Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Compras e instrumentos de medidas: medidas de comprimento

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer instrumentos de medida comuns na vida social;
  • Desenvolver vocabulário básico relativo às medidas;
  • Medir com régua e metro;
  • Resolver situações problema;
  • Conhecer instrumentos de medição e unidade de medida;
  • Apresentar hipóteses sobre os valores dos produtos;
  • Realizar comparação entre valores;
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou assunto desenvolvido;
  • Produzir textos a partir de atividades realizadas;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham conhecimento básico das operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão), do nosso sistema monetário, das medidas de comprimento (m, cm).

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, nossa proposta é de um trabalho interdisciplinar que pressupõe o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa uma das contribuições do trabalho articulado entre as diferentes áreas do conhecimento é a possibilidade de desenvolver nos alunos habilidades e conceitos diversificados de modo que sejam alfabetizados e letrados, expandindo suas percepções do mundo que vivem com maior autonomia. (LIMA, Juliana de Melo; TELES, Rosinalda; LEAL,  Telma Ferraz. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Planejar para integrar saberes e experiências.  Brasília: MEC, SEB, ano 2, unidade 6, 2012.). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_6_MIOLO.pdf>  Acesso em: 23 de maio 2013.

Dessa forma, esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca de compras e instrumentos de medidas de comprimento. Tendo como contexto a vida cotidiana, ou seja, atividades que abordam medidas de comprimento no uso social.

 1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre  unidades de medida. Pergunte, por exemplo:

  • Quem já competiu salto em distância? Como foi descoberto o vencedor?
  • O que podemos comprar por quilograma? E por metro? E por litro?
  • Será que podemos comprar dois metros de arroz?
  • E leite, podemos comprar aos metros?

Ouça as respostas e faça novos questionamentos.

Para exemplificar a necessidade de uma unidade padrão, juntamente com a turma, assista a um vídeo de animação. Leve os alunos ao Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo. Utilize o vídeo postado no sítio abaixo. Você deverá  acessar o item 4- Grandezas e medidas. http://revistaescola.abril.com.br/matematica-especial/ Acesso em: 26 de maio 2013.

     Comprasemedidas Grandezas e medidas

Fonte: Sítio: "Tudo sobre Matemática do 1ao 5ano". http://revistaescola.abril.com.br/matematica-especial/  . Acesso em: 26 de maio 2013.

Ao término do vídeo, faça uma avaliação dessa atividade. Desafie, por meio de diálogo, a participação de todos os alunos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que (re)descobriram. Neste momento, a intenção é fazer com que os alunos percebam que medir é eleger uma unidade e determinar quantas vezes ela está presente no objeto a ser mensurado. É possível usar diversos instrumentos. O resultado final dependerá da unidade e da ferramenta utilizada.

Informe para a turma que durante muito tempo as sociedades usaram unidades de medida de comprimento baseadas no corpo humano, como palmo, pé, polegada, braça etc. Isso trazia problemas para o comércio, porque os habitantes de determinadas regiões não estavam familiarizados com as unidades de medida de outros locais. Então, nos anos de 1780, foi criado o Sistema Métrico Decimal, em que o metro é a unidade de medida de comprimento. Para outras informações acesse http://www.inmetro.gov.br/consumidor/unidLegaisMed.asp - Acesso em:  26 de maio 2013.       

 Professor, procure utilizar a terminologia adequada ao referir-se às unidades de medidas. Lembre-se: há três expressões importantes quando ensinamos medidas: grandeza, instrumento de medida e unidade de medida.
  • Medimos grandezas como comprimento, massa, capacidade, tempo, temperatura.
  • Ao medir usamos instrumentos como régua, balança, recipiente graduado, relógio, termômetro, dentre outros.
  • Para expressar a medida, necessitamos de uma unidade de medida. Na medida de comprimento, as unidades mais usadas são: metro, centímetro, milímetro e quilômetro. Na medida de massa, são mais usadas as unidades grama, quilograma e tonelada. Na medida de capacidade: litro, mililitro e metro cúbico, na medida de tempo: dia, mês, ano, hora, minuto e na medida de temperatura: graus Celsius.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Aprendendo sobre o metro e o centímetro

Nesta atividade estaremos (re)aprendendo sobre as medidas de comprimento com o auxílio dos instrumentos padronizados: régua, fita métrica, metro e trena.

