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Biotecnologia e produção de alimentos

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a biotecnologia como construção humana, percebendo seu papel nos processos de produção de alimentos e sua relevância no desenvolvimento da saúde humana.
  • Identificar etapas em processos de obtenção de alimentos considerando os aspectos biotecnológicos neles envolvidos.
  • Reconhecer mecanismos de transmissão da vida prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos a partir da engenharia genética.
  • Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
  • Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas.
  • Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para a saúde e a produção de alimentos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Biologia celular: DNA, RNA e síntese proteica.
  • Genética.
  • Reinos Monera e Fungi.
Estratégias e recursos da aula

 

transgenia

Imagem disponível em: http://www.bligoo.com/media/users/11/595666/images/public/65950/7383294-experimento-de-la-ciencia-y-de-las-plantas.jpg?v=1302828087427. Acesso em 12/05/2013.

Módulo 1 – Alimentos produzidos por biotecnologia

Atividade 1- Analisando imagens.

Como motivação para o início do estudo do tema, sugerimos que o professor projete as seguintes imagens, ou outras por ele escolhidas. O professor deverá salvar previamente as imagens em seu computador e disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual ou projetá-las utilizando o aparelho  datashow.

Imagens de alimentos tradicionais elaborados com o emprego de biotecnologia.

  aula 2        vinho

pãesvinagre

IMAG vinho. Disponível em: http://portal.rac.com.br/blog/admin/imagens/10072012223508.jpg. Acessado em 11/05/2013.

IMAG queijo. Disponível em: http://imagens.kboing.com.br/papeldeparede/13256queijos.jpg.  Acessado em 11/05/2013.

IMAG Pães. Disponível em: http://www.obesidadecontrolada.com.br/wp-content/uploads/2012/09/pao-frances.jpg.  Acessado em 11/05/2013.

IMAG vinagre. Disponível em: http://m.vcst.net/wines/organica-maca-cidra-vinagre-pulverizador-garcia-de-la-cruz-522868.jpg.  Acessado em 11/05/2013.

 

Após a exibição das imagens, o professor deverá estabelecer um diálogo com os alunos, fazendo o seguinte questionamento:

  • O que estes alimentos têm em comum?

(Espera-se que os alunos, dentre muitos apontamentos, falem da fermentação realizada por microrganismos).

Após ouvir os alunos, o professor deverá fechar esse momento destacando que muitos alimentos são produzidos por meio do processo de fermentação realizada por microrganismos: vinho, cerveja, cachaça, queijos, pães, vinagre, leites fermentados, molho de soja etc.

Finalizando, o professor deverá abordar o termo “biotecnologia”, questionando se a fermentação é biotecnológica.

Após ouvir as concepções dos alunos, o professor deverá continuar indagando:

  • O que é biotecnologia?
  • Biotecnologia é a mesma coisa que transgenia?
  • Como a fermentação pode ser classificada: biotecnologia ou transgenia?
  • O que há em comum e o diferencia fermentação, biotecnologia e transgenia?
  • Como acontece o processo de fermentação e qual é a participação dos microrganismos na produção de vinhos, vinagres, queijos e pães?

 

microrg

Imagem disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/286/quando-os-microrganismos-salvam-vidas/image_preview. Acessado em 11/05/2013.

Atividade 2 - Pesquisa na internet

Para responderem às questões anteriormente apontadas e ampliar os conhecimentos dos alunos a respeito da produção de alimentos por fermentação, sugerimos que os alunos façam uma pesquisa na internet, utilizando sítios como os que indicamos a seguir.

Caso os alunos queiram ampliar a busca, cabe ao professor orientá-los no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Os alunos deverão ler individualmente os textos fazendo seus registros, norteados pelas questões apontadas no final da atividade 1.

Sugestões de endereços para a pesquisa

Fermentação. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_105_22122006154841.html. Acessado em 08/05/2013.

Tipos de fermentação. Disponível em:  http://universodevida2.blogspot.com.br/2008/04/tipos-de-fermentao.html. Acessado em 08/05/2013.

Leveduras e fermentação. E se Dionísio soubesse química? Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/279/e-se-dionisio-soubesse-quimica. Acessado em 08/05/2013.

Presença no nosso dia a dia. Disponível em: http://cib.org.br/biotec-de-a-a-z/publicacoes/guia-o-que-voce-precisa-saber-sobre-transgenicos/presenca-no-nosso-dia-a-dia/. Acessado em 1/05/2013

Entenda o que é DNA recombinante. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1DHQFDldgrI. Acessado em 11/05/2013.

Atividade 3 - Discussão do conteúdo pesquisado

A primeira discussão do tema pesquisado deverá ocorrer em grupos de quatro alunos, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala em círculo de modo que todos possam se ver e garantir que todos ouçam os colegas e professor.

