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O corpo diz: uma análise de posturas corporais em textos diversos

 

19/06/2013

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Certificar-se de que a linguagem corporal comunica por meio de convenções culturais.
  • Conhecer a cientificidade dada a estudos de postura corporal enquanto meio de comunicação.
  • Analisar diferentes posturas corporais em textos diversos.
  • Experimentar a linguagem corporal.
Duração das atividades
200 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Paráfrase.
  • Linguagem não-verbal.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • atividades em duplas;
  • análise e discussão coletiva;
  • leitura coletiva;
  • dramatização;
  • data-show;
  • internet.

 

Módulo 1

Atividade 1

Esta atividade tem por objetivo levar os alunos à compreensão de que a linguagem corporal comunica.

 

O professor exibirá em data-show as imagens abaixo e pedirá aos alunos para juntos construírem sentidos ao que veem. 

Professor, durante as discussões, ressalte com os alunos a necessidade de eles justificarem por meio da imagem os sentidos construídos. Com isso, professor, os alunos deverão entender que existem atitudes corporais que permitem alguns sentidos e não outros, graças à convenção cultural.

 

http://pad3.whstatic.com/images/thumb/f/fb/Read-Body-Language-Step-1---Version-2.jpg/550px-Read-Body-Language-Step-1---Version-2.jpg  Acesso em 15 jun. 2013.

 

http://noticias.universia.com.br/br/images/docentes/c/co/com/como-ter-linguagem-corporal-expressiva-noticias.jpg   Acesso em 15 jun. 2013.

 

CartaCapital 700

http://www.cartacapital.com.br/revista/700  Acesso em 15 jun. 2013.

 

http://2.bp.blogspot.com/-BvqnGRZ6Wpk/UR44Y9PnSqI/AAAAAAAAD0w/5OrgWwT_j6w/s1600/corpo.jpg   Acesso em 15 jun. 2013.

 

http://2.bp.blogspot.com/_UQIRqPzl2Bk/TMq1T-YRscI/AAAAAAAAAJ4/ZC8-QLxH_Es/s1600/corpofala.jpg  Acesso em 15 jun. 2013.

 

http://1.bp.blogspot.com/_R8LkKSvcN4c/TRts_ZmOvTI/AAAAAAAAZkA/PwbmdL2koYc/s1600/1%2Ba%2Ba%2Bmelhores%2Bfotos%2Bmanaus%2B2008.jpg  Acesso em 15 jun. 2013.

 

http://meme.zenfs.com/u/861932730c5ca3898e6ffdecd2efd26c0bb6996a.jpeg  Acesso em 15 jun. 2013.

 

http://www.patricinhaesperta.com.br/wp-content/uploads/2012/02/linguagem-corporal.jpg  Acesso em 15 jun. 2013.

 

http://edgblogs.s3.amazonaws.com/ofiltro/files/2013/05/suplicy.jpg  Acesso em 15 jun. 2013.

 

O professor exibirá o vídeo abaixo, pausando-o a cada novo gesto, para que os alunos possam hipotetizar o sentido e depois compará-lo ao sentido formalizado pelo vídeo. Os sentidos formalizados pelo vídeo não são os únicos possíveis.

 1

http://www.youtube.com/watch?v=yZ7TM89bOYs  Acesso em 15 jun. 2013.

 

Após uma conversa sobre o vídeo, o professor orientará os alunos à conclusão de que a linguagem corporal comunica, uma vez que sentidos podem ser construídos a partir de gestos, posturas, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor.

Essa conclusão pode ser reiterada a partir da leitura coletiva do que seja linguagem corporal e de sua cientificidade.

 

Atividade 2

Esta atividade tem por objetivo expandir o conhecimento dos alunos no que se refere a pesquisas relacionadas à postura corporal enquanto meio de comunicação.

