Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo os contadores de histórias da minha infância. TV Escola - Série: Um mundo de Letras

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Ler e interpretar histórias;
  • Perceber e comparar a finalidade de um texto;
  • Produzir textos;
  • Elaborar uma linha do tempo;
  • Identificar os fatos e acontecimentos mais marcantes de sua vida;
  • Reconhecer os dias da semana;
  • Realizar entrevista com seus familiares, a fim de conhecer histórias marcantes de sua vida;
  • Identificar objetos que fizeram parte da sua história;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar informações e de utilizar os recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica e filmadora. É importante ainda, que o aluno seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, de reflexão e de prática, relacionada ao programa da "TV Escola- Série: UM MUNDO DE LETRAS - PGM. 2: O PODER DAS HISTÓRIAS" http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4305 . Neste vídeo da TV Escola você poderá abordar questões relativas à alfabetização, letramento e cidadania. Ele destaca a importância em despertar o interesse dos alunos para a leitura e contação de história. Acesso em: 06 de jun. 2013. 

É importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos, no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 boneca

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, sugerimos que você escolha cinco livros na biblioteca da escola para serem lidos ao longo da semana, na própria sala de aula.

 Você sabia? “Um dos destaques do PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola é a distribuição dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, crônica, memó­rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Esses livros são destinados às bibliotecas das escolas.” (BRASIL, 2012, p. 40).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em: 05 de jun. 2013.

Como registro proponha aos alunos, que na medida em que forem lendo os livros durante a semana, anotem: o título do livro; nome dos personagens, suas descobertas com a história. Veja a sugestão:

   tabela

Fonte: Acervo da própria autora.

Professor, proponha um momento para socialização das obras literárias lidas durante a semana. Peça aos alunos que formem um círculo. Depois, solicite que cada aluno faça uma mímica de algum personagem do livro ou da história como um todo, sendo que o desafio é que o grupo descubra qual é o personagem ou a história.

Professor, se achar oportuno, filme as apresentações e depois assista com os alunos.

Atividade de casa 

 Professor, aprofunde o tema por meio de uma atividade de casa, veja a sugestão a seguir:

tarefa

Fonte: Acervo da própria autora.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, proponha um momento para socialização da atividade realizada em casa. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem seus textos e comentários da entrevista com os familiares. Também, solicite que contem as histórias que seus entrevistados gostam de ouvir ou contar. Converse com os alunos formulando os questionamentos:

  • Vocês conheciam alguma história contada?
  • Existe alguma história igual?
  • Qual história você achou mais interessante? Por quê?

Logo após, elabore com a turma um cartaz com os nomes das histórias para ser exposto no mural da sala de aula.

Professor, prepare uma história para contar para a turma. Para isso, se caracterize de algum personagem ou de uma velhinha. Pode ser uma história que mais lhe marcou em sua infância ou que contaram para você quando criança.

Depois, elabore uma ficha literária com os alunos para o registro da história. Veja uma sugestão:

                                                         FICHA LITERÁRIA

 

TÍTULO DO LIVRO: _____________________________________________

AUTOR (A): ___________________________________________________

EDITORA: ____________________________________________________

1. Quais os nomes dos personagens da história?

____________________________________________________________________

2. Escreva a parte que lhe chamou mais atenção.

____________________________________________________________________

3. Marque com um X o gênero textual que representa a história contada:

(           ) POESIA                                                 (           ) JORNAL

(           ) HISTÓRIA EM QUADRINHOS                  (           ) NARRATIVA

4. Imagine que você é o autor (a), escreva um final diferente para a história.

____________________________________________________________________

5. Faça um desenho que represente a história.

   

Fonte: Acervo da própria autora.

Atividade Complementar

Professor, seria interessante convidar algum familiar para contar uma história utilizando o recurso que achar mais interessante.

 

menino

 Faça com a turma uma visita à biblioteca da escola e descubra o universo dos livros com a turma. Instigue-os a explorarem os livros e a escolherem um para ler com seus familiares.

3ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 CONHECENDO HISTÓRIAS ONLINE

Professor, caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam explorar o "sítio: Contando História" http://www.contandohistoria.com/ . Neste sítio vocês encontrarão várias histórias, poemas e fatos interessantes sobre a leitura. Acesso em: 07 de jun. 2013, para lerem online ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.

Outras sugestões:

  • "Sítio: QDivertido.com.br: Contos, fábulas e historinhas"

http://www.qdivertido.com.br/contos.php . Neste sítio você encontrará diversas histórias, contos e fábulas. Acesso em 07 de jun. 2013.

  • "Sítio: Histórias Infantis da avó Marlene: Índice"

http://www.historiasinfantis.net/Indice.html . Neste sítio você encontrará diversas histórias, contos e fábulas. Acesso em: 07 de jun. 2013.

Oriente os alunos para observarem as imagens e a sequência de acontecimentos. Depois, na sala de aula peça para eles recontarem uma história lida ou a que mais gostaram.

Como registro, sugira que os alunos reescrevam uma das histórias, podendo utilizar o programa KWord do laptop Classmate ou mesmo o caderno de Língua Portuguesa.

Professor, caso utilizem o programa KWord seguindo os passos:  KWord (Área de trabalho > Processador de Textos), peça aos alunos que escolham uma história para digitarem. Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no Varal Literário da sala de aula para apreciação de todos. Pode ir alternando as histórias no decorrer da semana.

Construa com a turma um Livro de Histórias da Turma e disponibilize na biblioteca da escola para que outras turmas possam ter acesso.

