Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estratégias de leitura em língua inglesa: em busca de informações gerais e específicas de um texto

 

21/06/2013

Autor y Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler e compreender um texto em língua inglesa;
  • Reconhecer as informações gerais e específicas de um texto;
  • Utilizar algumas estratégias de leitura (cognatos, estruturas gramaticais, conhecimento prévio do assunto, inferência), com o intuito de facilitar a leitura e a compreensão de um texto em língua inglesa.
Duração das atividades
1 módulo/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A consulta do professor a aula sobre cognatos, divulgada neste portal, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49121 (acesso em 14.06.2013), facilitará o trabalho das estratégias de leitura e compreensão textual de língua inglesa. 

Estratégias e recursos da aula

Recursos utilizados:

  • materiais impressos e/ou xerocados;
  • data show, slides, sites, internet;
  • laboratório de informática com acesso a Internet.

 

                                                                       MÓDULO 1

Atividade 1: WARM UP

Professor, para  introduzir o tema da aula, projete as  questões seguintes, bem como a imagem abaixo, que servirão de base para a leitura do texto e para a discussão do tema, que, nesta aula, se refere ao meio ambiente:

 

meio

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-xVcLuhR_3eE/UaP7-4x7RXI/AAAAAAAACrM/YSiJ8o2JkJs/s320/Meio-Ambiente.jpg&imgrefurl=http://alfabetizareumaformadeamar.blogspot.com/2013/05/meio-ambiente-discuta-o-conteudo-do.html&h=460&w=345&sz=44&tbnid=zNK2pLZB0CodHM:&tbnh=103&tbnw=77&prev=/search%3Fq%3Dmeio%2Bambiente%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=meio+ambiente&usg=__lcg6QGZyLeNhxmWRqIqWu2pqL-I=&docid=ZErxRmFtJJTR9M&sa=X&ei=Mxu6Ub-kOcyN0QGRlIGYBg&sqi=2&ved=0CD0Q9QEwAw&dur=520 (acesso em 13.06.2013)

a) Você acha que nosso planeta está em perigo?

b) Que problemas ambientais ameaçam o equilíbrio de nosso planeta?

c) Como é possível salvar a Terra?

d) O que você, como indivíduo, pode fazer (ou já faz) para melhorar as condições de vida no planeta?

e) Como você descreveria a imagem acima? O que ela sugere a você?

Perguntas adaptadas do livro: FERRARI, Mariza Tiemann. (2003). Inglês: volume único para o ensino médio. (Coleção De olho no mundo do trabalho) São Paulo: Scipione. 

Professor, fique atento à participação de todos os alunos, criando um ambiente de discussão e de reflexão sobre o meio ambiente e seus problemas contemporâneos. 

Atividade 2: introduzindo e trabalhando o vocabulário relacionado ao tema

Depois de discutidas as questões, acima, o professor deverá projetar o quadro seguinte que servirá para discussão do tema e ampliação do vocabulário  a ser trabalhado na aula:

How green are you? (Quão verde você é?)

 

                 YES

                NO

            SOMETIMES

1.       Do you separate the litter at home? Example: glass, tins, organic, bottles, etc

 

 

 

2.       Do you try to walk, use public transport or ride a bycicle as much as possible?

 

 

 

3.       Do you try to save electric energy or gas at home?

 

 

 

4.       Do you buy CFC-free sprays?

 

 

 

5.       Do you buy organically-grown vegetables?

 

 

 

6.       Do you plant vases or trees whenever possible?

 

 

 

Professor, explique o significado de CFC: chlorofluorocarbon , que se refere a um gás usado na produção de embalagens semelhantes às de isopor, que contribui para a destruição da camada de ozônio que protege à Terra.

Fonte: FERRARI, Mariza Tiemann. (2003). Inglês: volume único para o ensino médio. (Coleção De olho no mundo do trabalho) São Paulo: Scipione. 

a

Imagem fonte: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1280&bih=687&q=meio+ambiente&oq=meio+ambiente&gs_l=img.3..0l10.1267.3063.0.5065.13.7.0.6.6.0.215.638.6j0j1.7.0...0.0.0..1ac.1.17.img.VJG63qWjzx0#facrc=_&imgrc=BYTavQlSvqJpyM%3A%3BZY8nP0gkMW46-M%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F-NJT9QQ_wVGs%252FTbnD2UYkXzI%252FAAAAAAAALhI%252F0Go-0eIS8NM%252Fs320%252Fmeio%252Bambiente.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fbancodeatividades.blogspot.com%252F2011%252F04%252Fprojeto-meio-ambiente.html%3B300%3B381 (acesso em 15.06.2013).

