Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhando pesos e medidas com as Baleias.

 

20/06/2013

Autor y Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer sobre as várias espécies de baleias e suas características.
  • Desenvolver o sentimento de preservação e proteção dessas espécies.  
  • Contribuir na formação do aluno enquanto um agente multiplicador das questões que envolvem as baleias e o meio ambiente em geral.
  • Conhecer além das baleias, outros animais aquáticos.
  • Explorar diferentes procedimentos para comparar grandezas.
  • Aprender noções de medida, de comprimento e peso.
  • Trabalhar cores e curiosidades sobre as baleias através do jogo da memória.
  • Realizar tentativas de escrita e acompanhar a leitura de palavras relacionadas à temática.
Duração das atividades
04 aulas de uma hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática 

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1Instigando a curiosidade sobre baleias.  

  • Professor, essa aula tem como objetivos gerais conhecer sobre as várias espécies de baleias e suas características, bem como desenvolver o sentimento de preservação e proteção dessas espécies. Sendo assim, para iniciar a discussão com as crianças, é interessante instigar a curiosidade das mesmas em relação à temática. Para isso, convide-as para assistir ao filme: “Procurando o Nemo”. Disponível em: http://www.assistirfilmesonline.org/2009/09/procurando-nemo.html. Acesso em 31 de maio de 2013.  

 

 

Filme

Fonte: http://bimg1.mlstatic.com/blu-ray-3d-2d-procurando-nemo-duplo-novo-e-original_MLB-F-4009246138_032013.jpg. Acesso em 1 de junho de 2013.  

 

2- Depois de assistir ao filme faça uma roda de conversa e o explore. Esse momento é importante para desenvolver o respeito à escuta da fala do colega e explicitar opiniões.

É interessante fazer perguntas relacionadas à natureza e sociedade, possibilitando o trabalho das questões relacionadas à preservação dos seres vivos e seu modo de ser e viver no fundo do mar. Para isso sugerimos alguns questionamentos: 

  • Esse filme se passa no fundo do mar ou no rio?
  • Onde podemos encontrar o mar? Onde podemos encontrar o rio?
  • Quais animais marinhos aparecem nesse filme?
  • Qual o maior animal marítimo que apareceu no filme?
  • Podemos pegar os peixes do mar para colocar em aquários? Por quê?
  • Todos os animais que vivem no fundo do mar estão seguros?
  • Esses animais podem viver em águas poluídas? 

Professor, você também pode trabalhar os conhecimentos sobre natureza e sociedade; temáticas relacionadas à ética, como a ajuda dos animais para encontrar o Nemo, o valor de se respeitar os pais e a importância de se preservar nossas águas, não jogando lixo nos rios e mares. Para isso sugerimos alguns questionamentos: 

  • Porque o Nemo se perdeu do seu pai?
  • Porque o pai ficou preocupado com Nemo?
  • Quais animais marinhos ajudaram o pai do Nemo a encontrá-lo?
  • Porque é importante ajudar os amigos?
  • Como podemos proteger a casa (o mar) dos animais marinhos?

 

3- Faça em um cartaz, uma lista com as crianças escrevendo o nome de todos os animais citados na roda e trabalhe com as hipóteses das crianças em relação ao maior animal marítimo que apareceu no filme. Instigue a discussão sobre a baleia. Algumas curiosidades podem surgir e a partir delas, o professor pode montar um quadro de hipóteses levantadas pelas crianças. Este quadro pode ser dividido entre: 

  • “O que sabemos sobre as baleias.”
  • “O que queremos saber sobre as baleias.”
  • “Como iremos descobrir?” 

As crianças, a partir do filme, já poderão citar que as baleias vivem no mar, que são grandes, bem como algumas características básicas.

Em relação ao que as crianças querem saber, podem surgir perguntas como:

  • O golfinho é parente da baleia? 
  • O que é aquele buraco em cima da cabeça da baleia? Para que serve?
  • O que as baleias comem?
  • As baleias bebem água?
  • Onde elas moram?
  • Quanto a baleia pesa? É mais pesada que um elefante?
  • Qual o tamanho da baleia?
  • As baleias têm dentes?
  • Existem muitas ou poucas baleias no mundo?
  • Quais as cores das baleias?
  • Como podemos cuidar das baleias? 

Observações: Professor trabalhe essas perguntas com as crianças, percebendo e escrevendo as hipóteses que elas têm em relação a esses questionamentos para que, posteriormente, durante a pesquisa, elas possam comprová-las ou negá-las. 

Depois trabalhe com as crianças as possibilidades de onde buscar as respostas para essas perguntas. Para isso sugerimos alguns questionamentos: 

  • Onde podemos achar as respostas para essas perguntas?
  • Podemos perguntar para alguém? Para quem?

Observações: nesse momento podemos trabalhar a importância da biblioteca da escola para a pesquisa, com livros e enciclopédias. A ajuda dos pais e familiares na busca de informações. A pesquisa pela internet também deve ser considerada. Existe também a possibilidade da conversa com o profissional que estuda sobre os animais, como por exemplo, o Biólogo. Se na sua escola tiver um professor dessa área, convide-o para conversar com as crianças. 

Biologa  

Visita da professora de ciências na sala do 1º período B - 2012 ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora  

 

4- No final, sugerir para as crianças a tentativa de escrita da palavra Baleia, colocando como apoio o cartaz produzido com o nome dos animais marítimos citados pelas crianças. 