Professor, organize os alunos em grupos e elabore cartazes com os títulos das histórias online, lidas pela turma e divulgue pela escola para que outros alunos possam conhecer e terem interesse de ler também.

menino

1. Escolha uma pessoa da sua família para ajudá-lo a organizar os acontecimentos mais significativos da sua vida, desde o seu nascimento até o momento. Pergunte a ela tudo o que você não souber a seu respeito. Veja algumas sugestões:

  • Quem escolheu o meu nome? Por quê?
  • Quando e onde você nasceu?
  • Quando surgiu seu primeiro dentinho? E quando caiu o primeiro?
  • Quando começou a andar?
  • Qual foi a primeira palavra que disse?
  • Quando você ficou doente pela primeira vez? Que doença você teve?
  • Qual era o seu brinquedo mais querido?
  • De que você sentiu medo pela primeira vez?
  • No ano que você nasceu o que estava acontecendo na cidade de importante?

Anote todas as respostas no caderno. Se quiser, você poderá fazer outras perguntas a seu respeito, mas lembre-se sempre de anotar as datas em que tudo aconteceu.

2. Pesquise com seus familiares sobre a origem do seu nome, qual o significado dele.

  CAIXA DA IMPORTÂNCIA

3. Escolha uma caixa e decore, peça a ajuda dos seus familiares. Depois, selecione alguns objetos que lembrem sua história: certidão de nascimento, bico, escova de cabelo, pente, roupa, brinquedos, copo, mamadeira e outros. Coloque-os dentro da Caixa da Importância e traga para a sala de aula.

boneca

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

SOCIALIZANDO A CAIXA DA IMPORTÂNCIA

Professor, crie um momento de socialização da Caixa da Importância de cada aluno para a turma como um todo. Cada um apresenta a sua própria história e mostra as suas lembranças.

Organize uma exposição na sala de aula das Caixas com as lembranças de cada aluno e convide os amigos de outras turmas para prestigiá-los. Para isso, você poderá trabalhar com o gênero textual “convite” e explorar sua função comunicativa e suas características. Se precisar, leve alguns modelos de convites para eles analisarem as informações contidas neles, além de escreverem os convites poderão ilustrar utilizando diferentes recursos: recortes, colagem, desenhos ou outros.

Se achar oportuno filme as apresentações e depois assista com os alunos.

Nessa atividade o aluno desenvolverá algumas estratégias de produção de textos, as quais deverão englobar desde o planejamento global do texto, até a revisão em processo, avaliação e revisão posterior. É fundamental a revisão dos textos juntamente com os alunos, a fim de desenvolver estratégias de leitura e de domínio dos conhecimentos linguísticos.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: planejamento do ensino na perspectiva da diversidade, ano 1: unidade 2. Brasília: MEC, SEB, 2012.

Como forma de registro peça aos alunos para escreverem um texto e divulgue as produções no mural da sala de aula.

minha vida

Fonte: Acervo da própria autora.

CONSTRUINDO MINHA LINHA DO TEMPO

Professor, converse com os alunos sobre quando lembramos das coisas que aconteceram conosco, organizamos no tempo os fatos mais importantes da nossa vida, assim, estamos construindo nossa Linha do Tempo.

Discuta com eles a utilidade da Linha do Tempo, como uma maneira de organizar no tempo os marcos, os fatos, os acontecimentos mais importantes da vida das pessoas, da história de uma cidade e de um país.

Professor, é importante instruir os alunos para que organizem os fatos ocorridos em sua vida sequencialmente: do mais antigo para o mais recente (o que aconteceu primeiro vem sempre antes do fato que aconteceu depois, ou seja os fatos mais antigos precedem os mais recentes.).

Solicite aos alunos que organizem os acontecimentos mais significativos de sua vida na tabela abaixo.

Comece pelo ano em que você nasceu até chegar naquele que estamos.

Tabela

Fonte: Acervo da própria autora.

Agora, transcreva os fatos anotados na tabela para a sua Linha do Tempo. Caso seja necessário oriente os alunos no traçado da Linha do Tempo.

Linha do tempo

Fonte: Acervo da própria autora.

Professor, estimule os alunos a desenharem também os episódios de suas vidas que mais lhe chamaram a atenção, para ilustrarem sua Linha do Tempo.

Depois, afixe as produções dos alunos no mural da sala de aula e proponha a socialização das atividades para a turma. Disponibilize um tempo para cada aluno  expressar sua opinião.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

  • "Sítio: UOL: Contos Infantis Ilustrados"

 http://sitededicas.ne10.uol.com.br/cinf.htm (neste sítio você encontrará diversas histórias on line com ilustrações e escrita.). Acesso em 10/06/2013.

  • "Sítio: Vídeo da História: A Galinha que sabia ler"

http://www.youtube.com/watch?v=U8qSBG354xs (neste vídeo você ouvirá uma história da Galinha que sabia ler, um livro digital.). Acesso em 10/06/2013.

Sugestões de links para os professores:

  • "Sítio: Portal do Professor: Eu sou o leitor e o escritor: minhas aventuras registradas"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48810 (Nesta aula você encontrará sugestões de atividades, na qual o aluno produz suas histórias). Acesso em 07/06/2013.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar histórias; perceber e comparar a finalidade de um texto; elaborar uma linha do tempo; identificar os fatos e acontecimentos mais marcantes de sua vida; reconhecer os dias da semana; realizar entrevista com seus familiares, a fim de conhecer histórias marcantes de sua vida; identificar objetos que fizeram parte da sua história; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Girlaide Maria Soares da Silva, ESCOLA ESTADUAL CARLOS LYRA , Alagoas - disse:
    girlaidesoares@hotmail.com

    03/07/2013

    Cinco estrelas

    Gostei demais destas aulas, elas foram bastante proveitosas durante o seu momento de execução. Pude perceber a participação efetiva da família de cada aluno durante as atividades. Parabéns!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.