Atividade 3: Trabalhando com cognatos

Depois de discutidas as questões iniciais e as do quadro (Atividades 1 e 2), o professor entregará o texto, abaixo, impresso para os alunos e pedirá a eles que o leiam em silêncio, dispensando um tempo de aproximadamente 10 minutos para a leitura. O texto poderá, também, ser projetado no data show, o que facilitará ao professor a exposição das estratégias que poderão ser marcadas por ele no próprio texto, durante a explicação e que auxiliarão os alunos na interpretação do texto.  

TITLE (título do texto): a ser completado pelo aluno, ao final desta atividade. 

We are causing so much damage to our planet that it will soon affect the global economy. This bleak warning is according to a new United Nations report called the Global Biodiversity Outlook (GBO). The paper says there are many important ecosystems on our planet that are in danger. These “tipping points” in our natural world are where man’s negative impact on nature will start costing national economies. Examples of these are the deaths of coral reefs, the destruction of huge areas of forest, or major pollution of rivers. UN spokesman Ahmed Djoglaf said: "The news is not good. We continue to lose biodiversity at a rate never before seen in history - extinction rates may be up to 1,000 times higher than the historical…rate."

Scientists are worried that governments will not do enough to try to reduce the damage to the tipping points. World leaders will soon meet in Nairobi to discuss measures to tackle global biodiversity loss. They hope they can then create an international framework that will be adopted at a convention on biological diversity in October in Japan. The GBO report outlines how serious the threat is. It says huge numbers of species are facing extinction if we continue to pollute the environment. Over a quarter of corals may soon disappear. This will have a huge impact on marine life and many fish species will also disappear. Countries will be fighting over much smaller stocks of fish. This problem will be made worse with the increasing pollution of the world’s rivers.

Fonte: http://www.breakingnewsenglish.com/1005/100511-nature.html (acesso em 13.06.2013)

O professor deverá chamar a atenção dos alunos para o grande número de palavras cognatas que aparecem no texto e que facilitam a sua compreensão, tornando-se, assim, uma eficiente estratégia de leitura. Após a leitura, o professor pedirá para que os alunos localizem no texto todas as palavras cognatas. Eles deverão, então, elaborar uma lista com as palavras cognatas e seus respectivos significados, tal como o modelo, abaixo, que poderá, também, ser projetado no momento da correção.

O professor poderá, ainda, praticar a pronúncia das palavras, pedindo para que repitam cada palavra do quadro. Como a oralidade não é o foco da aula, o professor não deverá dispensar muito tempo nessa atividade. 

Planet

Planeta

Affect

Afetar

Global

Global

Economy

Economia

Important

Importante

Ecosystems

Ecosistemas

Natural

Natural

Negative

Negativo

Impact

Impacto

Nature

Natureza

National

Nacional

Economies

Economias

Coral

Coral

Destruction

Destruição

Areas

áreas

Forest

Floresta

Pollution

Poluição

Continue

Continua

Biodiversity

Biodiversidade

History

História

Extinction

Extinção

Historical

Histórico

Scientists

Cientistas

Governments

Governos

Reduce

Reduzir

Leaders

Líderes

Discuss

Discutir

Create

Criar

International

Internacional

Adopted

Adotou

Convention

Convenção

Biological

Biológico

Diversity

Diversidade

October

Outubro

Serious

Sério

Species

Espécies

Pollute

Poluir

A quarter

Um quarto

Disappear

Desaparecer

Marine

Marinha

Problem

Problema

Após a apresentação do quadro, os alunos deverão criar um título em inglês para o texto, que deverá ser apresentado para todo o grupo. O professor deverá auxiliá-los com o vocabulário na criação do título, incentivando-os a utilizarem as palavras do quadro. 

Atividade 4: trabalhando com palavras desconhecidas

Professor, peça a seus alunos  que circulem no texto as palavras que  eles desconhecem. Em seguida, peça para que se sentem em duplas ou trios, a fim de compartilharem tais palavras com os demais colegas, proporcionando uma interação entre eles. Os alunos tentarão ajudar uns aos outros e caso não consigam encontrar o significado de alguma palavra, poderão consultar um dicionário online (caso estejam em um laboratório de informática com acesso a internet) ou impresso.  