Utilize o vídeo assistido na aula anterior para iniciar a atividade. Relembre como os alunos mediram o armário, em seguida, apresente algumas unidades de medida de comprimento.

Leve para sala de aula alguns instrumentos para medir: fita métrica, trena, régua, metro articulado, metro de madeira. O contato dos alunos com tais objetos facilita a compreensão e o entendimento dos métodos aplicativos para a realização de medições. Fale da universalidade destes instrumentos (são usados no mundo todo) e de sua presença no dia a dia. 

Apresente-os aos alunos:

Comprasemedidas

Fonte da imagem: Sítio: "Medidas de comprimento: o metro e o decímetro". http://4.bp.blogspot.com/_-orZRPHkGNo/S41LKhMKZ7I/AAAAAAAAANQ/VMBt4SXvlO4/s1600-h/instrumentos-metros.bmp - Acesso em: 21 de maio 2013.

Converse com a turma sobre a importância de usar os instrumentos adequados para medir, além de identificar em que situações utilizam um ou outro instrumento para medição. Pergunte em quais situações eles acham que devemos usar cada um dos instrumentos apresentados. Ouça-os e logo após informe-os sobre cada um dos instrumentos. Por exemplo:

A régua é o instrumento de medida mais simples que podemos usar. É feita, geralmente de plástico, metal ou papelão. As unidades de medição estão marcadas ao longo da sua borda. Normalmente a régua de um aluno mede 30, 20, 15 ou 10 centímetros. Ela permite que façamos medidas com precisão, os milímetros e os centímetros. Quando usamos a régua, é preciso medir a partir da marca do zero. Peça que observem os espaços ente os números. Os espaços entre dois tracinhos seguidos mede 1 centímetro. Dê um exemplo utilizando data show ou cartaz, veja:

Comprasemedidas

Fonte: Imagem da própria autora.

A fita métrica é outro tipo de régua, também marcada com números que representam os centímetros. Ela pode ser enrolada em torno do corpo de uma pessoa, é feita de um tecido flexível ou fita metálica. Geralmente é utilizada por costureiros na determinação de medidas de tecidos e das partes do corpo (quadril, cintura, comprimento das pernas, dentre outras.).

O metro, usamos para medir distâncias maiores onde a régua não seria viável. Ele é feito de madeira e é utilizado, por exemplo, na construção civil.

O metro articulado é dobrável e pode ser colocado em uma bolsa de ferramentas ou até no bolso. Possui 1 metro de comprimento, e é formado a partir de segmentos de madeira de 20 centímetros. É utilizado em construção civil, para construções de casa. 

Por sua vez, a trena é como se fosse uma fita métrica, porém seu tamanho é mais extenso é usada mais para construções e reformas de casas. É feita de metal flexível ou fitas e fibra de vidro, geralmente possui uma mola para rebobinar em um suporte.

Professor, chame atenção dos alunos para escrita adequada da unidade de medida. Quando a medida é dada em centímetro, devem anotar “cm” ao lado número; quando dada em metro, devem anotar “m”. Esclareça que, ao expressar uma medição, o número sozinho não indica a medida, é preciso que a unidade de medida o acompanhe para que faça sentido, e que cada metro é formado por 100 centímetros.

Feitas estas explicações essenciais, convide os alunos a explorarem alguns objetos da sala de aula. Solicite que examinem quantos centímetros e/ou metros tem, por exemplo, lápis, borracha, caneta, estojo, lousa, armário, dentre outros. Atenção! Fique atento ao fato dos alunos estarem utilizando o instrumento adequado para fazer as medições. Se necessário retome as informações dadas anteriormente. Ajude-os quando necessário.

