19/06/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias e recursos:
Esta atividade tem por objetivo levar os alunos à compreensão de que a linguagem corporal comunica.
O professor exibirá em data-show as imagens abaixo e pedirá aos alunos para juntos construírem sentidos ao que veem.
Professor, durante as discussões, ressalte com os alunos a necessidade de eles justificarem por meio da imagem os sentidos construídos. Com isso, professor, os alunos deverão entender que existem atitudes corporais que permitem alguns sentidos e não outros, graças à convenção cultural.
http://pad3.whstatic.com/images/thumb/f/fb/Read-Body-Language-Step-1---Version-2.jpg/550px-Read-Body-Language-Step-1---Version-2.jpg Acesso em 15 jun. 2013.
http://noticias.universia.com.br/br/images/docentes/c/co/com/como-ter-linguagem-corporal-expressiva-noticias.jpg Acesso em 15 jun. 2013.
http://www.cartacapital.com.br/revista/700 Acesso em 15 jun. 2013.
http://2.bp.blogspot.com/-BvqnGRZ6Wpk/UR44Y9PnSqI/AAAAAAAAD0w/5OrgWwT_j6w/s1600/corpo.jpg Acesso em 15 jun. 2013.
http://2.bp.blogspot.com/_UQIRqPzl2Bk/TMq1T-YRscI/AAAAAAAAAJ4/ZC8-QLxH_Es/s1600/corpofala.jpg Acesso em 15 jun. 2013.
http://1.bp.blogspot.com/_R8LkKSvcN4c/TRts_ZmOvTI/AAAAAAAAZkA/PwbmdL2koYc/s1600/1%2Ba%2Ba%2Bmelhores%2Bfotos%2Bmanaus%2B2008.jpg Acesso em 15 jun. 2013.
http://meme.zenfs.com/u/861932730c5ca3898e6ffdecd2efd26c0bb6996a.jpeg Acesso em 15 jun. 2013.
http://www.patricinhaesperta.com.br/wp-content/uploads/2012/02/linguagem-corporal.jpg Acesso em 15 jun. 2013.
http://edgblogs.s3.amazonaws.com/ofiltro/files/2013/05/suplicy.jpg Acesso em 15 jun. 2013.
O professor exibirá o vídeo abaixo, pausando-o a cada novo gesto, para que os alunos possam hipotetizar o sentido e depois compará-lo ao sentido formalizado pelo vídeo. Os sentidos formalizados pelo vídeo não são os únicos possíveis.
http://www.youtube.com/watch?v=yZ7TM89bOYs Acesso em 15 jun. 2013.
Após uma conversa sobre o vídeo, o professor orientará os alunos à conclusão de que a linguagem corporal comunica, uma vez que sentidos podem ser construídos a partir de gestos, posturas, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor.
Essa conclusão pode ser reiterada a partir da leitura coletiva do que seja linguagem corporal e de sua cientificidade.
Esta atividade tem por objetivo expandir o conhecimento dos alunos no que se refere a pesquisas relacionadas à postura corporal enquanto meio de comunicação.
O professor solicitará que os alunos, em duplas, elaborem uma paráfrase do texto "Pesquisa mostra o poder das posturas corporais", de Iara Biderman. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1158473-pesquisa-mostra-o-poder-das-posturas-corporais.shtml Acesso em 15 jun. 2013.
25/09/2012 - 05h00
Pesquisa mostra o poder das posturas corporais IARA BIDERMAN Mãos ao alto. Estique-se. Agora, se ninguém estiver olhando, fique por dois minutos nessa posição. É o suficiente para você ganhar autoconfiança e passar a se comportar como uma pessoa poderosa, mesmo que esse não seja o seu perfil habitual, segundo a psicóloga Amy Cuddy, professora da Harvard Business School. 'Se você faz a pose, mesmo fingindo ganha poder', diz psicóloga Posturas corporais expansivas são maneiras conhecidas de alguém se impor. A psicóloga americana vai além ao afirmar que essas poses não apenas comunicam poder aos outros como também tornam a pessoa poderosa de fato, mudando seus níveis hormonais, seu comportamento e sua forma de pensar. Posturas de famososVer em tamanho maior »
Pernas esticadas, braços idem: Madonna é o exemplo de pose poderosa
Para comprovar a tese, Amy Cuddy e seus colegas das universidades Harvard e Columbia mediram os níveis dos hormônios testosterona e cortisol de 42 pessoas que foram orientadas a ficar em posições expansivas ou contraídas (pernas e braços cruzados, ombros arqueados). Quem posou de poderoso teve aumento nos níveis de testosterona (ligado ao impulso de lutar) e queda nos de cortisol (ligado ao estresse). É o perfil hormonal do "macho alfa", o líder do bando. Os voluntários não se exibiram para uma plateia e não sabiam que estavam participando de um estudo sobre posturas de poder. Os níveis dos hormônios na saliva dos pesquisados foram medidos antes do início do experimento e 17 minutos depois de a postura ter sido mantida por dois minutos. A influência no comportamento também foi medida: os voluntários receberam uma pequena quantia em dinheiro que podiam levar para casa ou apostar --nesse caso, arriscavam-se a perder tudo ou a ganhar em dobro. Entre os que se colocaram nas posturas de poder, 86% tiveram coragem de arriscar, contra 60% dos participantes que ficaram em posições mais encolhidas. Eles também fizeram um discurso para uma plateia que não sabia qual era o objetivo da pesquisa. O público avaliou melhor aqueles que, antes da apresentação, ficaram, por exemplo, com os pés esticados sobre a mesa ou com as mãos na cintura como a "Mulher Maravilha" (poses que não foram reproduzidas no discurso). "Mudando sua postura, você prepara seus sistemas mentais e psicológicos para enfrentar desafios e situações estressantes e pode aumentar sua confiança e melhorar seu desempenho", diz Cuddy.