Cabe ao professor fechar essa discussão esclarecendo dúvidas e acrescentando itens conceituais que porventura não tenham sido contemplados na discussão.

Atividade 4produção de textos

Após o fechamento da discussão, o professor deverá propor que os alunos produzam um texto em grupo que contemple os questionamentos feitos no final da atividade 1 e que nortearam a pesquisa.

  • Este texto deverá ser entregue impresso ou enviado por e-mail ao professor, para correção.

Módulo 2 - Alimentos transgênicos

transg

Imagem disponível em: http://www.uned.es/experto-biotecnologia-alimentos/images/alimentos2.jpg. Acessado em 12/05/2013.

Atividade 1- Discussão sobre transgênicos por meio de vídeos

Como motivação para o estudo dos "alimentos transgênicos", sugerimos que o professor utilize dois vídeos cujos endereços disponibilizamos a seguir. Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessá-los diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente o vídeo em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho  datashow ou ainda disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. 

Vídeo 1- Óleo de Soja Transgênica no Brasil. Disponível em: http://www.videolog.tv/video?272798. Acessado em 11/5/2013.

Vídeo 2- Campanha transgênico não. Disponível em:  http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_ecologiatransgenicocampa. Acessado em 11/5/2013.

Após assistirem aos vídeos, o professor de verá lançar novos questionamentos para os alunos.

1- O que é? O que é?

  • Alimentos transgênicos.
  • OGM.
  • Engenharia genética

2- Alimentos geneticamente modificados são prejudiciais à saúde?

Após ouvir os alunos, o professor deverá fechar esse diálogo explicando que, para alguns especialistas modificar alimentos por meio da genética pode trazer danos à saúde humana e animal, além de prejuízos ao meio ambiente. Já os seus defensores apontam entre os benefícios a possibilidade de ter alimentos com mais nutrientes.

E questionar os alunos: qual é a sua opinião sobre isto?

transg 2

Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/-lr8A4e4Bdvk/T02AB7meAiI/AAAAAAAAISY/wCqEPQnGTQI/s1600/128_1_HE.jpg. Acesso em 12/05/2013.

Atividade 2-  Pesquisa com familiares, amigos, vizinhos

Após o fechamento dessa discussão na atividade 1, o professor deverá orientar aos alunos para que cada grupo elabore um roteiro de uma entrevista que deverão fazer em casa, com familiares, vizinhos, amigos etc., sobre alimentos transgênicos.

Algumas sugestões de perguntas a serem incluídas na entrevista:

·         Você sabe o que são alimentos transgênicos?

·         Você conhece/usa alimentos transgênicos?

·         Você lê os rótulos dos alimentos, para verificar se neles há componentes transgênicos?

·         Você é contra ou a favor do uso de transgênicos na alimentação?

Atividade 3- Socialização das entrevistas

O professor deverá organizar a turma em grupos de quatro alunos onde cada um possa apresentar sua entrevista aos demais, tecendo seus comentários. O grupo deverá fazer um consolidado dessas considerações registrando-as com a utilização do editor de textos do computador para apresentação à turma depois de findada a tarefa. O professor deverá marcar datas para as apresentações.

Atividade 4- Tabulação de dados (com interdisciplinaridade)

Continuando o trabalho em grupo e de posse dos registros relativos às entrevistas, os alunos deverão agrupar perguntas e respostas comuns, criando categorias de dados, tabulando-os. Esse trabalho deverá envolver outros professores, como o de Matemática, em cujas aulas poderão ser construídas as tabelas e os gráficos no computador, utilizando um aplicativo específico para tal finalidade.

aula 2 t

Imagem disponível em: http://webquests.edufor.pt/user_image/unyqzi622232.jpg. Acessado em 12/05/2013.

Atividade 5- Pesquisa na internet

A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática e instrumentalizá-los para analisar de maneira crítica o conhecimento das pessoas e uso que fazem das informações para discernir sobre a utilização ou não de transgênicos na alimentação, o professor deverá manter os grupos de quatro componentes para que possam fazer pesquisas na internet. Caberá aos alunos lerem e discutirem as informações disponibilizados nos endereços indicados para acesso e fazer registros que serão utilizados na atividade seguinte (atividade 6) para a elaboração de um texto conjunto, que deverá fazer parte do trabalho escrito a ser finalizado após a análise dos dados e enviado ao professor para avaliação. O professor deverá fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia.

Itens a serem registrados

  • O que é a engenharia genética aplicada aos alimentos?
  • O que a engenharia genética aplicada aos alimentos está fazendo?
  • Alimentos transgênicos no dia a dia.
  • Quais são os impactos da produção e consumo de alimentos geneticamente modificados na saúde e no meio ambiente?
  • Legislação sobre os transgênicos.