   Comprasemedidas Atividade para explorar medidas

Fonte: Imagem da própria autora.

Dependendo do nível de seus alunos você poderá utilizar o sítio abaixo para que eles façam leitura de textos referentes à unidade de medida, metro. Os textos são:

  • Por que medimos as coisas?
  • A história do metro.
  • Como se fazem conversões?
  • Como se fazem estimativas?

Fonte: Sítio: "Medidas de comprimento"  http://www.eb1-fuseta.rcts.pt/medidas.htm   Acesso em 21 de maio 2013.

Observação: Professor, se você optou por trabalhar com o texto online, que é um excelente recurso pedagógico, oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa. Esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia para a turma em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. A atividade a ser realizada após a leitura da turma é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e converse sobre o que cada aluno achou do texto e o que foi possível aprender com ele.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Comprasemedidas

Fonte da imagem: Sítio: "Bonecas palito para colorir".  http://amoblogeduinfantil.blogspot.com.br/2011/05/bonecas-palito-para-colorir.html  - Acesso em 25 de maio 2013.

Professor, registre na lousa, por meio de um texto coletivo, as (re)descobertas que já fizeram sobre medidas de comprimento. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. Ao ouvir, faça as intervenções necessárias, auxiliando-os na construção de frases que façam sentido e contenham as ideias matemáticas envolvidas nas atividades. Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos. Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que ilustrem o texto. (Lembre-se: todo texto pressupõe um leitor. Desta forma, sugerimos que o texto seja enviado para casa para apreciação dos pais ou seja exposto em um  mural da escola.).

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  Kword ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Essa atividade também poderá ser realizada através do tablet. 

Solicite que ilustrem o texto utilizando o programa Tux Paint do laptop Classmate. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade. Após a digitalização providencie a impressão do texto para os alunos, ou ainda, caso os alunos não consigam fazer o registro através da escrita você poderá pedir que escrevam os anúncios por meio de imagens e palavras, sendo você o escriba quando se fizer necessário.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Registre na lousa as instruções a seguir e peça que os alunos copiem no caderno de Matemática.

            COMUNICACAO

Vamos pesquisar?

a- Corte um pedaço de barbante com 1 metro de comprimento. Como você poderá conseguir isto? (Espera-se que os alunos respondam: utilizando a fita métrica ou metro.). Peça ajuda quando necessário.

b- Compare seu metro de barbante com alguns comprimentos: com  a largura de sua mesa e a da professora, o comprimento de seu caderno, a altura de um colega, dentre outros.

c- Anote no quadro abaixo o que você descobrir nas comparações. 

Comprimentos menores que 1 metro:

_______________________________________________________________________________________________

Comprimentos quase iguais a 1 metro:

_______________________________________________________________________________________________

Comprimentos com mais de 1 metro e menos de 2 metros:

_______________________________________________________________________________________________

Comprimentos com mais de 2 metros:

_______________________________________________________________________________________________

d- Registre sua opinião sobre a atividade realizada. Não se esqueça de justificar sua resposta.

________________________________________________________________________________________________

Observação: Professor, ao realizar a atividade acima, interfira fazendo questionamentos sobre a forma que os alunos estão fazendo as medições. Questione e auxilie quando necessário. Socialize as respostas permitindo que os alunos apresentem aos colegas o produto de sua pesquisa. Isto poderá ser feito por meio de uma roda de conversa, você vai dizendo as questões e cada aluno, na sua vez, responde a mesma. Caso tenha alguma resposta que não coincida, por exemplo, o comprimento da carteira ou da lousa, faça questionamentos que possibilitem aos alunos reverem suas respostas. 

         COMUNICACAO

Usamos o metro para medir os mais diversos comprimentos.  Converse com seus familiares, amigos e vizinhos e tente descobrir o que podemos comprar aos metros. Se possível anote o preço das mercadorias. Registre as suas descobertas.

