Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Construindo nossa rotina.

 

20/06/2013

Autor y Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a ordenação do sistema alfabético. 
  • Avançar no conhecimento da escrita através da tentativa de escrita das palavras da rotina com o alfabeto móvel.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Realizar tentativas de escrita e acompanhar a leitura de palavras relacionadas à rotina.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.
  • Trabalhar a ordenação numérica com os números ordinais 
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Construindo nossa rotina

1- Professor, essa aula tem como objetivo geral criar situações de aprendizagem em que a questão da rotina seja tema de conversa e de trabalho. Na educação infantil, a rotina necessita estar clara para as crianças, pois propicia segurança, e garante uma compreensão sobre o tempo e o espaço na escola.

2- Para iniciar a conversa e instigar essa discussão, sugerimos que o professor converse com as crianças sobre o que fazemos na escola e como esse tempo é dividido. Para que isso aconteça, sugerimos alguns questionamentos como:

  • Quando chegamos à sala de aula, o que fazemos?
  • Só ficamos na sala de aula, ou vamos para outros espaços?
  • Quais são esses espaços?
  • Quais atividades são realizadas na sala?
  • Quais atividades são realizadas fora da sala de aula?
  • Conseguimos lembrar tudo o que será feito durante o dia?
  • O que podemos fazer para lembrar?

3- Ao terminar a conversa com as crianças, diga que tem uma sugestão para que todos saibam o que faremos durante o dia. Traga em uma caixa surpresa um painel de suporte para a rotina que deverá ficar afixado na parede da sala e trabalhado todos os dias com as crianças. Juntamente com esse painel traga também fichas de cartolina branca de 30cm x 10cm para que possa ser escrito a rotina do dia.  

4- Explore o painel e proponha a escrita das atividades do dia nas fichas em branco. Explore o nome das letras para a escrita dessas atividades, sua ordem e proponha a participação das crianças na ajuda dessa escrita: “Será que nosso amigo Gabriel pode ajudar na escrita dessa palavra?” “No nome dele, tem letrinhas que também aparecem nessa palavra?”  

rotina rotinarotina

Construção do painel de rotina – Turma: 1º período “B” 2012- ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora 

5-  Logo depois de fazer a escrita das atividades que serão realizadas naquele dia, disponha as fichas e peça para que cada criança leia para o colega o que escreveu e coloque na ordem em que irá acontecer. Nesse momento você poderá trabalhar a leitura das palavras da rotina e a ordenação numérica com os números ordinais (primeiro, segundo, terceiro...). Esses números podem ser escritos e colocados ao lado da ficha, para que as crianças compreendam a ordem em que as atividades ocorrem.  

 

Atividade 2 – Atividade de Registro

 1- Após explorar a construção da rotina com as crianças, deixe o painel afixado na parede e proponha uma atividade de registro. Veja exemplo abaixo:

NOME ____________________________________________________________________________DATA ____/_____/_____

TODOS OS DIAS NO INÍCIO DA RODA, A TURMA DO PRIMEIRO PERÍODO “B” TEM CONSTRUIDO O PAINEL DA NOSSA ROTINA. ESCREVEMOS NAS FICHAS AS ATIVIDADES DO DIA, OBSERVAMOS AS LETRAS QUE SÃO NECESSÁRIAS PARA ESSA ESCRITA, E A ORDEM EM QUE AS ATIVIDADES VÃO ACONTECENDO DURANTE A TARDE. AS CRIANÇAS TEM SE MOSTRADO BASTANTE INTERESSADAS EM OBSERVAR ESSAS FICHAS. SENDO ASSIM, ENCONTRE E COLORAM NAS FICHAS ABAIXO PALAVRAS DA NOSSA ROTINA.  

 

ATIVIDADE

Atividade de registro - Turma 1º período "B" 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.

Atividade 3 – Construindo palavras da nossa rotina

 1- Após explorar a rotina e a escrita das palavras que a compõem, coloque como apoio o painel de rotina afixado na parede e divida as crianças em grupos de quatro componentes. Procure agrupar os alunos de acordo com o mesmo nível de conhecimento deles sobre o sistema alfabético. Disponibilize um alfabeto móvel, esse pode ser em madeira, plástico, EVA ou mesmo escrito em folha branca.  Peça que escrevam com essas letras alguma palavra da nossa rotina.

Observações: Professor atividades realizadas em grupos, trazem mais benefícios para o aprendizado de todos, pois essas trocas de conhecimento fazem a turma avançar juntas, e promove a interação entre as crianças. E além de promover o aprendizado também desenvolve valores éticos como: saber ouvir e falar, ajudar, respeitar e compreender o colega. Para trabalhar em grupo o professor deve conhecer bem o seu grupo de crianças, e não levar em consideração as afinidades entre as crianças e sim o seu nível de conhecimento para realizar determinadas tarefas. Você pode encontrar mais informações sobre como trabalhar em grupos na educação infantil no link http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/interacoes/trabalho-grupo-427856.shtml. Acesso em 17 de junho de 2013.

2- Após fazer a escrita da palavra da rotina com o alfabeto móvel, proponha a cada criança que escreva em uma ficha a palavra que o seu grupo conseguiu escrever. A seguir permita que socializem com os outros grupos as palavras da nossa rotina que conseguiram escrever. Proponha que sejam expostos no mural da escola para que os colegas fiquem sabendo da rotina da turma.   Deste modo, as crianças começam a compreender a função social da escrita.

 

Atividade 4 - Socializando nossa rotina na escola

1- Para finalizar, após trabalhar as palavras da nossa rotina, faça um cartaz com as crianças colocando a rotina de toda a semana. Nesse momento você pode trabalhar os dias da semana e sua sequência. Após terminar esse cartaz, tire uma foto, e sugira para as crianças a divulgação do mesmo no site da escola, para informar a todos, pais, alunos e demais interessados a rotina da sala de aula da sua turma. Ampliando assim a compreensão da função social da escrita em informar ao outro o que queremos.  

Sugestão: Para trabalhar a sequência dos dias da semana, o professor pode cantar a música:

“Sete dias a semana tem,

Quando um acaba logo o outro vem,

Domingo, Segunda, terça- feita, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado que bom!” (Autor desconhecido)

Para conhecer o ritmo da música visite o link:  http://www.youtube.com/watch?v=31CA3pwjohM. Acesso em 17 de junho de 2013.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa - Cadernos de Formação – Ano 1 - Unidade 1. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf. Acesso em 3 de junho de 2013.

 Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa - Cadernos de Formação - Ano 1- Unidade 6.  Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_6_MIOLO.pdf. Acesso em 3 de junho de 2013.

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

PERES, Thalita Carlos Moreno Tomé. O que vai acontecer agora? Planejando a minha rotina na escola. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25268.  Acesso em 15 de junho de 2013.

 VICTOR, Analice Cordeiro dos Santos. A organização da rotina escolar: possibilidades de escrita e leitura.  Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23966. Acesso em 15 de junho de 2013. 

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações feitas durante todo o processo, e percebendo o envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas. As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível com o professor no momento da realização das atividades, com observações individuais de cada criança e do grupo como um todo. Tendo como norteadoras algumas perguntas:

  • As crianças trouxeram questionamentos, indagações e contribuições no momento da roda sobre a construção da nossa rotina?
  • As crianças conseguiram avançar no conhecimento sobre a ordenação numérica?
  • Na atividade de registro, as crianças identificaram as palavras que são utilizadas na nossa rotina?

Houve avanço no processo de alfabetização e letramento através da tentativa de escrita de palavras da nossa rotina utilizando o alfabeto móvel? 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.