Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


A linguagem corporal

 

17/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

objetivo desta coleção é entender que o corpo é um meio importante para se comunicar e interagir com o mundo. É por meio da expressão corporal e dos movimentos que podemos transmitir sentimentos, desejos e informações sem a necessidade de fazer uso da linguagem oral ou escrita. A coleção parte de uma breve visão de corpo e de suas potencialidades (1ª e 2 ª aulas), segue explorando as diferentes possibilidades do uso da expressão e movimentos enquanto forma de comunicação até a consciência corporal (3ª a 8ª aulas). Cita, na aula 9, as diferentes formas de comunicação criadas pelo homem que utilizam diretamente o corpo como veículo. Estabelece relações entre expressão corporal, consciência corporal e dança (10ª tema) e termina com uma sequência de oito aulas que fazem uma interessante relação entre as diferentes manifestações e expressões corporais dentro de danças folclóricas em diferentes regiões do Brasil.

Autoria

WILSON VASSALLO FAGUNDES - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

corpo, expressão, comunicação, movimento, dança

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Lista de aulas da coleção (18 aulas)
# Aula Autoria
1 Como você enxerga o seu corpo?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de entender o conceito de imagem corporal, bem como a conseqüência da influência da mídia na construção desta.

26/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11308 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

2 Você tem um corpo ou você é um corpo?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Identificar e discutir os diferentes significados que o mundo ocidental atribuiu ao corpo humano; Discutir sobre o corpo humano no sentido de superar a visão fragmentada de corpo e mente.

17/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 66011 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

3 O corpo fala

Ensino Médio | Educação Física

Reconhecer as várias formas de comunicação estabelecidas corporalmente.

03/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12438 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

4 Expressão corporal: jogos de mímica.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conceituar mímica; Transmitir mensagens utilizando a mímica; Verificar se houve compreensão da mensagem transmitida e como o corpo se comportou durante as atividades; Avaliar as dificuldades e os sentimentos vivenciados durante as atividades.

18/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 145454 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

5 A mensagem do corpo

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • O corpo é um importante meio de comunicação e integração entre as pessoas; • A experimentação da linguagem corporal como forma de comunicação; • A criatividade na formação de movimentos corporais; • Expressar-se corporalmente.

12/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 18294 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

6 Criando formas e percebendo o Corpo

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Desenvolver a percepção corporal por meio da criação de imagens com o corpo.

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6748 acesso(s)

OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

7 O Corpo e Linguagem: As diferentes habilidades que envolvem a comunicação

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Debater sobre as diferentes formas de comunicação utilizadas pelo homem face às habilidades envolvidas em cada uma; Estabelecer relações entre deficiência e linguagem adaptada; Vivenciar os diferentes meios de se transmitir informações para outras pessoas; Criar formas alterna...

19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3721 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

8 Consciência Corporal

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

• Aprimorar a Consciência Corporal; • Aumentar as sensibilidades; • Conhecer melhor o corpo sensoriamente.

24/08/2009 Duas estrelas 1 comentário(s) 9074 acesso(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

9 Diferentes leituras para pessoas com necessidades especiais: Braille, LIBRAS e leitura labial

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

  Identificar a importância do sentido da visão e da audição para a interação do homem com o mundo que o cerca.   Descobrir de quais maneiras as pessoas surdas e/ ou mudas podem estabelecer uma interlocução social, através   da utilização do sistema LIBRAS e da leitura labial....

06/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 34518 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

10 O corpo fala através da dança

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • Vivências ritmicas para o trabalho da dança; • Movimentos corporais e criatividade; • Consciência corporal e ritmo; • Vivências rítmicas em diferentes estilos musicais; • Expressar-se corporalmente. • A linguagem corporal como forma de...

23/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 35772 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

11 Dançando e adaptando algumas cirandas do folclore brasileiro

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Interpretar algumas letras das cirandas apresentadas pelo professor. - Utilizar a dança para interagir e relacionar-se com os colegas de classe. - Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criativida...

06/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11054 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

12 As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem ameríndia, o cateretê e o caiapó.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Identificar algumas danças de origem indígena que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos indígenas; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia a dia; verif...

01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21792 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

13 Dançando na roda: Cacuriá

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Compreender e experimentar danças folclóricas do Cacuriá.    Perceber que, em algumas manifestações culturais, a dança e a brincadeira se misturam e se confundem.    Possibilitar diferentes interações com o outro e com o espaço através da música e da brincadeira. Valorizar o t...

11/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14610 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

14 Introduzindo o Coco, dança originária do nordeste

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- A origem da dança folclórica Coco, percebendo suas características através da dança. - Coordenar os movimentos dos membros inferiores e superiores no momento da dança, conhecendo as qualidades dos movimentos expressivos como forte/fraco, rápido/ lento, intensidade, duração, ...

19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30681 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

15 Desenvolvendo o ritmo com a dança Maneiro Pau.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Educação Física

- A origem e o histórico da dança mineiro-pau, através das pesquisas realizadas. - O ritmo dessa dança e suas características específicas. - Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e folclóricas, repudiando qualquer espécie de violênci...

02/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 22903 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

16 No Ritmo da Dança das Rendas

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Os passos e ritmos da dança das rendas. Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas. Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a música e o...

25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11712 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

17 Vamos Dançar Catira?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer e experimentar os passos básicos da Catira, dança que se manifesta nas regiões sudeste e centro-oeste. Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as ...

02/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20890 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

18 No Ritmo das Danças Gaúchas: a dança dos facões

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Os passos e ritmos básicos da dança dos facões; Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas; Experimentar e compartilhar com se...

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8129 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 7448 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.