24/05/2013
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Conhecimento prévio da escrita do nome próprio.
Conhecimento dos colegas da sala de aula.
Conhecimento da cantiga de roda Terezinha de Jesus.
ATIVIDADE 1
Na rodinha, o professor deverá mostrar imagens das vogais. Ao mostrar aos alunos uma vogal de cada vez, apresentando-lhes o som e o movimento dos lábios para reproduzir sonoramente essa vogal (conforme a imagem abaixo), o professor fará perguntas, tais como:
Imagem disponível em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2011/07/jogo-da-memoria-das-vogais-fonico.html. Acesso em: 18 maio 2013.
ATIVIDADE 2
Em um espaço amplo, com a utilização de uma fita adesiva, faça a marcação do contorno das vogais no chão e deixe que as crianças caminhem sobre o contorno de cada uma. Em seguida, proponha o seguinte desafio aos alunos:
Professor, faça a mediação para que todo o grupo participe, previamente, ensine o manuseio da máquina fotográfica, lembrando o cuidado com os bens.
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21459. Acesso em: 18 maio 2013.
ATIVIDADE 3
De volta para a sala de aula, o professor entregará a cada aluno uma folha impressa com a seguinte atividade: completar as palavras com as vogais. Para isso, o professor deverá ler cada palavra da atividade para que os alunos percebam qual é a vogal que está faltando. Veja as sugestões abaixo:
Imagem disponível em: http://www.atividadeeduca.com/2013/05/atividades-com-vogais.html. Acesso em: 18 maio 2013.
Imagem disponível em: http://www.rota83.com/atividades-para-alfabetizacao-vogais.html. Acesso em: 19 maio 2013.
Imagem disponível em: http://www.atividadeeduca.com/. Acesso em: 19 maio 2013.
ATIVIDADE 1
Professor e alunos selecionam as melhores fotos da ATIVIDADE 2 do Módulo 1 e organizam uma mostra de fotografias para a comunidade escolar. A exposição deve ser organizada pelos alunos, sob orientação do professor. A partir de considerações sobre as atividades desenvolvidas, os alunos deverão sugerir o título da amosta e legendas para as fotos.
ATIVIDADE 2
Para finalizar as atividades com as vogais, faça uma roda com os alunos e ensine-os a cantar uma canção sobre as vogais com a melodia da cantiga de roda Terezinha de Jesus, que faz parte do repertório de cantigas de roda dos alunos. Veja a letra abaixo:
As Vogais
Eu agora vou escrever
as vogais que eu aprendi:
gordinhas, com voltinhas
ou magrinhas como o i.
O a que tem na arara,
o e do elefante,
o de ovo e ovelhinha,
falta o u tão elegante!
(Música - Terezinha de Jesus)
Imagem disponível em: http://loucuradajoaninha.blogspot.com.br/2010/09/ciranda-cirandinha.html. Acesso em: 19 maio 2013.
Letra disponível em: http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2011/03/ensinando-as-vogais-com-musiquinhas.html. Acesso em: 19 maio 2013.
Professor, para mais informações sobre o Referncial Curricular Nacional para a Educação Infantil, acesse:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume2.pdf Acesso em: 19 maio 2013.
Para enriquecimento da sua aula, acesse:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21459 Acesso em: 19 maio 2013.
A avaliação será processual com observação da participação dos alunos pelo professor durante cada etapa das atividades desenvolvidas:
Todo o percurso deve ser considerado e não somente o produto final.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/05/2016
Cinco estrelasmuito bom gostei muito é criativo e tem várias experiencias