_____________________________________________________________________________________________________

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com os alunos a atividade realizada em casa. Converse a respeito do uso do metro e as possíveis descobertas feitas pela turma. Escreva na lousa o nome dos objetos e peça que identifiquem aqueles que fazem parte de seu cotidiano.

Aproveite para dialogar sobre o consumo consciente. Pergunte a opinião dos alunos sobre o preço das mercadorias: vocês acham que os produtos estão caros ou baratos? Por quê? (Se desejar ampliar as discussões, crie condições para que eles possam refletir a respeito do uso consciente do dinheiro, considerando a responsabilidade social e ética. Você poderá pedir que  cada aluno conte sua experiência como consumidor: o que mais gosta de consumir; o que pensa antes de comprar um produto; onde costuma fazer suas compras; por que compra; com que frequência vai às compras.).

Comprasemedidas

Fonte da imagem: Sítio: "As medidas de comprimento" http://magosdosaber.blogspot.com.br/2012/04/as-medidas-de-comprimento_21.html - Acesso em: 21 de maio 2013.

1- Complete com a unidade de medida adequada: metro ou centímetro.

a- O prédio em que moro tem 30 ______________ de altura.

b- O carro de André tem 4 _________________ de comprimento.

c- O palmo da mão de Nádia mede 15 __________________ de comprimento.

d- Meu cachorro tem 30 _____________________ de altura.

2- Leia o que Natália, Rogério e Adriana estão dizendo.

 Comprasemedidas

Fonte das imagens: Sítio: "As meninas e os meninos vão à escola". http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-royalty-free-os-meninos-e-as-meninas-v%C3%A3o-%C3%A0-escola-image10613376  Acesso em: 26 de maio 2013.

Responda: Qual é a altura de Natália em centímetros? __________________________ (1m20 cm).

3- Use a régua e meça o lado mais curto e o mais cumprido de seu caderno de Matemática.

a- O lado mais curto mede _________________________________ centímetros.

b- O lado mais comprido mede _____________________________ centímetros. (Se não for tamanho exato, oriente os alunos a usarem, por exemplo, aproximadamente 25 centímetros.).

4- Pense e resolva: (Professor, apresente uma imagem de uma pessoa balançando ou de um balanço, para que os alunos tenham uma ideia do que será citado nesta atividade. Você poderá pedir que os alunos façam uma ilustração para representar a cena.).

Comprasemedidas

Fonte: Sítio: "Balanço de corda e clipart". http://www.fotosearch.com/illustration/rope-swing.html- Acesso em: 21 de maio 2013.

a- Quero fazer um balanço. Pesquisei e descobri que o menor preço do metro de corda são 3 reais. Vou gastar 6 metros de corda. Quanto devo pagar?

______________________________________________________________________

 

b- Para fazer o balanço, irei dividir os 6 metros de corda em dois pedaços iguais.  Quanto medirá cada pedaço de corda?

 ______________________________________________________________________

 

c- Minha amiga Margarida irá gastar o dobro de corda que eu gastei para fazer alguns balanços. Quanto ela gastará?

______________________________________________________________________

 

5- Leia as dicas e complete os quadros abaixo com as medidas das alturas. 

Dicas

  • Marcelo é 10 centímetros mais alto do que Henrique.
  • Henrique é 30 centímetros mais alto do que Fábio.

 

Altura de Henrique Altura de Marcelo Altura de Fábio

1 metro e 20 centímetros

     _______________________

        (1 metro e 30 centímetros)

    _______________________

     (90 centímetros)

6- Observe a tabela e numere o animal de acordo com as características.

Características 1 Características 2 Características 3 Características 4

Vive em águas mornas e temperadas ao redor do mundo.

Vive principalmente nas árvores.

Vive nas matas do interior do Brasil: Maranhão, Bahia, Mato grosso, Minas Gerais e Goiás. Vive em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazônia e Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e 

Alimenta-se de moluscos, algas, crustáceos e carne.