Endereços sobre o tema, para acesso.

Alimentos transgênicos. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-3.php. Acessado em 11/05/2013.

Alimentos transgênicos. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/index.php. Acessado em 11/05/2013.

Alimentos transgênicos. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-2.php. Acessado em 11/05/2013.

Alimentos transgênicos. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-4.php. Acessado em 11/05/2013.

Alimentos transgênicos. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alimentos-transgenicos/alimentos-transgenicos-5.php. Acessado em 11/05/2013.

Direito do consumidor, Medida Provisória nº 131 e os produtos transgênicos. Disponível em:  http://jus.com.br/revista/texto/4581/direito-do-consumidor-medida-provisoria-no-131-e-os-produtos-transgenicos. Acessado em 11/05/2013.

Direito do consumidor, Medida Provisória nº 131 e os produtos transgênicos. Disponível em: http://jus.com.br/revista/texto/4581/direito-do-consumidor-medida-provisoria-no-131-e-os-produtos-transgenicos/2. Acessado em 11/05/2013.

Transgênicos causam até três vezes mais câncer em ratos, diz pesquisa. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/alimentos-transgenicos-causam-cancer-em-ratos-aponta-pesquisa.html. Acessado em 11/05/2013.

Alimentos transgênicos. Disponível em: http://www.infoescola.com/genetica/alimentos-transgenicos/http://www.suapesquisa.com/transgenicos/. Acessado em 11/05/2013.

 

 

 

 

 

 

milho transg

Imagem disponível em: http://investirdinheiro.org/wp-content/uploads/2011/02/biotecnologia-na-agricultura.jpg. Acessado em 12/05/2013.

Atividade 6- Análise dos dados obtidos nas entrevistas a partir da pesquisa na internet

O mesmo grupo de quatro alunos deverá, tendo como referência os registros da atividade 5, escrever um texto no qual destaque os itens pesquisados na internet, acrescentando a eles os dados das entrevistas relacionados aos mesmos, na perspectiva da promoção de um diálogo entre as informações obtidas no contexto familiar e o referencial teórico pesquisado. Deverá, também, ressaltar no texto, as informações que consideraram importantes e que não foram apontadas nas entrevistas.

Para fechar essa produção escrita, o grupo deverá tecer suas considerações finais sobre o tema e a pesquisa realizada.

Atividade 7 - Montagem da apresentação do trabalho de pesquisa

Como fechamento desse estudo, os grupos de quatro alunos deverão montar uma apresentação do trabalho de pesquisa utilizando o  programa PowerPoint.

As imagens poderão ser buscadas na internet, salvas e utilizadas na apresentação. 

As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho  datashow, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 8 - Socialização do trabalho de pesquisa

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Atividade 9 - Júri simulado

Para a discussão e avaliação desse estudo, sugerimos uma dinâmica denominada de "júri simulado" que deverá ser previamente explicada pelo professor, que também se encarregará de ajudar na distribuição de papéis entre os alunos, de modo que todos possam participar, contribuindo naquilo que for mais pertinente, de acordo com suas habilidades.

Tema – Alimentos transgênicos: utilizar ou não na alimentação?

Objetivos:

  • Estudar e debater o tema em questão (réu), levando todos os participantes do grupo a se envolverem e tomarem uma posição.
  • Exercitar a expressão verbal e o raciocínio.
  • Desenvolver o senso crítico.

Participantes: (Funções)

  • Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
  • Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu.
  • Advogado de defesa: Defende o réu e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.
  • Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
  • Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituída por número impar: (3, 5 ou 7).
  • Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o júri, acompanham em silêncio. 

Passos:

  • Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada.
  • Orientação para os participantes.
  • Preparação para o júri.
  • Juiz abre a sessão.
  • Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão  em pauta).
  • Advogado de defesa defende o réu ou a ré.
  • Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação.
  • Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
  • Advogado de defesa retoma a defesa.
  • Intervenção da testemunha de defesa.
  • Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
  • O público avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou.
  • Leitura e justificativa da sentença pelo juiz. 

Avaliação:

  • Que proveito foi tirado dessa dinâmica?
  • O que mais agradou?
  • Como o grupo se sentiu?
  • O que pode ser melhorado?
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Transgênicos - Tecnologias de manipulação do DNA - Parte I Áudio
Transgênicos - Tecnologias de manipulação do DNA - Parte II Áudio
Recursos Complementares

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Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.   Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros e textos  produzidos ao longo do processo e o trabalho final. O Júri simulado, as apresentações das entrevistas e do trabalho final produzidas pelos grupos deverão ser avaliadas qualitativa e quantitativamente.
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