Sugestão de dicionários online

http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php (acesso em 15.06.2013)

http://www.wordreference.com/enpt/ (acesso em 15.06.2013)

http://pt.bab.la/dicionario/ingles-portugues/ (acesso em 15.06.2013)

Atividade 5: em busca de informações específicas do texto

Professor, é importante explicar aos alunos que certas estratégias de leitura facilitam o processo de interpretação. Dentre algumas dessas estratégias, destaque: 

a) reconhecer os cognatos;

b) identificar as palavras da língua inglesa que são bastante frequentes, como, por exemplo, o verbo to be

c) procurar as construções de estrutura da língua mais familiares, por exemplo, o uso da voz passiva, o futuro com o will;

d)  orientar-se pela familiaridade do assunto, o que a costumamos chamar de conhecimento de mundo;

e) arriscar algumas conclusões sobre o assunto.  

Explicadas e discutidas as estratégias, proponha o  exercício seguinte, que visa buscar informações mais específicas do texto trabalhado. 

TRUE / FALSE: Read the text. Guess if  a-h  below are true (T) or false (F).

a.

A new United Nations report says loss of biodiversity costs economies.

T / F

b.

The report gives us tips on points to help nature.

T / F

c.

The report says all coral reefs have already died.

T / F

d.

The rate of biodiversity loss is 1,000 times higher than ever before.

T / F

e.

Scientists are confident governments will tackle the damage.

T / F

f.

World leaders will adopt a new biodiversity framework in October.

T / F

g.

The report says more than 25% of corals might soon become extinct.

T / F

h.

The article predicts pollution will cause fish to start fighting each other.

T / F

Fonte: http://www.breakingnewsenglish.com/1005/100511-nature.html (acesso em 15.06.2013)

Para a correção do exercício, o professor deverá discutir cada alternativa, tirando as dúvidas com o vocabulário e sempre voltando ao texto. É importante identificar quais as estratégias de leitura mais utilizadas pelos alunos para a realização do exercício, compartilhando-as com todos.  

a.

T

b.

F

c.

F

d.

T

e.

F

f.

F

g.

T

h.

F

Atividade 6: Produção

Professor, peça aos alunos para que eles mesmos preparem perguntas sobre o texto que deverão ser respondidas pelos demais colegas. As perguntas poderão ser elaboradas em inglês ou português (variando com o nível de proficiência da turma) e deverão ser trocadas entre os alunos. Cada aluno, então, terá que responder às perguntas elaboradas pelos outros colegas. A correção deverá ser realizada, solicitando que cada um dê a sua resposta. Fique atento para que haja o envolvimento de todos os alunos, realizando trocas de turnos de fala e, dessa forma,  possibilitando a participação de todos do grupo. 

Recursos Complementares

Para uma aula sobre cognatos e falsos cognatos, acessar a aula do site do Portal do Professor no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49121 (acesso em 14.06.2013).

Para obter um suporte teórico, acessar: 

http://www.veramenezes.com/leitura2.htm (acesso em 14.06.2013);

http://pioneer.chula.ac.th/~pkanchan/html/skim.htm (acesso em 14.06.2013);

http://42explore.com/skim.htm (acesso em 14.06.2013) e

http://www.angelfire.com/blues/writing/scanscim.html (acesso em 14.06.2013)

Para uma aula de vídeo sobre Leitura em língua inglesa, acessar:

http://www.youtube.com/watch?v=gsIJ4oxIWDs (acesso em 14.06.2013)

Avaliação

Em grupo, ou individualmente, os alunos deverão fazer um pôster virtual, com figuras, imagens e frases em inglês, a partir da citação:

"In nature there are neither rewards nor punishments: there are consequences" (Robert G. Ingersoll). Tradução: Na natureza não há nem recompensas nem punições: há consequências.

O poster deverá ser socializado entre os alunos na aula seguinte, possibilitando a apresentação de todos. O professor deverá observar a construção das frases (se os alunos utilizaram o vocabulário aprendido ou o vocabulário adequado relacionado ao meio ambiente), o capricho, a produção e o envolvimento dos alunos com a atividade.   

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/6 - 66,67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33,33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.