Alimenta-se de ervas, frutos, raízes e brotos de bambu. Come também insetos e crias de pássaros.

Alimenta-se de sementes e frutas. Em cativeiro, é comum comer amendoim, girassol, milho verde e frutas. Alimenta-se de veados, macacos, aves répteis, anfíbios, pequenos roedores, animais domésticos.

Comprimento: pode atingir os 2m. 

Comprimento: até 60 cm; mais 40 cm de cauda. Altura até 35cm.

Seu tamanho pode chegar até 1,10 m. Seu comprimento, incluindo a cauda é de 160 cm até 260 cm. A altura de 68 cm até 76 cm.

          Comprasemedidas

Fonte: Tartaruga marinha e Panda Vermelho- Sitio: "Animais em via de extinção" http://tema_animais.blogs.sapo.pt/1385.html- Acesso em: 21 de maio 2013.

Arara Azul Grande e Jaguar - Sítio: "Animais em via de extinção".  http://florestaseoceanos.blogs.sapo.pt/418.html - Acesso em: 21 de maio 2013.

Observação: Professor, os animais da atividade 6 poderão ser substituídos. Você poderá utilizar carimbos ou os alunos poderão desenhar a partir da releitura de imagem.

Aproveite para trabalhar a importância da preservação dos animais. Você poderá utilizar, como sugestão, a aula “Animais em extinção: como protegê-los?” postada em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22445 - Acesso em: 21 de maio 2013.

Outras possibilidades

Você poderá desenvolver atividades lúdicas que possibilitem o uso de medidas de comprimento, por exemplo, corrida e salto em distância.  (Lembre-se: ao realizar qualquer atividade é importante que exista diálogo e/ou registro. Durante a execução faça interferência, a fim de sanar alguma dúvida e/ou ampliar as informações vivenciadas nos diferentes momentos. Ao final pergunte: o que acharam e o que foi possível aprender. Se os alunos tiverem alguma dúvida procure ajudá-los a esclarecerem as mesmas.).

Convide um alfaiate, uma costureira ou um marceneiro para que mostrem aos alunos como usam os instrumentos de medir na sua profissão. Antes da entrevista elabore com os alunos, um roteiro. É importante esclarecer a forma como os alunos deverão tomar nota durante a entrevista. Explique à turma que não é preciso registrar todas as falas do convidado, mas apenas as informações que interessam ao trabalho que está sendo realizado. Oriente os alunos que ainda não escrevem com autonomia para que fiquem atentos à fala para ajudarem a completar as anotações daqueles que ficaram responsáveis em registrar a entrevista. (Professor, também faça suas anotações.).

Ao final da atividade, organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar as informações que anotaram e/ou apenas ouviram, socializando os dados que julgaram mais relevantes. Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada, o registro deste deverá ser feito no caderno de Matemática.

Se for possível, e com o consentimento do entrevistado grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). Você também poderá fotografar, montar um mural e depois afixar na sala de aula.

Recursos Complementares

Sítio: "Atividades com medidas de comprimento". http://bloguinfo.blogspot.com.br/2009/01/atividades-com-medidas-de-comprimento_15.html - Acesso em: 23 de maio 2013.

Sítio: "Como medir tudo que há" http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/como-medir-tudo-ha-428115.shtml - Acesso em: 23 de maio 2013.

Sítio: "Mesa de 6, 5 sapatos". http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/mesa-6-5-sapatos-429049.shtml  - Acesso em: 23 de maio 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verificação das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Suas observações serão úteis para que você elabore o seu planejamento.  Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos reconheceram instrumentos de medidas de comprimento comuns na vida social, se foram capazes de: formular hipóteses sobre o assunto desenvolvido, leram, interpretaram e resolveram as situações problema; realizarem comparações sobre valores de produtos; produziram texto relatando conhecimentos adquiridos. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos sobre medida de comprimento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.