Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esporte é coisa só para jovem?

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende, Elizabet Rezende Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar práticas corporais e esportivas realizadas por grupos da terceira idade;
  • Identificar quais são os locais, e as atividades corporais e esportivas propiciadas pelo poder público e privado a este grupo social;
  • Vivenciar e identificar a importância da realização de práticas corporais e esportivas na terceira idade;
  • Identificar os cuidados necessários para a realização de práticas corporais e esportivas na terceira idade.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1° aula:

1° Atividade:

Professor dialogue com os alunos a respeito do que sabem sobre a temática “Esporte é coisa só para jovem”. Faça um levantamento sobre as expectativas que têm a respeito da prática corporal e esportiva para pessoas pertencentes à terceira idade.

Para suscitar as expectativas dos alunos, realize as seguintes questões:

  • Qual expectativa que, uma pessoa da terceira idade, tem ao realizar qualquer pratica de atividades corporal e esportiva?
  • Quais atividades corporais e esportivas as pessoas de terceira idade realizam com maior frequência?
  • Existem diferentes níveis de exigência para os praticantes?
  • Uma pessoa na terceira idade atende aos níveis de exigência do esporte profissional?

Professor registre coletivamente, as expectativas levantadas pelos alunos, pois o utilizaremos posteriormente.

2° Atividade: Peça aos alunos que pensem nos seus familiares que estão na terceira idade, identificando e registrando as respostas das seguintes questões:

  • Identifique os familiares que pertencem ao grupo da terceira idade.
  • Quais práticas corporais e esportivas seus familiares participam?
  • Quais os espaços públicos e privados em seu bairro que oferecem atividades corporais e esportivas a terceira idade?

3° Atividade:

Instigue os alunos a assistirem os vídeos abaixo. Solicite a eles que identifiquem e analisem se existe alguma relação da prática de atividades corporais e físicas com qualidade de vida das pessoas que estão na terceira idade.

Esporte na terceira idade- Vanguarda NEWS, disponível em: http://globotv.globo.com/tv-vanguarda-sp/vanguarda-news/v/vanguarda-news-esporte-terceira-idade/2505063/ . Acesso em 14 de maio de 2013.

Surfistas da terceira idade, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AC_GL7FtqXU. Acesso em 12 de maio de 2013.

Sugestão de roteiro de perguntas para analise dos vídeos:

  • Quais mudanças fisiológicas vocês percebem nas pessoas quando estão na terceira idade?
  • É necessária alguma adaptação nas regras para prática de atividades corporais e esportivas na terceira idade?
  • A prática de atividades corporais e esportivas interfere na qualidade de vida na terceira idade? Por quê?
  • Quais são os benefícios da prática de atividades corporais e esportivas para as pessoas na terceira idade?
  • Quais são os cuidados necessários?

A discussão será conduzida pelo professor de modo aqueles que queiram opinar tenham sua oportunidade de fazê-lo, respeitando, em todo momento da conversa, as respostas dos colegas, assim como as fontes das informações que os alunos trouxerem do seu cotidiano.

2° aula: Vivenciar e conhecer.

Proponha aos alunos a vivência de atividades corporais e esportivas que os levem a perceber o processo de envelhecimento, suas dificuldades, soluções, benefícios e cuidados necessários para a prática dessas atividades. Informe aos alunos que realizaremos uma aula de futsal, a qual seguirá os seguintes procedimentos:

  1. Prepare seis pedaços de atadura com aproximadamente 50 centímetros para cada aluno da turma.
  2. Reúna os alunos na sala de aula e solicite que utilizem essas ataduras para amarrar as articulações do joelho, tornozelo e cotovelo conforme a figura abaixo.
  3. Professor, após os alunos amarrarem as ataduras, oriente aos alunos a deslocar da sua sala de aula até o local onde será realizada a partida de futsal.

corpo1

Fonte: Acervo Cleber Garcia Casagrande

4. Organize quantas equipes de futsal forem necessárias para que todos os alunos participem dessa vivência.

5. Ao final de cada partida de futsal, solicite aos alunos que registrem, no painel afixado na parede da quadra, quais foram as sensações que tiveram em relação às:

a) Dificuldades encontradas (mobilidade, limitações de movimentos, insegurança, medo, dentre outros)

b) O que fizeram para superar essas dificuldades.

c) Adaptações necessárias para a prática desse esporte.

quadro

6. Após realizar os jogos, solicite aos alunos que analise, sugira e defina as adaptações necessárias para a continuidade do Futsal. Discuta sua aplicabilidade e posteriormente vivencie as que sejam consenso no  grupo de alunos.

Atenção: As dificuldades e soluções apontadas no instrumento serão analisadas posteriormente.

3° aula:

Informe aos alunos que nesta aula vivenciaremos uma partida de vôlei utilizando dos mesmos procedimentos e dinâmicas de registros da aula anterior, podendo, inclusive, utilizar o mesmo painel do futsal para ampliação das observações sobre suas sensações.

No voleibol, além das ataduras, sugira aos alunos que amarrem dois pedaços de elástico na cintura e em cada um dos antebraços para dificultar a amplitude dos movimentos dos membros superiores.

