Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UMA SURPRESA APARECEU EM NOSSA SALA! QUEM TEM MEDO DE PIRATAS?

 

20/05/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flor; Giandréa Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Mobilizar as crianças para o tema do projeto;

* Inserir "o pirata" como personagem chave do projeto de constituição do grupo;

* Promover a leitura do mapa como elemento simbólico do espaço físico em que estamos inseridos;

* Ampliar o repertório de histórias das crianças;

* Incentivar a imaginação e a criatividade das crianças com a busca ao tesouro.

Duração das atividades
Essa atividade poderá durar até dois dias. Primeiro as crianças receberão a carta do pirata, depois procurarão o tesouro escondido, conhecerão a história que o pirata trouxe e, por fim, escreverão uma carta ao pirata.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças devem ter idades entre três e quatro anos, posto que nessa idade conseguirão compreender os elementos simbólicos que aparecerão no mapa. Além disso, precisam ter idade o suficiente para compreender a história e depois responder a carta do pirata em um texto coletivo.

Estratégias e recursos da aula

 

A aula que será aqui desenvolvida é parte de um projeto de mais longo prazo. Esse durará um semestre e por meio dele as crianças conhecerão alguns espaços históricos da nossa Florianópolis (capital de Santa Catarina). Por morarmos numa ilha e nosso imaginário estar cercado de lendas oriundas do mar, escolhemos o pirata como personagem principal que fará a mediação com os novos conteúdos que serão para as crianças apresentados. A sugestão aqui explicitada pode ser adequada à região na qual a escola está inserida. O personagem pode ser outro que faça mais relação com a história do lugar. O importante é garantir de uma forma lúdica que as crianças tenham acesso a cultura do local e comecem a ter uma noção espacial.

A preparação para a atividade deve ocorrer longe dos olhos das crianças. A professora deve fazer um mapa que dê acesso ao tesouro. No caso dessa atividade o tesouro é um baú que contém uma carta do pirata,  um livro "A Ilha do Tesouro" e um olho mágico.

Olho MágicoA

Fonte:http://pt.aliexpress.com/item/Funny-Magic-Eye-Wooden-PMMA-Prism-TViewer-Toy-For-Kids-Free-Shipping-30PCS-LOT-5-5/579530284.html

Mapa

          Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

1º Momento (1 hora) - Encontramos o Mapa!

A professora deve "esquecer" uma garrafa com um mapa dentro em lugar estratégico para que as crianças encontrem. Assim que essas o façam, é importante que a professora garanta um clima de suspense no ar até que as próprias crianças descubram o que a imagem significa. Quando as crianças suspeitarem que é um mapa, a professora as organiza numa roda e lê o mapa junto aos alunos. É importante que todos manipulem a garrafa e o papel com o desenho.

Mapa

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

2º Momento (30 minutos) - Procurando o tesouro

Quando todas as crianças já tiverem tido a oportunidade de olhar o mapa, é hora de sair a procura do tesouro. A professora deve perguntar para os alunos por onde devem começar, e assim, seguir as buscas pelo espaço externo da instituição de Educação Infantil até que o tesouro seja encontrado.

Busca ao tesouro 1Em busca do tesouro 2

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)                                                            Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

3º Momento (30 minutos) - Manipulando a surpresa

Quando as crianças encontrarem o tesouro a professora deve ler a carta, contar a história e explicar para as crianças o motivo do pirata ter deixado um olho mágico para eles. A história escolhida “A Ilha do Tesouro” é um clássico da literatura infanto-juvenil adaptado para as crianças menores. Já o olho mágico terá como objetivo despertar o interesse das crianças para as paisagens maravilhosas da nossa ilha. Todas as crianças deverão ter a oportunidade de manipular o olho mágico. Caso nas instituições em que essa aula for reproduzida não exista um olho mágico ou a possibilidade de comprá-lo, um binóculo feito com dois rolos de papel higiênico colados e encapados com papel colorido fará o mesmo efeito.

leitura da históriaOlho Mágico

Acervo NDI-UFSC (2013)                                                                            Acervo NDI-UFSC (2013)

4º Momento (30 minutos) – Resposta ao pirata

No dia seguinte à experiência, a professora deve propor em uma roda a produção de uma carta coletiva em resposta à carta do pirata. Ela deve anotar as sugestões e impressões das crianças sobre o processo, registrar em uma cartolina e depois pedir para que cada criança faça um desenho para o pirata. Com a atividade pronta, o local onde a carta deverá ser colada será escolhido pelas próprias crianças, essas ficarão ansiosas pela resposta. A resposta deverá ser um “link” com a próxima atividade do projeto! 

resposta ao pirata

Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)

Recursos Complementares

 

Peter Pan filme, completo e dublado. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tNQfmtr5McA

Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Ilha_do_Tesouro

Aula do portal do professor: Esporte e meio ambiente - corrida orientada, trekkeng e caça ao tesouro: existem relações entre essas práticas?   Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25115

 

Aula do portal do professor: Vamos caçar um tesouro aqui a nossa escola?  Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38795

MELLO, S. A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, p.83-104, jan./jun. 2007.

STEVENSON, R. L. Releitura Ciranda Cultural: Coleção Grandes Clássicos para pequenos leitores.  A Ilha do Tesouro. Editora: Ciranda Cultural.

Avaliação

Essa atividade é muito gratificante. Quando se consegue envolver o imaginário das crianças no objetivo pedagógico é sinal de que estamos no caminho certo. Dessa forma, a caça ao tesouro cumpriu suas funções de apresentar o personagem-chave que será o pirata, além de estimular e mobilizar as crianças para as próximas atividades que terá esse tema como foco. Durante a atividade é possível identificar se as crianças estão reconhecendo os significados dos desenhos no mapa, se interagem entre elas, se ajudam uma a outra no processo de busca pelo tesouro. Além disso, é uma atividade bem interessante de se fazer no período de inserção das crianças, pois ela pode ser um ponto de partida significativo para a construção da identidade do grupo de crianças.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fernanda Teles, EMEBE , Minas Gerais - disse:
    nandona.t23@hotmail.com

    08/02/2015

    Cinco estrelas

    Maravilhosa ideia , sou monitora em uma escola e participo da escola Integrada, vou fazer com os alunos. muito boa ideia mesmo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.