Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo com os animais.

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a escuta, a comunicação oral e ampliar o universo discursivo das crianças.
  • Trabalhar o processo de alfabetização e letramento.
  • Vivenciar jogos, experimentar desafios, explorar materiais com variadas possibilidades e confeccionar um jogo da memória.
  • Conhecer um gênero musical.  
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios para essa aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– Roda de Conversa

1- Para iniciar a discussão com as crianças, é interessante, através de uma roda de conversa, fazer questionamentos prévios para aguçar a curiosidade das crianças em relação à temática, bem como identificar os conhecimentos já adquiridos por elas. Sugerem-se para isso, as seguintes questões:

 

  • Quais são os animais que conhecemos?
  • Quais são os animais que podemos ter em nossa casa?
  • Quais animais vivem na fazenda?
  • Quais animais vivem na água?
  • Quais animais são perigosos?
  • Quais animais são bonzinhos?

 

Atividade 2 – Lista dos animais.

1- Após realizar a roda de conversa com os conhecimentos prévios das crianças, trabalhe com o livro “Bichodário”. Este livro contempla a sequência alfabética, exemplificando com nome de animais que começam com as determinadas letras sugeridas.  Logo após terminar a leitura do livro convide as crianças para elaborar um cartaz com o nome dos animais, relembre com elas os animais que foram citados na roda de conversa e os que apareceram no livro. Proponha a construção deste cartaz organizado em sequência alfabética.  O professor deve ser escriba das crianças. Este deve escrever os nomes dos animais em fichas em logo depois deve pedir ajuda das crianças para colar essas fichas no cartaz em sequência alfabética.  

Livro

Livro: Bichodário Autora: Telma Guimarães Fonte: Imagens da própria autora. 

2- Após construir o cartaz com a lista dos animais, discuta as características de cada um, seu habitat, faça comparações, trabalhe os sons que esses animais fazem. Solicite às crianças que observem as letras que são necessárias utilizar para a escrita dessas palavras. Depois deixe o cartaz afixado na sala e peça que as crianças façam a tentativa de escrita livre do seu animal preferido.   

Atividade3– Construindo o jogo da memória.

1- Utilizando os nomes dos animais escritos na atividade anterior, faça tiras com os nomes desses animais e sorteie entre as crianças. 

2- Peça que cada criança desenhe em dois quadrados de papel cartão de (10cmx10cm) o animal sorteado para construir junto o jogo da memória.  Cada criança deverá ficar com o nome de um animal e deve desenhá-lo nos dois cartões. 

3- Após terminar a confecção trabalhe com as crianças as regras do jogo da memória. Exemplo: Embaralhe os cartões com os desenhos e coloque estes sobre o chão com os desenhos para baixo. As crianças ficam em volta do jogo e cada uma deve virar na sua vez, dois cartões se encontrar o par, retira os cartões do jogo. Ao final ganha quem tiver mais pares em sua mão.  

Jogo da memoriaJogo da memoria

 

Brincando com o Jogo da Memória – Turma 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora. 

 

Atividade 4 – Trabalhando com a Música- A dança dos bichos

1- Após fazer o jogo da memória o professor pode trabalhar com a música: “A dança dos bichos”. É importante disponibilizar a letra da música para todas as crianças para que elas possam observar a estrutura da música bem como acompanhar a letra.

A Dança dos Bichos

Eliana

Essa é a dança dos bichos
Palma, pata, pé, pé, pé
Essa é a dança dos bichos
E aí, que bicho você é?

Dança passarinho
Dança perereca
Dança peru
Dança canguru

Dança bicho-grilo
Dança jacaré
Dança urubu
Dança chipanzé

Essa é a dança dos bichos
Palma, pata, pé, pé, pé
Essa é a dança dos bichos
E aí, que bicho você é?


É gato ou cachorro
Rato ou leão
Coelho ou tartaruga
Porquinho ou lobão

Perua ou barata
Pavão ou tubarão
É bicho da seda
Ou é bicho papão

Cama, cama, camaleão

Essa é a dança dos bichos
Palma, pata, pé, pé, pé
Essa é a dança dos bichos
E aí, que bicho você é?

É gato ou cachorro
Rato ou leão
Coelho ou tartaruga
Porquinho ou lobão

Perua ou barata
Pavão ou tubarão
É bicho da seda
Ou é bicho papão

Cama, cama, camaleão
Essa é a dança dos bichos
Palma, pata, pé, pé, pé
Essa é a dança dos bichos
E aí, que bicho você é?

Fonte: http://letras.mus.br/eliana/298089/. Acesso em 16 de junho de 2013.

2- Trabalhar com a música permite ao professor desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura, por isso, é importante explorar a sua estrutura, ou seja, suas estrofes, quantidade de frases e possíveis rimas que apareçam. O professor deve trabalhar com musicalização, com o objetivo de compreender a música como linguagem que se exprime em formas sonoras, que nos oferece sensações, sentimentos e pensamentos por meio de relações significativas com o som. Entender a música como processo contínuo de construção, que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir. Através da música podemos ouvir perceber e discriminar diferentes sons.  Estimular, a capacidade de execução das crianças, envolvendo a discriminação auditiva. Trabalhar a concentração, a atenção e a percepção do som.

3- Após explorar a música solicite que as crianças identifiquem o nome dos animais existentes na letra e circule-as.   

4- Professor, no sítio acima, você encontrará também o vídeo desta música para reproduzi-la para os alunos. Você pode convida-los a ir ao laboratório de informática da escola para assistir o vídeo.

Atividade 5 – Apresentando a Música – A dança dos bichos

1- Professor para finalizar, você pode, juntamente com o professor de Educação Física da sua escola, trabalhar os movimentos dos animais que aparecem na música com os alunos e montar uma pequena apresentação para ser realizada na escola para as outras crianças e para os pais. Você pode fantasiar as crianças, para que a apresentação fique mais interessante.  

 

Apresentação final Apresentação final

Apresentação a Dança dos Bichos – Turma 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora. 

Recursos Complementares

Sugestões de leitura para professores:

 WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2004.

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

 SOUSA, Rones Aureliano de. Animais de estimação x aprendizagem. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48965. Acesso em: 16 de junho de 2013. 

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações feitas durante todas as atividades e a percepção do envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas. As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível com o professor no momento da realização das atividades, com observações individuas de cada criança e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas:

 

  • Trouxeram questionamentos, indagações e contribuições para as rodas de conversa?
  • Avançaram no processo de alfabetização e letramento através da tentativa de escrita do animal que mais gosta?
  • Ampliaram o seu conhecimento sobre os animais?  
  • Identificaram e ampliaram o conhecimento sobre a sequência alfabética?
  • Compreenderam as regras do jogo da memória?
  • Identificaram e ampliaram o conhecimento sobre os gêneros textuais: música e lista?
  • Conseguiram identificar o nome dos animais na música?

 

Observação: Professor, a atividade de identificação do nome dos animais na música, poderá ser utilizada como forma de avaliação individual, percebendo se a criança consegue identificar essas palavras, ampliando assim, seu conhecimento.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.