Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Tratando de preferências: likes and dislikes

 

18/07/2013

Autor y Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

utilizar as expressões que denotam sentimentos e sensações;

falar e escrever expressando seus sentimentos;

fazer perguntas e responder sobre gostos e preferências;

ouvir e entender os gostos e preferências de outras pessoas. 

Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter noções básicas da língua inglesa, tais como, conhecimento do verbo to be, de verbos no presente simples e de pronomes pessoais. Para isso, o aluno poderá acessar a aula do Portal do Professor no seguinte link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49474 (acesso em 28.06.2013) 

Estratégias e recursos da aula

Recursos utilizados:

  • materiais impressos/xerocados
  • laboratório de informática com acesso a internet
  • vídeos, notebooks, tablets, slides

 

                                       MÓDULO 1

Atividade 1: Introducing the theme 

Professor, no laboratório de informática ou na sala de aula, com a ajuda de um datashow, introduza o tema da aula projetando as informações abaixo, que devem ser lidas pelos próprios alunos, para todo o grupo:   

Talking about favorite things

When you talk about your favorite things you talk about the best liked or most enjoyed things.

Examples:

  • "What's your favorite color?" "Green."

Asking about favorite things:

Talking about Favourite Things

  • What's your favorite sport?
  • What sport do you like best?
  • What sport do you like most?
  • What kind of sport do you like best?
  • Who's your favorite football player?

Responding:

  • My favorite sport is football.
  • I like football best.
  • I like football most.
  • My favorite football player is Ronaldo.

Things to remember:

  • "Favourite" is British spelling.
  • "Favorite" is American spelling.

Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013) 

Em seguida, pedir para que os alunos acessem e assistam ao vídeo no sitehttp://www.youtube.com/watch?v=gIgnWXTgVTk&feature=c4-overview-vl&list=PLECDB3ECC0AF0E938 (acesso em 30.06.2013). Ao assistirem o vídeo, os alunos deverão ficar atentos e identificar, nos diálogos, as sentenças com a estrutura like / hate / love + substantivo ou verbo na forma 'ing'. O professor deverá pausar o vídeo cada vez que a estrutura aparecer, escrevendo as sentenças no quadro e solicitando que os alunos as repitam. 

Alguns exemplos de sentenças que aparecem no vídeo:

We like chocolate.

I love reading.

He hates shopping or He hates to shop.

They really like sailing.

They like music and dancing.

Do they like biking or Kayaking?  

v

Imagem ilustrativa do vídeo no referido site http://www.youtube.com/watch?v=gIgnWXTgVTk&feature=c4-overview-vl&list=PLECDB3ECC0AF0E938

Atividade 2: Oral production

Professor: Peça aos alunos para que, em duplas, leiam e pratiquem o diálogo abaixo e, em seguida, apresentem para todo o grupo. Fique atento à pronúncia das palavras e as corrija, quando necessário. Em seguida, os alunos deverão falar de suas próprias preferências, relatando seu filme e ator preferidos. Os alunos poderão fazer variações nos diálogos, falando sobre outras preferências, como, por exemplo, cores, comidas ou seus lugares favoritos.

Leila is talking to her new friend Cathy:

Leila: What kind of films do you like best?
Cathy: Science fiction. And you?
Leila: Comedy. And who's your favorite actor?
Cathy: Tom Cruise.
Leila: I like Robert de Nero most.

Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013)

Atividade 3: Listening activity

Professor: Ainda no laboratório de informática, peça aos alunos para que acessem o link: http://www.esl-lab.com/like1/likefra.htm (acesso em 28.06.2013), ouçam e completem o diálogo com as palavras que estão faltando. Dê um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para que os alunos realizem a atividade, que poderá ser repetida quantas vezes acharem necessário. Para a correção, projete no datashow o diálogo completo (como apresentado a seguir), pedindo aos alunos para que comentem seus erros. Em seguida, peça para que leiam o diálogo em voz alta. Verifique a pronúncia correta das palavras, bem como a participação e o envolvimento de todos os alunos com a atividade. 

 

li

Imagem ilustrativa do sitehttp://www.esl-lab.com/like1/likefra.htm (acesso em 28.06.2013)

#Diálogo na íntegra, a ser projetado no datashow, a fim de facilitar o acompanhamento da leitura pelo grupo:

Man: Hey, Kathy. I'm thinking about renting a movie for tonight's party, and I want to know what kind of movies you like.

