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Os primeiros dias do bebê na instituição de educação infantil: a relação com as famílias...

 

28/05/2013

Autor e Coautor(es)
Carolina Shimomura Spinelli
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FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel; Dalânea Cristina Flor; Graziela Beretta Lopez.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Aproximar as famílias do cotidiano dos bebês na escola de educação infantil;
  • Conhecer as especificidades de cada bebê;
  • Estabelecer um vínculo de confiança com as famílias;
  • Estabelecer vínculos afetivos com os bebês;
  • Organizar uma dinâmica com as famílias;
  • Organizar uma oficina com as famílias;
  • Organizar uma confraternização com as famílias.
 

O primeiro ano de vida da criança é marcado pelas emoções, onde a cada dia surgem novas descobertas, novas alegrias, novos gestos, desafios, experimentações e surpresas. Os bebês, neste período, precisam estabelecer um relacionamento seguro com as pessoas que lhe servem de referência sentindo-se à vontade para interagir com o ambiente que os cerca. Segundo Vigotski (apud. FACCI, p.14, 2006), todas as aquisições da criança aparecem sob a influência imediata dos adultos, que não somente satisfazem todas as suas necessidades, mas organizam também seu contato variado com a realidade, sua orientação nela e as ações com os objetos e com os sujeitos. Nessa etapa do desenvolvimento infantil, toda a influência do adulto sobre a criança realiza-se através de palavras e gestos. Deste modo, este processo inicialmente é acompanhado de insegurança, tanto da família que fica preocupada com a reação dos bebês no período em que está na escola, como da professora que precisa planejar considerando as necessidades e especificidades dos bebês e, ao mesmo tempo, estabelecer um vínculo individual com cada um. Portanto, pensar a participação das famílias no cotidiano da escola de educação infantil exige paciência, cumplicidade, atenção, tranqüilidade e carinho tanto das famílias como, também das professoras. As propostas aqui apresentadas, têm como objetivo aproximar a participação das famílias neste período de inserção dos bebês pela primeira vez na escola.

Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas com a participação das famílias no final de cada período de aula (matutino ou vespertino), com duração de aproximadamente 90 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecer as especificidades de cada bebê;
  • Tirar fotos dos primeiros dias dos bebês  na instituição;
  • Acessar a aula  "Os bebês chegaram, e agora?" proposta pela professora Thaisa Neiverth (Ver recursos complementares), pois esta aula é complementar a que será aqui apresentada.
Estratégias e recursos da aula

 

Primeiras considerações:

A inserção nas escolas de educação infantil deverá ser pensada de maneira processual e com o apoio das famílias, dessa maneira, estas atividades foram organizadas para serem desenvolvidas em dois dias consecutivos com um grupo de crianças entre 4 meses a 1 ano e meio de idade, nos quais um adulto de referência do bebê deverá estar presente. O local para a realização das mesmas será o espaço da sala de aula e o tempo de duração de cada atividade será em média de 90 minutos.

 

PRIMEIRO DIA:

Dinâmica com as famílias

Material necessário:

  • Fotos do pé e da mão de cada criança;
  • Cola branca;
  • Folhas coloridas de papel A4 para colar as imagens.

 

Modo de fazer:

Colar as fotos nas folhas coloridas de papel A4 e escrever na parte de trás o nome da criança.

 

Como será o primeiro dia em que os bebês permanecerão sozinhos na escola, além de planejar as atividades da rotina inerentes à faixa etária como alimentação, trocas e sono, sugere-se que se faça com as famílias dos bebês uma dinâmica no final de cada período de aula (matutino ou vespertino). Deste modo, a professora deve organizar a proposta, colando as imagens do pé e mão dos bebês pelo espaço da sala (chão, móveis, espelho, paredes). Assim que os responsáveis chegarem convidá-los a procurar e identificar qual é a foto da mão e do pé de seu filho ou filha. Após este momento de identificação das fotos, convidá-los a sentar no chão e fazer uma roda. Cada família terá que dizer porque escolheu aquela imagem, e, em seguida, verificar se a escolha foi a correta. Para finalizar a atividade, sugere-se cantar a música: “Levantar o braço” (Ver recursos complementares), como possibilidade de descontração e interação das famílias com os bebês.

Letra da música:

"Levantar um braço. Levantar o outro. Fazer bambolê. Mexer o pescoço.

Olhar para o teto. Olhar pro sapato. Mandar mil beijinhos! Vem me dar um abraço!".