 

O professor solicitará que os alunos, em duplas, elaborem uma paráfrase do texto "Pesquisa mostra o poder das posturas corporais", de Iara Biderman. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1158473-pesquisa-mostra-o-poder-das-posturas-corporais.shtml   Acesso em 15 jun. 2013.

 

25/09/2012 - 05h00

Pesquisa mostra o poder das posturas corporais

IARA BIDERMAN
DE SÃO PAULO

Mãos ao alto. Estique-se. Agora, se ninguém estiver olhando, fique por dois minutos nessa posição.

É o suficiente para você ganhar autoconfiança e passar a se comportar como uma pessoa poderosa, mesmo que esse não seja o seu perfil habitual, segundo a psicóloga Amy Cuddy, professora da Harvard Business School.

'Se você faz a pose, mesmo fingindo ganha poder', diz psicóloga

Posturas corporais expansivas são maneiras conhecidas de alguém se impor. A psicóloga americana vai além ao afirmar que essas poses não apenas comunicam poder aos outros como também tornam a pessoa poderosa de fato, mudando seus níveis hormonais, seu comportamento e sua forma de pensar.

Posturas de famosos

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Manu Fernandez/Associated Press
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Pernas esticadas, braços idem: Madonna é o exemplo de pose poderosa

Para comprovar a tese, Amy Cuddy e seus colegas das universidades Harvard e Columbia mediram os níveis dos hormônios testosterona e cortisol de 42 pessoas que foram orientadas a ficar em posições expansivas ou contraídas (pernas e braços cruzados, ombros arqueados).

Quem posou de poderoso teve aumento nos níveis de testosterona (ligado ao impulso de lutar) e queda nos de cortisol (ligado ao estresse). É o perfil hormonal do "macho alfa", o líder do bando.

Os voluntários não se exibiram para uma plateia e não sabiam que estavam participando de um estudo sobre posturas de poder. Os níveis dos hormônios na saliva dos pesquisados foram medidos antes do início do experimento e 17 minutos depois de a postura ter sido mantida por dois minutos.

A influência no comportamento também foi medida: os voluntários receberam uma pequena quantia em dinheiro que podiam levar para casa ou apostar --nesse caso, arriscavam-se a perder tudo ou a ganhar em dobro.

Entre os que se colocaram nas posturas de poder, 86% tiveram coragem de arriscar, contra 60% dos participantes que ficaram em posições mais encolhidas.

Eles também fizeram um discurso para uma plateia que não sabia qual era o objetivo da pesquisa. O público avaliou melhor aqueles que, antes da apresentação, ficaram, por exemplo, com os pés esticados sobre a mesa ou com as mãos na cintura como a "Mulher Maravilha" (poses que não foram reproduzidas no discurso).

"Mudando sua postura, você prepara seus sistemas mentais e psicológicos para enfrentar desafios e situações estressantes e pode aumentar sua confiança e melhorar seu desempenho", diz Cuddy.

  Lydia Megumi/Editoria de Arte/Folhapress  

CIÊNCIA E IOGA

O efeito poderoso das posturas observado na pesquisa de Amy Cuddy pode ser explicado pela neuroendocrinologia --ciência que estuda a relação entre os sistemas nervoso e endócrino.

"Essa conexão começa com a percepção física do corpo no espaço, que manda estímulos nervosos ao hipotálamo, região do cérebro que regula a hipófise, espécie de gerente-geral de todo o sistema hormonal", explica Fabio dos Santos, cardiologista especializado em medicina integrativa em Harvard.

Isso, segundo o médico, referenda a influência da postura nos níveis hormonais que, por sua vez, estão ligados a emoções primárias, como medo, e a impulsos básicos, como lutar ou fugir.

"O que me surpreendeu no estudo foi a rapidez com que a postura produziu efeitos nesse sistema", diz Santos.

Mesmo que o experimento tenha provado um efeito hormonal rápido, nada garante que ele perdure, segundo o psicólogo Fernando Elias José, mestre em cognição pela PUC do Rio Grande do Sul. "Pode funcionar momentaneamente, mas usar só a postura é pouco para uma mudança comportamental."