Woman: Okay. What kind of movies do you have in mind?

Man: Well, what about action movies?

Woman: Ah, I don't really like action movies. Too much violence.

Man: Okay, do you like comedies?

Woman: Now, I do enjoy comedies.

Man: Fine. Well, what do you think of horror movies or love stories?

Woman: Uh . . . I'm not really crazy about horror movies, but love stories are often fun to watch. Oh, and I really like foreign films, too.

Man: Okay. I'll go to the video store and see what I can find. Thanks  

Professor, chame a atenção dos alunos para o seguinte vocabulário contido no diálogo, que, também, se refere à expressões utilizadas para relatar gostos e preferências

  • have in mind (verb): to think about
    - What activities do you have in mind for tomorrow's picnic?
  • crazy about (phrasal verb): to like something very much
    - Carla is crazy about rock music.

Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013)

Atividade 4: Vocabulary practice 

No intuito de praticar e reforçar o vocabulário introduzido no diálogo (atividade 3), o professor deverá pedir aos alunos para que façam o seguinte exercício: 

Complete the sentences with the following words:

                    crazy about – watch – comedies – have in mind – foreign films

a) I really like …………………. because they make me laugh.

b) My sister is really ……………………….. love stories.

c) What kinds of movies do you want to ……………………….?

d) What movies do you want to ……………………..?

e) What movies do you …………………. for tonight´s party?

f) I often enjoy renting …………………. even though I can´t understand what the actors are saying. I just read the subtitles.

  • A correção do exercício poderá ser realizada oralmente e com a participação de cada aluno, que ficará responsável pela leitura das sentenças. 

Respostas:

                  Comedies – crazy about – watch – have in mind – foreign movies

Fonte: http://www.esl-lab.com/like1/movierentals-match.htm (acesso em 28.06.2013)

 

                                         MÓDULO 2

Atividade 5: Written and oral production

Para dar início ao segundo módulo, o professor deverá distribuir aos alunos uma xerox com a atividade intitulada: A Personal Checklist: Likes and Dislikes, que contém uma lista de atividades, interesses e hobies. Antes de realizar a atividade, o professor pedirá para que os alunos leiam a lista em silêncio, tirando as possíveis dúvidas com vocabulário. Se achar pertinente, o professor poderá pedir para que os alunos leiam em voz alta, verificando a pronúncia correta das palavras. 

 

Playing sports

Drawing

 Camping,

Hiking

Painting

 Fishing

Taking care of people

Hunting

Babysitting

 Swimming

Going to church/synagogue/temple

 Bicycling

Belonging to a club

 Horseback riding

Collecting things

Skiing Visiting with friends

Keeping pets Sleeping

Taking care of animals

Eating

Gardening

Using a Computer

Playing Video Games

Farming Cooking

Woodworking

Sewing

Beauty and hair care

Knitting

Listen to music

Reading

Writing songs, stories, poems

Photography

Watching TV or movies

Roller Blading

Playing an instrument

Motocross

Being a leader of a group

Working Out/exercising

Após a leitura da lista, peça para que façam o seguinte exercício: 

Make 10 sentences expressing your feelings about the activities listed above. You can use the expressions: I hate, I like, I don’t mind, I prefer, I don’t like, I love, I am crazy about, I prefer

Fonte: http://www.workabilityutah.org/documents/youth/toolkit/assessments/A%20Personal%20Checklist.pdf (acesso em 28.06.2013)

Para a correção do exercício, cada aluno ficará responsável pela leitura das sentenças do colega. Deverão criar um clima de descontração e interação entre eles, à medida que relatam os gostos e as preferências dos colegas.

#Como introdução ou complemento para essa atividade, o vídeo contido na atividade 1 (módulo 1) poderá ser retomado, a fim de relembrar e reforçar a estrutura like / love / hate + substantivo ou verbo na forma 'ing'

Atividade 6: Talking about likes and dislikes

Professor, organize os alunos em duplas para que realizem a próxima atividade. Dê um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para a realização da atividade. Em seguida, os alunos deverão ler suas frases para os demais. FIque atento à pronúncia correta das palavras, ao uso do vocabulário e, ainda, às expressões que denotam sentimentos (likes and dislikes). Professor, reproduza as atividades para os alunos.

