20/05/2013
Dalânea Cristina Flor; Giandréa Reuss Strenzel; Graziela Beretta Lopez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
* Mobilizar as crianças para o tema do projeto;
* Inserir "o pirata" como personagem chave do projeto de constituição do grupo;
* Promover a leitura do mapa como elemento simbólico do espaço físico em que estamos inseridos;
* Ampliar o repertório de histórias das crianças;
* Incentivar a imaginação e a criatividade das crianças com a busca ao tesouro.
As crianças devem ter idades entre três e quatro anos, posto que nessa idade conseguirão compreender os elementos simbólicos que aparecerão no mapa. Além disso, precisam ter idade o suficiente para compreender a história e depois responder a carta do pirata em um texto coletivo.
A aula que será aqui desenvolvida é parte de um projeto de mais longo prazo. Esse durará um semestre e por meio dele as crianças conhecerão alguns espaços históricos da nossa Florianópolis (capital de Santa Catarina). Por morarmos numa ilha e nosso imaginário estar cercado de lendas oriundas do mar, escolhemos o pirata como personagem principal que fará a mediação com os novos conteúdos que serão para as crianças apresentados. A sugestão aqui explicitada pode ser adequada à região na qual a escola está inserida. O personagem pode ser outro que faça mais relação com a história do lugar. O importante é garantir de uma forma lúdica que as crianças tenham acesso a cultura do local e comecem a ter uma noção espacial.
A preparação para a atividade deve ocorrer longe dos olhos das crianças. A professora deve fazer um mapa que dê acesso ao tesouro. No caso dessa atividade o tesouro é um baú que contém uma carta do pirata, um livro "A Ilha do Tesouro" e um olho mágico.
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Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)
1º Momento (1 hora) - Encontramos o Mapa!
A professora deve "esquecer" uma garrafa com um mapa dentro em lugar estratégico para que as crianças encontrem. Assim que essas o façam, é importante que a professora garanta um clima de suspense no ar até que as próprias crianças descubram o que a imagem significa. Quando as crianças suspeitarem que é um mapa, a professora as organiza numa roda e lê o mapa junto aos alunos. É importante que todos manipulem a garrafa e o papel com o desenho.
Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)
2º Momento (30 minutos) - Procurando o tesouro
Quando todas as crianças já tiverem tido a oportunidade de olhar o mapa, é hora de sair a procura do tesouro. A professora deve perguntar para os alunos por onde devem começar, e assim, seguir as buscas pelo espaço externo da instituição de Educação Infantil até que o tesouro seja encontrado.
Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013) Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)
3º Momento (30 minutos) - Manipulando a surpresa
Quando as crianças encontrarem o tesouro a professora deve ler a carta, contar a história e explicar para as crianças o motivo do pirata ter deixado um olho mágico para eles. A história escolhida “A Ilha do Tesouro” é um clássico da literatura infanto-juvenil adaptado para as crianças menores. Já o olho mágico terá como objetivo despertar o interesse das crianças para as paisagens maravilhosas da nossa ilha. Todas as crianças deverão ter a oportunidade de manipular o olho mágico. Caso nas instituições em que essa aula for reproduzida não exista um olho mágico ou a possibilidade de comprá-lo, um binóculo feito com dois rolos de papel higiênico colados e encapados com papel colorido fará o mesmo efeito.
Acervo NDI-UFSC (2013) Acervo NDI-UFSC (2013)
4º Momento (30 minutos) – Resposta ao pirata
No dia seguinte à experiência, a professora deve propor em uma roda a produção de uma carta coletiva em resposta à carta do pirata. Ela deve anotar as sugestões e impressões das crianças sobre o processo, registrar em uma cartolina e depois pedir para que cada criança faça um desenho para o pirata. Com a atividade pronta, o local onde a carta deverá ser colada será escolhido pelas próprias crianças, essas ficarão ansiosas pela resposta. A resposta deverá ser um “link” com a próxima atividade do projeto!
Fonte: Acervo NDI-UFSC (2013)
Peter Pan filme, completo e dublado. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tNQfmtr5McA
Wikipédia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Ilha_do_Tesouro
Aula do portal do professor: Esporte e meio ambiente - corrida orientada, trekkeng e caça ao tesouro: existem relações entre essas práticas? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25115
MELLO, S. A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, p.83-104, jan./jun. 2007.
STEVENSON, R. L. Releitura Ciranda Cultural: Coleção Grandes Clássicos para pequenos leitores. A Ilha do Tesouro. Editora: Ciranda Cultural.
Essa atividade é muito gratificante. Quando se consegue envolver o imaginário das crianças no objetivo pedagógico é sinal de que estamos no caminho certo. Dessa forma, a caça ao tesouro cumpriu suas funções de apresentar o personagem-chave que será o pirata, além de estimular e mobilizar as crianças para as próximas atividades que terá esse tema como foco. Durante a atividade é possível identificar se as crianças estão reconhecendo os significados dos desenhos no mapa, se interagem entre elas, se ajudam uma a outra no processo de busca pelo tesouro. Além disso, é uma atividade bem interessante de se fazer no período de inserção das crianças, pois ela pode ser um ponto de partida significativo para a construção da identidade do grupo de crianças.
Cinco estrelas 1 classificações
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08/02/2015
Cinco estrelasMaravilhosa ideia , sou monitora em uma escola e participo da escola Integrada, vou fazer com os alunos. muito boa ideia mesmo.