Para o psicólogo, as evidências da pesquisa são frágeis: "O número de participantes é pequeno e as reações a desafios, em um experimento, não são iguais às reações em uma situação real, como uma entrevista de emprego".

Também faltou isolar variáveis que podem ter influenciado o resultado, como o fato de o participante praticar ou não atividades físicas, acrescenta Fabio dos Santos.

SUPER-HOMEM DEMAIS

Para adeptos da ioga, a relação entre posturas e mudanças hormonais não é surpreendente.

"A ioga mexe com áreas do corpo ligadas a determinadas redes de nervos que, quando estimulados, mandam impulsos para as glândulas produzirem mais ou menos hormônios", afirma o biólogo e professor de ioga Anderson Allegro, da Aruna Yoga.

A ioga usa tanto posturas de extroversão quanto de introversão. "Ficar super-homem demais também não é legal", diz Allegro.

As diferenças não param por aí. Na pesquisa americana, a mudança interior ocorre após meros dois minutos na posição de poder, enquanto na ioga as transformações de comportamento são percebidas após um bom tempo de prática contínua.

A neurociência também tem estudado a relação entre corpo, emoções, cognição e comportamentos.

"O António Damásio [neurocientista português] tem essa descrição da postura do vencedor que foi usada na pesquisa: peito aberto, cabeça para cima", conta a terapeuta corporal Lucia Merlino, que estuda os conceitos de consciência e imagem corporal de Damásio para o seu doutorado sobre comunicação e ensino do movimento.

Para ela, a mudança interior acontece quando a pessoa chega a uma organização melhor do corpo e consegue adaptar suas posturas às demandas da vida, na interação com as outras pessoas.

"Você pode até querer ficar na postura de vencedor, mas às vezes é impossível fazer isso por causa de limitações do próprio corpo. Nesse caso, é preciso antes aprender a se soltar, ganhar amplitude", diz Merlino.

Com as paráfrases prontas e socializadas entre a turma, o professor instigará os alunos a uma discussão oral sobre o artigo por meio das indagações:

1. Qual a tese defendida pela psicóloga americana?

2. Quais argumentos ela utiliza para defender essa tese?

3. O que vocês acham desses argumentos? São plausíveis?

4. Qual a razão de trazer para o texto a Ioga?

5. O que acharam da pesquisa?

 

Módulo 2

Atividade 1

Esta atividade tem por objetivo analisar diferentes posturas corporais em textos diversos.

 

O professor orientará os alunos em análises de diferentes posturas corporais a partir de cinco ocorrências. A orientação coletiva será posta por meio de perguntas que levem o aluno a refletir sobre cada postura. Antes, porém, o professor exibirá um vídeo que mostra a análise da postura corporal de Alexandre Frota em entrevista com Marília Gabriela, a fim de fomentar a discussão que segue a posteriori.

3

http://www.youtube.com/watch?v=lq-C3cnDE-0   Acesso em 15 jun. 2013.

 

1)

2

VEJA. Ed. 2200, ano 44, n. 3. São Paulo: Abril, 19 jan. 2011. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervo/home.aspx   Acesso em 15 jun. 2013.

 

a) Qual a situação vivida no contexto da capa da revista Veja? 

b) O que diz a posição corporal dos protagonistas da capa da revista em relação ao evento retratado pelo veículo de comunicação?

c) O olhar do homem encara a câmera fotográfica. Quais os sentidos dessa postura?

 

2) Este vídeo deverá ser exibido aos alunos até os 58 segundos iniciais. Depois de analisar a linguagem corporal nesse período, o vídeo poderá ser exibido na íntegra.

4

http://www.youtube.com/watch?v=Gte3svVXwOo&list=PLnBAF6UYz0AEOs4mCDkAVhdwge2213spn   Acesso em 15 jun. 2013.

