Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo os tipos de moradia e anunciando nos classificados

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
NADIA CARVALHO ARCENIO FRAGA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler poemas com entonação de voz;
  • Reconhecer a estrutura do poema, suas rimas e estrofes;
  • Localizar informação no texto;
  • Identificar a estrutura textual de “Anúncio Classificado”;
  • Construir Anúncios;
  • Montar um mural escolar com Anúncios;
  • Identificar os diferentes tipos de moradias;
  • Registrar a sua própria moradia;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informações como: título e autoria do texto. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet e laptop Classmate. É importante que o aluno seja capaz de expor suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contribuir com as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto (Neste sítio você poderá obter informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.). Acesso em: 04 de jun. 2013.

http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf (Neste sítio você poderá saber mais sobre os direitos de aprendizagem direcionados para cada ano de ensino da alfabetização inicial que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa propõe.) Acesso em: 04 de jun. 2013. 

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012, algumas capacidades de leitura e escrita são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

(BRASIL, 2012, p. 45, 46.).

  • Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
  • Diferenciar letras de números e outros símbolos;
  • Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
  • Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
  • Ler pequenos textos;
  • Identificar gêneros textuais diversos;
  • Reconhecer a finalidade dos gêneros textuais;
  • Escrever frase e texto. Dentre outras.

1º  Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula motivando os alunos para a atividade, para  isso solicite que se organizem sentados em uma roda. Questione-os se conhecem algum poema e quais são as suas características.

Depois da discussão, distribua a cópia do poema “A casa” para registro no caderno de Língua Portuguesa.

Faça uma leitura para eles observarem como se lê um poema, solicite que observem a entonação de voz e a sua postura. Em seguida, peça para fazerem uma primeira leitura silenciosa e logo após leia em voz alta para que todos possam ouvir a sonorização das rimas no poema. 

Aproveite este momento e peça para que os alunos circulem as rimas que aparecem no poema. Veja a seguir uma sugestão da letra do poema, mas você poderá utilizar uma cópia sem ilustração, e solicitar que ilustrem de acordo com o que imaginaram, pois o desenho também é uma forma de interpretação.

 A Casa

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione , 2007. p. 46. (Coleção: A escola é nossa.). 

Professor, se a sua escola dispuser de TV, internet, data show ou se participar do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem o laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) para que possam assistir ao vídeo do poema “A casa”.     

Video                          

 Fonte: Sítio: You Tube. A casa http://www.youtube.com/watch?v=KToQWRhayvU Neste sítio você encontrará um clip da música "A casa". Acesso em: 03 de jun 2013.

Professor, explore com seus alunos a biografia do autor Vinícius de Morais. Neste momento você poderá falar sobre o gênero biografia.

Explique que a biografia é um texto construído por um escritor ou jornalista, que conta sobre a vida e a obra de uma pessoa. 

Quem é Vinícius de Moraes?

biografia

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione , 2007. p. 47. (Coleção: A escola é nossa.).

Professor, após fazer a leitura e ver o vídeo do poema “A casa”, proponha aos alunos que façam as atividades relacionadas ao mesmo. Passe-as na lousa ou se tiver disponibilidade entregue cópias para colarem no caderno de Língua Portuguesa. 

Depois que lemos e cantamos juntos, o poema “A casa” de Vinícius de Moraes, quero ver se você é esperto e consegue resolver as atividades propostas. 

A palavra é __________ 

  • Releia o poema e resolva as questões a seguir: 
  •  
  • Circule no texto a palavra engraçada.
  • Sublinhe a palavra esmero.
  • Faça um X ao lado da palavra chão.
  •  
  • No poema tem uma palavra desconhecida do nosso vocabulário. Vamos procurar no dicionário o significado desta palavra:

             Seu significado:_________________________________________________________ 

Liste no quadro abaixo  o que não tinha na casa:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   (   )  De uma maneira real e comum.

  • Como o autor falou da casa? Assinale com um X a resposta correta.

(   )  De uma maneira imaginária e incomum.

 

Professor, proponha aos alunos, que recriem nos espaços em branco da folha da Atividade de Casa, que você distribuiu para colarem no Caderno de Língua Portuguesa, coisas irreais para tornar uma casa engraçada. Incentive a criatividade.

