21/06/2013
Thaís Cristina de Oliveira, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Interpretar informações presentes nas histórias infantis.
Vivenciar e explorar movimentos da ginástica.
Expor suas ideias e ouvir as ideias dos outros colegas e professor.
Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.
Ouvir histórias lidas e ou contadas pelo professor de forma interativa.
Esta aula poderá ser desenvolvida com crianças de 05 a 07 anos de idade, pois possibilita a leitura de histórias infantis que fazem parte do imaginário da criança, além de desenvolver o interesse lúdico durante a vivência da “ginástica historiada”. Faz-se necessário que o aluno esteja no processo de alfabetização, reconhecendo letras do alfabeto e palavras de modo que possam compreender as histórias contadas, interpretá-las e expor seus pensamentos.
Espaço da “Rodinha”
Professor utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos para a aula.
Organize-os em um círculo de forma que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, leve um baú cheio de livros de histórias infantis e pergunte se eles conhecem histórias infantis como, por exemplo: Os três porquinhos; A Branca de Neve e os Sete Anões; A Bela Adormecida; A Bela e a Fera; Chapeuzinho Vermelho etc. (livros que estejam disponíveis no baú –pequenas histórias).
Professor deixe os alunos manusearem os livros de histórias dentro do baú, enquanto isso questione os alunos:
1) Quais histórias vocês conhecem?
2) De qual mais gostam?
3) Por quê?
Escolha com a turma algumas dessas histórias para contar. Ex. Os três porquinhos; Branca de Neve e os Sete Anões. Fale para os alunos que, enquanto estiver contando as histórias é preciso que prestem muita atenção nos personagens, no que falam e fazem, e como fazem. Possivelmente teremos que fazer também. Os alunos poderão acompanhar a contação de história por meio do projetor de slides.
Ao término de cada uma, pergunte sobre o que acontece nessas histórias:
1- Quem eram os personagens desta história?
2- O que os personagens das histórias fazem?
3- Mostre quais movimentos eles realizam?
Anote as falas dos alunos sobre os personagens e os movimentos realizados por eles.
Após essa conversa e a identificação das histórias e seus acontecimentos, leia para eles quais foram os movimentos realizados pelos personagens das histórias que eles identificaram e o professor registrou.
Questione os alunos sobre quais tipos de movimentos os personagens realizam na história. Exemplo: na história dos três porquinhos, o lobo corre atrás dos porquinhos? Ele salta? Ele rola? E os porquinhos? Eles correm, brincam, rolam no chão? E na história da Branca de Neve e os Sete Anões eles também movimentam muito?
Registre as observações que os alunos fizerem. Caso a história escolhida não apresentar descrição de movimentos dos personagens, questione sobre quais movimentos tal personagem (se for um animal ou uma pessoa) pode realizar.
Professor, para aumentar seu repertório de histórias infantis, acesse os links:
É importante que o professor busque histórias conhecidas pelo grupo para que consigam realizar a atividade.
Nos sites citados, o professor buscará subsídios para sua aula com relação às histórias, mas é fundamental que esteja com o livro impresso ou disponível em formato digital, no seu computador, para projetar e ser apresentado para os alunos durante esta aula.
Algumas sugestões de histórias infantis para oferecer aos alunos:
Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=2. Acesso em 05 de junho de 2013.
Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=1. Acesso em 05 de junho de 2013.
Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=24. Acesso em 05 de junho de 2013.
Professor, antes de iniciar essa atividade prepare:
Sugestão de painel:
NOME DA HISTÓRIA: |
||
NOME DO PERSONAGEM |
MOVIMENTOS DE GINÁSTICA REALIZADOS POR ELE |
NÚMERO DE VEZES QUE O PERSONAGEM REALIZA O MOVIMENTO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Imagem da própria autora.
Sugestões de imagens dos movimentos básicos da ginástica:
SALTAR
Disponível em: http://lucia-desporto.blogspot.com.br/2010/05/ginastica-salto-com-pirueta-vertical-no.html. Acesso em 16 de junho de 2013.
ROLAR
Disponível em: http://lucia-desporto.blogspot.com.br/search?q=rolamento. Acesso em 16 de junho de 2013.
EQUILIBRAR
Imagem disponível em: http://www.drelvt.min-edu.pt/de/normativos/reg-esp-gin-artistica.pdf. (Editado pelo autor). Acesso em 16 de junho de 2013.
GIRAR
Disponível em: http://diadafisicacp2.blogspot.com.br/. Acesso em 16 de junho de 2013.
BALANÇAR
Disponível em: http://www.drelvt.min-edu.pt/de/normativos/reg-esp-gin-artistica.pdf. Acesso em 16 de junho de 2013.
