21/06/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Filosofia | A construção do sujeito moral |
Ensino Médio | Filosofia | Relações de poder e democracia |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Aulas 1 e 2
Nesta sequência, os alunos estudarão sobre a violência entre jovens no ambiente escolar e as possibilidades de intervenção pela Mediação dos Conflitos.
1 - Para iniciar, mostre as seguintes reportagens para os alunos em slides de PowerPoint ou imprima-as coloridas.
1ª reportagem - Violência na escola virou rotina. Disponível em: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Educacao/135026,,Violencia+na+escola+virou+rotina.aspx. Acesso em 09 de junho de 2013.
Imagem disponível em: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Educacao/135026,,Violencia+na+escola+virou+rotina.aspx. Acesso em 09 de junho de 2013.
Solicite que os alunos contribuam dizendo de suas impressões sobre a reportagem.
2ª reportagem - Violências nas escolas: culturas silenciadas. Disponível em: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Educacao/135026,,Violencia+na+escola+virou+rotina.aspx. Acesso em 09 de junho de 2013.
Solicite que os alunos contribuam dizendo de suas impressões sobre a reportagem.
2 - Faça a leitura e o debate da seguinte reportagem:
Violência nas escolas. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,violencia-nas-escolas-,1031027,0.htm. Acesso em 09 de junho de 2013.
3 - Esta leitura será feita em voz alta com o texto impresso para os alunos ou projetado em Datashow caso o tenha disponível na escola.
4 - Os questionamentos para o debate serão respondidos primeiramente por escrito em seus notebooks do Projeto Um Computador por Aluno ou nos computadores do laboratório de informática.
5 - Em seguida, os alunos contribuirão com suas observações, registros dispondo a sala em forma de U para que todos possam se ver e contribuir com as informações.
Aulas 3 e 4
1 - Leve a turma para a sala de vídeo.
2 - Os alunos trabalharão em duplas ou trios.
3 - Exiba o quinto programa da Série Violência, Mediação e Convivência na Escola - Bullying e Indisciplina. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=13459. Duração: 55 minutos. Acesso em 06 de junho de 2013.
4 - Após exibir o vídeo, trabalhe com os alunos o Bullying.
5 - Trabalhando em grupos de 5 ou 6 alunos, peça que estes grupos problematizem o Bullying na escola onde estudam mapeando quais ações se configuram como tal.
6 - Cada grupo irá listar os tipos de Bullying e depois listar hipóteses e soluções para estes casos. Para ahttp://bullyingportalprofessor.wordpress.com/. Acesso em 12 de junho de 2013.
judá-los remeta-os para o seguinte site que tem sugestões de material e explicações sobre o fenômeno do Bullying. Disponível em:
7 - Encerre a aula com um Seminário:
Para que os alunos possam debater em torno dos tipos de Bullying e das hipóteses e soluções elaboradas por cada grupo, cada representante do grupo seria o expositor do seminário e o professor o mediador ou então um especialista sobre o assunto seria convidado.
Sugestão de aula sobre a temática Seminário. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5420. Acesso em 19 de junho de 2013.
Outra aula do portal sobre Seminário. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277. Acesso em 19 de junho de 2013.
Aulas 5 e 6
Exiba para os alunos o quarto programa da Série Violência e Convivência na Escola - A mediação do professor. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=13458. Duração: 54min16seg. Acesso em 06 de junho de 2013.
O propósito é que a turma possa, a partir do vídeo, começar a pensar sobre diferentes formas de intervenção na escola em caso de conflitos.
Solicite que os alunos reflitam sobre:
Aulas 7 e 8
1 - Elabore, junto com a turma, uma proposta de mediação de conflitos.
2 - Para isto, exiba o vídeo explicando como funciona a Mediação. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Kr13qBAPA9k. Acesso em 06 de junho de 2013. Este vídeo pode auxiliá-los a entender o processo de Mediação de conflitos.
3 - Remeta os alunos ao site: Mediar conflitos. http://www.mediarconflitos.com/2006/07/o-que-mediao-de-conflitos.html. Acesso em 06 de junho de 2013.
1 - Eleja, com a turma, quais problemas de violência estão acontecendo na turma e na escola em geral e sobre quais irão trabalhar.
2 - Solicite que os alunos, em grupos, elaborem estratégias para a solução destes problemas.
3 - Cada grupo deverá pensar nestas soluções a partir da Mediação dos conflitos.
4 - Para saber mais sobre mediação de conflitos acesse o site abaixo:
Imagem disponível em: http://sos-mediacao-de-conflitos.blogspot.com.br/. Acesso em 06 de junho de 2013.
5 - Com o auxílio do professor, que atenderá cada grupo, os alunos elaborarão as estratégias para solucionar os problemas identificados e proposta de solução dos mesmos.
6 - Após conclusão, a estratégia deverá ser encaminhada à direção da escola para juntos agendarem reuniões com todos os segmentos da escola para que seja conhecida e viabilizada.
Sugestão de site sobre Mediação de conflitos para o professor se aprofundar:
Disponível em: http://sos-mediacao-de-conflitos.blogspot.com.br/. Acesso em 06 de junho de 2013.
Sugestão de vídeo mostrando a experiência de Mediação de conflitos em uma escola:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4CAJ9ZgByWY. Acesso em 06 de junho de 2013.
Sugestão de leitura para o professor de uma Carta de resposta de Sigmund Freud a Albert Einstein sobre o questionamento deste àquele: Por que a guerra?
http://www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/cl/cl09/cl090201.php. Acesso em 09.06.2013.
Avalie através das atividades realizadas se o aluno ampliou o seu conhecimento sobre a violência na escola e se o conceito de mediação ficou claro para os alunos. Avalie também se as estratégias de vídeo puderam auxiliar os alunos no planejamento das atividades práticas e na elaboração do projeto de mediação para prevenção à violência na escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!