Tarefa

     Fonte: imagem da própria autora - Atividade desenvolvida, em 2013, pelos alunos do 3º ano da Escola de Educação Básica da UFU- Professora Nádia. 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula pedindo para cada aluno apresentar o poema que fez em casa.

Veja a seguir uma atividade realizada em 2013, por um aluno do 3º ano da Escola de Educação Básica da UFU.

foto

Fonte: Imagem da própria autora - Atividade desenvolvida em 2013, pelos alunos do 3º ano da Escola de Educação Básica da UFU- Professora Nádia.

Professor, após a apresentação da atividade de casa, retome a atividade anterior questionando os alunos se eles comprariam a casa que é citada na música de Vinícius de Morais.

Instigue-os para imaginarem se fossem eles, como tentariam vender esta casa? 

Ouça a opinião deles e a partir deste momento, faça uma explanação do gênero textual: Anúncio Classificado

Para que serve? 

O Anúncio Classificado serve para as pessoas divulgarem algo que queiram comprar, vender, encontrar, alugar ou trocar.

Vejam alguns exemplos:

anuncio

Fonte: Imagem da própria autora.

Podemos encontrar Anúncios Classificados em jornais, revistas, internet e outros. 

Professor, divida a turma em grupos e distribua páginas de jornais com seção de classificados, para que assim, eles possam familiarizar com este gênero textual. Caso você não consiga este material pesquise na internet sítios que tenham imagens de classificados e projete na sala de aula utilizando um projetor multimídia. Se a sua escola participa do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox)

Professor, caso você tenha disponibilizado os jornais com classificados, peça para os alunos recortarem um modelo de anúncio para apresentar para os outros colegas e colar no caderno de Língua Portuguesa. Caso não tenha este material em mãos, peça para os alunos observarem as imagens encontradas na internet e verificarem as características deste tipo de texto. Veja um exemplo a seguir:

tarefa 2

Fonte: Imagem da própria autora.

Questione os alunos sobre o que eles perceberam. Possivelmente eles irão dizer que são textos pequenos, com palavras abreviadas (alguns alunos dizem que tem palavra faltando letra isso é natural, pois não conhecem as abreviaturas.). 

Professor, explique que para anunciar é necessário pagar uma taxa que é cobrada por quantidade de palavras, por este motivo os textos são pequenos e com abreviaturas em algumas palavras. Exemplo: Apto. ( apartamento); coz. ( cozinha); amb.( ambiente). 

É importante falar aos alunos que nos textos de classificados são necessárias as seguintes informações: 

  • O que está anunciando,  descrito em poucas palavras;
  • O telefone para contato;
  • O nome do anunciante.

Hora de registrar o que aprendemos: 

tarefa3

Fonte: Sítio: Amiga da educação. Atividade língua portuguesa portadores de texto http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2009/07/atividades-lingua-portuguesa-portadores.html-  Neste sítio você  encontrará atividades sobre anúncios e classificados. Acesso em: 03 de jun. 2013.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Professor, apresente dois tipos de Anúncios Classificados, através de cartaz ou utilizando os meios tecnológicos existentes em sua escola. Se a sua escola participa do Projeto UCA, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou leve-os ao Laboratório de Informática.

 Instigue os alunos a observarem os dois classificados. Questione-os se são iguais e se existe alguma diferença.

 Texto A                                                                        Texto B

anuncio 1 Texto

 

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione , 2007. p. 51 e 52. (Coleção: A escola é nossa.).

 Faça a interpretação oral das imagens com os alunos. Questionando: 

  • Vocês já viram um texto parecido com o texto A?
  • Para que serve este texto?
  • Qual é o nome deste tipo de texto?
  • Observando o texto B, que nome recebe este tipo de texto?
  • Qual o título do texto B?
  •  

Professor, após a interpretação oral peça aos alunos para registrarem no quadro as respostas das perguntas sobre a comparação entre os textos A e B. 

 

  • Comparando os textos A e B, responda se é possível encontrar as duas casas anunciadas. Explique.