ESCALAR
Disponível em: http://comps.fotosearch.com/bigcomps/IMG/IMG121/10024012.jpg. Acesso em 16 de junho de 2013.
Inicie essa atividade solicitando aos alunos que escolham uma história para ser trabalhada nessa aula. Essa escolha poderá ser realizada por votação ou aclamação. Se os alunos optarem por mais de uma história, defina qual será a primeira história a ser trabalhada.
Retome com os alunos o registro do professor sobre a identificação dos movimentos realizados pelos personagens da história. Comente com os alunos que alguns personagens das histórias realizam ou reproduzem movimentos da Ginástica Artística. Sabem que movimentos são estes?
Após esse resgate, o professor deverá contar a história mais votada pelos alunos de forma interativa. Solicite aos alunos que fiquem atentos e concentrados na história, pois, na medida em que identificar movimentos de ginástica, os alunos deverão registrar no painel o nome do personagem e fixar as imagens no local adequado dos movimentos de ginástica realizados por ele. Caso alguns alunos não consigam escrever o professor auxilia. Se o livro for projetado o professor poderá contar a história e projetar as imagens ao mesmo tempo, para que os alunos identifiquem os personagens e as letras e as palavras.
Caso os personagens escolhidos não realizem movimentos que possam ser representados com movimentos da ginástica, o professor tem autonomia para criar movimentos durante a contação da história. Se a turma escolher várias histórias o professor explica para os alunos que as demais histórias serão desenvolvidas e vivenciadas nas próximas aulas.
Antes de iniciar essa atividade, o professor deverá providenciar os materiais necessários para a realização dos movimentos de ginástica, como por exemplo: colchões, cordas, traves de equilíbrio, bancos e/ou escadas e cordas.
Iniciar essa atividade solicitando aos alunos que identifiquem no painel, quais movimentos de ginástica estiveram presentes nas ações dos personagens da história contada pelo professor. Após essa identificação, faça os seguintes desafios para os alunos:
Ao final da vivência dos movimentos da história, os alunos deverão registrar em forma de desenho e escrita no papel Kraft, os movimentos da ginástica que eles realizaram durante a história.
Espaço da “Rodinha”
Professor utilize novamente o espaço da “rodinha” para conversar com os alunos.
Convide-os para fazer um painel e registrar movimentos da Ginástica Artística que cada aluno da turma sabe fazer?
Deixe os alunos a vontade para que possam rolar, equilibrar, balançar, saltar, escalar, saltar e girar. Descubra qual movimento você consegue fazer mais vezes e guarde na memória para que possa ser registrado no painel.
Após aproximadamente, vinte minutos, cada aluno deverá voltar para a rodinha e contar a sua história com a Ginástica Artística e escrevê-la no painel da turma.
O painel da história infantil de da história da turma deverá ficar na porta da sala de aula para contar a todos a nossa história com a Ginástica Artística.
Obs. Solicite aos alunos que façam também registros da aula através de desenhos e tentativas de escrita.
Sugestão de painel:
NOME DA TURMA: |
||
NOME DO ALUNO |
MOVIMENTOS DE GINÁSTICA QUE ELE CONSEGUE FAZER |
NÚMERO DE VEZES QUE REALIZA O MOVIMENTO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte: Imagem da própria autora.
Sugestão de aula do Portal do Professor:
Contos de fadas: histórias atrapalhadas – UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31308. Acesso em 04 de junho de 2013.
Histórias Infantis: leitura e dramatização. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37423. Acesso em 04 de junho de 2013.
Sugestão de leitura sobre "A importância dos contos de fadas no desenvolvimento da imaginação". Disponível em: http://www.facos.edu.br/old/galeria/129102010020851.pdf. Acesso em 04 de junho de 2013.
Sugestão de livro disponível em PDF para baixar. "Prática de leitura". Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/imagens/livros/livro_salto_praticas_de_leitura_e_escrita.pdf. Acesso em 04 de junho de 2013.
Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar as histórias contadas, entender e identificar cada momento da história e os movimentos realizados; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade de desenho e escrita; se desenvolveram habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas. Registre suas observações para orientar seu planejamento.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/07/2015
Três estrelasÉ uma forma divertida de deixar as aulas de educação física menos monótona, e despertar a atenção das crianças. E também fazem com que elas memorizem os movimentos da ginástica seus e de seus colegas. :)
24/06/2013
Quatro estrelasGOSTEI DA RELAÇÃO QUE FOI FEITA:HISTÓRIAS-MOVIMENTOS