21/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
A consulta do professor a aula sobre cognatos, divulgada neste portal, no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49121 (acesso em 14.06.2013), facilitará o trabalho das estratégias de leitura e compreensão textual de língua inglesa.
Recursos utilizados:
Professor, para introduzir o tema da aula, projete as questões seguintes, bem como a imagem abaixo, que servirão de base para a leitura do texto e para a discussão do tema, que, nesta aula, se refere ao meio ambiente:
a) Você acha que nosso planeta está em perigo?
b) Que problemas ambientais ameaçam o equilíbrio de nosso planeta?
c) Como é possível salvar a Terra?
d) O que você, como indivíduo, pode fazer (ou já faz) para melhorar as condições de vida no planeta?
e) Como você descreveria a imagem acima? O que ela sugere a você?
Perguntas adaptadas do livro: FERRARI, Mariza Tiemann. (2003). Inglês: volume único para o ensino médio. (Coleção De olho no mundo do trabalho) São Paulo: Scipione.
Professor, fique atento à participação de todos os alunos, criando um ambiente de discussão e de reflexão sobre o meio ambiente e seus problemas contemporâneos.
Depois de discutidas as questões, acima, o professor deverá projetar o quadro seguinte que servirá para discussão do tema e ampliação do vocabulário a ser trabalhado na aula:
How green are you? (Quão verde você é?)
|
YES |
NO |
SOMETIMES |
1. Do you separate the litter at home? Example: glass, tins, organic, bottles, etc |
|
|
|
2. Do you try to walk, use public transport or ride a bycicle as much as possible? |
|
|
|
3. Do you try to save electric energy or gas at home? |
|
|
|
4. Do you buy CFC-free sprays? |
|
|
|
5. Do you buy organically-grown vegetables? |
|
|
|
6. Do you plant vases or trees whenever possible? |
|
|
|
Professor, explique o significado de CFC: chlorofluorocarbon , que se refere a um gás usado na produção de embalagens semelhantes às de isopor, que contribui para a destruição da camada de ozônio que protege à Terra.
Fonte: FERRARI, Mariza Tiemann. (2003). Inglês: volume único para o ensino médio. (Coleção De olho no mundo do trabalho) São Paulo: Scipione.
Depois de discutidas as questões iniciais e as do quadro (Atividades 1 e 2), o professor entregará o texto, abaixo, impresso para os alunos e pedirá a eles que o leiam em silêncio, dispensando um tempo de aproximadamente 10 minutos para a leitura. O texto poderá, também, ser projetado no data show, o que facilitará ao professor a exposição das estratégias que poderão ser marcadas por ele no próprio texto, durante a explicação e que auxiliarão os alunos na interpretação do texto.
TITLE (título do texto): a ser completado pelo aluno, ao final desta atividade.
We are causing so much damage to our planet that it will soon affect the global economy. This bleak warning is according to a new United Nations report called the Global Biodiversity Outlook (GBO). The paper says there are many important ecosystems on our planet that are in danger. These “tipping points” in our natural world are where man’s negative impact on nature will start costing national economies. Examples of these are the deaths of coral reefs, the destruction of huge areas of forest, or major pollution of rivers. UN spokesman Ahmed Djoglaf said: "The news is not good. We continue to lose biodiversity at a rate never before seen in history - extinction rates may be up to 1,000 times higher than the historical…rate."
Scientists are worried that governments will not do enough to try to reduce the damage to the tipping points. World leaders will soon meet in Nairobi to discuss measures to tackle global biodiversity loss. They hope they can then create an international framework that will be adopted at a convention on biological diversity in October in Japan. The GBO report outlines how serious the threat is. It says huge numbers of species are facing extinction if we continue to pollute the environment. Over a quarter of corals may soon disappear. This will have a huge impact on marine life and many fish species will also disappear. Countries will be fighting over much smaller stocks of fish. This problem will be made worse with the increasing pollution of the world’s rivers.
Fonte: http://www.breakingnewsenglish.com/1005/100511-nature.html (acesso em 13.06.2013)
O professor deverá chamar a atenção dos alunos para o grande número de palavras cognatas que aparecem no texto e que facilitam a sua compreensão, tornando-se, assim, uma eficiente estratégia de leitura. Após a leitura, o professor pedirá para que os alunos localizem no texto todas as palavras cognatas. Eles deverão, então, elaborar uma lista com as palavras cognatas e seus respectivos significados, tal como o modelo, abaixo, que poderá, também, ser projetado no momento da correção.
O professor poderá, ainda, praticar a pronúncia das palavras, pedindo para que repitam cada palavra do quadro. Como a oralidade não é o foco da aula, o professor não deverá dispensar muito tempo nessa atividade.
Planet |
Planeta |
Affect |
Afetar |
Global |
Global |
Economy |
Economia |
Important |
Importante |
Ecosystems |
Ecosistemas |
Natural |
Natural |
Negative |
Negativo |
Impact |
Impacto |
Nature |
Natureza |
National |
Nacional |
Economies |
Economias |
Coral |
Coral |
Destruction |
Destruição |
Areas |
áreas |
Forest |
Floresta |
Pollution |
Poluição |
Continue |
Continua |
Biodiversity |
Biodiversidade |
History |
História |
Extinction |
Extinção |
Historical |
Histórico |
Scientists |
Cientistas |
Governments |
Governos |
Reduce |
Reduzir |
Leaders |
Líderes |
Discuss |
Discutir |
Create |
Criar |
International |
Internacional |
Adopted |
Adotou |
Convention |
Convenção |
Biological |
Biológico |
Diversity |
Diversidade |
October |
Outubro |
Serious |
Sério |
Species |
Espécies |
Pollute |
Poluir |
A quarter |
Um quarto |
Disappear |
Desaparecer |
Marine |
Marinha |
Problem |
Problema |
Após a apresentação do quadro, os alunos deverão criar um título em inglês para o texto, que deverá ser apresentado para todo o grupo. O professor deverá auxiliá-los com o vocabulário na criação do título, incentivando-os a utilizarem as palavras do quadro.
