18/06/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
A fim de desenvolver as competências da área 3 da matriz do ENEM, que é construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano e identificar relações entre grandezas e unidades de medida (H10), são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Primeiro Momento:
Professor (a), no primeiro momento, trabalhe com a compreensão do significado das medidas de comprimento que são submúltiplos do metro (decímetro, centímetro e milímetro), desenvolvendo as seguintes atividades:
Atividade 1: Utilize uma fita de papel que mede 1m. Proponha aos alunos que dividam essa fita em 10 partes iguais e colora uma delas, conforme sugere a imagem abaixo (figura 1):
Figura 1: Modelo de fita de 1metro dividida em 10 partes iguais
Fonte: Imagem do próprio autor
Questione os alunos:
“A parte colorida da fita de papel representa que fração de toda fita?”
“Como podemos representar a fração decimal em número decimal?”
Comentário: Com essa atividade, os alunos poderão perceber que o decímetro é a décima parte do metro, ou seja, 1decímetro (dm) é igual a 0,1 metro (m).
Atividade 2: Na mesma fita, proponha que os alunos dividam um decímetro em 10 partes iguais.
Figura 2: Modelo divisão de um decímetro em 10 partes iguais
Fonte: Imagem do próprio autor
Em seguida, questione os alunos:
“Se dividirmos cada decímetro em 10 partes iguais, quantas partes teremos em um metro?”
“Com a nova divisão do inteiro, cada parte representa que fração do todo?”
Comentário: Com essa atividade, os alunos poderão perceber que o centímetro é a centésima parte do metro, ou seja, 1centímetro (cm) é igual a 0,01 metro (m) e que a cada 1 decímetro temos 10 centímetros.
Atividade 3: Proponha que os alunos dividam 1 centímetro em 10 partes iguais.
Agora questione os alunos:
“Se dividirmos cada centímetro em 10 partes iguais, quantas partes teremos em um metro?”
“Com a nova divisão do inteiro, cada parte representa que fração do todo?”
Comentário: Com essa atividade, os alunos poderão perceber que o milímetro é a milésima parte do metro, ou seja, 1 milímetro (mm) é igual a 0,001 metro (m).
Professor(a), sugiro que você acesse a aula “O uso do Ábaco nas operações aditivas envolvendo os números decimais” disponível no portal do professor no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49127
Visualizadas as relações entre o metro e seus submúltiplos, utilize réguas em que as escalas estejam em centímetro, milímetro e em polegada, conforme ilustra a figura 3 e a seguir, proponha a sequência de atividades relacionadas abaixo:
Figura 3: Modelo de régua graduada
Fonte: Imagem adaptada do site http://www.reguaonline.com/sobre-a-regua.html. Acesso em 12 de junho 2013.
ATIVIDADES
1- Na figura abaixo colora em diferentes partes da régua 1dm (decímetro), 1cm (centímetro) e 1mm (milímetro) e 1 polegada.
Figura 4: Modelo de régua graduada
Fonte: Imagem adaptada do site http://www.reguaonline.com/sobre-a-regua.html. Acesso em 12 de junho 2013
Resposta esperada: Figura 5
Figura 5: Modelo de régua colorida pelos alunos
Fonte: Imagem adaptada do site http://www.reguaonline.com/sobre-a-regua.html. Acesso em 12 de junho de 2013.
2- A régua abaixo foi quebrada e precisamos representar 10,5cm e depois representar 3,5 polegadas. Como podemos proceder para fazer essa representação?
Figura 6: Modelo de régua quebrada
Fonte: Imagem adaptada do site http://www.reguaonline.com/sobre-a-regua.html. Acesso em 12 de junho de 2013.
3- Supondo que comecemos a medir a partir do zero, localize, na parte superior da régua abaixo graduada em cm, os seguintes números: 1,54 dm, 3,4 cm, 192 mm, 33 mm, 0,4 dm , 2,74 dm e 10,9 cm.
Figura 7: Modelo de régua graduada
Fonte: Imagem adaptada do site http://www.reguaonline.com/sobre-a-regua.html. Acesso em 12 de junho de 2013.
