Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Museu do Futebol Parte II: a viagem continua...

 

21/06/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar uma abordagem histórica sobre o tema do futebol por meio das informações do Museu do Futebol.

  • Comparar o futebol da atualidade com outras manifestações praticadas pelos nossos pais e familiares.

  • Pesquisar, identificar e vivenciar outras manifestações do futebol.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula é aqui proposta como continuidade da aula "Museu do Futebol: personagens históricos das quatro linhas", publicada nesse portal em 24/05/2013. Dessa forma, seria interessante que o professor e os alunos trabalhassem efetivamente a estratégia de ensino da aula anterior, ou, pelo menos, tomassem conhecimento sobre: a importância dos museus, os ídolos do futebol, o papel da torcida e a história das Copas do Mundo, temas estes que foram trabalhados na referida aula. Para acesso à mesma basta clicar em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49024. Acesso em 10 de junho de 2013.

Estratégias e recursos da aula

Atenção Professor!  A sequência de aulas a seguir foi concebida inicialmente como continuidade da aula "Museu do Futebol: personagens históricos das quatro linhas",  publicada pelo mesmo autor no Portal do Professor. Mesmo assim, elaboramos esta proposta de 2ª parte com certa autonomia em relação à primeira, respeitando, assim, a sua opção ou mesmo eventuais dificuldades como, por exemplo, indisponibilidade de tempo diante do número de aulas necessárias, questões de viabilidade técnica quanto à estrutura de visitas etc. Nesse sentido, caso o professor, não queira trabalhar as duas aulas continuamente, mas opte apenas por uma delas, não haverá prejuízo do ponto de vista metodológico. Basta, no caso da presente aula, desconsiderar a primeira atividade de resgate do conhecimento (descrita logo abaixo), partir da atividade seguinte e dar sequência com as demais aulas propostas à diante.

Aula 1 - De volta à nossa viagem: retorno ao vídeo do Museu do Futebol

1. Na primeira aula, o professor apresentará algumas imagens sobre o Museu do Futebol e pedirá que cada aluno se organize em duplas para assistir o vídeo que será apresentado no segundo momento desta aula. Durante a exposição das imagens (sequência de imagens de todas as salas dos museus), os alunos deverão elaborar 03 perguntas para fazer ao seu colega de dupla para "testar" os conhecimentos dele sobre o Museu e a história do futebol, conforme informações disponíveis no vídeo.

Atenção Professor! Seus alunos serão os responsáveis pelo pequeno "teste de conhecimento"  dos colegas. O Objetivo é que você e eles identifiquem quais são as lembranças da última "viagem" na História das Quatro linhas pelo Museu do Futebol.

Sugestões de Imagens sobre o Museu do Futebol em São Paulo/SP:

museu-do-futebol1         museu_do_futebol_2

Fontes: Google Imagens imagem 1e imagem 2, respectivamente, acesso em 11 de junho de 2013.

2. Em seguida, de posse das perguntas  elaboradas durante a exposição das imagens acima, o professor deixará que cada colega faça o "teste" de conhecimento com seu colega de dupla, e vice-versa, durante, no máximo, 10 minutos. Tudo isso, para que, na sequência, eles passem para o tira-teima, ou seja, eles assistirão ao vídeo para verificar quais informações estão corretas.

3. Tira Teima: o vídeo. Os alunos assistirão ao vídeo Museu do Futebol, da série "Conhecendo Museus", disponível no site da Tv Escola (conforme link abaixo).

 

Para acessar o vídeo clique na imagem abaixo:

video museu

Vídeo Tv Escola/MEC:

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12628, acesso em 11 de junho de 2013.

4. Após a exibição do vídeo, o professor permitirá que cada aluno comente sobre as perguntas que acertaram e/ou erraram (um exemplo por aluno).

Obs.: Nessa parte da aula, não será permitido que um aluno julgue (certo ou errado) sobre as respostas dos outros. Cada um poderá dizer de si. Pois, o objetivo não é exposição dos erros dos colegas, mas que cada um perceba o que aprendeu e o que precisou relembrar.

5. Ao final, o professor lançará uma expectativa para próxima aula, a de que retomaremos nossa "viagem" pela história do futebol.

 

Aula 2 - Nossa Estação de Partida: Sala das Origens

1. O professor iniciará a aula com o trecho do vídeo em que apresenta a "Sala das Origens", que mostra como era nosso país quando o futebol chegou ao Brasil (Final século XIX e inicio século XX). A discussão ficará interessante quando os alunos perceberem que, naquela época, o futebol era jogado apenas pelas elites daquele contexto histórico, no caso, de etnia branca. Em seguida, o professor fará com os alunos uma discussão que envolve os seguintes temas presentes no futebol como fenômeno social:  Classe e etnia (questões de inclusão e preconceitos). A discussão será feita na forma de diálogo aberto, e será desencadeada pelas seguintes perguntas:

a) Por que o negro era excluído do futebol naquela época?

b) Será que a discriminação e preconceito com o negro no futebol ainda existe?

c) Atualmente, existem outros sujeitos que sofrem preconceitos no futebol?

