com.br/kids/index.php?option=com_content&task=view&id=116&Itemid=34. Encontre os pares de letras. Acesso em 2/5/2013.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id22=1. Jogo digitação (digitar o maior número de letras possíveis, mas atenção, existem letras maiúsculas e minúsculas). Acesso em 2/5/2013.

Ao término dos jogos, faça uma avaliação dessa atividade. Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, para sistematizar ainda mais o processo de escrita, utilize nomes que foram registrados pelos alunos no jogo STOP. Utilizando o caderno de Língua Portuguesa você poderá realizar as atividades:

1-Forme palavras usando apenas as letras dos nomes de pessoas e cidades, ou seja, nomes próprios. (As respostas são apenas possibilidades. Leve um mapa para sala de aula, a fim de que a turma possa localizar as cidades descritas na atividade.).

a-Teresina (PI) – resina, ter, sina, ser, Tais, tia

b- Ferdinando – fera, feriado, feia, Ana, Fernando, dia, dado, ano

c- Diamantina (MG)- tia, dia, mana, ama, anta, dama, tina, ida, Diana.

d- Veneranda – Vera, Ana,verde, era, anda .

e- Bandeirantes (MS)- bandeira, Ana, dente, ira, antes, era, Iara

f- Agora, é a sua vez. Escolha o nome de uma pessoa ou de outra cidade e encontre nele o maior número de palavras que você conseguir.

_____________________________________________________________________________________

g- Desafie seu colega do lado a encontrar todas as palavras que você achou.

_____________________________________________________________________________________

2- Escolha quatro palavras do exercício anterior que iniciam com letra minúscula e produza uma frase para cada uma delas.

______________________________________________________________________________________

3- Quebra-cabeça

Tatiana, Patrícia, Valéria e Denize fazem parte da mesma turma da rua. Cada uma mora numa dessas casas: (Faça o desenho de quatro casas diferentes e as numere de 1 a 4).

LetrasMn LetrasMn LetrasMn  LetrasMn

Fonte das casinhas http://www.totalgifs.com/gifs-gratis/casinhas/pagina-4.html. Acesso 01/05/2013.

Descubra quem mora em cada casa, sabendo que:

a- Tatiana é vizinha de Valéria, que mora na segunda casa.

b- Patrícia não é vizinha de Tatiana.

c- Denize mora na última casa.

Dica: Solicite que os alunos escrevam os elementos da situação problema em cartõezinhos para que possam manipulá-los. (Respostas: Tatiana- casa 1, Valéria- casa 2, Patrícia- casa 3, Denize – casa 4)

Para finalizar, retome os registros da 1a atividade deste planejamento.

Entregue as fichas preenchidas durante o jogo dos dados. Estimule a turma a rever as letras e as palavras que escreveram.

Faça um registro no caderno contemplando a atividade realizada anteriormente e as conclusões às quais chegaram após a revisão de suas escritas. Você poderá fazer assim: (Se optar pelo registro, conforme a agilidade de seus alunos, você terá de incluir mais uma atividade em seu planejamento.). 

Registro de um jogo de dados

LetrasMn

Fonte da imagem: http://www.imagensdahora.com.br/clipart/cliparts_path/3462/aluno_estudando_03/ Acesso 01/05/2013.

Na aula do dia...... realizamos uma atividade com dados.

Cada um, na sua vez, lançou os dados e quando estes caíram escrevemos, em uma ficha, palavras que iniciam com as letras que caíram. Veja a minha ficha. (Cada aluno deverá colar a sua ficha.).

Depois deste dia, estudamos e aprendemos muitas coisas sobre letras maiúsculas e minúsculas.

Agora, vou rever a ficha que preenchi anteriormente e vou reescrever as palavras que não havia escrito de maneira convencional. (Cada aluno reescreve, caso haja, as palavras que não havia escrito corretamente. Se o aluno não teve nenhum equivoco, poderá registrar a última frase assim: Reli minha ficha e descobri que escrevi todas as palavras corretamente.).

Minha opinião sobre esta atividade é... porque... (Resposta pessoal).

OUTRAS POSSIBILIDADES 

 Professor, você poderá desenvolver outras atividades sobre o uso de letras maiúsculas e minúsculas. Lembre-se: ao realizar qualquer atividade é importante que exista diálogo e/ou registro. Durante a execução faça interferência, a fim de sanar alguma dúvida e/ou ampliar as informações vivenciadas nos diferentes momentos. Ao final pergunte: o que acharam e o que foi possível aprender. Se os alunos tiverem alguma dúvida procure ajudá-los a esclarecerem as mesmas.

