20/06/2013
Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
1. Identificar os elementos que constituem o sistema de comunicação relacionado à expressão corporal como linguagem não verbal.
2. Utilizar o corpo como instrumento de comunicação a partir de atividades ligadas à mímica.
3. Refletir e pesquisar junto à comunidade escolar a dicotomia entre corpo físico e pensamento, sistematizando conhecimentos sobre a corporeidade.
1. Noções sobre o corpo enquanto linguagem e os elementos que auxiliam na comunicação não verbal.
2. Ter vivenciado a aula “O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal – PARTE I
DICA: O projeto “O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal’’ está dividido em quatro partes, todas postadas no Portal do Professor, intituladas da seguinte forma:
PARTE 1: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE I
PARTE 2: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE II
PARTE 3: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE III
PARTE 4: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE IV
1º MOMENTO: Vídeo de fomento e alguns elementos da expressão corporal
1. Professor (a), antes de iniciar a atividade preparada na aula anterior (O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal – PARTE I, publicada no Portal do Professor), passar um vídeo do comediante Mr. Bean.
a) Sugestões de Vídeos (Acesso em 19 de maio de 2013):
(1) Mr. Bean – Em la Piscina: http://www.youtube.com/watch?v=SGojGlYBNuw
(2) Mr. Bean – Steak Tartare: http://www.youtube.com/watch?v=C6QqSxmpRMM
2. Perguntar aos alunos se eles conseguiriam contar a história dramatizada por Mr. Bean e discutir os elementos do vídeo que contribuíram para compreensão dessa história, tais como: o cenário, o figurino e expressão corporal (muitas vezes até exagerada, quando se quer contar uma história sem o uso da fala ou escrita).
2º MOMENTO: Dinâmica de Adivinhação
3. Solicitar que os alunos preparem o UCA (Um Computador por Aluno) ou outras câmeras disponíveis. Em seguida, sortear um(a) aluno(a) para iniciar as apresentações sobre os colegas - atividade proposta e iniciada na aula "O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE I", postada no Portal do Professor. Pedir aos alunos que se inspirem na boa atuação do Mr. Bean e que utilizem os conhecimentos adquiridos sobre elementos citados anteriormente: cenário, figurino e expressão corporal. Para o desenvolvimento da dinâmica serão apresentadas as seguintes condições:
a) A turma terá 2 min. para adivinhar o colega que está sendo representado por meio da linguagem não verbal.
b) Quando ultrapassar os 2 min., passar para o próximo aluno e, ao final, o colega deverá representar novamente.
c) A dinâmica só termina quando todos os alunos forem representados/dramatizados de maneira que a turma adivinhe quem é.
OBS:As filmagens dessa atividade comporão parte do videoclipe final da turma. Outras filmagens serão agregadas a esta.
4. Discutir oralmente em quais situações a turma teve mais facilidade e dificuldade na adivinhação e por quê.
3º MOMENTO: Reflexão sobre a comunicação por meio da linguagem não-verbal
5. O(a) professor(a) provocará o aluno com as seguintes questões:
a) Quer dizer então que esta dinâmica nos mostra a capacidade que nosso corpo tem de gerar uma informação compreensível ou não para o espectador? Ou seja, nosso corpo fala? Mas será que ele fala só quando temos a intenção premeditada para algo? Como foi o caso dessa nossa dinâmica? Ou falamos com o corpo o tempo todo, conscientemente ou não? (Discutir oralmente e coletivamente essas questões com os alunos e registrar o debate por meio da câmera filmadora).
b) E isso nos leva a pensar, nós temos ou somos um corpo? (A construção da resposta para esta última pergunta deverá ser iniciada com a próxima atividade, proposta para realização na escola e em casa).
4º MOMENTO: Atividade Individual
5. Cada aluno (a) receberá um formulário com as seguintes questões:
a) Para você, sem nenhuma pesquisa ou conversa com os colegas, nós temos ou somos um corpo? Por quê?
b) Faça a mesma pergunta para pessoas diferentes (professores, funcionários da escola, familiares, amigos, idosos, crianças etc); registre as respostas no quadro abaixo e transcreva-as para o Blog criado pelo(a) professor(a)*.
Qtdade |
TEMOS um corpo |
PORQUE... |
SOMOS um corpo |
PORQUE... |
||
1 |
|
|
|
|
||
2 |
|
|
|
|
* De forma antecipada o(a) professor(a) deverá lançar a atividade no ambiente virtual do Blog da turma ou, caso este não exista, criar um Blog para cumprimento desta tarefa.
6. Os alunos devem cumprir a tarefa, pois na próxima aula defenderão, por meio de um Júri Simulado simples, a ideia de TER ou SER um corpo. Para tanto, o(a) professor deverá dividir a sala em dois grupos e solicitar que cada grupo, depois de formado, escolham seus advogados(as).
7. Explicar como ocorrerá o Júri Simulado e entregar uma folha com as seguintes informações:
a. Todos os alunos deverão estudar em casa e terão 20minutos em sala para preparar/reunir as ideias que comporão a Tese de Defesa do grupo;
b. O primeiro grupo que apresentará a Tese será sorteado em sala;
c. Os advogados de cada grupo terão, no máximo, 7minutos para apresentação inicial da Tese de Defesa;
d. Depois terão 5minutos para construção da Réplica (para tanto é importante que todos os componentes do grupo façam anotações durante as apresentações dos advogados);
e. Em seguida, cada grupo terá mais 5minutos de Réplica;
f. Depois 5minutos para construção da Tréplica;
g. Em seguida, cada grupo terá mais 3minutos de Tréplica;
h. Depois 5minutos para elaboração de 2 perguntas que deverão ser respondidas pelos oponentes.
i. Em seguida, todo o grupo tentará responder aos questionamentos feitos pelos oponentes;
j. O presidente do Júri será o(a) professor(a);
k. O corpo de jurados será composto por 03 professores de outra área do conhecimento, que não a Educação Física, para avaliar o desempenho do grupo;
l. Todo o debate será filmado pelo(a) professor(a).
(Todos os endereços abaixo relacionados foram acessados em 17 de maio de 2013)
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE CORPOREIDADE:
1. http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/9/18052011140424.pdf
3. http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/118.pdf
4. http://proxy.furb.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=457
AULAS DO PORTAL SOBRE TEMAS RELACIONADOS:
5. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21588
6. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21081
7. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33524
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência o cumprimento e participação nas tarefas e dinâmicas propostas em sala de aula e na escola. A partir da atividade de mímica, da pesquisa junto à comunidade escolar e os registros no Blog, será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre a corporeidade.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!