18/07/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
utilizar as expressões que denotam sentimentos e sensações;
falar e escrever expressando seus sentimentos;
fazer perguntas e responder sobre gostos e preferências;
ouvir e entender os gostos e preferências de outras pessoas.
O aluno deverá ter noções básicas da língua inglesa, tais como, conhecimento do verbo to be, de verbos no presente simples e de pronomes pessoais. Para isso, o aluno poderá acessar a aula do Portal do Professor no seguinte link:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49474 (acesso em 28.06.2013)
Recursos utilizados:
Professor, no laboratório de informática ou na sala de aula, com a ajuda de um datashow, introduza o tema da aula projetando as informações abaixo, que devem ser lidas pelos próprios alunos, para todo o grupo:
When you talk about your favorite things you talk about the best liked or most enjoyed things.
Examples:
Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013)
Em seguida, pedir para que os alunos acessem e assistam ao vídeo no site: http://www.youtube.com/watch?v=gIgnWXTgVTk&feature=c4-overview-vl&list=PLECDB3ECC0AF0E938 (acesso em 30.06.2013). Ao assistirem o vídeo, os alunos deverão ficar atentos e identificar, nos diálogos, as sentenças com a estrutura like / hate / love + substantivo ou verbo na forma 'ing'. O professor deverá pausar o vídeo cada vez que a estrutura aparecer, escrevendo as sentenças no quadro e solicitando que os alunos as repitam.
Alguns exemplos de sentenças que aparecem no vídeo:
We like chocolate.
I love reading.
He hates shopping or He hates to shop.
They really like sailing.
They like music and dancing.
Do they like biking or Kayaking?
Imagem ilustrativa do vídeo no referido site http://www.youtube.com/watch?v=gIgnWXTgVTk&feature=c4-overview-vl&list=PLECDB3ECC0AF0E938
Atividade 2: Oral production
Professor: Peça aos alunos para que, em duplas, leiam e pratiquem o diálogo abaixo e, em seguida, apresentem para todo o grupo. Fique atento à pronúncia das palavras e as corrija, quando necessário. Em seguida, os alunos deverão falar de suas próprias preferências, relatando seu filme e ator preferidos. Os alunos poderão fazer variações nos diálogos, falando sobre outras preferências, como, por exemplo, cores, comidas ou seus lugares favoritos.
Leila is talking to her new friend Cathy:
Leila: | What kind of films do you like best? |
Cathy: | Science fiction. And you? |
Leila: | Comedy. And who's your favorite actor? |
Cathy: | Tom Cruise. |
Leila: | I like Robert de Nero most. |
Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013)
Professor: Ainda no laboratório de informática, peça aos alunos para que acessem o link: http://www.esl-lab.com/like1/likefra.htm (acesso em 28.06.2013), ouçam e completem o diálogo com as palavras que estão faltando. Dê um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para que os alunos realizem a atividade, que poderá ser repetida quantas vezes acharem necessário. Para a correção, projete no datashow o diálogo completo (como apresentado a seguir), pedindo aos alunos para que comentem seus erros. Em seguida, peça para que leiam o diálogo em voz alta. Verifique a pronúncia correta das palavras, bem como a participação e o envolvimento de todos os alunos com a atividade.
Imagem ilustrativa do site: http://www.esl-lab.com/like1/likefra.htm (acesso em 28.06.2013)
#Diálogo na íntegra, a ser projetado no datashow, a fim de facilitar o acompanhamento da leitura pelo grupo:
Man: Hey, Kathy. I'm thinking about renting a movie for tonight's party, and I want to know what kind of movies you like.
Woman: Okay. What kind of movies do you have in mind?
Man: Well, what about action movies?
Woman: Ah, I don't really like action movies. Too much violence.
Man: Okay, do you like comedies?
Woman: Now, I do enjoy comedies.
Man: Fine. Well, what do you think of horror movies or love stories?
Woman: Uh . . . I'm not really crazy about horror movies, but love stories are often fun to watch. Oh, and I really like foreign films, too.
Professor, chame a atenção dos alunos para o seguinte vocabulário contido no diálogo, que, também, se refere à expressões utilizadas para relatar gostos e preferências:
Fonte: http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013)
No intuito de praticar e reforçar o vocabulário introduzido no diálogo (atividade 3), o professor deverá pedir aos alunos para que façam o seguinte exercício:
Complete the sentences with the following words:
crazy about – watch – comedies – have in mind – foreign films |
a) I really like …………………. because they make me laugh.
b) My sister is really ……………………….. love stories.
c) What kinds of movies do you want to ……………………….?
d) What movies do you want to ……………………..?
e) What movies do you …………………. for tonight´s party?
f) I often enjoy renting …………………. even though I can´t understand what the actors are saying. I just read the subtitles.
