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Conhecendo o Brasil pelas imagens

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Compreender a organização do território brasileiro por meio da linguagem cartográfica;
  • Observar, coletar e organizar informações referentes à organização dos estados brasileiros;
  • Exercitar o processo de observação e analise da organização territorial;
  • Organizar dados e elaborar gráficos que possibilitem a análise das diferentes realidades.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de município e estado. O processo de organização do estado em que vive e do território brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, já que o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra, apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

ATIVIDADE  

PRIMEIRO MOMENTO

Professor é importante contextualizar geograficamente os lugares e localizar no território as paisagens. Para tanto, leve para a sala de aula o mapa Político do Brasil em tamanho grande para que os alunos possam identificar a localização dos lugares.

É importante, sempre que possível, realizar o trabalho de alfabetização cartográfica, incentivando os alunos a identificarem e a compreenderem os elementos presentes no mapa. Para maiores informações acesse o link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38599.

1. Coletivamente ajude os alunos a encontrarem e a compreenderem os elementos básicos que possibilitem a leitura das representações cartográficas como: o título, a legenda, a escala, a rosa dos ventos e a fonte.  A leitura correta de mapas e de outras representações cartográficas pelos alunos é um processo de alfabetização cartográfica.

 

 

mapa brasil

Imagem: Mapa Político do Brasil

Disponível em: http://www.guiageo.com/pictures/brasil-politico.jpg

Acesso em: maio de 2013

 

 

SEGUNDO MOMENTO

Professor solicite aos alunos que tragam para a aula uma imagem de uma paisagem do território brasileiro que pode ser selecionada em revistas, livros ou na internet.

1. Organize um momento para que os alunos apresentem as imagens que trouxeram e que justifiquem o motivo da escolha da mesma.

2. Durante as apresentações, identifique, no mapa do Brasil, o estado em que se localiza a imagem escolhida pelo aluno e, utilizando a fita crepe, para não danificar o mapa, cole a imagem no lugar correto. É importante contextualizar geograficamente os lugares e localizar no território as paisagens.

3. Analise com os alunos o resultado das apresentações:

  • As imagens ficaram sobre quais estados do Brasil?
  • Algum estado não recebeu imagem?
  • Existem semelhanças entre as imagens? E diferenças? Quais?

4. Elabore uma lista com o nome dos estados que foram apresentadas nas imagens e dos que não foram apresentados.

 

TERCEIRO MOMENTO

Tendo como referência os dados da lista organizados anteriormente elabore, com os alunos, um gráfico de colunas simples apresentando os estados representados e os estados que não foram representados nas imagens.

Aproveite a atividade para realizar a interdisciplinaridade com Geografia e Matemática.

Imagem: Exemplo de gráfico de colunas simples

Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

Disponível em: maio de 2013 

 

1. No caderno, responda as questões abaixo:  

a. Quantos estados o Brasil possui?

b. Quantos estados foram representados?

c. Quantos estados não foram representados?

d. Qual a diferença entre os representados e os não representados?

e. Para você, por qual motivo alguns estados não foram representados? 

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

Os elementos que compõem os mapas.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/elementos-compoem-mapa-639045.shtml

Acesso em: maio de 2013

 

Construção e Interpretação de gráficos de colunas

Disponível em: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A utilização da representação cartográfica para reconhecer e identificar os estados brasileiros;
  5. A habilidade  de reconhecer, a partir da representação cartográfica, o seu estado no território brasileiro;
  6. A tabulação de dados e a elaboração de gráficos.
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