20/06/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Não é necessário conhecimentos prévios para essa aula.
Atividade 1– Roda de Conversa
1- Para iniciar a discussão com as crianças, é interessante, através de uma roda de conversa, fazer questionamentos prévios para aguçar a curiosidade das crianças em relação à temática, bem como identificar os conhecimentos já adquiridos por elas. Sugerem-se para isso, as seguintes questões:
Atividade 2 – Lista dos animais.
1- Após realizar a roda de conversa com os conhecimentos prévios das crianças, trabalhe com o livro “Bichodário”. Este livro contempla a sequência alfabética, exemplificando com nome de animais que começam com as determinadas letras sugeridas. Logo após terminar a leitura do livro convide as crianças para elaborar um cartaz com o nome dos animais, relembre com elas os animais que foram citados na roda de conversa e os que apareceram no livro. Proponha a construção deste cartaz organizado em sequência alfabética. O professor deve ser escriba das crianças. Este deve escrever os nomes dos animais em fichas em logo depois deve pedir ajuda das crianças para colar essas fichas no cartaz em sequência alfabética.
Livro: Bichodário Autora: Telma Guimarães Fonte: Imagens da própria autora.
2- Após construir o cartaz com a lista dos animais, discuta as características de cada um, seu habitat, faça comparações, trabalhe os sons que esses animais fazem. Solicite às crianças que observem as letras que são necessárias utilizar para a escrita dessas palavras. Depois deixe o cartaz afixado na sala e peça que as crianças façam a tentativa de escrita livre do seu animal preferido.
Atividade3– Construindo o jogo da memória.
1- Utilizando os nomes dos animais escritos na atividade anterior, faça tiras com os nomes desses animais e sorteie entre as crianças.
2- Peça que cada criança desenhe em dois quadrados de papel cartão de (10cmx10cm) o animal sorteado para construir junto o jogo da memória. Cada criança deverá ficar com o nome de um animal e deve desenhá-lo nos dois cartões.
3- Após terminar a confecção trabalhe com as crianças as regras do jogo da memória. Exemplo: Embaralhe os cartões com os desenhos e coloque estes sobre o chão com os desenhos para baixo. As crianças ficam em volta do jogo e cada uma deve virar na sua vez, dois cartões se encontrar o par, retira os cartões do jogo. Ao final ganha quem tiver mais pares em sua mão.
Brincando com o Jogo da Memória – Turma 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
Atividade 4 – Trabalhando com a Música- A dança dos bichos
1- Após fazer o jogo da memória o professor pode trabalhar com a música: “A dança dos bichos”. É importante disponibilizar a letra da música para todas as crianças para que elas possam observar a estrutura da música bem como acompanhar a letra.
A Dança dos Bichos
Essa é a dança dos bichos
Palma, pata, pé, pé, pé
Essa é a dança dos bichos
E aí, que bicho você é?
Dança passarinho
Dança perereca
Dança peru
Dança canguru
Dança bicho-grilo
Dança jacaré
Dança urubu
Dança chipanzé
Essa é a dança dos bichos
Palma, pata, pé, pé, pé
Essa é a dança dos bichos
E aí, que bicho você é?
É gato ou cachorro
Rato ou leão
Coelho ou tartaruga
Porquinho ou lobão
Perua ou barata
Pavão ou tubarão
É bicho da seda
Ou é bicho papão
Cama, cama, camaleão
Essa é a dança dos bichos
Palma, pata, pé, pé, pé
Essa é a dança dos bichos
E aí, que bicho você é?
É gato ou cachorro
Rato ou leão
Coelho ou tartaruga
Porquinho ou lobão
Perua ou barata
Pavão ou tubarão
É bicho da seda
Ou é bicho papão
Cama, cama, camaleão
Essa é a dança dos bichos
Palma, pata, pé, pé, pé
Essa é a dança dos bichos
E aí, que bicho você é?
Fonte: http://letras.mus.br/eliana/298089/. Acesso em 16 de junho de 2013.
2- Trabalhar com a música permite ao professor desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura, por isso, é importante explorar a sua estrutura, ou seja, suas estrofes, quantidade de frases e possíveis rimas que apareçam. O professor deve trabalhar com musicalização, com o objetivo de compreender a música como linguagem que se exprime em formas sonoras, que nos oferece sensações, sentimentos e pensamentos por meio de relações significativas com o som. Entender a música como processo contínuo de construção, que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir. Através da música podemos ouvir perceber e discriminar diferentes sons. Estimular, a capacidade de execução das crianças, envolvendo a discriminação auditiva. Trabalhar a concentração, a atenção e a percepção do som.
3- Após explorar a música solicite que as crianças identifiquem o nome dos animais existentes na letra e circule-as.
4- Professor, no sítio acima, você encontrará também o vídeo desta música para reproduzi-la para os alunos. Você pode convida-los a ir ao laboratório de informática da escola para assistir o vídeo.
Atividade 5 – Apresentando a Música – A dança dos bichos
1- Professor para finalizar, você pode, juntamente com o professor de Educação Física da sua escola, trabalhar os movimentos dos animais que aparecem na música com os alunos e montar uma pequena apresentação para ser realizada na escola para as outras crianças e para os pais. Você pode fantasiar as crianças, para que a apresentação fique mais interessante.
Apresentação a Dança dos Bichos – Turma 1º período "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
Sugestões de leitura para professores:
WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2004.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
SOUSA, Rones Aureliano de. Animais de estimação x aprendizagem. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48965. Acesso em: 16 de junho de 2013.
A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações feitas durante todas as atividades e a percepção do envolvimento significativo das crianças nas atividades desenvolvidas. As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível com o professor no momento da realização das atividades, com observações individuas de cada criança e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas:
Observação: Professor, a atividade de identificação do nome dos animais na música, poderá ser utilizada como forma de avaliação individual, percebendo se a criança consegue identificar essas palavras, ampliando assim, seu conhecimento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!