CIÊNCIA E IOGA O efeito poderoso das posturas observado na pesquisa de Amy Cuddy pode ser explicado pela neuroendocrinologia --ciência que estuda a relação entre os sistemas nervoso e endócrino. "Essa conexão começa com a percepção física do corpo no espaço, que manda estímulos nervosos ao hipotálamo, região do cérebro que regula a hipófise, espécie de gerente-geral de todo o sistema hormonal", explica Fabio dos Santos, cardiologista especializado em medicina integrativa em Harvard. Isso, segundo o médico, referenda a influência da postura nos níveis hormonais que, por sua vez, estão ligados a emoções primárias, como medo, e a impulsos básicos, como lutar ou fugir. "O que me surpreendeu no estudo foi a rapidez com que a postura produziu efeitos nesse sistema", diz Santos. Mesmo que o experimento tenha provado um efeito hormonal rápido, nada garante que ele perdure, segundo o psicólogo Fernando Elias José, mestre em cognição pela PUC do Rio Grande do Sul. "Pode funcionar momentaneamente, mas usar só a postura é pouco para uma mudança comportamental." Para o psicólogo, as evidências da pesquisa são frágeis: "O número de participantes é pequeno e as reações a desafios, em um experimento, não são iguais às reações em uma situação real, como uma entrevista de emprego". Também faltou isolar variáveis que podem ter influenciado o resultado, como o fato de o participante praticar ou não atividades físicas, acrescenta Fabio dos Santos. SUPER-HOMEM DEMAIS Para adeptos da ioga, a relação entre posturas e mudanças hormonais não é surpreendente. "A ioga mexe com áreas do corpo ligadas a determinadas redes de nervos que, quando estimulados, mandam impulsos para as glândulas produzirem mais ou menos hormônios", afirma o biólogo e professor de ioga Anderson Allegro, da Aruna Yoga. A ioga usa tanto posturas de extroversão quanto de introversão. "Ficar super-homem demais também não é legal", diz Allegro. As diferenças não param por aí. Na pesquisa americana, a mudança interior ocorre após meros dois minutos na posição de poder, enquanto na ioga as transformações de comportamento são percebidas após um bom tempo de prática contínua. A neurociência também tem estudado a relação entre corpo, emoções, cognição e comportamentos. "O António Damásio [neurocientista português] tem essa descrição da postura do vencedor que foi usada na pesquisa: peito aberto, cabeça para cima", conta a terapeuta corporal Lucia Merlino, que estuda os conceitos de consciência e imagem corporal de Damásio para o seu doutorado sobre comunicação e ensino do movimento. Para ela, a mudança interior acontece quando a pessoa chega a uma organização melhor do corpo e consegue adaptar suas posturas às demandas da vida, na interação com as outras pessoas. "Você pode até querer ficar na postura de vencedor, mas às vezes é impossível fazer isso por causa de limitações do próprio corpo. Nesse caso, é preciso antes aprender a se soltar, ganhar amplitude", diz Merlino. |
Com as paráfrases prontas e socializadas entre a turma, o professor instigará os alunos a uma discussão oral sobre o artigo por meio das indagações:
1. Qual a tese defendida pela psicóloga americana?
2. Quais argumentos ela utiliza para defender essa tese?
3. O que vocês acham desses argumentos? São plausíveis?
4. Qual a razão de trazer para o texto a Ioga?
5. O que acharam da pesquisa?
Esta atividade tem por objetivo analisar diferentes posturas corporais em textos diversos.
O professor orientará os alunos em análises de diferentes posturas corporais a partir de cinco ocorrências. A orientação coletiva será posta por meio de perguntas que levem o aluno a refletir sobre cada postura. Antes, porém, o professor exibirá um vídeo que mostra a análise da postura corporal de Alexandre Frota em entrevista com Marília Gabriela, a fim de fomentar a discussão que segue a posteriori.
http://www.youtube.com/watch?v=lq-C3cnDE-0 Acesso em 15 jun. 2013.
