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O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal – PARTE III

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
SILENE RODOLFO CAJUELLA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Refletir e discutir a dicotomia entre corpo físico e pensamento, sistematizando conhecimentos sobre a corporeidade.

2. Interpretar, analisar, argumentar e contra argumentar opiniões a partir de leitura, comparação de textos e Júri Simulado.

Duração das atividades
02 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Noções de filosofia e corporeidade.

2. Ter vivenciado a aula “O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal – PARTE I e II

Estratégias e recursos da aula

 

DICA: O projeto “O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal’’ está dividido em quatro partes intituladas da seguinte forma:

PARTE 1: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE I

PARTE 2: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE II

PARTE 3: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE III

PARTE 4: O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal - PARTE IV

 

1º MOMENTO: Construção da Tese de Defesa

1.       Disponibilizar um tempo para os alunos construírem coletivamente uma Tese de Defesa para o Júri Simulado preparado na aula anterior (O corpo que fala: criando um clipe de formatura com a linguagem não-verbal – PARTE II, publicada no Portal do Professor). Para auxiliar nesta tarefa, os alunos poderão consultar os registros feitos pelos próprios colegas no Blog (mencionado na PARTE II) e as anotações feitas individualmente na escola e em casa. Durante a realização dessa atividade e de todas as próximas, o(a) professor(a) deverá fazer o registro fotográfico e audiovisual.

 

2º MOMENTO: O Júri Simulado

2.       Perguntar se os alunos estão com alguma dúvida antes de iniciar o Júri Simulado.

3.       Promover o Júri Simulado respeitando as regras anteriormente socializadas.

4.       Conceder um tempo para que o corpo de jurados chegue a uma decisão final e apresente-a argumentativamente para a turma.

 

3º MOMENTO: Leitura e Análise de Textos sobre Corporeidade

5.       Informar que foram disponibilizados no Blog da turma dois textos sobre Corporeidade:  

Textos a serem lidos (Acesso em 19 de maio de 2013):

a. Corpo e Corporeidade: uma leitura fenomenológica - http://www.fenoegrupos.com/JPM-Article3/pdfs/rehfeld_corpo.pdf

b. Nosso Corpo e a Educação Física - http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/3312_nosso_corpo.pdf

 

Todos devem ler e realizar a seguinte tarefa:

c. Faça um quadro comparativo entre TER e SER um corpo na visão dos autores, utilizando, para tanto, fragmentos textuais ou exemplos citados pelos autores que evidenciam essas diferenças.

d. Os autores fazem defesas entre TER ou SER um corpo? As ideias defendidas em ambos os textos se aproximam ou distanciam?

e. Depois do Júri Simulado e da leitura dos textos, qual sua conclusão? Afinal, TEMOS ou SOMOS um corpo? Por quê?

 

4º MOMENTO: Discussão sobre os textos e a retomada do videoclipe

6.       Antes de recolher a tarefa de casa feita pelos alunos, recordar todo o processo vivenciado até o presente momento e rememorar que nosso objetivo final é produzir um videoclipe de formatura ou final de ano para turma e que, para isso, estamos colocando em estudo a linguagem corporal como objeto da Educação Física e que, não é nossa pretensão apenas criar imagens sem sentido e significado. Ou seja, devemos entender de que forma e com qual intenção estamos colocando nosso corpo em um videoclipe.

7.       Em seguida, a partir das anotações feitas pelos alunos em casa, fazer um debate e avaliar:

a. os novos elementos que apareceram nos textos e não foram mencionados no Júri Simulado;

b. se os textos contribuíram para os alunos chegarem a uma opinião sobre TER ou SER um corpo;

c. qual a conclusão final dos alunos e se eles mudaram de opinião durante o processo vivenciado?

d. a possibilidade de agora em diante produzir um videoclipe consciente do papel que o corpo assumirá nele.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência o cumprimento das tarefas individuais e coletivas em sala de aula, a participação nos debates, as discussões e o Júri Simulado. A partir das falas, da produção escrita e oral dos alunos será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre o corpo enquanto linguagem não-verbal, o interesse dos alunos sobre a temática e potencial de compreensão, análise, comparação e argumentação sobre determinado tema.

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