4- Escreva nos retângulos coloridos os números decimais que representam as medidas em centímetros e em polegadas da régua graduada abaixo:
Figura 8: Modelo de régua graduada
Fonte: Imagem adaptada do site http://www.reguaonline.com/sobre-a-regua.html. Acesso em 12 de junho de 2013.
Segundo Momento:
Professor (a), atualmente o número de compras realizadas pela internet tem aumentado muito devido a vários fatores como a comodidade, os preços, a facilidade de pagamento e a variedade de produtos. Entretanto, alguns problemas podem surgem ao efetuar essas compras, pois muitos consumidores não compreendem os dados especificados na ficha técnica como, por exemplo, as suas dimensões e quando se trata de notebooks, iPads e televisores não compreendem o que significam as polegadas. Nesse sentido, entregue aos alunos fotocópias contendo as seguintes imagens (figura 9):
Figura 9: Informações técnicas relativas às dimensões de alguns produtos
Fonte: Imagens adaptadas do site http://www.magazineluiza.com.br . Acesso em 15 de junho de 2013.
Questionamentos a respeito de algumas informações contidas na ficha técnica dos produtos que estão contidos da imagem podem ser feitas aos alunos:
“O que significa L x A x P?”
“O que significa 9,7”, 14” e 42”? ”.
Nesse momento professor, a partir dos conhecimentos prévios apresentados pelos alunos a respeito desses dados técnicos dos produtos, aproveite para explicar que nas dimensões AxLxP, o “A” significa altura, o “L” largura e o “P” profundidade. No que se refere a polegadas, explique que cada polegada corresponde a aproximadamente 2,54 centímetros e que a medida polegada é muito utilizada em situações cotidianas como referencial para o tamanho das telas de televisores, notebooks, ipads, etc. e que ao nos depararmos com uma tela de 14’’, estamos diante de um aparelho que possui a medida da diagonal da tela de aproximadamente 35,56 centímetros.
Para exemplificar como proceder para medir as polegadas de uma tela, utilizando TV e computador conectado à Internet ou computador conectado à Internet e data show, o vídeo “Como medir polegadas da TV e monitor” de 2min34s disponível em http://www.youtube.com/watch?v=d_-EtIrJMAE(Acesso em 15 de junho de 2013) pode ser apresentado para os alunos, pois ele explica de maneira rápida e prática como medir polegadas de uma TV ou de um monitor de computador (figura 10).
Figura 10: Imagem do vídeo “Como medir polegadas da TV e monitor” de 2min34s
Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=d_-EtIrJMAE. Acesso em 15 de junho de 2013.
Após o vídeo, para que os alunos tenham noção do tamanho real dos produtos apresentados nas imagens acima, peça-lhes que representem essas medidas em um papel, com o auxílio de uma fita métrica ou de uma régua.
Os alunos podem utilizar também a régua para medir a diagonal das telas de computadores, notebooks, ipads e TVs que estiverem disponíveis na escola. Solicite como tarefa de casa que os alunos coletem essas informações técnicas de produtos que estão presentes no seu dia a dia. Para finalizar, na próxima aula, deixe que cada aluno apresente a ficha técnica dos produtos que eles realizaram a medição.
Professor(a) sugiro que você acesse os links a seguir:
Simulador de régua online:
Fonte: disponível em http://www.stefanelli.eng.br/webpage/metrologia/p-escala-regua-graduada-uso.html#escala. Acesso em 12 de junho de 2013.
Régua online – Características importantes.
Fonte: disponível em http://www.reguaonline.com/sobre-a-regua.html . Acesso em 12 de junho de 2013.
Professor (a) sugiro que você leia o livro a seguir:
MACHADO, N. J. Medindo comprimentos. São Paulo: Scipione, 2000. (Coleção Vivendo a Matemática)
Professor(a), sugere-se avaliar, as respostas apresentadas pelos alunos nas atividades propostas, a apresentação da atividade para casa sobre a coleta de dados das dimensões de alguns produtos e das discussões, se as experiências vivenciadas durante as aulas contribuíram para um aprendizado significativo acerca da construção de noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade.
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