2. Em seguida, o professor convidará os alunos ao campo ou a quadra esportiva da escola, para uma "partida de futebol à moda antiga". Nesse caso, o professor mostrará para os alunos o futebol de "suas origens", ou seja, o futebol de rua que ele - o próprio professor - provavelmente já praticou com seus pais, parentes e amigos. Para esta atividade, sugerimos o "Futebol de golzinho", pois este pode ser trabalhado tanto em quadra quanto em campo de futebol dependendo do local disponibilizado pela escola.

Atenção professor! Atenção professor! Informe ao aluno que tem tarefa de casa (colada no caderno). Solicite aos alunos que assistam em casa, a um jogo de futebol, e que observem a fala do apresentador quanto a sua visão a respeito da inclusão e forma de inserção do negro no futebol brasileiro. Peça que discutam esta questão com quem estiver assistindo o jogo com eles. A questão central para instigar as observações que os alunos trarão da tarefa de casa será: o futebol pode democratizar as relações desiguais ou pode camuflar as diferenças? Essa questão será mais explorada nas próximas aulas.

 

Sugestões de Imagens sobre Futebol de Golzinho:

golzinho      golzinho 2

Fonte Google Imagens: imagem 1 e imagem 2 respectivamente, acesso em 11 de junho de 2013.

 

Sugestão de vídeo sobre Futebol de Golzinho:

golzinho 3  http://www.youtube.com/watch?v=QeOWd5-h4X4, acesso em 11 de junho de 2013.

 

Sugestão de site com informações, regras e organização do Futebol de Rua:

Associação Nacional de Futebol de Rua. Disponível em: http://www.futrua.org/, acesso em 11 de junho de 2013.

 

Aulas 3, 4 e 5 - Futebol: democratiza as relações desiguais ou camufla as diferenças?

1. O professor solicitará que os alunos se reúnam em pequenos grupos, para socializarem as suas respostas das tarefas de casa. Em seguida, eles farão revezamentos entre os grupos, de modo que o número máximo de alunos tenha acesso às respostas da tarefa de casa dos colegas.

Descrição da Dinâmica:

É caracterizada pela formação de grupos com pouco integrantes que depois de se reunirem, revezam os membros entre si,  e se reorganizam em nova formação, onde todos discutem com todos. Exemplo:  o grupo formado por 5 membros, cada um identificado por um número 1, 2, 3, 4, 5 e os demais grupos da mesma forma:  2º grupo: 1, 2, 3, 4, 5;  3º grupo: 1, 2, 3, 4, 5; 4º grupo: 1, 2, 3, 4, 5. Numa primeira rodada, os grupos discutirão o tema da tarefa de casa, onde cada aluno dirá suas respostas para o grupo. Numa segunda rodada, ocorrerá nova formação, quando eles se organizam em outros grupos com o formato: 1, 1, 1 - 2, 2, 2, 2 - 3, 3, 3, 3 - 4 ,4, 4, 4. Dessa forma, após pelos menos quatro rodadas, todos discutirão ouvindo todos os colegas.

2. Após esta dinâmica o professor passará mais um trecho do vídeo Museu do Futebol, quando analisaremos a Sala das copas do Mundo e as informações que ela transmite:

 

didi e mulher

Fonte: Imagem do próprio autor, adaptado de Tv Escola/MEC, acesso em 11 de junho de 2013.

Durante o vídeo o professor solicitará que os alunos observem os seguintes pontos:

  • Observar a imagem do jogador Didi com sua Mulher (verificar o comportamento dela);
  • Verificar como o futebol reproduzia naquela época (ainda reproduz) as relações desiguais de gênero.

- O professor pedirá como tarefa de casa,  que produzam um texto e colem duas imagens (no caderno de Educação Física) referentes aos pontos apresentados acima.

3. Na aula seguinte, o professor permitirá que os alunos socializem seus textos em grupos (os mesmos que iniciaram na aula anterior). A tarefa de cada grupo, diante dos textos de cada colega e das discussões feitas até a presente aula, será responder a pergunta: Afinal, o futebol democratiza as relações desiguais ou camufla as diferenças?

Cada grupo deverá elaborar pelo menos dois argumentos, os quais serão apresentados ao grupo, que por sua vez se posicionarão em relação às exposições.

4. Após a dinâmica de socialização dos argumentos, ainda nesta aula, o professor convidará os alunos para um desafio de Pênaltis com duplas mistas por gênero (um aluno e uma aluna).

Atenção professor: a sugestão de atividades de pênaltis ocorre em função do tempo restante nesta aula do item 4. No entanto, se você julgar possível, ou tiver mais tempo nesta aula, faça um jogo de futsal misto que, para discussão proposta, trará mais elementos concretos do que a proposta dos pênaltis. Nesse caso, temos uma sugestão: 

 

a) Discutir e definir as adaptações de regras para garantir participação com equidade.

b) Vivenciar a disputa de pênaltis ou futsal.

c) Avaliar como eles perceberam sua participação frente as adaptações realizadas.

 

futebol misto

Fonte: Google imagens (Clique aqui para acessar o link), acesso em 11 de junho de 2013.

