11/07/2013
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
As crianças da Educação Infantil, na faixa etária entre 2 anos e meio a 5 anos e meio poderão:
Como se trata de uma aula inicial as crianças não precisarão de conhecimentos prévios para participar.
Esta proposta da Caixa-Surpresa pode ser utilizada também, como um elemento incentivador para organizar e estabelecer o momento da Roda com as crianças. Diariamente, a professora pode trazer diferentes materiais, objetos, brinquedos, comidas, texturas de acordo com o projeto pedagógico desenvolvido com o grupo, como por exemplo: cenoura para as crianças provarem, sentirem o cheiro e depois fazer um bolo.
1º MOMENTO
Decoração da Caixa-Surpresa
Material necessário:
Neste primeiro momento, sugere-se que a professora organize os materiais a serem utilizados pelas crianças para decorar a Caixa-Surpresa em cima de uma mesa na sala de aula. Em seguida, a professora separa um pouco de papel e um pote ou pratinho com um pouco de cola branca para que as crianças, com o dedo, passem nos pedaços de papel colorido e colem na Caixa-Surpresa. É importante que a professora durante o desenvolvimento da atividade incentive o grupo, mostrando como passar a cola e colar o papel e onde colar o papel de modo a forrar toda a caixa de sapato.
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
Foto: Spinelli - 2012
2º MOMENTO
O que será que tem dentro da Caixa-Surpresa?
No dia seguinte, a professora deve colocar os papéis picados dentro da Caixa-Surpresa, sem que as crianças vejam. Convidar as crianças para participarem da Roda, perguntando: "O que será que tem dentro da Caixa-Surpresa?". Assim que o grupo estiver sentado em roda no tapete, a professora explica que cada criança irá balançar, sentir e ouvir o barulho da caixa para tentar adivinhar o que tem dentro dela, e que para isso, será preciso ficar em silêncio e esperar a sua vez para balançar a caixa. Depois que a caixa passar por todas as crianças, a professora faz um suspense antes do grupo ver o que tem dentro.
Deixar as crianças explorar os papéis picados e em seguida, a professora deve mostrar como fazer uma chuva de papel. Brincar de jogar e juntar os pedaços de papel. Colocar o CD da banda Palavra Cantada "Cantigas de Roda" (Ver recursos complementares), para que as crianças possam dançar enquanto jogam os papéis picados para o alto.
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
Foto: Spinelli - 2012
3º MOMENTO
Chuva de revistas
Material necessário:
Neste terceiro momento da aula, após as crianças brincarem de chuva de revistas, sugere-se que a professora junte com as crianças os pedaços de revista e as convide para fazer uma colagem e registrar esta divertida brincadeira. Numa mesa, colocar o papel pardo e separar um pote com cola branca e alguns pedaços de revista para cada criança, explicando para o grupo como fazer a colagem. Em seguida, deixar as crianças colarem os pedaços de revista pelo papel pardo, explorando o espaço e a textura da cola branca.
Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC
Foto: Spinelli - 2012
CD Palavra Cantada "Cantigas de Roda":
Sugestão de aulas que envolvem a confecção de caixas de história; de memória:
"Um castelo, muitas estrelas, um rei malvado e uma linda princesa! Vamos construir uma caixa de histórias? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48878
"Conhecendo a mim e o outro através das nossas histórias: a construção da caixa de memória" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25616
A professora poderá avaliar a possibilidade de expressão gráfica e a noção de espaço das crianças. Além disso, poderá avaliar se as crianças participaram e se envolveram nas atividades que foram oferecidas; se conseguem manipular os materiais e perceber as cores, formas, texturas e tamanhos dos materiais utilizados e de que maneira interagiram entre si ao longo da proposta: se respeitam a vez para falar e para balançar a caixa-surpresa.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/05/2014
Cinco estrelasAdorei esta atividade de momentos de aprendizagem de uma forma lúdica. obrigada!
14/03/2014
Cinco estrelasÉ um trabalho lindo para desenvolver com as crianças. Oportunizam a elas o contato com os materiais e as experiências que eles proporcionam. O aspecto coletivo da construção do conhecimento os prepara para momentos em que estarão diante de grandes descobertas e eles estarão mais preparados para interagir em novas experiências.
12/07/2013
Quatro estrelasMuito interessante e de grande ajuda, para nós educadores. Contribui para ajudar professores em sala de aula.
11/07/2013
Cinco estrelasÉ uma aula bastante criativa, o que mais me chamou atenção foi a participação das crianças nas atividades. Se puder gostaria de receber por e-mail idéias como esta, pois sou professora dos grupos 2 e 3 e precisamos de idéias criativas. Parabens.