 

Algumas das possibilidades pedagógicas da Dinâmica com as famílias:

  • Conversar com as famílias sobre as particularidades e características que diferenciam cada bebê a partir das fotos do pé e da mão;
  • Conversar sobre a gestação e o nascimento de cada bebê possibilitando o diálogo e a interação entre os familiares;
  • Estabelecer um vínculo entre a professora e as famílias;
  • Fazer massagens nos pés e nas mãos dos bebês;
 
Familias
Acervo institucional do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC
Foto: Carolina Spinelli - 2013
 
SEGUNDO DIA:

Oficina de Papietagem com as famílias

 

Material necessário:

  • Grude (farinha e água quente);
  • Microondas ou fogão;
  • Folhas de Papel A4 coloridas e de revistas cortadas em quadrados;
  • 10 Potes pequenos de yogurte;
  • Caixa de papelão grande (exemplo: caixa de microondas).

 

Modo de fazer:

Para cozinhar no fogão é preciso misturar em uma panela, 500ml de água e 3 colheres de sopa de trigo. Cozinhar mexendo sempre igual a mingau. Já no microondas, colocar a mesma quantidade numa tigela de vidro, misturando a cada um minuto até ficar com uma textura de mingau. Deixe esfriar e coloque em potes menores para a utilização.

 

A partir do terceiro dia as crianças já permanecerão sozinhas na escola, conforme o exemplo da aula da Professora Thaisa Neiverth (Ver recursos complementares), caso necessário os responsáveis serão chamados. Como será mais um dia em que permanecerão sozinhas, além de planejar as atividades da rotina inerentes à faixa etária, como alimentação, trocas e sono, sugere-se que se faça uma Oficina de Papietagem com as famílias. Sugere-se a organização do espaço da sala do grupo no final de cada período de aula (matutino ou vespertino), colocando sobre a mesa disponibilizada no meio da sala: a caixa de papelão grande, os papeis coloridos picados e os potes pequenos com o grude. Assim que as famílias chegarem, ofereça o grude para que juntamente com os bebês colem os papéis picados na caixa, forrando-a. Incentive os responsáveis a sentir e a experimentar junto com os bebês a textura do grude enquanto estão colando os papeis e os pedaços de revista na caixa de papelão.

 

TERCEIRO DIA:

Confraternização com as famílias

No final da primeira semana de inserção da criança na escola de educação infantil, organizar o espaço da sala de aula, após as atividades da rotina inerentes à faixa etária como alimentação, trocas e sono, colocando uma mesa e uma toalha para realizar uma confraternização com as famílias. Sugere-se propor que cada família fique responsável em contribuir com um item para o café da tarde: salgado, doce, bebida, pratos e copos descartáveis, guardanapos.  No tapete, disponibilizar diferentes livros de histórias (de pano, de papel, de borracha), para que as famílias possam escolher e contar uma história para os bebês. Para iniciar a atividade, a professora pode cantar a música: "Uma história" da banda Palavra Cantada (Ver recursos complementares). Após a música, as famílias que sentirem-se à vontade podem escolher uma história para contar aos bebês e aos adultos presentes. Para finalizar a atividade, convidar as famílias para tomar o café da tarde, que será organizado em cima do balcão ou de uma mesa, com as contribuições que as famílias trouxeram.

Letra da música:

“Eu vou te contar uma história, agora, atenção!. Que começa aqui no meio, da palma da tua mão.

Bem no meio tem uma linha ligada ao coração. Quem sabia dessa história antes mesmo da canção?

Dá tua mão, da tua mão, dá tua mão...”. (Palavra Cantada - "Uma história").

Recursos Complementares

Vídeo da música "Levantar o braço": 

http://www.youtube.com/watch?v=2q4wm3WO_Do;

Vídeo da música "Uma história" da banda Palavra Cantada:

http://letras.mus.br/palavra-cantada/283418/;

Sugestão de aula da Professora Thaisa Neiverth sobre o período de inserção dos bebês na escola: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41195;

Filme: "Bebês" (Thomas Balmès - 2010):

http://catadoresdaculturainfantil.blogspot.com.br/2012/09/documentario-babies-2010.html

Sugestões de livros para bebês: 

http://www.softmel.com.br/educativos/index.html;

http://www.todolivro.com.br/catalogsearch/advanced/result/?faixa_etaria=1&gclid=CPaX5O-yp7cCFU1o7Aod6CoAJg.

Site sobre a importância do livro para os bebês:

http://bebe.abril.com.br/materia/livros-para-bebes

Artigo sobre os estágios de desenvolvimento da criança:

FACCI, Marilda G.D. "Os estágios do desenvolvimento psicológico segundo a psicologia sociohistórica". In: ARCE, Alessandra e DUARTE Newton (Orgs.). Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotsky, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Xamã, 2006, p.11-26. 
Avaliação

 

Com intuito de avaliar os bebês, a professora deverá registrar o comportamento deles em relação à presença das famílias e as atividades propostas: se aproveitam as propostas e atividades oferecidas, assim como se a participação das famílias foi importante na constituição do vínculo com as crianças neste período de inserção. Observar como ocorreu a participação das famílias, de que forma se envolveram nas atividades propostas e se relacionaram com os bebês, as professoras e os familiares.

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