Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal – PARTE I

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Identificar os elementos que constituem o sistema de comunicação relacionado à expressão corporal como linguagem não verbal.

2. Pesquisar e relacionar conceitos sobre corpo, linguagem e Educação Física.

3. Compreender o movimento humano, as várias manifestações da cultura corporal de movimento e a expressão corporal como objeto de estudo da Educação Física Escolar.

Duração das atividades
02 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Noções sobre o papel da Educação Física na escola.

2. Capacidade de interpretação, análise textual e construção de conceitos coletivos.

Estratégias e recursos da aula

 

DICA: O projeto “O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal’’ está dividido em quatro partes, todas postadas no Portal do Professor, intituladas da seguinte forma:

PARTE 1: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE I

PARTE 2: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE II

PARTE 3: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE III

PARTE 4: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE IV

 

1º MOMENTO: Conhecendo um videoclipe

1.       Com intuito de iniciar o tema, o (a) professor (a) apresenta o videoclipe da sua formatura* na faculdade ou Ensino Médio, por exemplo, ou um videoclipe musical. Em seguida, inicia com os alunos, um diálogo norteado pelas seguintes questões:

a) Em geral, o que acharam?

b) Quem eram as pessoas do videoclipe?

c) Que fatos, acontecimentos, espaços, momentos apareceram no vídeo?

d) Que sentimentos foram expressos nas imagens?

e) Teve fala durante o clipe?

f) Que história/mensagem se quis contar?

g) Quais os recursos audiovisuais, humanos e cenográficos foram utilizados para contar essa história?

h) Se pudessem contar uma história sobre a turma, que história seria essa? Poderia faltar alguém?

i) E se essa história tivesse que ser contada por meio de um vídeo sem a utilização de falas ou escritas, vocês aceitariam?

* A proposta de se utilizar o vídeo de formatura do(a) próprio(a) professor(a) é baseada no fato do(a) mesmo(a) ter o conhecimento de todas as atividades/ações/etapas necessárias para se produzir um videoclipe de formatura. Ressalta-se também a importância de se contar a "história por trás do clipe, para o fortalecimento dos laços efetivos entre professor e aluno"

 

2.       A partir da conversa inicial, expor para turma que as próximas aulas têm como objetivo compreender melhor o corpo como recurso da comunicação. Para alcançar esses objetivo ter-se-á como meta a produção de um videoclipe de formatura ou de fim de ano**. Desse modo, será utilizado como objeto de estudo da Educação Física, o corpo como linguagem.

** Professor(a), para a produção completa do videoclipe indicamos que leia e ministre as sequências de atividades das 04 partes do Projeto “O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal’’.

 

2º MOMENTO: Conceituando Corpo e Linguagem

3.       Para compreender melhor que objeto de estudo é esse, solicitar aos alunos que pesquisem a definição de CORPO e de LINGUAGEM utilizando o dicionário impresso ou digital. Para tanto, poderão utilizar o UCA – Um computador por Aluno - ou computadores disponibilizados em Laboratórios de Informática, por exemplo.

a) Sugestões de Dicionário Online (Acesso em 19 de maio de 2013):

(1)    http://www.dicio.com.br/

(2)    http://www.dicionarioweb.com.br/

(3)    http://www.dicionariodoaurelio.com/

 

4.       Em seguida, pedir aos alunos que socializem verbalmente os conceitos encontrados sobre CORPO. Dentre os vários significados encontrados, pedir-lhes que selecionem aqueles que estão intimamente ligados à Educação Física, justificando sua resposta. Comentário: À medida que os alunos apresentam as definições encontradas, sugere-se que suas falas sejam transcritas, pelo(a) professor(a), e projetadas por meio de um projetor multimídia ligado a um computador com um programa de edição de texto disponível. A imagem da tela projetada permite que todos os alunos acompanhem os registros feitos pelo(a) professor(a).

5.       Na sequência, realizar o mesmo procedimento para a palavra LINGUAGEM e pedir aos alunos que:

a) relacionem as palavras CORPO e LINGUAGEM.

b) Construam um conceito coletivo sobre LINGUAGEM CORPORAL.

c) encontrem relações entre CORPO, LINGUAGEM e EDUCAÇÃO FÍSICA.

(1)    Professor(a), continue digitando no computador de forma que todos os alunos acompanhem os registros.

 

3º MOMENTO: Relacionando Linguagem Corporal e Educação Física Escolar

6.       Por fim, o(a) professor(a) apresenta um conceito de Educação Física Escolar*** e propõe um debate para discutir questões como:

a)  a responsabilidade da Educação Física como componente curricular;

b) o movimento humano e as várias manifestações da cultura corporal de movimento como objetos de estudo da Educação Física;

c) a expressão corporal como linguagem da Educação Física e o porquê estudamos o corpo como linguagem na escola.

*** [...] Educação Física é uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, tematiza formas de atividades expressivas corporais como: jogo, esporte, dança, ginástica, formas estas que configuram uma área de conhecimento que podemos chamar de cultura corporal.  (p. 50). [...] O estudo desse conhecimento visa apreender a expressão corporal como linguagem (p. 62). Na perspectiva da reflexão sobre a cultura corporal [...] busca desenvolver uma reflexão pedagógica sobre o acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal [...] e representações simbólicas de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas. (p. 38)

Referência: COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

 

4º MOMENTO: Preparando para próxima aula

7.       Escrever o nome dos alunos em papeizinhos, colocar em uma caixinha de maneira que ninguém veja, e pedir para cada um, aleatoriamente, tirar um papel. Não é permitido tirar o próprio nome.

8.       Explicar que, na próxima aula, os alunos representarão de forma criativa, sem utilizar a linguagem verbal, com qual colega saiu, e a turma tentará adivinhar. Durante as representações, os alunos poderão filmar e tirar foto como material para produção do videoclipe. Para tanto, poderão utilizar o UCA, celulares e câmeras, desde que sejam utilizados como recursos pedagógicos e respeitem as questões éticas e legais quanto à publicação e uso de imagem de menores de idade. Além disso, esclarecer que se trata de imagens surpresa para produção do clipe e que não deverão ser divulgadas aleatoriamente na mídia, por exemplo. Caso contrário, peça autorização para os pais ou responsáveis pelos alunos. Veja modelo de “Termo de Cessão de Imagem de Menor de Idade” (Acesso em 17 de jun. 2013).

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência o cumprimento e a participação dos alunos, nas tarefas e dinâmicas propostas em sala de aula. A partir das falas e da produção escrita coletiva dos alunos com a mediação do(a) professor(a) será possível identificar elementos que mostram se houve ampliação nos conhecimentos dos discentes sobre: o corpo, a linguagem não-verbal e o objeto de estudo da Educação Física Escolar (o corpo como linguagem).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.