5. Na aula seguinte, o professor resgatará desafio de Pênaltis com duplas. E, num primeiro momento, pedirá que eles comentem o que acharam do jogo com relação às relações entre alunos e alunas. Durante os comentários, o professor deve conduzir os alunos para um olhar atento às falas dos alunos caso reproduzam o sexismo e discriminação por gênero.

6. Logo após o professor convidará os alunos a realizarem um Júri Simulado com a seguinte temática: afinal, o futebol democratiza as relações desiguais ou camufla as diferenças?

Regras do Júri Simulado: a turma será dividia em duas equipes advogados de defesa (com a tese de que o futebol democratiza as relações desiguais) e Acusação (tese de que o futebol camufla as diferenças). Haverá ainda um grupo de alunos que será o Corpo de Jurados (máximo 04 alunos) que analisará qual equipe teve os melhores argumentos. O professor assumirá o papel de Juiz, no caso apenas irá mediar a discussão.

Sugestão de site com outra explicação da organização do Júri Simulado.

Júri Simulado. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/15441875/JURI-SIMULADO, acesso em 11 de junho de 2013.

 

Aulas 6 e 7 - E a viagem chega ao fim, última estação: Sala de Acessibilidade

1. O professor apresentará um último trecho do vídeo, a apresentação da Sala que tematiza o projeto de Acessibilidade no Museu do Futebol.

sala acessibilidade

Fonte Google Imagens (para acessar link clique aqui), acesso em 11 de junho de 2013.

Durante a observação do vídeo os alunos deverão prestar atenção nos seguintes pontos:

a) Qual a proposta de acessibilidade do museu do futebol;

b) Qual a relação do futebol com pessoas deficientes.

 

2. Após o vídeo, o professor permitirá que os alunos exponham seus comentários em relação aos pontos acima. E depois eles devem se posicionar em relação aos seguintes questionamentos:

a) Existe futebol adaptado para pessoas deficientes ou um jogo parecido? Qual seu nome?

b) Ele é reconhecido? Existe campeonato oficial?

 

3. Após a discussão acima, o professor apresentará um vídeo sobre Futebol de 5 (adaptado para cegos) e um sobre Futebol de 7 (adaptado para paralisados cerebrais) e convidará os alunos para uma partida na próxima aula (veja sugestões de vídeos abaixo).

Dica: Se houver possibilidade o professor poderá promover para turma uma visita técnica em um local de treino de equipe de Futebol de Cegos e Futebol de 7.

Vivência: jogar uma partida de Futebol de 5 e uma de Futebol de 7.

Obs.: Para as vivências propostas, o professor deverá garantir materiais adequados, conforme vídeos abaixo (Ex.: Bola adaptada, vendas, espaço físico adequado, etc.). Assim como, deverá ter cuidado nas atividades práticas indicadas (Ex: Não iniciar pelo jogo propriamente dito, mas por atividades pedagógicas ou pequenos jogos, que favoreçam a adaptação individual e coletiva dos alunos para a prática efetiva do esporte adaptado que se propõe).

Vídeo sobre Futebol de 5

futebol de 5  http://www.youtube.com/watch?v=_C6URxc5pms, acesso em 11 de junho de 2013.

 

Vídeo sobre Futebol de 7

futebol de 7  http://www.youtube.com/watch?v=b554pP02l74, acesso em 11 de junho de 2013.

 

Aula 8: O que trouxemos da viagem sobre história do futebol?

1. Nessa aula, o professor fará várias rodas de conversa para que os alunos discutam nos grupos (os mesmos anteriores) e depois façam um registro coletivo que representem suas percepções sobre os pontos abaixo:

  •  O que eu aprendi desta vez sobre o Futebol?
  • O que o futebol possui que democratiza as relações?
  • O que existe no futebol que camufla as diferenças?

2. Registro Coletivo: "Meu Álbum de Viagens". O professor irá entregar para os alunos, uma folha de papel Kraft ou Pardo (máximo 90 cm por 1m) e revistas para colagens.

Cada grupo de alunos irá elaborar uma folha do "álbum" mediante a confecção de um cartaz com imagens e frases que expressem suas ideias em relação aos três pontos acima.

Ao final, os alunos apresentarão seu Álbum Coletivo sobre a Viagem na História do Futebol, para toda escola, com uma exposição em locais adequados (Ex.: Painel, paredes corredores do pátio, etc.).

Recursos Complementares

Sites que possuem mais informações sobre história do futebol:

http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/historia-do-futebol.htm, acesso em 11 de junho de 2013.

http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-futebol.htm, acesso em 11 de junho de 2013.

Avaliação

1. A avaliação será subsidiada a partir de todas as discussões que ocorreram durante as aulas, de modo que os alunos percebam a ampliação de seus conhecimentos sobre o futebol no que tange aos seus elementos históricos e ideológicos.

2. É preciso, ainda, que o professor avalie junto com os alunos:

a) Se o Museu do Futebol representou uma fonte de informações importante para nosso o estudo sobre esse esporte?

b) O que as manifestações de futebol vivenciadas acrescentaram de conhecimento, nessa 2ª viagem pela história desse esporte?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.