Comedies – crazy about – watch – have in mind – foreign movies |
Fonte: http://www.esl-lab.com/like1/movierentals-match.htm (acesso em 28.06.2013)
Para dar início ao segundo módulo, o professor deverá distribuir aos alunos uma xerox com a atividade intitulada: A Personal Checklist: Likes and Dislikes, que contém uma lista de atividades, interesses e hobies. Antes de realizar a atividade, o professor pedirá para que os alunos leiam a lista em silêncio, tirando as possíveis dúvidas com vocabulário. Se achar pertinente, o professor poderá pedir para que os alunos leiam em voz alta, verificando a pronúncia correta das palavras.
Playing sports |
Drawing |
Camping, |
Hiking |
Painting |
Fishing |
Taking care of people |
Hunting |
Babysitting |
Swimming |
Going to church/synagogue/temple |
Bicycling |
Belonging to a club |
Horseback riding |
Collecting things |
Skiing Visiting with friends |
Keeping pets Sleeping |
Taking care of animals |
Eating |
Gardening |
Using a Computer |
Playing Video Games |
Farming Cooking |
Woodworking |
Sewing |
Beauty and hair care |
Knitting |
Listen to music |
Reading |
Writing songs, stories, poems |
Photography |
Watching TV or movies |
Roller Blading |
Playing an instrument |
Motocross |
Being a leader of a group |
Working Out/exercising |
Após a leitura da lista, peça para que façam o seguinte exercício:
Make 10 sentences expressing your feelings about the activities listed above. You can use the expressions: I hate, I like, I don’t mind, I prefer, I don’t like, I love, I am crazy about, I prefer.
Fonte: http://www.workabilityutah.org/documents/youth/toolkit/assessments/A%20Personal%20Checklist.pdf (acesso em 28.06.2013)
Para a correção do exercício, cada aluno ficará responsável pela leitura das sentenças do colega. Deverão criar um clima de descontração e interação entre eles, à medida que relatam os gostos e as preferências dos colegas.
#Como introdução ou complemento para essa atividade, o vídeo contido na atividade 1 (módulo 1) poderá ser retomado, a fim de relembrar e reforçar a estrutura like / love / hate + substantivo ou verbo na forma 'ing'.
Professor, organize os alunos em duplas para que realizem a próxima atividade. Dê um tempo de, aproximadamente, 10 minutos para a realização da atividade. Em seguida, os alunos deverão ler suas frases para os demais. FIque atento à pronúncia correta das palavras, ao uso do vocabulário e, ainda, às expressões que denotam sentimentos (likes and dislikes). Professor, reproduza as atividades para os alunos.
Look at the pictures and make sentences about your preferences. Each picture may be used more than once.
Example: I like playing tennis but I don´t like playing golf. I don´t mind playing................. but I love playing ...............................
1) play American football / play soccer / play baseball / play basketball / play tennis / play golf
2) dance / sing
(acesso em 28.06.2013)
3) fly a plane / drive a car
(acesso em 28.06.2013)
Para mais atividades, envolvendo as quatro habilidades linguísticas (falar, ler, ouvir e escrever), consultar os seguintes sites:
http://www.myenglishpages.com/site_php_files/communication-lesson-favorite-things.php (acesso em 28.06.2013)
http://www.eslflow.com/elementarylessonplans.html (acesso em 28.06.2013)
http://genkienglish.net/favourite.htm (acesso em 28.06.2013)
http://www.pearsonlongman.com/ae/keystone/state/ca/pdf/apar/SKill-Sharpeners-3/SS3_U01_p003.pdf (acesso em 28.06.2013)
http://www.workabilityutah.org/documents/youth/toolkit/assessments/A%20Personal%20Checklist.pdf (acesso em 28.06.2013)
Em um primeiro momento, os alunos serão avaliados pela sua própria participação em sala de aula, suas respostas às tarefas solicitadas e por seu envolvimento com as atividades propostas pelo professor.
Para um segundo momento, o professor deverá solicitar que os alunos pesquisem em casa sobre os gostos e as preferências de algumas pessoas de sua família. Os alunos deverão elaborar sentenças com as informações encontradas e, na aula seguinte, reportar para a classe as preferências de seus familiares. A apresentação poderá ser ilustrada com imagens ou fotos e apresentada por meio de uma plataforma virtual (com slides, datashow, etc). Como critério de avaliação, o professor deverá levar em conta o capricho, a criatividade e o uso correto do conteúdo aprendido na aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!