 

 Atividade 2 - Jogo da memória- Conhecendo as Baleias. 

1- Retome com as crianças as curiosidades elencadas por elas no cartaz sobre a vida das baleias. Para trabalhar esses questionamentos de sugerimos a confecção de um jogo da memória que trabalhe com algumas espécies de baleias e suas características. Este pode ser produzido pelo próprio professor. Veja o exemplo abaixo: 

 

Jogo da memoriaJogo da memoriaJogo da memoriaJogo da memoriaJogo da memoriaJogo da memoriaJogo da memoriaJogo da memoria

 

Jogo da Memória – Baleias – Imagens encontradas no link http://www.baleias.com.br/. Acesso em 16 de junho de 2013.    

 

Observações: Professor, elencamos a partir das curiosidades algumas características da baleia, porém essas podem ser ampliadas de acordo com a necessidade de cada grupo de crianças.

 

2 - Ao trabalhar com as características de peso, tamanho e cor, eleja com as crianças uma espécie de baleia para ser trabalhada. Nesse caso sugerimos a escolha da maior espécie de baleias: a Baleia Azul. Converse sobre as características dessa baleia, e sobre como ela pode ser protegida. Para isso sugerimos o link: http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/baleia_azul.htm. Acesso em 13 de junho de 2013.  

 

Atividade 3 – Trabalhando Pesos e Medidas

1-  Explore as características da Baleia Azul, trabalhe com o peso (150t) e tamanho (30m). Sugerimos para pesquisa o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Baleia-azul. Acesso em 1 de junho de 2013. 

2- Professor nessa idade (4 a 6 anos), as crianças ainda estão construindo as noções matemáticas, por isso trabalhe o peso e as medidas de forma lúdica e concreta, estimulando os alunos a perceber como usá-las no cotidiano. Para isso sugerimos as seguintes estratégias:

 

  • Trabalhe o conceito de leve e pesado utilizando, por exemplo, um saco de açúcar e um pacote de farinha de trigo para comparar pesos. 

 

 Peso   

Trabalhando conceitos: leve e pesado. Alunos do 1º período "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.   

 

 

  •  Apresente instrumentos que podem ser utilizados para medir e pesar.

 

 Medida

 

 

Apresentando instrumentos para pesar - Turma 1º período "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.

 

 

Curiosidades Baleias

 

Apresentando comparações de medidas e pesos - Turma 1º período "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.

  • Converse com as crianças que nós também temos pesos e medidas, e usando uma fita métrica e uma balança, tire a medida e o peso das crianças.  

     

MedidaMedida

Medindo as Crianças- Turma 1º  período "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.

  • Você pode usar um barbante para representar o tamanho real das crianças e da baleia azul para depois compará-los.    

 

MedidaMedida

 

 Observando a medida da baleia azul com barbante - Turma 1º período "B" - 2011- ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.

3- Depois elabore uma atividade de registro para que as crianças façam a tentativa de escrita do seu peso e medida comparando com os da baleia azul. 

 

Atividade

 Atividade de Registro- Fonte: Imagem da própria autora.

 

 

Atividade 4 - Socializando o conhecimento na escola

Para finalizar a pesquisa, converse com as crianças a respeito do que descobriram e aprenderam sobre as baleias, como podemos preservar e proteger a baleia azul. Sugira para as crianças a divulgação desses conhecimentos para outros colegas da escola e para a família, através de uma exposição na nossa sala com fotos e vídeo dos momentos vivenciados na pesquisa. Convide-os a produzir cartazes e panfletos para serem distribuídos para instigar a conscientização sobre a preservação da baleia azul.  

Recursos Complementares

 

Sugestões de links para professores:

Informações sobre baleias. Disponível em:  www.baleias.com.br. Acesso em 1 de junho de 2013.  

Informações sobre as baleias. Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-as-maiores-baleias-do-mundo. Acesso em 1 de junho de 2013.  

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

TEIXEIRA, Priscila Gervásio. A vida das baleias - UCA/Metodologia Científica. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40126. Acesso em 1 de junho de 2013.

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações feitas durante todas as atividades e percebendo o envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas. As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível com o professor no momento da realização das atividades, com observações individuas de cada criança e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas:

 -Trouxeram questionamentos, indagações e contribuições para as rodas de conversa e o jogo da memória? 

- Avançaram no processo de alfabetização e letramento através da tentativa de escrita da palavra baleia? 

- Ampliaram o seu conhecimento sobre as baleias e outros animais aquáticos?    

- Compreenderam conceitos matemáticos como pesos e medidas? 

Observação: Professor, a atividade de registro de pesos e medidas poderá ser utilizada como forma de avaliação individual, percebendo se a criança consegue escrever o numeral solicitado, identificar onde será feita essa escrita, ampliando assim, seu conhecimento. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Núbia Silvia Guimarães Paiva, ESEBA/UFU , Minas Gerais - dijo:
    nubiasgp@hotmail.com

    03/07/2013

    Cinco estrelas

    Pâmela, sua aula ficou excelente! Imagino que seus alunos aprenderam muito com essa experiência tão rica! Que bom que tem a oportunidade de compartilhar conosco, professores da área de Educação Infantil! Parabéns!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.