20/06/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática
Atividade 1– Instigando a curiosidade sobre baleias.
Fonte: http://bimg1.mlstatic.com/blu-ray-3d-2d-procurando-nemo-duplo-novo-e-original_MLB-F-4009246138_032013.jpg. Acesso em 1 de junho de 2013.
2- Depois de assistir ao filme faça uma roda de conversa e o explore. Esse momento é importante para desenvolver o respeito à escuta da fala do colega e explicitar opiniões.
É interessante fazer perguntas relacionadas à natureza e sociedade, possibilitando o trabalho das questões relacionadas à preservação dos seres vivos e seu modo de ser e viver no fundo do mar. Para isso sugerimos alguns questionamentos:
Professor, você também pode trabalhar os conhecimentos sobre natureza e sociedade; temáticas relacionadas à ética, como a ajuda dos animais para encontrar o Nemo, o valor de se respeitar os pais e a importância de se preservar nossas águas, não jogando lixo nos rios e mares. Para isso sugerimos alguns questionamentos:
3- Faça em um cartaz, uma lista com as crianças escrevendo o nome de todos os animais citados na roda e trabalhe com as hipóteses das crianças em relação ao maior animal marítimo que apareceu no filme. Instigue a discussão sobre a baleia. Algumas curiosidades podem surgir e a partir delas, o professor pode montar um quadro de hipóteses levantadas pelas crianças. Este quadro pode ser dividido entre:
As crianças, a partir do filme, já poderão citar que as baleias vivem no mar, que são grandes, bem como algumas características básicas.
Em relação ao que as crianças querem saber, podem surgir perguntas como:
Observações: Professor trabalhe essas perguntas com as crianças, percebendo e escrevendo as hipóteses que elas têm em relação a esses questionamentos para que, posteriormente, durante a pesquisa, elas possam comprová-las ou negá-las.
Depois trabalhe com as crianças as possibilidades de onde buscar as respostas para essas perguntas. Para isso sugerimos alguns questionamentos:
Observações: nesse momento podemos trabalhar a importância da biblioteca da escola para a pesquisa, com livros e enciclopédias. A ajuda dos pais e familiares na busca de informações. A pesquisa pela internet também deve ser considerada. Existe também a possibilidade da conversa com o profissional que estuda sobre os animais, como por exemplo, o Biólogo. Se na sua escola tiver um professor dessa área, convide-o para conversar com as crianças.
Visita da professora de ciências na sala do 1º período B - 2012 ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora
4- No final, sugerir para as crianças a tentativa de escrita da palavra Baleia, colocando como apoio o cartaz produzido com o nome dos animais marítimos citados pelas crianças.
Atividade 2 - Jogo da memória- Conhecendo as Baleias.
1- Retome com as crianças as curiosidades elencadas por elas no cartaz sobre a vida das baleias. Para trabalhar esses questionamentos de sugerimos a confecção de um jogo da memória que trabalhe com algumas espécies de baleias e suas características. Este pode ser produzido pelo próprio professor. Veja o exemplo abaixo:
Jogo da Memória – Baleias – Imagens encontradas no link http://www.baleias.com.br/. Acesso em 16 de junho de 2013.
Observações: Professor, elencamos a partir das curiosidades algumas características da baleia, porém essas podem ser ampliadas de acordo com a necessidade de cada grupo de crianças.
2 - Ao trabalhar com as características de peso, tamanho e cor, eleja com as crianças uma espécie de baleia para ser trabalhada. Nesse caso sugerimos a escolha da maior espécie de baleias: a Baleia Azul. Converse sobre as características dessa baleia, e sobre como ela pode ser protegida. Para isso sugerimos o link: http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/baleia_azul.htm. Acesso em 13 de junho de 2013.
Atividade 3 – Trabalhando Pesos e Medidas
1- Explore as características da Baleia Azul, trabalhe com o peso (150t) e tamanho (30m). Sugerimos para pesquisa o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Baleia-azul. Acesso em 1 de junho de 2013.
2- Professor nessa idade (4 a 6 anos), as crianças ainda estão construindo as noções matemáticas, por isso trabalhe o peso e as medidas de forma lúdica e concreta, estimulando os alunos a perceber como usá-las no cotidiano. Para isso sugerimos as seguintes estratégias:
Trabalhando conceitos: leve e pesado. Alunos do 1º período "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
Apresentando instrumentos para pesar - Turma 1º período "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
Apresentando comparações de medidas e pesos - Turma 1º período "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
Medindo as Crianças- Turma 1º período "B" - 2011 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
Observando a medida da baleia azul com barbante - Turma 1º período "B" - 2011- ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
3- Depois elabore uma atividade de registro para que as crianças façam a tentativa de escrita do seu peso e medida comparando com os da baleia azul.
Atividade de Registro- Fonte: Imagem da própria autora.
Atividade 4 - Socializando o conhecimento na escola
Para finalizar a pesquisa, converse com as crianças a respeito do que descobriram e aprenderam sobre as baleias, como podemos preservar e proteger a baleia azul. Sugira para as crianças a divulgação desses conhecimentos para outros colegas da escola e para a família, através de uma exposição na nossa sala com fotos e vídeo dos momentos vivenciados na pesquisa. Convide-os a produzir cartazes e panfletos para serem distribuídos para instigar a conscientização sobre a preservação da baleia azul.
Sugestões de links para professores:
Informações sobre baleias. Disponível em: www.baleias.com.br. Acesso em 1 de junho de 2013.
Informações sobre as baleias. Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-as-maiores-baleias-do-mundo. Acesso em 1 de junho de 2013.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
TEIXEIRA, Priscila Gervásio. A vida das baleias - UCA/Metodologia Científica. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40126. Acesso em 1 de junho de 2013.
A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações feitas durante todas as atividades e percebendo o envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas. As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível com o professor no momento da realização das atividades, com observações individuas de cada criança e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas:
-Trouxeram questionamentos, indagações e contribuições para as rodas de conversa e o jogo da memória?
- Avançaram no processo de alfabetização e letramento através da tentativa de escrita da palavra baleia?
- Ampliaram o seu conhecimento sobre as baleias e outros animais aquáticos?
- Compreenderam conceitos matemáticos como pesos e medidas?
Observação: Professor, a atividade de registro de pesos e medidas poderá ser utilizada como forma de avaliação individual, percebendo se a criança consegue escrever o numeral solicitado, identificar onde será feita essa escrita, ampliando assim, seu conhecimento.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/07/2013
Cinco estrelasPâmela, sua aula ficou excelente! Imagino que seus alunos aprenderam muito com essa experiência tão rica! Que bom que tem a oportunidade de compartilhar conosco, professores da área de Educação Infantil! Parabéns!!