Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal – PARTE II

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Identificar os elementos que constituem o sistema de comunicação relacionado à expressão corporal como linguagem não verbal.

2. Utilizar o corpo como instrumento de comunicação a partir de atividades ligadas à mímica.

3. Refletir e pesquisar junto à comunidade escolar a dicotomia entre corpo físico e pensamento, sistematizando conhecimentos sobre a corporeidade.

Duração das atividades
02 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Noções sobre o corpo enquanto linguagem e os elementos que auxiliam na comunicação não verbal.

2. Ter vivenciado a aula “O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal – PARTE I

Estratégias e recursos da aula

 

DICA: O projeto “O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal’’ está dividido em quatro partes, todas postadas no Portal do Professor, intituladas da seguinte forma:

PARTE 1: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE I

PARTE 2: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE II

PARTE 3: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE III

PARTE 4: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE IV

 

1º MOMENTO: Vídeo de fomento e alguns elementos da expressão corporal

1.       Professor (a), antes de iniciar a atividade preparada na aula anterior (O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal – PARTE I, publicada no Portal do Professor), passar um vídeo do comediante Mr. Bean.

a) Sugestões de Vídeos (Acesso em 19 de maio de 2013):

(1)    Mr. Bean – Em la Piscina: http://www.youtube.com/watch?v=SGojGlYBNuw

(2)    Mr. Bean – Steak Tartare: http://www.youtube.com/watch?v=C6QqSxmpRMM

 

2.       Perguntar aos alunos se eles conseguiriam contar a história dramatizada por Mr. Bean e discutir os elementos do vídeo que contribuíram para compreensão dessa história, tais como: o cenário, o figurino e expressão corporal (muitas vezes até exagerada, quando se quer contar uma história sem o uso da fala ou escrita).

 

2º MOMENTO: Dinâmica de Adivinhação

3.       Solicitar que os alunos preparem o UCA (Um Computador por Aluno) ou outras câmeras disponíveis. Em seguida, sortear um(a) aluno(a) para iniciar as apresentações sobre os colegas - atividade proposta e iniciada na aula "O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE I", postada no Portal do Professor. Pedir aos alunos que se inspirem na boa atuação do Mr. Bean e que utilizem os conhecimentos adquiridos sobre elementos citados anteriormente: cenário, figurino e expressão corporal. Para o desenvolvimento da dinâmica serão apresentadas as seguintes condições:

a) A turma terá 2 min. para adivinhar o colega que está sendo representado por meio da linguagem não verbal.

b) Quando ultrapassar os 2 min., passar para o próximo aluno e, ao final, o colega deverá representar novamente.

c) A dinâmica só termina quando todos os alunos forem representados/dramatizados de maneira que a turma adivinhe quem é.

OBS:As filmagens dessa atividade comporão parte do videoclipe final da turma. Outras filmagens serão agregadas a esta.

4.       Discutir oralmente em quais situações a turma teve mais facilidade e dificuldade na adivinhação e por quê.

 

3º MOMENTO: Reflexão sobre a comunicação por meio da linguagem não-verbal

5.       O(a) professor(a) provocará o aluno com as seguintes questões:

a) Quer dizer então que esta dinâmica nos mostra a capacidade que nosso corpo tem de gerar uma informação compreensível ou não para o espectador? Ou seja, nosso corpo fala? Mas será que ele fala só quando temos a intenção premeditada para algo? Como foi o caso dessa nossa dinâmica? Ou falamos com o corpo o tempo todo, conscientemente ou não? (Discutir oralmente e coletivamente essas questões com os alunos e registrar o debate por meio da câmera filmadora).

b) E isso nos leva a pensar, nós temos ou somos um corpo? (A construção da resposta para esta última pergunta deverá ser iniciada com a próxima atividade, proposta para realização na escola e em casa).

 

4º MOMENTO: Atividade Individual

5.       Cada aluno (a) receberá um formulário com as seguintes questões:

a) Para você, sem nenhuma pesquisa ou conversa com os colegas, nós temos ou somos um corpo? Por quê?

b) Faça a mesma pergunta para pessoas diferentes (professores, funcionários da escola, familiares, amigos, idosos, crianças etc); registre as respostas no quadro abaixo e transcreva-as para o Blog criado pelo(a) professor(a)*.

Qtdade

TEMOS um corpo

PORQUE...

SOMOS um corpo

PORQUE...

   

1

 

 

 

 

   

2

 

 

 

 

   

* De forma antecipada o(a) professor(a) deverá lançar a atividade no ambiente virtual do Blog da turma ou, caso este não exista, criar um Blog para cumprimento desta tarefa.

6.       Os alunos devem cumprir a tarefa, pois na próxima aula defenderão, por meio de um Júri Simulado simples, a ideia de TER ou SER um corpo. Para tanto, o(a) professor deverá dividir a sala em dois grupos e solicitar que cada grupo, depois de formado, escolham seus advogados(as).

7.       Explicar como ocorrerá o Júri Simulado e entregar uma folha com as seguintes informações:

a.       Todos os alunos deverão estudar em casa e terão 20minutos em sala para preparar/reunir as ideias que comporão a Tese de Defesa do grupo;

b.      O primeiro grupo que apresentará a Tese será sorteado em sala;

c.       Os advogados de cada grupo terão, no máximo, 7minutos para apresentação inicial da Tese de Defesa;

d.      Depois terão 5minutos para construção da Réplica (para tanto é importante que todos os componentes do grupo façam anotações durante as apresentações dos advogados);

e.      Em seguida, cada grupo terá mais 5minutos de Réplica;

f.        Depois 5minutos para construção da Tréplica;

g.       Em seguida, cada grupo terá mais 3minutos de Tréplica;

h.      Depois 5minutos para elaboração de 2 perguntas que deverão ser respondidas pelos oponentes.

i.         Em seguida, todo o grupo tentará responder aos questionamentos feitos pelos oponentes;

j.        O presidente do Júri será o(a) professor(a);

k.       O corpo de jurados será composto por 03 professores de outra área do conhecimento, que não a Educação Física, para avaliar o desempenho do grupo;

l.         Todo o debate será filmado pelo(a) professor(a).

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência o cumprimento e participação nas tarefas e dinâmicas propostas em sala de aula e na escola. A partir da atividade de mímica, da pesquisa junto à comunidade escolar e os registros no Blog, será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre a corporeidade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.