_______________________________________________________________

 

_______________________________________________________________

 

 Professor, após esta atividade converse com seus alunos sobre os outros tipos de Anúncios que existem e que são encontrados em jornais e internet. Questione se alguns deles conhecem ou já colocaram um Anúncio Classificado no jornal ou na internet e sobre o que se tratava. 

 

Vamos produzir 

Professor, proponha aos seus alunos, que façam uma atividade de produção de texto, onde eles irão produzir Anúncios Classificados para serem expostos na sala de aula . 

Dicas importantes:

  • Deixe claro sua intenção com o Anúncio (vender, comprar, alugar...);
  • Mencione seu nome, número de telefone e/ou o endereço para contato (nesse caso, pode ser mencionada sua série e turma.);
  • Ressalte as qualidades do que está anunciando;
  • Lembre-se de que esse gênero textual costuma ser curto, pois, em jornais, revistas e internet, o custo do Anúncio é avaliado pelo seu tamanho.
  •  

Professor, providencie cópias da atividade para o registro dos alunos.

 capa

                           Fonte: imagem da própria autora.

 

Após cada aluno produzir seu Anúncio, proponha que apresente para os colegas e exponha na sala de aula para que possa ser socializado com todos.

4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando de forma interdisciplinar

Professor, é possível você desenvolver atividades sobre os tipos de moradia, pois nas atividades acima foram citadas a compra e a venda de casas nos Anúncios Classificados e também trabalhadas no poema “A casa”  de Vinícius de Morais.

Veja algumas sugestões de atividades:

   Fonte: Ptax. Atividades sobre moradias. http://ptax.dyndns.org/atividade-de-geografia-2o-ano-moradia/ - Neste sítio você encontrará atividades sobre moradia. Acesso em: 04 de jun.  2013.

 

Professor, distribua aos alunos cópia do texto, peça para circularem no poema os tipos de moradia citados.

Pergunte se algumas destas moradias é do tipo que eles moram. Após o diálogo, proponha que cada aluno desenhe a sua moradia e descreva como ela é. Peça para registrar no caderno. 

 

Olá, esta é minha moradia.

 

 

 

 

 

 

Após desenhar sua moradia descreva como ela é. Conte qual a parte de sua

moradia você mais gosta de ficar e justifique a sua resposta:

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________ 

Fonte: imagem da própria autora.

 

Professor, após cada aluno produzir seu texto, peça que eles apresentem para os colegas e logo após, exponham em um mural, as produções para serem apreciadas.

Aproveite este momento e desenvolva uma aula de arte, para trabalhar com a dobradura da casinha. Oriente os alunos para que façam sua casinha.

 

aaa   aaasss

Fonte: CAVÉQUI, Márcia Paganini. A escola é nossa. Português. 3º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Scipione , 2007. p. 61 e 62. (Coleção: A escola é nossa.). 

Socializando

Professor, para finalizar, após os alunos fazerem a dobradura da casinha, você poderá cantar a música "A Casinha da Vovó”  com eles, e expor os trabalhos no mural da sala de aula.

Fonte: Imagem da própria autora - alunos colando as dobraduras no mural da escola.

Recursos Complementares

Professor, se você sentir necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os direitos de aprendizagem propostos pelo Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa pesquise na seguinte fonte:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios.Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.

 Sugestão de Link para professor

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23186 (Neste sítio você encontrará sugestões de atividades.). Acesso em: 04 de jun. 2013.

http://escolinhadahora.blogspot.com.br/2011/05/trabalhando-classificados.html Acesso 04/06/2013 (Neste sítio você encontrará sugestões de atividades.). Acesso em: 04 de jun. 2013.

Avaliação

A avaliação acontecerá no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem, observando a participação dos alunos nos grupos  por meio da socialização e do respeito às regras. Professor, retome com os alunos as conclusões a que elas chegaram. Organize um portfólio com o registro dos alunos, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante a valorização de todo o trabalho do aluno. É interessante que você questione e avalie se os alunos tiveram alguma dificuldade em reconhecer o gênero textual "Anúncio Classificado", como também se identificaram as características das moradias. Verifique se as atividades ajudaram a consolidar os conhecimentos. Registre suas observações e utilize-as para elaborar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.