Professor, peça a seus alunos que circulem no texto as palavras que eles desconhecem. Em seguida, peça para que se sentem em duplas ou trios, a fim de compartilharem tais palavras com os demais colegas, proporcionando uma interação entre eles. Os alunos tentarão ajudar uns aos outros e caso não consigam encontrar o significado de alguma palavra, poderão consultar um dicionário online (caso estejam em um laboratório de informática com acesso a internet) ou impresso.
Sugestão de dicionários online:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php (acesso em 15.06.2013)
http://www.wordreference.com/enpt/ (acesso em 15.06.2013)
http://pt.bab.la/dicionario/ingles-portugues/ (acesso em 15.06.2013)
Professor, é importante explicar aos alunos que certas estratégias de leitura facilitam o processo de interpretação. Dentre algumas dessas estratégias, destaque:
a) reconhecer os cognatos;
b) identificar as palavras da língua inglesa que são bastante frequentes, como, por exemplo, o verbo to be;
c) procurar as construções de estrutura da língua mais familiares, por exemplo, o uso da voz passiva, o futuro com o will;
d) orientar-se pela familiaridade do assunto, o que a costumamos chamar de conhecimento de mundo;
e) arriscar algumas conclusões sobre o assunto.
Explicadas e discutidas as estratégias, proponha o exercício seguinte, que visa buscar informações mais específicas do texto trabalhado.
TRUE / FALSE: Read the text. Guess if a-h below are true (T) or false (F).
a. |
A new United Nations report says loss of biodiversity costs economies. |
T / F |
b. |
The report gives us tips on points to help nature. |
T / F |
c. |
The report says all coral reefs have already died. |
T / F |
d. |
The rate of biodiversity loss is 1,000 times higher than ever before. |
T / F |
e. |
Scientists are confident governments will tackle the damage. |
T / F |
f. |
World leaders will adopt a new biodiversity framework in October. |
T / F |
g. |
The report says more than 25% of corals might soon become extinct. |
T / F |
h. |
The article predicts pollution will cause fish to start fighting each other. |
T / F |
Fonte: http://www.breakingnewsenglish.com/1005/100511-nature.html (acesso em 15.06.2013)
Para a correção do exercício, o professor deverá discutir cada alternativa, tirando as dúvidas com o vocabulário e sempre voltando ao texto. É importante identificar quais as estratégias de leitura mais utilizadas pelos alunos para a realização do exercício, compartilhando-as com todos.
|
Professor, peça aos alunos para que eles mesmos preparem perguntas sobre o texto que deverão ser respondidas pelos demais colegas. As perguntas poderão ser elaboradas em inglês ou português (variando com o nível de proficiência da turma) e deverão ser trocadas entre os alunos. Cada aluno, então, terá que responder às perguntas elaboradas pelos outros colegas. A correção deverá ser realizada, solicitando que cada um dê a sua resposta. Fique atento para que haja o envolvimento de todos os alunos, realizando trocas de turnos de fala e, dessa forma, possibilitando a participação de todos do grupo.
Para uma aula sobre cognatos e falsos cognatos, acessar a aula do site do Portal do Professor no endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49121 (acesso em 14.06.2013).
Para obter um suporte teórico, acessar:
http://www.veramenezes.com/leitura2.htm (acesso em 14.06.2013);
http://pioneer.chula.ac.th/~pkanchan/html/skim.htm (acesso em 14.06.2013);
http://42explore.com/skim.htm (acesso em 14.06.2013) e
http://www.angelfire.com/blues/writing/scanscim.html (acesso em 14.06.2013)
Para uma aula de vídeo sobre Leitura em língua inglesa, acessar:
http://www.youtube.com/watch?v=gsIJ4oxIWDs (acesso em 14.06.2013)
Em grupo, ou individualmente, os alunos deverão fazer um pôster virtual, com figuras, imagens e frases em inglês, a partir da citação:
"In nature there are neither rewards nor punishments: there are consequences" (Robert G. Ingersoll). Tradução: Na natureza não há nem recompensas nem punições: há consequências.
O poster deverá ser socializado entre os alunos na aula seguinte, possibilitando a apresentação de todos. O professor deverá observar a construção das frases (se os alunos utilizaram o vocabulário aprendido ou o vocabulário adequado relacionado ao meio ambiente), o capricho, a produção e o envolvimento dos alunos com a atividade.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/03/2015
Quatro estrelasAmei essas estratégias. Me ajudou bastante na sala de aula.
02/08/2013
Cinco estrelasUma aula fantástica e com uma temática de relevante importância, principalmente nos dias atuais. Parabéns!
20/07/2013
Cinco estrelasParabéns... ótima aula.
05/07/2013
Cinco estrelasGostei muito.
03/07/2013
Quatro estrelasAula muito boa e bem direcionada.
22/06/2013
Cinco estrelasExcellent !!!!