1 -Bingo Ortográfico

Nesta atividade a intenção é desenvolver no aluno a percepção visual e a escrita correta das palavras. Os alunos, em grupos, deverão recortar figuras coloridas de objetos variados de revistas como, por exemplo, roupas, sapatos, óculos, frutas, animais, etc. Colar essas figuras em cartolina, formando trinta e seis fichas. Em uma caixa, colar papeizinhos dobrados com os nomes das figuras. Distribuir as figuras entre os participantes e sortear os papéis com seus nomes. O aluno que estiver com a figura deve apresentá-la escrevendo a palavra no quadro e o aluno que estiver com a escrita da palavra fará a correção. Marca ponto quem não errar a escrita.

 

2-Jogo: Morto Vivo (troca de letras)


Material: Fichas pequenas com palavras.

Preparação: Alunos dispostos em fileira. Cada aluno recebe uma palavra referente a alguma questão de ortografia (f/v, p/b, m/n, t/d). Neste exemplo usaremos as palavras vaca e faca.

Como se joga: Cada aluno lê a sua palavra, mas não conta para o colega. A professora dará a seguinte voz de comando: Quem tem a palavra que se encaixa na frase ficará em pé (vivo).

“Uma .................. da fazenda de meu pai fugiu.”

Os alunos mostram as palavras que têm. Quem ficou em pé com a palavra “faca” sai do jogo e quem abaixou com a palavra “vaca” também. Isto porque o comando não foi atendido.

O jogo segue com novas frases e palavras até que sobre um só jogador.

 

Observações: A cada nova frase a voz de comando poderá ser mudada, passando a abaixar-se (morto) a pessoa que está com a palavra adequada.

Esse jogo tem por finalidade trabalhar questões ortográficas referentes às trocas entre consoantes surdas e sonoras. (f/v, t/d, p/b, m/n).

 Após a brincadeira poderão ser feitos alguns questionamentos como:

1. Por que nos confundimos?

2. Quais são as letras que têm sons parecidos? (Se você achar conveniente poderá falar sobre as vibrações ou não das cordas vocais.).

 

3-Acróstico

Solicite aos alunos que façam um acróstico do próprio nome, do seu nome, do nome de colegas, dentre outros. (Acróstico é uma composição poética em que as letras iniciais de cada verso formam um nome.) Exemplo:

Esperta

Dedicada

Inteligente

Talentosa

Educada

 

4-Folhear diferentes impressos

Peça aos alunos que levem para a escola diferentes impressos para serem recortados (jornais, revistas, panfletos de propagandas, calendários, listas telefônicas). Organize-os em duplas e peça que recortem e colem, de acordo com suas instruções, as letras que conseguirem identificar nos impressos. Divida a atividade em três partes e desenvolva cada etapa em uma aula diferente. Observe com os alunos que existem diferentes tipos de letras: imprensa maiúscula, minúscula, cursiva maiúscula e minúscula. Entregue aos alunos uma outra atividade impressa na qual deverão distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

5-Desafio

Entregue aos alunos uma folha com um exercício do tipo "Ligue-Ligue". Nessa atividade, eles irão identificar palavras iguais, porém escritas com diferentes tipos de letras. Ou seja, as palavras da primeira coluna deverão identificar o seu par nas outras colunas. Essa atividade ajuda os alunos a observarem as semelhanças e diferenças entre os tipos de letras e fixarem os formatos das letras.

Recursos Complementares

Nos sítios abaixo você obterá outras informações sobre o uso de letras minúsculas e maiúsculas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20028. Subindo escadas alfabéticas para descobrir substantivos próprios e comuns.

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1353. Letras minúsculas e maiúsculas no Novo Acordo Ortográfico.

http://pt.scribd.com/doc/53553920/12/Dicas-ao-professor. Jogos de alfabetização. Acessados em 01/05/2013.

Avaliação

Professor, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verificação das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conteúdos que já aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de um maior investimento. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos conseguiram fazer a distinção entre letras maiúsculas e minúsculas, se foram capazes de: formular hipóteses sobre o assunto desenvolvido, leram, interpretaram e resolveram as situações problema; produzir relatório e interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos sobre o alfabeto da Língua Portuguesa e os diferentes tipos de letras.

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