Look at the pictures and make sentences about your preferences. Each picture may be used more than once

Example: I like playing tennis but I don´t like playing golf. I don´t mind playing................. but I love playing ...............................

1) play American football / play soccer /  play baseball / play basketball / play tennis / play golf

at

Fonte:  http://www.google.com.br/imgres?q=playing+baseball+and+playing+basketball&hl=pt-BR&biw=1024&bih=533&tbm=isch&tbnid=ERK2sgFUSOPvFM:&imgrefurl=http://www.123rf.com/photo_19246378_set-of-six-male-cute-fun-sports-characters--american-footballer-footballer-soccer--baseball-player-b.html&docid=4nBxkC6s8VlNFM&imgurl=http://us.123rf.com/450wm/pinkpig10/pinkpig101304/pinkpig10130400071/19246378-set-of-six-male-cute-fun-sports-characters--american-footballer-footballer-soccer--baseball-player-b.jpg&w=318&h=450&ei=dkXOUeCADOig4APl7IDYCw&zoom=1&iact=rc&dur=181&page=1&tbnh=145&tbnw=104&start=0&ndsp=16&ved=1t:429,r:4,s:0,i:91&tx=30&ty=73

(acesso em 28.06.2013)

2) dance / sing

 at

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?q=dancing+and+singing&start=129&hl=pt-BR&biw=1024&bih=533&tbm=isch&tbnid=EgfT2_PCD5E8jM:&imgrefurl=http://www.123rf.com/photo_13206560_illustration-of-girls-singing-and-dancing-on-stage.html&docid=ZEO_DzDh7yoFhM&imgurl=http://us.123rf.com/400wm/400/400/iimages/iimages1204/iimages120402360/13206560-illustration-of-girls-singing-and-dancing-on-stage.jpg&w=1200&h=1095&ei=AUjOUeLTC4L94APK5oG4Bg&zoom=1&iact=rc&dur=346&page=7&tbnh=144&tbnw=158&ndsp=24&ved=1t:429,r:31,s:100,i:97&tx=90&ty=41

(acesso em 28.06.2013)

3) fly a plane / drive a car

at

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?q=drive+a+car+and+fly+a+plane&hl=pt-BR&biw=1024&bih=533&tbm=isch&tbnid=WrbhMRBbHg200M:&imgrefurl=http://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-photos-fly-drive-icon-image16452658&docid=5pQTsguL_B4DsM&imgurl=http://thumbs.dreamstime.com/z/fly-drive-icon-16452658.jpg&w=800&h=690&ei=u0nOUaX0Ari84APz4IGIAw&zoom=1&iact=rc&dur=268&page=5&tbnh=133&tbnw=159&start=65&ndsp=17&ved=1t:429,r:75,s:0,i:307&tx=81&ty=72

(acesso em 28.06.2013)

Recursos Complementares

Para mais atividades, envolvendo as quatro habilidades linguísticas (falar, ler, ouvir e escrever), consultar os seguintes sites

http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013)

http://www.eslflow.com/elementarylessonplans.html (acesso em 28.06.2013)

http://genkienglish.net/favourite.htm (acesso em 28.06.2013)

http://www.pearsonlongman.com/ae/keystone/state/ca/pdf/apar/SKill-Sharpeners-3/SS3_U01_p003.pdf (acesso em 28.06.2013)

http://www.workabilityutah.org/documents/youth/toolkit/assessments/A%20Personal%20Checklist.pdf (acesso em 28.06.2013)

Avaliação

Em um primeiro momento, os alunos serão avaliados pela sua própria participação em sala de aula, suas respostas às tarefas solicitadas e por seu envolvimento com as atividades propostas pelo professor. 

Para um segundo momento, o professor deverá solicitar que os alunos pesquisem em casa sobre os gostos e as preferências de algumas pessoas de sua família. Os alunos deverão elaborar sentenças com as informações encontradas e, na aula seguinte, reportar para a classe as preferências de seus familiares. A apresentação poderá ser ilustrada com imagens ou fotos e apresentada por meio de uma plataforma virtual (com slides, datashow, etc). Como critério de avaliação, o professor deverá levar em conta o capricho, a criatividade e o uso correto do conteúdo aprendido na aula. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.