Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O que será que tem na Caixa-Surpresa?

 

11/07/2013

Autor y Coautor(es)
Carolina Shimomura Spinelli
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças da Educação Infantil, na faixa etária entre 2 anos e meio a 5 anos e meio poderão:

  • Ampliar suas possibilidades motoras;
  • Expressar-se graficamente;
  • Reconhecer cores, formas e tamanhos;
  • Trabalhar questões matemáticas como peso, medida, tamanho;
  • Aprender a dividir seu espaço com os amigos;
  • Aprender a respeitar a vez do amigo;
  • Aprender a se concentrar para participar do momento da Roda.
Duração das atividades
Dois dias de aula, sendo que cada momento terá aproximadamente 60 minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Como se trata de uma aula inicial as crianças não precisarão de conhecimentos prévios para participar.

Estratégias e recursos da aula

 

Esta proposta da Caixa-Surpresa pode ser utilizada também, como um elemento incentivador para organizar  e estabelecer o momento da Roda com as crianças. Diariamente, a professora pode trazer diferentes materiais, objetos, brinquedos, comidas, texturas de acordo com o projeto pedagógico desenvolvido com o grupo, como por exemplo: cenoura para as crianças provarem, sentirem o cheiro e depois fazer um bolo. 

 

1º MOMENTO

Decoração da Caixa-Surpresa

 

Material necessário:

  • 1 caixa de sapato média;
  • Pedaços quadrados de papel colorido;
  • Cola branca;
  • Potes de danone ou pratinhos para colocar a cola.

 

Neste primeiro momento, sugere-se que a professora organize os materiais a serem utilizados pelas crianças para decorar a Caixa-Surpresa em cima de uma mesa na sala de aula.  Em seguida, a professora separa um pouco de papel e um pote ou pratinho com um pouco de cola branca para que as crianças, com o dedo, passem nos pedaços de papel colorido e colem na Caixa-Surpresa. É importante que a professora durante o desenvolvimento da atividade incentive o grupo, mostrando como passar a cola e colar o papel e onde colar o papel de modo a forrar toda a caixa de sapato.

 

caixa-surpresa 2Caixa-surpresa 1

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Spinelli - 2012

 

2º MOMENTO

O que será que tem dentro da Caixa-Surpresa?

 

No dia seguinte, a professora deve colocar os papéis picados dentro da Caixa-Surpresa, sem que as crianças vejam. Convidar as crianças para participarem da Roda, perguntando: "O que será que tem dentro da Caixa-Surpresa?". Assim que o grupo estiver sentado em roda no tapete, a professora explica que cada criança irá balançar, sentir e ouvir o barulho da caixa para tentar adivinhar o que tem dentro dela, e que para isso, será preciso ficar em silêncio e esperar a sua vez para balançar a caixa. Depois que a caixa passar por todas as crianças, a professora faz um suspense antes do grupo ver o que tem dentro.

Deixar as crianças explorar os papéis picados e em seguida, a professora deve mostrar como fazer uma chuva de papel. Brincar de jogar e juntar os pedaços de papel. Colocar o CD da banda Palavra Cantada "Cantigas de Roda" (Ver recursos complementares), para que as crianças possam dançar enquanto jogam os papéis picados para o alto.

 

 

Caixa-surpresa 3Caixa-surpresa 4

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Spinelli - 2012

 

3º MOMENTO

Chuva de revistas

 

Material necessário:

  • Papéis de revista picados;
  • Caixa-Surpresa;
  • 1 metro de papel pardo;
  • Cola branca;
  • Potes de danone ou pratinhos para colocar a cola.

 

Neste terceiro momento da aula, após as crianças brincarem de chuva de revistas, sugere-se que a professora junte com as crianças os pedaços de revista e as convide para fazer uma colagem e registrar esta divertida brincadeira. Numa mesa, colocar o papel pardo e separar um pote com cola branca e alguns pedaços de revista para cada criança, explicando para o grupo como fazer a colagem. Em seguida, deixar as crianças colarem os pedaços de revista pelo papel pardo, explorando o espaço e a textura da cola branca.

 

Caixa-surpresa 5s

Acervo Institucional do NDI/CED/UFSC

Foto: Spinelli - 2012

Recursos Complementares

CD Palavra Cantada "Cantigas de Roda":

http://ebooksgratis.com.br/livros-ebooks-gratis/literatura-nacional/infanto-juvenil-e-entretenimento/infanto-juvenil-cd-cantigas-de-roda-1998-cancoes-folcloricas-do-brasil-colecao-palavra-falada/;

Sugestão de aulas que envolvem a confecção de caixas de história; de memória:

"Um castelo, muitas estrelas, um rei malvado e uma linda princesa! Vamos construir uma caixa de histórias? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48878

"Conhecendo a mim e o outro através das nossas histórias: a construção da caixa de memória" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25616

Avaliação

A professora poderá avaliar a possibilidade de expressão gráfica e a noção de espaço das crianças. Além disso, poderá avaliar se as crianças participaram e se envolveram nas atividades que foram oferecidas; se conseguem manipular os materiais e perceber as cores, formas, texturas e tamanhos dos materiais utilizados e de que maneira interagiram entre si ao longo da proposta: se respeitam a vez para falar e para balançar a caixa-surpresa.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Lilian Amancio, Prefeitura Municipal de Resende , Rio de Janeiro - dijo:
    liliansamancio@yahoo.com.br

    27/05/2014

    Cinco estrelas

    Adorei esta atividade de momentos de aprendizagem de uma forma lúdica. obrigada!


  • Elzana Pussente, CEI , São Paulo - dijo:
    elzana.pussente@bol.com.br

    14/03/2014

    Cinco estrelas

    É um trabalho lindo para desenvolver com as crianças. Oportunizam a elas o contato com os materiais e as experiências que eles proporcionam. O aspecto coletivo da construção do conhecimento os prepara para momentos em que estarão diante de grandes descobertas e eles estarão mais preparados para interagir em novas experiências.


  • Luciano Alves de Matos, Escola Municipal de Vargem Grande. , Minas Gerais - dijo:
    Luciano2rm@hotmail.com

    12/07/2013

    Quatro estrelas

    Muito interessante e de grande ajuda, para nós educadores. Contribui para ajudar professores em sala de aula.


  • Maria Isaura, Escola Mãe Clara , Bahia - dijo:
    isaura.moura@hotmail.com

    11/07/2013

    Cinco estrelas

    É uma aula bastante criativa, o que mais me chamou atenção foi a participação das crianças nas atividades. Se puder gostaria de receber por e-mail idéias como esta, pois sou professora dos grupos 2 e 3 e precisamos de idéias criativas. Parabens.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.