1)
VEJA. Ed. 2200, ano 44, n. 3. São Paulo: Abril, 19 jan. 2011. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx Acesso em 15 jun. 2013.
a) Qual a situação vivida no contexto da capa da revista Veja?
b) O que diz a posição corporal dos protagonistas da capa da revista em relação ao evento retratado pelo veículo de comunicação?
c) O olhar do homem encara a câmera fotográfica. Quais os sentidos dessa postura?
2) Este vídeo deverá ser exibido aos alunos até os 58 segundos iniciais. Depois de analisar a linguagem corporal nesse período, o vídeo poderá ser exibido na íntegra.
http://www.youtube.com/watch?v=Gte3svVXwOo&list=PLnBAF6UYz0AEOs4mCDkAVhdwge2213spn Acesso em 15 jun. 2013.
a) O assunto do vídeo é o convencimento. A posição corporal do homem convence? Comentem analisando as mãos, os ombros, o olhar do homem, a sua posição da cabeça.
Professor, depois de os alunos assistirem ao vídeo na íntegra, pergunte:
b) Quais as diferenças da postura corporal antes e depois do tempo determinado?
c) Em que ou para que a mudança colaborou?
3)
http://globoesporte.globo.com/al/videos/t/globo-esporte-al/v/presidente-dilma-rousseff-e-vaiada-na-abertura-oficial-da-copa-das-confederacoes/2636784/ Acesso em 15 jun. 2013.
a) Quando da abertura da Copa das Confederações, Dilma foi vaiada pela torcida brasileira. Como essa vaia repercutiu na posição corporal da Presidente?
b) O Presidente da Fifa pediu respeito aos torcedores. O que diz a postura corporal dele em relação ao pedido verbal?
4)
Quino.
Disponível em: http://arteemanhasdalingua.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html Acesso em 15 jun. 2013.
a) Analisem a postura corporal da protagonista do cartum de Quino.
b) Por meio das diferentes posições corporais dela é possível criar uma narrativa? Expliquem.
5)
Carta Capital. Edição 669. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/669 Acesso em 15 jun. 2013.
a) Qual a relação entre a postura corporal do ministro Orlando Silva e o que se diz sobre ele?
b) Essa postura corporal argumenta em favor do que se diz sobre o ministro? Comentem.
Esta atividade permite ao aluno experimentar a linguagem corporal.
Os alunos, em duplas, terão de pensar em sequências de posturas corporais que remetam a uma situação específica; por exemplo: os alunos podem pensar em posturas corporais que remetam a uma briga ou a uma entrevista de emprego ou a uma demissão. Para tanto, será dado um tempo para que os discentes escolham as posturas e ensaiem-nas de modo que os movimentos consigam referir à situação escolhida. Após o ensaio, as duplas se apresentarão à turma e esta deverá acertar a situação de referência comunicada pela linguagem corporal.
Professor, nessa atividade, procure incentivar os alunos a pesquisarem movimentos corporais que convencionalmente estão relacionados às situações escolhidas por eles. Lembre-os também de que os movimentos devem ser feitos em tempo moderado para que os colegas possam compreender a situação.
Para leitura do professor:
EKMAN, Paul. Trad. Carlos Szlak. A linguagem das emoções. São Paulo: Lua de Papel, 2011.
WEILL, Pierre e TOMPAKOW Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal. Ed 18ª. Petrópolis, RJ: Vozes, 1973
PEASE, Allan e Bárbara. Trad. Márcia Oliveira. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Rio de Janeiro: Sextante, 2009
REIMAN, Tonya. Trad. Mirian Ibanez. A arte da persuasão. São Paulo: Lua de papel, 2010
Sítios:
http://linguagemcorporal.net.br/ Acesso em 15 jun. 2013
http://pt.wikihow.com/Ler-Linguagem-Corporal Acesso em 15 jun. 2013
http://www.personare.com.br/linguagem-corporal-e-emocoes-m1347 Acesso em 15 jun. 2013
Aulas do Portal do Professor:
Coleção de aulas: "A linguagem corporal": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=267 Acesso em 15 jun. 2013
Ao longo dos módulos, o professor deverá observar a participação ativa do aluno na discussão e produção acerca do tema: linguagem corporal. Especificamente, o aluno deverá compreender que a linguagem corporal comunica e, partindo desse entendimento, constatar que esse tipo de comunicação é importante e eficiente nas diversas interações que os humanos estabelecem com o seu entorno. Portanto, existem estudos científicos que tratam do tema e propõem, então, convencionalidade aos sentidos advindos da linguagem do corpo. Saber reconhecer os sentidos que as diversas posturas comunicam é o ponto relevante dessa proposta.
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