24/05/2013
Dalânea Cristina Flor; Giandréa Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
* Contemplar os princípios éticos e políticos presentes nas "Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil";
* Estimular a linguagem oral escrita;
* Estabelecer os acordos de convivência entre as crianças;
* Estimular conteúdos atitudinais de respeito e afeto entre as crianças.
Essa atividade não exige um conhecimento prévio pré-determinado, no entanto, terá mais efeito se for feita com crianças que tenham pelo menos três anos completos, pois assim terão condições de combinar oralmente os códigos de comportamento do grupo, os quais deverão ser baseados, legitimados e referenciados no respeito mútuo.
Lista de Materiais Necessários:
* Cartolinas;
* Canetinhas coloridas;
* Revistas para recortar;
* Tesoura;
* Cola;
* Computador com acesso à internet, ou DVDs gravados com os filmes disponíveis no youtube,
* Música "Pequeno Cidadão" do Arnaldo Antunes gravada em CD ou pen drive;
A chegada das crianças no espaço de Educação Infantil é permeada por novidades. Entre elas a questão do estabelecimento de vínculos de afeto e confiança com os colegas e professores e a partilha de um espaço coletivo. Portanto, é fundamental que assim que comece as atividades o professor de Educação Infantil combine com as crianças as regras de convivência. Não num sentido hierárquico, mas em uma lógica de respeito e igualdade entre os pares.
1º Momento (1 hora) - Conversa inicial sobre os combinados
Com as crianças organizadas em uma roda contar que serão disponibilizadas duas histórias da "Turma da Mônica", a saber: "Boas Maneiras" e "Brinquedos e Brincadeiras". Os alunos terão como tarefa observar o que os personagens das histórias fazem de "certo" e de "errado". Os vídeos podem ser passados em um data show, ou então em um DVD. Isso dependerá das condições objetivas da instituição de Educação Infantil. O importante é que o espaço seja acolhedor para o "cineminha".
Turma da Mônica em "Boas Maneiras"
http://www.youtube.com/watch?v=bJewINjwx0c
Turma da Mônica em "Brinquedos e Brincadeiras"
http://www.youtube.com/watch?v=lzxGyUol57M
2º Momento (30 minutos)
Depois que os filmes forem assistidos, as crianças devem conversar sobre o que eles aprovaram ou reprovaram no comportamento dos personagens dos dois episódios. A mediação do adulto nesse processo é fundamental, equilibrando as respostas e tentando elencar elementos da realidade. Por exemplo: Podemos pegar sem pedir o brinquedo do colega? É legal resolver os problemas batendo nos amigos? Como devemos fazer quando queremos alguma coisa que outra criança está usando?. Depois dessa conversa a professora deve ouvir com as crianças a música "Pequeno Cidadão" do Arnaldo Antunes.
Pequeno Cidadão - Arnaldo Antunes
http://letras.mus.br/pequeno-cidadao/1515564/
Pequeno Cidadão (Arnaldo Antunes)
Agora pode tomar banho,
Agora pode sentar pra comer,
Agora pode escovar os dentes,
Agora pega o livro, pode ler.
Agora tem que jogar videogame,
Agora tem que assistir TV,
Agora tem que comer chocolate,
Agora tem que gritar pra valer!
Agora pode fazer a lição,
Agora pode arrumar o quarto,
Agora pega o que jogou no chão,
Agora pode amarrar o sapato.
Agora tem que jogar bola dentro de casa,
Agora tem que bagunçar,
Agora tem que sujar de lama,
Agora tem que pular no sofá!
É sinal de educação,
Fazer sua obrigação,
Para ter o seu direito de pequeno cidadão,
É sinal de educação,
Fazer sua obrigação,
Para ter o seu direito de pequeno cidadão.
Fonte: http://www.pequenocidadao.com/
3º Momento (30 minutos) - Texto Coletivo
Em um terceiro momento, a professora deve reunir os alunos em uma roda e fazer duas perguntas para eles: O que achamos legal no grupo 4? O que não achamos legal no grupo 4? As respostas das crianças podem ser problematizadas e devem ser registradas pela professora.
Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)
4º Momento (30 minutos) - Registro do texto Coletivo
Com as respostas das crianças já digitadas ou copiadas em cartazes. A professora deverá pedir para que as crianças colem as palavras e encontrem em revistas imagens que simbolizem os combinados. Quando as imagens forem encontradas poderão ser coladas para ilustrar e tornar mais significativos os cartazes dos combinados coletivos.
Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)
5º Momento (15 minutos) - Escolha do local para colar os combinados
Os combinados deverão ser colados em local privilegiado e de fácil acesso às crianças. A fim de que todos possam retomá-lo quando necessário. Um lugar possível seria em uma parede que fique próximo ao local onde a roda de conversas sempre acontece.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução N.5 de 17 de Dezembro de 2009.Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (CNE/CEB 5/2009). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12816&Itemid=866
Blog Educação Infantil: Professora Dessire Saldanha: Disponível em: http://dessiral.blogspot.com.br/2012/02/combinados-regras-e-rotinas.html
Site Cantinho do Professor Infantil: ensinar a aprender, aprender a ensinar. Disponível em: http://www.ensinar-aprender.com.br/2010/06/combinados.html
Filme: Turma da Mônica em "Boas Maneiras". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bJewINjwx0c
Site "Pequeno Cidadão". Disponível em: http://www.pequenocidadao.com/#videos
Aula do portal do professor. Construção de regras de convivência no contexto escolar: representação dos combinados. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18430
Aula do portal do professor: Regras e combinados: trabalhando regras e combinados na escola com crianças. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8068
A atividade cumpre o objetivo de pensar coletivamente como devemos nos comportar em espaços coletivos, garantindo a cidadania, com seus direitos e deveres. Além disso, trabalha na perspectiva do letramento, pois na medida em que a o texto coletivo é produzido e significado a necessidade social da leitura e da escrita se fortalece entre as crianças.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/10/2013
Cinco estrelasamei de encontrar a referência de meu blog no Portal do Professor!! Obrigada pelo reconhecimento!! Adorei seu Trabalho!
10/06/2013
Cinco estrelasAdorei! Não sou professora mas estou sempre buscando idéias para auxiliar minha filha e sobrinho no desenvolvimento escolar e como pequenos cidadãos. Obrigada!