17/06/2011
objetivo desta coleção é entender que o corpo é um meio importante para se comunicar e interagir com o mundo. É por meio da expressão corporal e dos movimentos que podemos transmitir sentimentos, desejos e informações sem a necessidade de fazer uso da linguagem oral ou escrita. A coleção parte de uma breve visão de corpo e de suas potencialidades (1ª e 2 ª aulas), segue explorando as diferentes possibilidades do uso da expressão e movimentos enquanto forma de comunicação até a consciência corporal (3ª a 8ª aulas). Cita, na aula 9, as diferentes formas de comunicação criadas pelo homem que utilizam diretamente o corpo como veículo. Estabelece relações entre expressão corporal, consciência corporal e dança (10ª tema) e termina com uma sequência de oito aulas que fazem uma interessante relação entre as diferentes manifestações e expressões corporais dentro de danças folclóricas em diferentes regiões do Brasil.
WILSON VASSALLO FAGUNDES - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
corpo, expressão, comunicação, movimento, dança
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Como você enxerga o seu corpo?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de entender o conceito de imagem corporal, bem como a conseqüência da influência da mídia na construção desta. 26/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11320 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
2 |
Você tem um corpo ou você é um corpo?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Identificar e discutir os diferentes significados que o mundo ocidental atribuiu ao corpo humano; Discutir sobre o corpo humano no sentido de superar a visão fragmentada de corpo e mente. 17/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 66040 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
3 |
O corpo fala
Ensino Médio | Educação Física Reconhecer as várias formas de comunicação estabelecidas corporalmente. 03/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12461 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
Expressão corporal: jogos de mímica.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conceituar mímica; Transmitir mensagens utilizando a mímica; Verificar se houve compreensão da mensagem transmitida e como o corpo se comportou durante as atividades; Avaliar as dificuldades e os sentimentos vivenciados durante as atividades. 18/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 145514 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
5 |
A mensagem do corpo
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: • O corpo é um importante meio de comunicação e integração entre as pessoas; • A experimentação da linguagem corporal como forma de comunicação; • A criatividade na formação de movimentos corporais; • Expressar-se corporalmente. 12/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 18325 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
6 |
Criando formas e percebendo o Corpo
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Desenvolver a percepção corporal por meio da criação de imagens com o corpo. 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6760 acesso(s) |
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
7 |
O Corpo e Linguagem: As diferentes habilidades que envolvem a comunicação
Ensino Fundamental Final | Educação Física Debater sobre as diferentes formas de comunicação utilizadas pelo homem face às habilidades envolvidas em cada uma; Estabelecer relações entre deficiência e linguagem adaptada; Vivenciar os diferentes meios de se transmitir informações para outras pessoas; Criar formas alterna... 19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3727 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
8 |
Consciência Corporal
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física • Aprimorar a Consciência Corporal; • Aumentar as sensibilidades; • Conhecer melhor o corpo sensoriamente. 24/08/2009 Duas estrelas 1 comentário(s) 9085 acesso(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
9 |
Diferentes leituras para pessoas com necessidades especiais: Braille, LIBRAS e leitura labial
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar a importância do sentido da visão e da audição para a interação do homem com o mundo que o cerca. Descobrir de quais maneiras as pessoas surdas e/ ou mudas podem estabelecer uma interlocução social, através da utilização do sistema LIBRAS e da leitura labial.... 06/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 34535 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
10 |
O corpo fala através da dança
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: • Vivências ritmicas para o trabalho da dança; • Movimentos corporais e criatividade; • Consciência corporal e ritmo; • Vivências rítmicas em diferentes estilos musicais; • Expressar-se corporalmente. • A linguagem corporal como forma de... 23/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 35807 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
Dançando e adaptando algumas cirandas do folclore brasileiro
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Interpretar algumas letras das cirandas apresentadas pelo professor. - Utilizar a dança para interagir e relacionar-se com os colegas de classe. - Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criativida... 06/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11068 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
12 |
As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem ameríndia, o cateretê e o caiapó.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Identificar algumas danças de origem indígena que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos indígenas; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia a dia; verif... 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21809 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
13 |
Dançando na roda: Cacuriá
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender e experimentar danças folclóricas do Cacuriá. Perceber que, em algumas manifestações culturais, a dança e a brincadeira se misturam e se confundem. Possibilitar diferentes interações com o outro e com o espaço através da música e da brincadeira. Valorizar o t... 11/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14622 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
14 |
Introduzindo o Coco, dança originária do nordeste
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - A origem da dança folclórica Coco, percebendo suas características através da dança. - Coordenar os movimentos dos membros inferiores e superiores no momento da dança, conhecendo as qualidades dos movimentos expressivos como forte/fraco, rápido/ lento, intensidade, duração, ... 19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30716 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
15 |
Desenvolvendo o ritmo com a dança Maneiro Pau.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Educação Física - A origem e o histórico da dança mineiro-pau, através das pesquisas realizadas. - O ritmo dessa dança e suas características específicas. - Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e folclóricas, repudiando qualquer espécie de violênci... 02/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 22919 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
16 |
No Ritmo da Dança das Rendas
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Os passos e ritmos da dança das rendas. Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas. Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a música e o... 25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11727 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
17 |
Vamos Dançar Catira?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer e experimentar os passos básicos da Catira, dança que se manifesta nas regiões sudeste e centro-oeste. Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as ... 02/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20908 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
18 |
No Ritmo das Danças Gaúchas: a dança dos facões
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Os passos e ritmos básicos da dança dos facões; Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas; Experimentar e compartilhar com se... 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8143 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 7463 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!