 

a) O assunto do vídeo é o convencimento. A posição corporal do homem convence? Comentem analisando as mãos, os ombros, o olhar do homem, a sua posição da cabeça.

Professor, depois de os alunos assistirem ao vídeo na íntegra, pergunte:

b) Quais as diferenças da postura corporal antes e depois do tempo determinado?

c) Em que ou para que a mudança colaborou?

 

3)

5

http://globoesporte.globo.com/al/videos/t/globo-esporte-al/v/presidente-dilma-rousseff-e-vaiada-na-abertura-oficial-da-copa-das-confederacoes/2636784/    Acesso em 15 jun. 2013.

 

a) Quando da abertura da Copa das Confederações, Dilma foi vaiada pela torcida brasileira. Como essa vaia repercutiu na posição corporal da Presidente?

b) O Presidente da Fifa pediu respeito aos torcedores. O que diz a postura corporal dele em relação ao pedido verbal?

 

4)

Quino.

Disponível em: http://arteemanhasdalingua.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html  Acesso em 15 jun. 2013.

 

a) Analisem a postura corporal da protagonista do cartum de Quino.

b) Por meio das diferentes posições corporais dela é possível criar uma narrativa? Expliquem.

 

5)

CartaCapital 669

Carta Capital. Edição 669. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/669  Acesso em 15 jun. 2013.

a) Qual a relação entre a postura corporal do ministro Orlando Silva e o que se diz sobre ele?

b) Essa postura corporal argumenta em favor do que se diz sobre o ministro? Comentem.

 

Atividade 2

Esta atividade permite ao aluno experimentar a linguagem corporal.

 

Os alunos, em duplas, terão de pensar em sequências de posturas corporais que remetam a uma situação específica; por exemplo: os alunos podem pensar em posturas corporais que remetam a uma briga ou a uma entrevista de emprego ou a uma demissão. Para tanto, será dado um tempo para que os discentes escolham as posturas e ensaiem-nas de modo que os movimentos consigam referir à situação escolhida. Após o ensaio, as duplas se apresentarão à turma e esta deverá acertar a situação de referência comunicada pela linguagem corporal. 

Professor, nessa atividade, procure incentivar os alunos a pesquisarem movimentos corporais que convencionalmente estão relacionados às situações escolhidas por eles. Lembre-os também de que os movimentos devem ser feitos em tempo moderado para que os colegas possam compreender a situação.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

EKMAN, Paul. Trad. Carlos Szlak. A linguagem das emoções. São Paulo: Lua de Papel, 2011. 

WEILL, Pierre e TOMPAKOW Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal. Ed 18ª. Petrópolis, RJ: Vozes, 1973

PEASE, Allan e Bárbara. Trad. Márcia Oliveira. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Rio de Janeiro: Sextante, 2009

REIMAN, Tonya. Trad. Mirian Ibanez. A arte da persuasão. São Paulo: Lua de papel, 2010

 

Sítios: 

http://linguagemcorporal.net.br/   Acesso em 15 jun. 2013

http://pt.wikihow.com/Ler-Linguagem-Corporal   Acesso em 15 jun. 2013

http://www.personare.com.br/linguagem-corporal-e-emocoes-m1347   Acesso em 15 jun. 2013

 

Aulas do Portal do Professor:

Coleção de aulas: "A linguagem corporal": http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=267   Acesso em 15 jun. 2013 

Avaliação

Ao longo dos módulos, o professor deverá observar a participação ativa do aluno na discussão e produção acerca do tema: linguagem corporal. Especificamente, o aluno deverá compreender que a linguagem corporal comunica e, partindo desse entendimento, constatar que esse tipo de comunicação é importante e eficiente nas diversas interações que os humanos estabelecem com o seu entorno. Portanto, existem estudos científicos que tratam do tema e propõem, então, convencionalidade aos sentidos advindos da linguagem do corpo. Saber reconhecer os sentidos que as diversas posturas comunicam é o ponto relevante dessa proposta.

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