Organizados os alunos, repita os procedimentos da aula anterior para deslocar com a turma para o local e realizar a aula programada para hoje.

corpo2

Fonte: Acervo Cleber Garcia Casagrande

4° aula:

Agora é hora de confrontar as expectativas levantadas na primeira aula com o quadro preenchido durante as vivências do futsal e do voleibol, ou seja, os alunos deverão analisar e construir um único registro contendo as expectativas, dificuldades, soluções, cuidados e adaptações necessárias para a prática de atividades corporais e esportivas.

Para fomentar as discussões sobre a importância do tema, apresente este vídeo da TV Escola, intituladoEsporte na Escola” - PGM. 10 - O esporte ao longo da vida, disponível em:  http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5065. Acesso em 13 de maio de 2013.

tv escola

Disponível em:  http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5065. Acesso em 13 de maio de 2013.

Roteiro para análise do vídeo:

  • O sedentarismo influência na qualidade de vida na terceira idade? Por quê?
  • Quais atividades são abordadas no vídeo?
  • Quais são os benefícios das atividades corporais e esportivas na terceira idade citadas no vídeo?
  • Quais cuidados são destacados para a prática de atividades corporais e esportivas nesta faixa etária?

Após este momento, realize um debate para que o grupo defina, de forma coletivamente e provisoriamente, aos principais elementos de cada uma das categorias observadas e estudadas. Registre em um cartaz o resultado desse debate, pois, será utilizado em aula posterior.

 

5ª aula:

Os alunos deverão construir um texto narrativo com o seguinte tema: “O esporte ao longo da minha vida”, no qual abordará sobre as diferentes etapas da vida – a juventude, a idade adulta e a terceira idade.

Para tanto, os alunos terão que se imaginar, buscando referencias de seus familiares em como o esporte se fará presente em sua vida. Alguns aspectos que servem de referência para a construção deste texto.

  • Identificar as mudanças fisiológicas que ocorrem nas diferentes etapas da vida.
  • Identificar quais práticas corporais e esportivas são possíveis de serem realizadas nas diferentes faixas etárias.
  • Analisar a rotina e as atividades corporais e esportivas que seus familiares que estão na terceira idade praticam.
  • Identificar locais e atividades possíveis de utilização para este objetivo;
  • Identificar a importância das atividades corporais e esportivas para a qualidade de vida na terceira idade.

Atenção professor, para a próxima aula, informe aos alunos que eles deverão convidar seus familiares para assistirem a socialização dos conhecimentos produzidos e participarem de uma atividade de confraternização na escola durante a aula de Educação Física. Solicite que os familiares venham preparados para realizar uma caminhada.

6° aula:

Solicite aos alunos que afixem os cartazes, construídos nas aulas anteriores, nas paredes da escola próximas ao espaço de aula para favorecer a apresentação e o debater com os familiares sobre suas expectativas, conhecimentos adquiridos e sobre as vivências que tiveram.

Professor, juntamente com os alunos, receba seus familiares e os convide para uma caminhada, buscando estimular a prática corporal de maneira saudável e consciente.

Explique que o percurso será próximo à escola e, que durante sua realização, serão realizadas algumas paradas para que os alunos socializem os conhecimentos construídos e estudados sobre as práticas corporais e esportivas na terceira idade nas aulas anteriores.    

Aproveitar a oportunidade e orientar os alunos para que entrevistem familiares da 3ª idade, presente à caminhada, fazendo apenas uma única pergunta: Esporte é coisa só para jovem?

Professor solicite aos alunos que façam o registro de todos os momentos da caminhada.

Após avaliação da caminhada, solicitar aos alunos que escrevam matéria a respeito da temática estudada e socialize na escola e fora dela (site, blog, facebook...)

CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DA ATIVIDADE:

  • Não escolher um trecho com grandes aclives.
  • Observar a conservação do piso onde será realizada a caminhada.
  • Orientar para a importância da hidratação durante a atividade.
Recursos Complementares

Prática de esportes na terceira idade, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0dZLFwKbVVo. Acesso em 13 de maio de 2013.

Atividade Física na terceira Idade, disponível em: http://www.atituderimacomsaude.com.br/pagina/294/atividade-fisica-na-terceira-idade.aspx. Acesso em 14 de maio de 2013.

Saiba mais sobre o esporte na terceira idade, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ImNgxKYvLGE. Acesso em 13 de maio de 2013.

Esporte na terceira idade, disponível em: http://portaldebemcomavida.com.br/consumidores/exerc%C3%ADcios-f%C3%ADsicos/esportes-a-z/esporte-na-terceira-idade.aspx. Acesso em 13 de maio de 2013.

Sugestão de aula Portal do Professor:

COSTA, M. I. P. O esporte na melhor idade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23650. Acesso em 19 de maio de 2013.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos em todos os momentos da aula; nas leituras interpretando as informações dos roteiros sugeridos; nas discussões e análises realizadas com argumentações críticas e pertinentes aos assuntos trabalhados e reconhecendo a importância dos cuidados necessários para a realização de práticas corporal e esportiva na terceira idade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.